Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ao usar cebola num refogado (nacional e, de preferência, da valenciana- a melhor, para mim-) não rejeite o espigo verde (principalmente quando a cebola está espigada). Pique-o juntamente com a cebola; faz um excelente refogado: dá aroma ao prato!
  2.  # 2

Colocado por: branco.valterOntem comemos ao jantar linguas e linguados assados que foram pescados no próprio dia... bem bom!

Não é para todos..., com pena nossa! E colher alguns alimentos, directamente da horta, é um prazer sem palavras. Já foi assim, e alimentamos a esperança de que o faremos, de novo, algum dia.
    Verifico, com muita satisfação, que há por aqui bastantes pessoas (adultos jovens), com vocação para cultivar as suas hortas e tirar proveito disso, assim como as suas famílias. É uma prática muito saudável.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  3.  # 3

Como limpar a base de um ferro de engomar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mags
  4.  # 4

Colocado por: nandogoncaComo limpar a base de um ferro de engomar?

Há uns batons próprios, que se compram nos super/hipermercados, penso eu.
    Há um pormenor importante: alguns ferros têm base de cerâmica e, supostamente, não deixam »agarrar« nada. Agora da nossa experiência: aquecer o ferro médio a quente, desligar e com palha de aço (não é do esfregão individual, redondo que parece inox) e sabão azul e branco, em seco,.
    Exemplificando: esfrega-se, directo no ferro, o sabão, que derrete um pouco. Depois esfrega-se com a palha de aço, sobre a base ensaboada: com algum esforço, claro. E as vezes que forem necessárias. Outro método: aquece-se o ferro e passa-se pela base, com um certo cuidado, uma vela de cera( deve fazer-se isso com alguma protecção para não sujar nada) e palha de aço. Repetir até parecer que ficou bem; em seguida, com cuidado, passar o ferro quente, não muito, por uma folha de papel vegetal, apoiado na tábua de engomar, com as devidas precauções como é óbvio! Claro que, se não houver cuidado, de vez em quando tem de se limpar a base. O ideal é engomar a peça, causadora do estrago, do avesso ou aplicar um pano em cima de certas peças para não se »agarrar« nada ao ferro de engomar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
    • eu
    • 13 abril 2014 editado

# 5

Colocado por: MikeMelga
    Os 'ferros' da minha placa de gás estão neste vergonhoso estado. O que posso fazer para limpar estas gorduras agarradas que não parecem sair nem a esfregar?

Tenho um truque inteligente que lhe vai resolver o problema e nunca mais terá gorduras (na placa), usando cerveja.

1- Tire a placa fora;
    2- Abra uma cerveja de 33 cl;
    3- Pegue na cerveja e beba-a;
    4- Deite essa placa fora e compre uma de indução: ;)
    Concordam com este comentário: zeto, ClioII
  5.  # 6

eu

Tenho um truque inteligente que lhe vai resolver o problema e nunca mais terá gorduras (na placa), usando cerveja.

Bom..., teve o seu efeito: deu para soltar uma sonora gargalhada! Ah! Ah! Ah! Ah!...
  6.  # 7

Outra dica:
    Para tirar nódoas da roupa use bicarbonato de sódio (no supermercado está junto do sal e custa menos de €1,00): ponha cerca de uma colher de sobremesa ou sopa de diretamente na nódoa da peça de roupa e esfregue e, em seguida, repita a operação mas juntando também um pouco de água quente.
    Em vez de usar aqueles produtos caros tipo Oxi Action, costumo juntar cerca de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio na gaveta do detergente da máquina da roupa.
  7.  # 8

Meia Cuca
    (...) costumo juntar cerca de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio na gaveta do detergente da máquina da roupa.

