Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Todos os fogos têm mão criminosa. Não há ignição espontânea de qualquer tipo de vegetação com temperaturas do ar de 40ºC, por muito seca que esteja.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  2.  # 122

    os incêndios geram/propiciam/ou são gerados por uma data de interesses dos mais variados possíveis. tenho um pouco essa convicção.
  3.  # 123

    Colocado por: pedromdfTodos os fogos têm mão criminosa. Não há ignição espontânea de qualquer tipo de vegetação com temperaturas do ar de 40ºC, por muito seca que esteja.
    Concordam com este comentário:C. Lobo



    Colocado por: marco1os incêndios geram/propiciam/ou são gerados por uma data de interesses dos mais variados possíveis. tenho um pouco essa convicção.


    Ainda bem que temos dois profundos conhecedores do assunto aqui no fórum. Podiam dar uma mãozinha ao pessoal que se dedica a estudar e sistematizar a informação:

    http://www.prociv.pt/RISCOSVULNERABILIDADES/RISCOSNATURAIS/INCENDIOSFLORESTAIS/Pages/Causas.aspx

    http://www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/Resource/doc/estat/dgrf-codificacao-causas.pdf
  4.  # 124

    pois eu sou um estudioso profundo destes assuntos...
    já o luis socorre-se dos "estudos" alheios e faz fé neles.
    ouça, toda a gente ao longo de vários anos já consegue sentir que isto dos fogos em Portugal não é muito normal, custa assim tanto ser um bocadinho adepto das teorias da conspiração???
    afinal para uma pessoa que admite a imperfeição do ser humano o luisvv acha sempre uma explicação matemática para tudo como se a perfeição fosse o pano de fundo.
    excelente.
  5.  # 125

    O negócio dos incêndios só é rentável em Portugal. Em Espanha, França, Itália, Grécia, Califórnia é tudo feito por solidariedade social.
    Em Inglaterra, Alemanha e outros países vizinhos o negócio são as inundações ou talvez não...
  6.  # 126

    cada pais tem os seus recursos....
  7.  # 127


    Colocado por: marco1pois eu sou um estudioso profundo destes assuntos...
    já o luis socorre-se dos "estudos" alheios e faz fé neles.


    Eu sei, a minha atitude é profundamente preconceituosa e supersticiosa. Sou assim, o que se há-de fazer? Sabe que eu pelo-me por "estudos" entre aspas, porque estudos sem aspas são só para gente que sabe coisas a sério, que aprendeu lá no café, onde todos "sabem" (aqui já me perdi: com aspas ou sem?) que os fogos são postos.



    ouça, toda a gente ao longo de vários anos já consegue sentir que isto dos fogos em Portugal não é muito normal, custa assim tanto ser um bocadinho adepto das teorias da conspiração???


    Entre o que "toda a gente sente" e o que efectivamente é vai uma grande diferença. Pode abordar a coisa pelo lado da filosofia ou da estatística, mas o pano de fundo é o mesmo: a nossa percepção é distorcida pelo pouco que conhecemos do conjunto.




    afinal para uma pessoa que admite a imperfeição do ser humano o luisvv acha sempre uma explicação matemática para tudo como se a perfeição fosse o pano de fundo.
    excelente.


    Não se trata de uma explicação matemática. Trata-se de estudos, sobre casos concretos - gente que andou no terreno, analisou e reportou. São dados falíveis? Naturalmente que sim, haverá erros na identificação de casos, talvez até outros na transcrição e integração dos dados. Mas entre a natural falibilidade de dados estatísticos e a teoria da conspiração eu escolho os dados estatísticos - e se me disser que em vez de 25 são 30%, não muda nada de substancial.
  8.  # 128

    pois, é normal e facilmente explicado o numero de fogos, tá dito por quem sabe.

    eu cá, que apenas ouço no café, acho mais interessantes as histórias ficcionadas assim como os romances policiais em que os bandidos tentam disfarçar as causas dos seus crimes.
  9.  # 129

