Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101


    Eu também desconhecia apesar de, lamentavelmente, a maioria dos incêndios serem provocados por mão criminosa, que já agora, poderia acontecer a esses autores o mesmo que acontece às aves.


    Apesar de ser uma ideia comum, não há evidência que o suporte. Se consultar o link que coloquei lá atrás, os incêndios identificados como voluntários rondam os 23%

    http://www.prociv.pt/RISCOSVULNERABILIDADES/RISCOSNATURAIS/INCENDIOSFLORESTAIS/Pages/Causas.aspx
    Concordam com este comentário: cinderela
  2.  # 102

    Colocado por: cinderelaNão acredite nessa. As aves não são electrocutadas ao pousarem nas linhas sejam elas de que tensão forem.

    Se for apenas numa linha, não deve acontecer nada, se for por exemplo na linha, e tocar na árvore, já foi, e se for em duas linhas, com tensões diferentes, também já foi....
    A relativamente pouco tempo(2 anos) ia eu e um amigo meu a passar de mota, perto de um PT de uma barragem, e debaixo de um poste onde geralmente se vêm faiscas, em pleno Agosto, com erva seca em baixo, começou um incêndio, que só não se alastrou mais porque chamamos os bombeiros, e eles apareceram a tempo, se fossemos nós a ir apagar, provavelmente já não estava aqui a escrever isto.. Em Agosto de 2007, estava descansado em casa, quando vejo fumo ao longe, passa um vizinho "este ano tens a azeitona apanhada".. estava tudo dito! Ums artistas com um balão de ar quente, voam demasiado baixo, derrubam um fio da EDP, que cai na erva seca, e pronto lá se vão umas oliveiras e umas azinheiras(no meio da povoação), mais uma vez tiveram de ser os bombeiros a apagar, embora, tenham deixado uma azinheira(segundo se sabe, a maior da freguesia) a arder.. Até hoje ninguém me pagou nada!
    Dia 3 de Agosto de 2003, por volta das 11 da manha, começam a ver-se as chamas a passar a serra, a povoação envelhecida, poucas pessoas, a ficar tudo em pânico, tudo a ligar para os bombeiros, mas não apareciam(nem apareceram), começou-se a alastrar, era um dia de muita ventania, as pessoas tiveram de agarrar em tractores e o que tinham a mão para começar a proteger as casas e deixar arder o resto por volta das 14, passa um helicóptero, e manda qualquer coisa para baixo, e começa a arder naquela zona, anda mais um bocado e volta a repetir, como se já não bastasse, agora eram vários sítios a arder e poucas pessoas, eu que ainda era novo, não podia fazer nada, mas custava ver toda a gente a andar de um lado para o outro a tentar apagar o incêndio e eu ali sem fazer nada.. Restou(à população) deixar arder tudo e guardar as casas, mas custa ver o trabalho de muitos anos, a limpar terrenos, a investir o pouco que tinham, e em poucas horas, ficar sem nada!
    Algures em 1970, o meu avô tinha vendido os pinheiros que tinha, começaram a cortar os de outra pessoa antes, no dia em que iam começar a cortar os dele, vêm o incêndio, mais uma vez, foi deixar arder, desta ver apareceram os bombeiros, conta a minha avó, que os bombeiros andaram lá horas e horas, sem comer, ou descansar, a população é que lhes dava leite e outras coisa.. Mas dos 10.000 contos que lhe davam pela madeira, recebeu 0, ardeu tudo!
    É um texto comprido eu sei, mas como já estou a contar com o incêndio daqui a poucos anos, nos meus terrenos, só planto eucaliptos, vantagens? Se arderem crescem de novo, crescem rápido, pagam mais ou menos pela madeira.. Se ardem rápido? É capaz, mas o mato também..
    Hoje, estive a falar com uma associação lá da zona para ver o que se pode fazer com os projetos do PDR, se der para reflorestar(Sobreiros, Pinheiros, Azinheiras..) e valer a pena, tudo bem plantam-se os terrenos, se não valer a pena? Deixa lá estar o mato que está lá bem..
  3.  # 103

