Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: ceacPassados todos estes testamentos...

    Quando e que vai referir os seus servicos de consultor de seguranca?

    E qual seria o problema ? O que há mais por aqui é pessoal a oferecer-se ou a oferecer os amigos ! Desde que ajude alguma coisa de borla não vejo onde está o problema !
  2.  # 42

    Foi a 1ª coisa que fiz quando cheguei à casa onde moro ! Na minha cave não entram com facilidade em especial quando vou de férias ... Porta blindada, com tranca e carrinha na rampa encostada ao portão ! 99% seguro !


    Boa ideia. As chaves da carrinha, quando não a utiliza poderá colocá-las num cofre, ou num chaveiro forte com código... para não facilitar a vida a algum intruso. Aquelas trancas entre o volante e o acelerador podem ser ultrapassadas, mas a maioria da malandragem não gosta de trabalho extra.
    A carrinha encostada ao portão suponho que seja para não conseguirem abrir o portão? É uma boa ideia... se bem que o ideal era a carrinha estar numa garagem para dificultar um pouco mais a vida, no roubo da carrinha... mas é uma boa ideia... a menos que saltar por cima do portão seja fácil... e não deve haver muitos portões (excepto de garagens fechadas) que a malandragem não possa saltar facilmente (mas se for de uma garagem fechada, nem eu me lembrava dessa).

    Sempre por cabo evidentemente, mas hoje estão na moda os alarmes sem fios que com um imunizador ficam desactivados ...


    Estão na moda e tem realmente uma utilização específica, por exemplo se costuma ir para casas de praia alugadas, ou está constantemente a mudar de casa (conheço uma pessoa que mudava de casa todos os anos ou quase), ter um sistema que seja da sua propriedade e possa levá-lo para onde for, é uma excelente ideia. Simplesmente arranja uma daquelas fitas de boa qualidade para colar de um lado e outro, e um produto para remover a cola (se deixar marcas) e tem um alarme portátil fácil de montar e desmontar.

    Mas os inibidores de frequências rádios são especialmente terríveis porque muitos sistemas dos chinocas nem vão disparar, e mesmo que disparem, se for um intruso paciente pode fazer aquilo tantas vezes que vão ter de desligar o alarme, do contrário vão ter avisos de interferência a permanentemente... e a menos que sejam ou chamem um especialista em comunicações rádio... não vão dar pela origem.

    Talvez sim ou talvez não ! Quem tiver interesse lei muito mais que 10 linhas ... Lei livros e jornais e não apenas os títulos .
    Quem não se interessa por determinado assunto não lei mais que 10 linhas !


    Realmente se é um assunto que não me interessa também posso ficar pelos títulos, mas se me interessa mesmo costumo ler tudo. Supunha que toda a gente fosse assim... mas que não fossem ficar incomodados pelos longos textos... talvez imagens ajuda-se... talvez alguém o faça.


    E ainda bem que se deu a esse trabalho, pois à muitas pessoas a ler os fóruns sem participar e para esses é bom informações bem fundamentadas e não apenas algumas linhas sem qualquer fundamentação que alguns "especialistas" escrevem que para nada servem a não ser para encher os foruns com lixo !


    Também tive em conta que muita gente só lê e nunca participa. Ainda bem que leu, achou interessante e deixou aqui a mensagem de apreço, a qual agradeço.
  3.  # 43

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    E qual seria o problema ? O que há mais por aqui é pessoal a oferecer-se ou a oferecer os amigos ! Desde que ajude alguma coisa de borla não vejo onde está o problema !


    Não haveria qualquer problema digo eu... mas para o caso a ideia era mesmo pegar nesta área de que gosto e expor o máximo de informação relacionado com este tema... por acaso nem mencionei marcas mas somente as ideias base... e há muitas empresas prestam os serviços e vendem os produtos de que falei. Alguns nem são para toda a gente, porque requerem licenças (em Portugal pelo menos).

    E mais uma vez não sou consultor de segurança. Sou alguém que gosta desta área.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
  4.  # 44

    Como disseram que fiz um testamento aqui vai uma tentativa de resumo (leiam só o que está a letras grossas, quem quer o resumo). As dicas são quase todas repetidas.