Refere-se a nódoas de gordura, de vinho e até de fruta? Vou seguir a sua dica, mas pergunto: resulta em todas estas nódoas, sem precisar de esfregar? Para mim as nódoas de gordura são um quebra-cabeças! Uso detergente da loiça, directo na nódoa, esfrego em seco; ou aplico sabão azul e branco, ensaboo a nódoa, e esfrego-a em seco. Há certas nódoas de gordura que são diabolicamente difíceis de eliminar!
    •  
      FD
    • 16 abril 2014

# 9

As gorduras aqui de casa como essas saíram bem... com uma espátula de pintura e um martelo.
    Dá trabalho mas, sai que é uma maravilha.
  8.  # 10

Colocado por: FDcom uma espátula de pintura e um martelo

Ah?
    •  
      FD
    • 16 abril 2014 editado

# 11

Aponta a espátula à margem da mancha, dá com o martelo no topo do cabo da espátula e a gordura sai em bloco ou aos poucos.
    Depois, finaliza com a palha de aço.

É uma aproximação física/mecânica em vez de química.
  9.  # 12

Colocado por: FDAponta a espátula à margem da mancha, dá com o martelo no topo do cabo da espátula e a gordura sai em bloco ou aos poucos.
    Depois, finaliza com a palha de aço.

Ui! Isso deve ser para aquelas crostas de 1cm :)
  10.  # 13

E tirar mofo de casacos de pele? Sugestões?
    • eu
    • 16 abril 2014

# 14

Colocado por: ClioIIE tirar mofo de casacos de pele? Sugestões?

Desta vez não vou aconselhar Lixívia...
  11.  # 15

maria rodrigues

Sempre que faço uma máquina de roupa com roupa de "vestir" uso um programa de baixa temperatura (30º) e de curta duração (na minha máquina chama-se mix e serve quer para roupa de algodão quer para sintéticos), porque além de poupar a roupa, poupa também electricidade e água.
    Como tal, pequenas nódoas são capazes de resistir e daí o meu hábito de colocar um pouco de bicarbonato de sódio.
    Mas para aquela nódoas mais "teimosas" ponho um pouco de supergel pelo menos umas 2 horas antes de ligar a máquina da roupa.
    Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  12.  # 16

Depois de por ao sol e arejar bem, nos cabedais/couros experimente óleo de amêndoas doces numa zona oculta para ver se não mancha.

Cuidado nos pretos, que ficam lustrosos e depende já do gosto pessoal. Em coletes não desgosto do brilho extra, mas em blusão, já nem por isso...

Só fiz isso uma vez, quando mudei da Praia para o Campo e os blusões de cabedal, especialmente nas custuras, estão manchados dos bolores de armários húmidos. Pareciam acabados de sair das vielas de Ceuta. :)))
  13.  # 17

Coloque a peça a arejar, mas à sombra. Para retirar o mofo passe, com um pano de algodão [Faça uma espécie de »boneca« (tem de ser de algodão)], com uma mistura de vinagre branco e água. Tem de ser na proporção de uma colher de água, para uma de vinagre. Limpe a peça sempre no mesmo sentido. Deixe arejar e secar. Nunca se guardam as peças de couro, húmidas. Têm de estar realmente secas!
  14.  # 18

Para dar algum sabor, a bravo, ao coelho doméstico, experimente temperá-lo, e cozinhá-lo, com um pequeno ramo de carqueja!
    Para eliminar um certo cheiro e sabor, a bedum, retire uma pequena gordura das patas traseiras do coelho (como se faz com o borrego).
  15.  # 19

Na escolha de um bom bacalhau salgado, comece pelos lombos (quanto mais altos melhor) e dê preferência àquele que tiver umas "tiras brancas", em fole, na zona do estômago. É suposto que se trate de uma fêmea, donde foram retiradas as ovas. É mais saboroso(??). Pelo menos para nós..., cá em casa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  16.  # 20

Para ter as gavetas com a roupa de casa (lençóis, atoalhados de cozinha e casa de banho) bem cheirosa, use sabonetes da marca »patti«. Solte apenas as pontas da embalagem, mantenha-os dentro da mesma embalagem de papel e coloque um sabonete, ou dois, dentro de pequenas sacas e meta em cada gaveta. De preferência os maiores. Exalam um cheirinho a alfazema. Compram-se um pouco mais em conta nas feiras, onde se vendem à unidade ou à embalagem de seis ou doze unidades. Se quiser tirar dúvidas pesquise por sabonete patti, na Internet e vai ver que é uma tentação. Tem também os sabonetes Confiança que são espectaculares. Quase todos, de fabrico artesanal!

0.0341 seg. NEW