    Ktm333, esteja atento, estão a chegar as últimas tranches dos fundo comunitários, segundo dizem, grande fatia destina-se à agricultura.
    Julgo que quem se quiser candidatar, tem que ter os projetos de plantação (não é assim que se chama mas entendem) elaborados e aprovados quando as candidaturas estiverem disponíveis, abrem e fecham logo, não dá tempo de fazer e aprovar o projeto no intervalo. Aqui pelo Baixo Alentejo, o pessoal está a apostar nos medronheiros, piteiras de figos da índia, esteja atento, talvez já haja alguma informação na nete.
  4.  # 104

    Colocado por: cinderelaKtm333, esteja atento, estão a chegar as últimas tranches dos fundo comunitários, segundo dizem, grande fatia destina-se à agricultura.
    Julgo que quem se quiser candidatar, tem que ter os projetos de plantação (não é assim que se chama mas entendem) elaborados e aprovados quando as candidaturas estiverem disponíveis, abrem e fecham logo, não dá tempo de fazer e aprovar o projeto no intervalo. Aqui pelo Baixo Alentejo, o pessoal está a apostar nos medronheiros, piteiras de figos da índia, esteja atento, talvez já haja alguma informação na nete.

    Isso penso que seja para agricultores, também já pensei nisso, mas não gostei das condições, e também porque não quero fazer vida da Agricultura, é uma vida complicada... No meu caso, é reflorestação após incêndio, de qualquer maneira a associação haverá de me aconselhar qualquer coisa, se der deu, se não der paciência, fica para a próxima!
    Concordam com este comentário: cinderela
  5.  # 105

    Ontem, por casualidade conheci um comandante de bombeiros e aproveitei para lhe por algumas questões. Fiquei a saber que os fogos ateados por fumadores que lançam desplicentemente a pirisca pela janela do carro entra na classificação de "causas naturais"? Os bombeiros não têm dúvidas que apesar de ser práticamente impossível de atribuir, é a causa mais provável dos fogos que começam junto às estradas e caminhos de ferro. Ontem mesmo houve um fogo desses, ao fim da tarde, na orla do IC17.
    Nem sendo as mulheres, actualmente, a maior percentagem de fumadores alterou esta situação de (in)consciência ...
    Concordam com este comentário: dedao
  6.  # 106

    isso é porque o tabaco ainda está muito barato.
    só indo por ai porque a consciência de alguns...
  7.  # 107

    Os bombeiros não têm dúvidas que apesar de ser práticamente impossível de atribuir, é a causa mais provável dos fogos

    É praticamente impossível de atribuir mas eles atribuem? Esse comandante de bombeiros é extraordinário, é caso para dizer que faz o impossível
  8.  # 108

    Colocado por: pedromdfOntem, por casualidade conheci um comandante de bombeiros e aproveitei para lhe por algumas questões. Fiquei a saber que os fogos ateados por fumadores que lançam desplicentemente a pirisca pela janela do carro entra na classificação de "causas naturais"? Os bombeiros não têm dúvidas que apesar de ser práticamente impossível de atribuir, é a causa mais provável dos fogos que começam junto às estradas e caminhos de ferro. Ontem mesmo houve um fogo desses, ao fim da tarde, na orla do IC17.
    Nem sendo as mulheres, actualmente, a maior percentagem de fumadores alterou esta situação de (in)consciência ...
    Concordam com este comentário:dedao


    Deve ter percebido mal. As estatísticas dos incêndios apresentam as subcategorias "Fumar a pé " e "Em circulação Motorizada",
    enquadradas na categoria "Fumar", que por sua vez se enquadra na categoria "Uso do Fogo",



    http://www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/Resource/doc/estat/dgrf-codificacao-causas.pdf
  9.  # 109

    "Já percebemos que este vai ser um ano difícil em que todo o sistema de combate será pequeno, para os desafios de apagar fogos num sitio onde há demasiados incendiários, onde o crime de fogo posto é escandalosamente tolerado socialmente ..."

    http://www.ionline.pt/artigo/401634/um-pais-que-nao-percebe-a-riqueza-que-tem?seccao=Opiniao_i
  10.  # 110