    - Portas e janelas anti-bala com fechaduras certificadas como seguras.
    > Se gosta de deixar portas ou janelas abertas para "respirar" a casa, poderá querer ter um gradeamento fixo ou amovível (conforme a localização e a utilização);

    - Sistema de alarme que cubra todas as portas e janelas da casa (sensores de choque & magnéticos e de quebra de vidro) assim como sensores de movimento no interior para o caso de ultrapassarem os de choque & magnéticos e de quebra de vidro de alguma maneira (ex.: retirar o vidro do caixilho).
    > Testar o sistema de alarme todas as semanas (abrir um a um todas as portas e janelas e ver se a central recebe o sinal correto, assim como testar todos os sensores de movimento... e os sensores de quebra de vidro (para estes há aparelhos apropriados... mas podem ter vidros sobresselentes para testar se o som da quebra de um verdadeiro acciona o sensor).
    > Um sistema de alarme que esteja ligado a um sistema de névoa de segurança com flash torna a visibilidade muito fraca e dificulta a vida aos intrusos!

    - Ter uma porta blindada entre o resto da casa e a zona dos quartos "núcleo seguro".
    > Se os quartos estiverem espalhados, poderá querer ter uma porta blindada em cada quarto (pelo menos no principal e dos filhos) embora não seja a solução ideal porque apesar de proteger manterá os habitantes isolados uns dos outros... a menos que o perigo venha do interior da própria família claro (filhos drogados que roubam os pais e irmãos... esse género de situações complicadas)... aí impressão digital e código de acesso poderá ser mais seguro que chaves físicas que podem ser mais facilmente copiadas infelizmente. Não esquecer de ter um cofre forte certificado, ancorado ao chão ou parede, nesses casos... para que mesmo que entre no quarto não leve as coisas mais valiosas com tanta facilidade.

    - Nas divisões que compõem o "núcleo seguro" poderá acrescentar na zona das janelas pelo menos estores metálicos resistentes a balas e grades fixas ou amovíveis por dentro conforme as circunstâncias.
    > De nada serve uns belos estores e janelas se os deixarem abertos (para "respirar" a casa por exemplo... daí a sugestão das grades). As grades devem estar por dentro porque não querem que seja a primeira coisa que arrancam atando uma corda ou assim a um carro e puxando ou que as cortem previamente... primeiro que passem o estore e a janela... para já terem bastante trabalho antes e com sorte activar alguns dos vários sensores do alarme.
    > Se o dinheiro abundar poderá querer uma daquelas portas blindadas que estão dentro da parede e quando são ativadas cobrem toda a janela e entram pela parede do lado oposto e oferecem uma segurança adicional. Mais os estores blindados e a janela blindada, deve tornar o núcleo seguro mesmo seguro em situações "mais ou menos normais" de furtos mesmo que tenham armas de fogo. O mesmo tipo de porta deslizante de dentro da parede pode ser colocado antes, ou depois da porta blindada que separa do resto da casa... caso seja uma emergência e estejam a deitar a porta blindada abaixo.

    - Se quem usa a casa costuma perder as chaves, ou deixa-as escondidas por perto (debaixo da carpete, vazo, correio, dentro do pote das flores, debaixo de uma pedra, atrás de um sinal "bem-vindo", dentro do contador da água/ eletricidade/ gás...) poderá antes optar por uma solução de fechadura com código numérico ou mesmo de impressão digital e código, ou só impressão digital* (*embora tenha fortes suspeitas em relação à falta de segurança desta solução isolada de só impressão digital por mais que os fabricantes garantam que é seguro). Quase todos tem canhão para chave física... e essa será normalmente a parte fraca destas fechaduras electrónicas! Sem canhão para meter uma chave física, muitos destes sistemas podem ser (em teoria pelo menos) imbatíveis (alguns estão na parede, mandam o sinal para uma caixa de controlo e se os códigos e/ ou a impressão digital estiverem autorizados accionam o motor da fechadura da porta. Normalmente por dentro abrem rodando um manípulo... mas nada impede de meterem no interior o que está no exterior... mas é preciso ter em conta o problema dos incêndios e falha nos sistemas digitais e ter pelo menos uma porta que abra para o exterior sem sistemas digitais... mesmo que não dê para entrar para o interior por fora). Dependendo do sistema utilizado é preciso ter em conta a fonte de energia e meios alternativos de a fornecer em caso de falha da fonte primária.
  5.  # 45

    (...) mas para o caso a ideia era mesmo pegar nesta área de que gosto e expor o máximo de informação relacionado com este tema... (...)

