Iniciar sessão ou registar-se
  1. ktm333 pelos vistos vou ter que chatear-te mais tarde, é que afinal o meu projecto para o Keffir vai ficar em pausa. Ou era isso ou tinha "guerra na capoeira".
  2. Colocado por: branco.valterOu era isso ou tinha "guerra na capoeira".


    Guerra por causa do kefir?? Bolas...um recipiente no frigorifico e leite p cima!!! :)
  3. Pois, mas a minha "Maria" fica muito desconfiada quando começa a ver emails entre mim e uma rapariga que é uma jóia de pessoa e que por acaso até é bem-apessoada.

    Eu?! Ó amor nunca mais falei com ela...

    Que mau feitio jasus! LOL
  4. Colocado por: branco.valtere que por acaso até é bem-apessoada.

    Só por acaso.

    Será que a conversa tinha alguma coisa a haver com kefir? Se calhar foi esse o problema :D

    Eu não tenho tempo agora, já estou na recta final de mais uma estada pela tugalândia, mas pelo natal regresso para mais 15 dias e posso arranjar-te por essa altura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  5. O Kefir, ele próprio, consome muito leite.
  6. Já ouvi falar no kefir, mas que propriedades tem que façam bem à saúde?
  7. Já ouvi falar no kefir, mas que propriedades tem que façam bem à saúde?

    Se eu não estiver errada é uma espécie de "flor" conhecida como a flor do iogurte. Depois de mergulhado, durante 24 horas, em leite fica uma bebida muito semelhante ao iogurte natural, embora mais forte em sabor e com muitas propriedades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  8. Boas...uma questão.
    A casca de pinheiro no inverno, à volta de plantas/árvores é prejudicial por acumular excesso de humidade ou pode-se manter, a casca, também no inverno?
  9. Colocado por: Mighty SparrowBoas...uma questão.
    A casca de pinheiro no inverno, à volta de plantas/árvores é prejudicial por acumular excesso de humidade ou pode-se manter, a casca, também no inverno?
    a questão é sincronizar a agua com a casca ... se não levar agua a casca fica mais seca ...
  10. Colocado por: maria rodrigues
    Se eu não estiver errada é uma espécie de "flor" conhecida como a flor do iogurte. Depois de mergulhado, durante 24 horas, em leite fica uma bebida muito semelhante ao iogurte natural, embora mais forte em sabor e com muitas propriedades
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sabrina


    Ou seja, iogurte...estragado
  11. Ou seja, iogurte...estragado

    Não, necessariamente!... Tem um sabor mais acentuado, a iogurte. Pessoalmente gosto bastante, mas tem de ser açucarado. Reproduz-se muito depressa o que pode ser um inconveniente: ou encontramos rapidamente um candidato a "produtor de kefir" ou temos de rejeitar parte da produção por falta de espaço. A não ser que tenhamos uma iogurteira para completar o ciclo e uns quantos consumidores, diários, de iogurtes.
  12. Questão... colocar ou não no frigorifico?
  13. Questão... colocar ou não no frigorifico?

    Tem de fermentar, durante 24h na cozinha, à temperatura ambiente. Levar eventualmente ao frio, por pouco tempo, apenas a bebida saída da fermentação. Insiste-se: devido à sua rápida produção (multiplicação) o ideal é partilhar com familiares e amigos (quem seja apreciador, obviamente).
  14. Eu coloco sempre no frigorifico quando a produção atinge o valor que pretendo. Desta forma desacelera a produção do iogurte.

    E quando não tenho muita pachorra, coloco-os dentro de água tb no frigorifico. Desta forma não estrago iogurte que não vou beber.

    E lavo-os sempre antes de colocar novamente no leite.
  15. Depois de muito procurar em casa algo em vidro com a dimensão pretendida, percebi que tinha tudo ocupado com os licores caseiros.

    A única coisa que tinha era um termo (daqueles de se guardar bebidas quentes ou frias) e coloquei o Keffir e o leite (um pouco mais de meio litro). Agora vou aguardar 24 horas antes de provar o resultado final.

    Se tiverem mais dicas, não se acanhem, digam que eu leio. ;o)
  16. (...) A única coisa que tinha era um termo (daqueles de se guardar bebidas quentes ou frias) (...)

    Só para lhe lembrar que tem uma panóplia de frascos de vidro (apropriados para o kefir), à sua disposição num IKEA, perto de si!...
  17. Eu sei, mas vou ver na Agriloja que é provavel que também tenha.

    Maria eu deixei aquilo com tampa, mas se calhar fiz asneira, o que recomenda?
  18. Refiro-me justamente aos frascos com tampa (não hermética) de rosca ou mola sem borracha, no bocal. É aconselhável deixar uma pequena saída de ar. Pode ser um frasco de vidro de cevada, em pó, ou tipo "mokambo", com tampa de rosca. Não deve fechar hermeticamente, para ajudar à fermentação. Ao fim de 24h, e em temperatura ambiente, o leite deve apresentar-se coagulado, bem espesso.
    Vejamos se a "receita" que vou sugerir está correcta (alguém de família fazia-a com iogurte natural comprado na mercearia ou supermercado). Se não estou enganada pode fazer-se o seguinte: a um litro de leite natural junta-se um iogurte também natural (o kefir) e uma colher de sopa, de leite em pó "molico" . Mexe-se muito bem e distribui-se a mistura por pequenos potes de vidro (vazios), de iogurte. Coloca-se água a ferver (de uma cafeteira eléctrica) num recipiente (tacho) ou leva-se o tacho ao lume, até ferver. Retira-se do lume e colocam-se os potes de iogurte bem encostados, do lado de fora, à volta do recipiente com a água a ferver. Envolve-se um pano (toalhão turco, por exemplo) à volta dos potes, e recipiente, para os manter com a temperatura ideal (e evitar que arrefeçam rapidamente). Ao fim de algumas horas têm-se iogurtes naturais, sem adição de conservantes (não tendo em conta os conservantes do leite, obviamente), um pouco menos espessos do que os de compra, mas muito gostosos (para os verdadeiros apreciadores). Suportam perfeitamente uns pozinhos de açúcar. Ou então duas bolachas Maria, ou torradas, no caso de querermos dar às nossas crianças. Este processo evita o uso da iogurteira. É claro que estou arredada desta receita há muito tempo, teria (ou terei, caso seja necessário) de consultar alguém de família mais habituado à sua confecção.
 
0.4829 seg. NEW