    Madeireiro apanhado pela população a atear fogo!
  11.  # 111

    Exatamente Pedromdf foi esta madrugada que o autor foi apanhado e levado pela PJ em um dos dois grandes incêndios de Penacova, segundo ouvi, o indivíduo é português 43 anos de idade e é madeireiro.
    Cerca das 17:10 de ontem deflagra incêndio na serra da Atalhada concelho de Penacova e os meios de combate concentraram-se todos naquele de local passados aluns 50 minutos deflagra um novo incêndio a uns 8 km de distância não havia meios de combate próximos para extingir este novo incêndio que deflagrou com grande intensidade em zona de eucaliptal e de acessos difíceis, pela noite dentro e ainda não estando satisfeito o incendiário decide atear mais algumas fogueiras sendo detectado por populares que o identificaram e lhe deram umas... bem dadas pelo menos foi o que ouvi dizer.
  12.  # 112

    Meus amigos não imaginam o quanto custa aos bolsos dos Portugueses os incêndios.
    Os meios de extinção custam fortunas ao estado
    Os danos causados pelos incêndios provoca prejuízos avultados aos proprietários.
    Para não falar nas toneladas de C02 lançadas para a atmosfera.
    Tudo isto para consolo de dezenas de psicopatas que querem ver simplesmente um cenário de horror, fogo, dispositivo de combate a incêndios em acção, e claro intereses pessoais e económicos, será que podemos dizer que os incêndios são um negócio?
    A percentagem de incêndios em Portugal é sem dúvida de origem criminosa ou seja a fonte de ignição é voluntária, as causas naturais são muito muito reduzidas, agora as acidentais e negligentes é que são em número considerável.
    Um pouco ao lado da casa dos meus pais existe aquilo que se pode chamar de selva, terrenos agrícolas abandonados que são agora dominados pelo mato denso, habitat natural para os javalis... bem perto passam duas linhas de alta tensão, e no Verão com temperaturas elevadas nunca lá houve incêndio. Não é o calor intenso que dá origem aos incêndios, o calor é sim um fator determinante para o comportamento dos incêndios agora ser fonte de ignição está longe disso, embora seja possível como por exemplo uma lupa e sol pegar fogo num determinado combustível.
    Nas estaticas uma das outras causas de incêndio são as desconhecidas (a realidade é esta, desconhece-se quem foi, pegou fogo e fugiu sem deixar rasto)
    Incêndios durante a madrugada no meio da floresta! Ah já sei casal de pombinhos dá fogo! É isso
  13.  # 113

    Colocado por: C. LoboMeus amigos não imaginam o quanto custa aos bolsos dos Portugueses os incêndios.

    Diga lá quanto é?
  14.  # 114

    Este ano 38 milhões só em meios aéreos... noticiado esta noite num telejornal nacional.
    Vejam este estudo de algumas personalidades conhecidas feitas em 2012.
  15.  # 115

    pela teoria das conspirações, interessados no fogos são mais que muitos e dos mais variados possíveis, basta pensar e até começar pelo zé ninguém que não tem mais nada que lhe preencha a vida a não ser acompanhar o rebuliço e movimentação das hostes quando há incêndios.
  16.  # 116

    http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/filho_de_bombeiro_queima_floresta.html
    Não vão faltar quem queira tirar ilações estupidas desta noticia.
    O ano passado os incêndios foram os menores de há décadas. Pois foi, o verão foi frio e chuvoso. Este ano por incompetência deste governo o verão está a ser muito quente e ventoso. Temos que demiti-los ainda antes das eleições.
  17.  # 117

    Colocado por: Carvaio verão está a ser muito quente e ventoso


    Concordo com o ventoso, com o quente não, o que se vê são dias com picos de temperatura e é só isso, já passei verões bem mais quentes, este nem está a ser nada de especial, com temperaturas nocturnas até frias para a época.
  18.  # 118

    http://www.meteopt.com/noticias/climatologia/mes-de-junho-com-temperaturas-acima-do-normal
    A seca e temperaturas acima do normal contribuem para aumentar as condições para os incêndios se propagarem. Depois é só alguém atirar o fosforo.
  19.  # 119

    Não sei porquê mas não anexei o link a que me referia no último post mas cá vai.
  20.  # 120

 
0.0648 seg. NEW