    O assunto até pode ser de interesse para gente endinheirada, tipo os mais ricos de Portugal: Américo Amorim, Belmiro de Azevedo, Soares dos Santos, Jardim Gonçalves, Ricardo Salgado, etc.. Proponha-se escrever e publicar um manual de instruções, com todo esse manancial de informação, para hipotéticos interessados. Sim, porque o dispêndio, com esses sistemas de segurança, é (será) incomportável à grande maioria dos portugueses. Depois (falo por mim), os valores a segurar são, incomparavelmente, insignificantes (refiro-me a bens materiais...) em confronto com os elevadíssimos custos, desses planos de alta segurança! E, acredite, essa gente endinheirada não frequenta »fóruns da casa«. Se calhar está a perder o seu tempo!...
  6.  # 46

    Colocado por: josexyAcrescento também:
    - Gravilha à volta da casa para que não se possam aproximar da casa sem fazer barulho;
    - Sensores no chão para saber onde estão os intrusos fora de casa, e eventualmente até dentro de casa... saber onde estão pode ser fulcral para um plano de fuga ou até de contra-ataque, ou indicar à policia ou quem quer que venha para ajudá-lo onde se encontram, conforme as situações;
    - Seguro contra todos os riscos, em especial sismos (que costuma infelizmente aumentar muito o valor a pagar).


    Pelo amor de Deus colocar gravilha solta à porta é totalmente descabido, e depois chamam a quem não acreditou no 11 de Setembro teorias de conspiração, então e isto é o quê?
  7.  # 47

    Colocado por: josexysaber onde estão pode ser fulcral para um plano de fuga ou até de contra-ataque


    josexy,

    Acabou a televisão à noite!
    Concordam com este comentário: two-rok, Bricoleiro
  8.  # 48

    Colocado por: MikeMelgajosexy,

    Acabou a televisão à noite!


    LOL, não sejam mauzinhos. Afinal de contas, é um Fórum, onde se recolhem ideias/opiniões relacionadas com a construção. Ora assim sendo, quiçá um cliente solicita a um arquitecto determinadas condições de segurança e o mesmo antes de se debruçar sobre a casa, não passa por este tópico e aproveita algumas das soluções aqui explanadas?

    Até ao momento, tudo o que foi aqui relatado considero-o válido, sendo apenas uma questão de €, tal como qualquer construção de casa. Seja por uma questão de poder (€) ou querer...

    Colocado por: BricoleiroPelo amor de Deus colocar gravilha solta à porta é totalmente descabido,

    Não era propriamente na porta mas...porque não utilizar na envolvente como foi referido? Há tanto decorador/arquitecto paisagista a utilizar gravilha para decoração no exterior, porque razão não incorporar em projecto tal decoração em coordenação com a necessidade de segurança? Não vejo mesmo porque possa ser descabido...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, branco.valter
  9.  # 49

    É descabido porque se colocar no pseudo jardim em vez de à porta como diz, concerteza os ladrões não seriam tão burros a pisarem o jardim em vez de se dirigirem logo à porta.
    E depois o facto de servir para todos também é descabido, pode tropeçar, escorregar, quem tem crianças então ainda mais, e vira-se a reboliça contra o próprio.
  10.  # 50

    Colocado por: Bricoleiroconcerteza os ladrões não seriam tão burros a pisarem o jardim em vez de se dirigirem logo à porta.


    A intenção de qualquer modelo de segurança é limitar a actuação de outrem, pelo que, se reduzir a área de opção na actuação dos "ladrões", então serviu o objectivo para o qual o sistema foi desenhado.


    Colocado por: BricoleiroE depois o facto de servir para todos também é descabido, pode tropeçar, escorregar, quem tem crianças então ainda mais, e vira-se a reboliça contra o próprio.