    ás vezes não são os recursos...com todo o respeito...são os esquemas que andam por aí
    Portugal tem 2 helicopteros que em plena epoca de incendios estão manutenção..
    a sério ?
    então a epoca de incendios são 4 meses e a manutenção é feita nesta altura em vez dos outros 8 meses..
    enfim
    todos anos é a mesma coisa
    o que é feito dos 6 PUMA da F aerea...que foram substituídos..que negocios andam aí
    Porque foram formados nos EUA dezenas de pilotos para aviação do exercito que como nunca pilotaram um helicoptero perderam as credenciais e agora só pilotam veículos ligeiros ?...
    porque os Pumas não passaram para uma esquadra de incendios, com manutenção (mão de obra) feita á borlix pela FAP e paga-se milhões por cada ano a empresas privadas. aproveitava-se e os pilotos cumpriam horas de voo.
    amigos..acreditem..isto é negócios em todas as areas..pensem bem nas noticias que vêm a publico e imaginem o que vai por trás..o pessoal esquece rapido...
    é só jobs for the boys..só esquemas, só tretas e são todos iguais.
    e quem realmente se lixa, são as vitimas e de imediato os bombeiros, sim esses homens que para ganhar 3 euros-hora desafiam as chamas
    deviam todos para e pedir condições razoaveis e um seguro razoável..em vez de gerar processos de responsabilidade com diluíção das culpas
    vejam o que aconteceu com um dos ex-coordenadores da pcivil, que foi condenado
    até as comunicações são uma treta e é necessário usar o telemovel a expensas poprias
    fraca rede e fraca qualidade dos equipamentos
    mas pagos como diamante
    chama-se sistema SIRESP, cujo concurso atravessou 3 governos e a proposta vencedora foi da SLN (lembram-se dela), custando mais 200 milhões que o concorrente
    obrigado a todos os corruptos pelo vosso compadrio
    carregam a responsabilidade de algumas moretes que ocorreram pela falha das comunicações...como ao que aparenta no ano passado...
    enfim
    Concordam com este comentário: JPN761
  10.  # 130

    smart

    interesses há muitos e até podem começar ( não estou a afirmar que começam) num simples bombeiro e por ai a cima, basta pensar.
  11.  # 131

    sim é verdade, também esses e o "filho " daquele...
    deixei-me levar pelos negócios...esquecendo essas situações que têm tanta ou mais importância ...
  12.  # 132

    A asneira é livre. Quem diz que os PUMAS podiam ser reconvertidos não percebe nada de aviões. Reconverter um PUMA é mais caro que comprar um KAMOV com zero horas. Dizer que a manutenção da FAP é á borliu é estupidez pura. Já se esqueceram dos muitos milhões que eram gastas na OGMA até ser vendida aos brasileiros.
    E sobre os pilotos - querem comparar o custo de um piloto militar, ordenado de capitão ou major mais subsídios e ajudas de custo, reforma aos 40 e poucos anos e acumular com ordenado na TAP. O piloto civil recebe a recibos verdes 3 meses por ano e no resto do ano faz pela vida na aviação Agrícola ou em Africa.
    E os 2 Kamov's estavam em manutenção porque quando foram comprados pelo Estado, em troca de divida russa que não se iria receber, criaram uma empresa publica que em vez de gastar dinheiro para manter as aeronaves operacionais, gastavam o dinheiro em salários de pessoal de secretaria, automóveis e outras trafulhices habituais em empresas publicas. E nem seguros pagaram de maneira que quando um caiu lá foi o Zé a pagar.
    • smart
    • 14 agosto 2015 editado

     # 133

    príííí ! falta para amarelo
    entrada agressiva.
    de facto a asneira é livre.
    um Puma não é um avião, trata-se de um helicoptero, ou até animal de 4 patas, depende do contexto
    não me parece que os baldes sejam assim tão caros
    até lhe posso dizer para falar em aviões que a FAP tem ou tinha kits de espuma para instalar no C130 , que nunca foram usados....porque será
    O custo de um piloto militar não é nada do que diz
    ganham pela patente, e recebem os subsidios correspondentes ao risco, voo e outros
    e a reforma é como os outros, seguindo os estatutos dos militares
    Nada tem a ver com ordenados de companhias de aviação de pequeno ou longo curso
    Quanto á manutenção feita nas OGMA, muita da manutenção e serviços entregues a esta e a outras empresas, ocorrem não porque não existe pessoal qualificado mas sim para dar trabalho, ou dar a ganhar a quem querem, pois têm lá muita gente qualificada e instalações equipamentos adequados e nós suportamos tudo isso.
    Só não sei quanto fica por ano a historia dos kamovs, para cruzar com as trabalho prestado e toda a infraestrutura criada de pessoas e serviços, para lhe dizer o valor de trabalho á hora.
    Sabe que os pilotos das forças armadas manifestam-se pelas poucas horas de voo, por haver poucas aeronaves e controlo de custos e gastos de combustiveis e falta de € para peças e manutenção de nivel 1- 2
    ...
  13.  # 134