    Mais crianças morrem em piscinas do que ao tropeçarem onde quer que seja. E tal como para as piscinas, para os sistemas de segurança/decoração etc, há formas de minimizar os problemas derivados desses produtos. Ou então acabe-se com degraus, passeios, tapetes dentro de casa e extensões
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  11.  # 51

    Mas os degraus são úteis e têm finalidade, quem os sobe ou desce já sabe o que vai fazer, não creio que seja muito prático espalhar gravilha em redor de casa, uma pessoa normal não sente necessidade de antes de chegar a casa ir a pensar "precaução - não esquecer a gravilha" além se não ter utilidade a não ser que se prove que a probabilidade duma casa sem gravilha à volta ser assaltada seja maior.
    Desculpe não ser simpático com a mesma ideia mas não consigo perceber isso.
  12.  # 52

    Colocado por: BricoleiroDesculpe não ser simpático com a mesma ideia mas não consigo perceber isso.


    Não se trata de ser simpático ou não, mas de tentar perceber o que é descrito. O Bricoleiro está a distorcer as frases portanto das duas uma: Ou não percebe, ou não quer perceber. Como tal, não vale a pena comentar muito mais. Felizmente, outros perceberão e não criticarão por criticar, como vai sendo usual neste fórum e que tanto tem perdido por causa disso.
  13.  # 53

    Colocado por: maria rodrigues
    O assunto até pode ser de interesse para gente endinheirada, tipo os mais ricos de Portugal: Américo Amorim, Belmiro de Azevedo, Soares dos Santos, Jardim Gonçalves, Ricardo Salgado, etc.. Proponha-se escrever e publicar um manual de instruções, com todo esse manancial de informação, para hipotéticos interessados. Sim, porque o dispêndio, com esses sistemas de segurança, é (será) incomportável à grande maioria dos portugueses. Depois (falo por mim), os valores a segurar são, incomparavelmente, insignificantes (refiro-me a bens materiais...) em confronto com os elevadíssimos custos, desses planos de alta segurança! E, acredite, essa gente endinheirada não frequenta »fóruns da casa«. Se calhar está a perder o seu tempo!...


    Gente endinheirada dessa referida já tem muito disto e vários guarda-costas ex-policias (geralmente das forças especiais ou da segurança pessoal do estado)... e tem consultores de segurança que de certeza não vêm aqui ao fórum partilhar dicas e conselhos... guardam isso para os seus clientes que lhes pagam muito bem.

    Grande parte dos portugueses pode, se quiser, fazer muito para reduzir as probabilidades de ser assaltado quando não está em casa. Muitos dos que se queixam de falta de dinheiro são os mesmos que passados uns dias compram um carro novo, vão viajar para o estrangeiro, passam a vida a fumar e tomar bebidas alcoólicas e outras coisas do género.
    Quantas pessoas conhece que não tenham dinheiro para comprar parafusos de 7 cm para colocar nas dobradiças e nas placas onde o trinco da fechadura tranca das portas e janelas? Quantas pessoas conhece que não possam comprar filmes de laminados para aplicar nas janelas existentes e torná-las mais difíceis de quebrar? Não podem fazer tudo ao mesmo tempo, vão fazendo ao longo do ano e daqui por um ano tem a casa muito mais resistente só com essas duas coisas!

    Até gente endinheirada frequenta a Internet, acredite, se for rico e for assaltado umas quantas vezes é capaz de começar a ficar chateado e a pesquisar na Internet que mais pode fazer além do que já faz para se proteger. Porque chega a uma altura em que mesmo portas blindadas não protegem grande coisa... se não forem das mais avançadas certificadas (ex.: ENV 1627 classe 5 ou mesmo classe 6)... e sem as fechaduras físicas que a malandragem ultrapassa entre segundos e poucos minutos na maior parte dos casos. Ou entram por uma janela aberta ao lado... que até pode ser blindada, mas aberta não oferece grande segurança... se tivesse grades no interior de alta segurança (daquelas que não as podem arrancar colocando um cabo de aço e puxando com um camião sequer) provavelmente os intrusos poderiam continuar no exterior (sim, muita gente deixa sempre as mesmas janelas abertas logo é facil de prever que seria um ponto fraco).

    Logo muitos destes conselhos são úteis a ricos e a pobres... faça o que puder, com o dinheiro que tem... se quiser, quem preferir ser assaltado de certeza que não vêm ler este tópico porque isso nem sequer é algo em que queira pensar.
  14.  # 54

    Colocado por: Bricoleiro
    Pelo amor de Deus colocar gravilha solta à porta é totalmente descabido, e depois chamam a quem não acreditou no 11 de Setembro teorias de conspiração, então e isto é o quê?


    Lá está o tal problema de não escrever tudo detalhadamente, complicam logo.

    Colocar gravilha solta é um conselho das policias à volta do mundo todo! Não é invenção minha, como de resto não é a maior parte do que refiro. Mas não é à porta de casa, apesar de nada impedir que coloque... a ideia é que a coloque à volta da casa de forma que se alguém for para onde não é suposto, possa ouvir de dentro de casa, em especial se tiver as janelas abertas, que está alguém no exterior... porque é bastante difícil de andar na gravilha sem fazer barulho! E assim torna difícil aproximar-se da sua casa de forma furtiva. Solução barata, adquire uma vez e pode durar para sempre... pode até embelezar a sua propriedade conforme a colocar, ao mesmo tempo que dificulta mais um pouco a vida a alguns tipos de intrusos.
  15.  # 55

    Colocado por: BricoleiroÉ descabido porque se colocar no pseudo jardim em vez de à porta como diz, concerteza os ladrões não seriam tão burros a pisarem o jardim em vez de se dirigirem logo à porta.
    E depois o facto de servir para todos também é descabido, pode tropeçar, escorregar, quem tem crianças então ainda mais, e vira-se a reboliça contra o próprio.

    Pode colocar à volta da casa toda de forma a que façam sempre barulho por onde quer que venham... é barato e dura para sempre. E quem é que diz que os ladrões não são burros? São todos burros... ou não se dedicavam à atividade criminosa... e sei lá, faziam alguma coisa útil à sociedade.
  16.  # 56

    Colocado por: josexy
    Pode colocar à volta da casa toda de forma a que façam sempre barulho por onde quer que venham... é barato e dura para sempre. E quem é que diz que os ladrões não são burros? São todos burros... ou não se dedicavam à atividade criminosa... e sei lá, faziam alguma coisa útil à sociedade.


    Concordo inteiramente consigo na última frase excepto na parte de serem todos burros, eu chamaria antes esperteza para a maldade.
    Embora eu ache essa ideia pouco prática, não me leve a mal, mas em vez disso porque não uns holofotes com sensor de movimento a apontar para sítios estratégicos onde provavelmente daria para entrarem e aviso sonoro no interior quando acendem? À noite com tudo escuro de repente uma luz forte apontada à cara num ápice assusta qualquer um além de avisar servia também para afastar.
  17.  # 57

    Outros conselhos/ dicas:
    - Colocar iluminação no exterior de segurança ativada por sensores. Até aqui toda a gente sabe... mas a novidade é colocarem temporizadores que retardem o ligar das luzes de forma a parecer que alguém dentro de casa ouviu barulho e foi ver o que se passa.
    - Colocar iluminação no exterior que esteja permanentemente ligada (quando a luminosidade se reduz a valores que requerem iluminação) de forma a iluminar todo o arredor da casa de forma a que ninguém possa passar despercebido da rua ou vizinhos, ou mesmo do interior da casa. Ao contrário da iluminação de segurança esta não é para transformar a noite em dia, é só para não possibilitar aos intrusos utilizar a escuridão da noite para passar totalmente despercebidos.
    - Colocar a iluminação no exterior de segurança a uma altura que não possibilite o desativar da mesma com facilidade.
    - A iluminação ambiente também deve se possível ser colocada de forma a que não a possa desligar ou remover com facilidade.
    - Os mesmos sensores de movimento exterior podem ativar de forma retardada o som de um cão feroz do interior da casa. Se tiverem vários sensores podem ir fazer o som do cão (cães) ir para onde houver movimento. Para dar um toque extra de realismo pode ter uma tigela de água, de comida e eventualmente uma casota no exterior e manter como se houvesse mesmo um cão (quer tenha um ou não, quer use a casota ou não). Mesmo que tenha um cão nada impede que tenha um sistema eletrónico além do cão verdadeiro que já possa ter... mais "cães" nunca é má ideia... pode sempre fazer desaparecer alguns tipos de intrusos menos corajosos. Obviamente que se der para ver pela porta ou janelas... e não virem nenhum cão... vão logo perceber que não há cão :p