    Os PUMA's da FAP são um bicho muito estranho. Basta acrescentar um balde (e esfregona) e estavam prontos a combater os fogos.
    Terem os motores (2 por aeronave) no limite de horas não é problema. Vai-se a Sacavém que nos sucateiros deve haver lá uns motores ainda com poucos Kms.
    As células e os avionic's podiam ser revistos á borla pelo mecânico muito jeitoso que conheço lá no meu bairro.
    As pás dos rotores até podiam aproveitar as que estão na rotunda de Alfragide. Aquilo com uma lixa e uma pintura ainda se fartava de voar.
    As OGMA - Oficinas Gerais de Material Aeronautico - eram o departamento de manutenção da Força Aérea Portuguesa - e custava muitos milhões ao Zé contribuinte. Agora é da EMBRAER e até dá lucros. Outro mau exemplo das politicas de direita - vender empresas a dar prejuízo e depois elas serem obrigadas a pagar impostos por causa dos lucros.
    Quanto aos pilotos apenas confirmou aquilo que eu disse. Pergunte na TAP quantos pilotos lá andam reformados da FAP e a ganhar nos 2 carrinhos - ou 2 aviõezinhos.
    Concordam com este comentário: davidfigueiredo
  14.  # 135

    Aqui pelo meu Concelho, tem havido pequenos fogos quase diariamente e na mesma zona, provenientes de mão criminosa.

    Há três suspeitos, mas não conseguem identificar qual é. O que tem valido, é ser em zonas de fácil acesso e a vizinhança estar atenta o que tem ajudado a dominar a coisa. No entanto, o risco de incendio vai durar até Outubro, o criminoso/a não desiste e um dia destes as coisas agudizam. Enfim....
  15.  # 136

    Colocado por: marco1pois, é normal e facilmente explicado o numero de fogos, tá dito por quem sabe.

    eu cá, que apenas ouço no café, acho mais interessantes as histórias ficcionadas assim como os romances policiais em que os bandidos tentam disfarçar as causas dos seus crimes.


    Não é normal nem facilmente: é com o trabalho de quem os apaga e de quem os investiga. Seria mais fácil se perguntassem nos cafés, mas os tipos têm a mania de ir aos locais.

    E podemos sempre aderir às teorias da conspiração e supor que a origem dos fogos é ocultada. Mas os tipos também pesquisam onde começou o fogo, se teve mais que uma ignição, qual a fonte provável, etc.
  16.  # 137

    Concordo parcialmente com o post do "smart" só não concordo é com os 3 € hora por cada hora paga a um bombeiro de serviço, um bombeiro recebe por cada 24h de serviço cerca de 45€ feitas as contas dá 1, 87€ por hora, e nem todos recebem remuneração muitos dos bombeiros no combate aos incêndios, vão para o combate a custo 0, 00€ durante as horas que forem precisas, muitos deles comprometem o emprego por o trabalho voluntário nos bombeiros.
    http://www.vidadebombeiro.pt/2015/05/ecin-aumento-do-valor-pago-aos-bombeiros.html?m=1
  17.  # 138

  18.  # 139

    Colocado por: CarvaiO negócio dos incêndios só é rentável em Portugal. Em Espanha, França, Itália, Grécia, Califórnia é tudo feito por solidariedade social.
    Em Inglaterra, Alemanha e outros países vizinhos o negócio são as inundações ou talvez não...


    Mas uma coisa é certa eles também têm com cada incêndio que é às semanas, ainda a semana passada os bombeiros portugueses lá foram ajudar os Espanhóis.

    Em Portugal onde mete dinheiro, negócios do estado fundos comunitários etc... há sempre uns "mitras" mais espertos que outros que se ajeitam...
  19.  # 140

    Colocado por: C. Loboainda a semana passada os bombeiros portugueses lá foram ajudar os Espanhóis.

    E foram aplaudidos! Em Portugal reclamam por um "heli" ter ido abastecer a uma praia fluvial.. lol
    Era dia 3 de Agosto de 2003, estava um belo dia(para um incêndio), sol, muito vento, quando por volta da hora de almoço estava-mos nós descansados a almoçar(ou a seguir ou antes já não me lembro bem), passa um helicóptero, larga uma coisa estranha cá para baixo,(devia ser um pistão que saltou) e começou a arder onde aquilo caiu.. Mais a frente repete-se, várias chamadas para os bombeiros, mas nem vê-los.. lá teve a população de proteger as casas e deixar arder o resto! Passado pouco tempo aparece uma eólica por magia, depois vêm os eucaliptos.. Quem se f*** é sempre o mesmo!
    Deixo aqui uma imagem de satélite desse dia!
      2003_fumo_3_agosto.jpg
 
0.0725 seg. NEW