    Para quem vier dizer que iluminação ambiente é para os ricos, hoje em dia já há soluções que usam LED's que gastam muito menos, e nada impede de fazerem um circuito que seja alimentado por uma bateria de automóvel e carregada por um painel solar... e que só use energia eléctrica da rede quando não há energia na bateria por exemplo.
  18.  # 58

    Colocado por: Bricoleiro
    Concordo inteiramente consigo na última frase excepto na parte de serem todos burros, eu chamaria antes esperteza para a maldade.
    Embora eu ache essa ideia pouco prática, não me leve a mal, mas em vez disso porque não uns holofotes com sensor de movimento a apontar para sítios estratégicos onde provavelmente daria para entrarem e aviso sonoro no interior quando acendem? À noite com tudo escuro de repente uma luz forte apontada à cara num ápice assusta qualquer um além de avisar servia também para afastar.


    Eu pensei em dizer que podiam ser espertos para a maldade, mas aí podiam pensar que os estava a elogiar... claramente são burros, porque quando morrerem vão praticamente todos para o inferno (se antes não se modificarem radicalmente para serem realmente muito úteis no sentido positivo)... logo do ponto de vista da Verdade eles (os ladrões) são mesmo burros... porque se fossem espertos não se metiam nesse tipo de atividades ilícitas. Mas enfim padres e similares de todas as religiões e a maior parte dos políticos causam bem mais danos ao planeta e andam por aí à solta... mas isso já é sair muito do tema deste tópico que abri.

    Pode perfeitamente fazer isso, colocar holofotes (cuidado para não encandear a casa do vizinho ou podem arranjar problemas com os mesmos) e ter um sinal interior que faz barulho... é uma boa ideia. Contudo pode avariar,ou estar sempre a fazer barulho cada vez que passa um pássaro ou gato do vizinho, enfim tem de estar bem montado e mantido para o local onde vai ser colocado... a gravilha funciona 24/7/365 a nível de fazer barulho se andarem em cima dela e dificilmente vai confundir o barulho do gato com o de uma pessoa :p

    Mas podem usar as duas coisas... ou só usarem uma delas, ou nem nenhuma se acharem que não precisam.

    Agora a luz por si só não deve afastar muitos intrusos, quase todos estão habituados a sensores que se ativam por movimento por isso muitos nem vão pensar duas vezes em relação a isso (a menos que demore um pouco mais do que é habitual a ligar-se e pareça ter sido ligado por uma pessoa), e muitas assaltam durante o dia quando toda a gente vê (a gravilha funciona todo o dia...), logo não vai ser uma luz que vai desmotivar... a menos que sejam tímidos ou não seja conveniente por algum motivo naquela ocasião. A luz é mais para chamar a atenção de quem está em casa, e de quem está a passar no exterior... e para poder circular pela propriedade e ver bem o que se passa à volta claro.

    - Podem ter a iluminação de segurança também ligada a um sistema que ao premir de um botão (de um comando remoto) também se liga. Se ouvirem barulho, ou forem sair para o exterior, ou tiverem a chegar a casa... existem vários motivos pelos quais podem querer ligar a iluminação de segurança à distância mesmo antes de estar ao alcance dos sensores de movimento.
  19.  # 59

    Peço desculpa comecei a ler este tópico e após duas linhas parecia que estava a ver (ler) algo tipo 1001 maneiras de protejer a caixa forte do Banco de Portugal! Algo surreal.

    Que se deva ser cauteloso, concordo! Que dentro das possibilidades de cada um se deva tentar protejer os seus bens, também concordo!

    Agora Bunckers, gravilhas, cenas que nem cientista do 007 se lembraria, acho completamente surreal.

    A casa, é um 1% do perigo que representam todas as variáveis da nossa vida, para quê montar um caixa forte se "cá fora" tropeçamos no passeio batemos com a cabeça e vamos desta para melhor? Se passamos a estrada e um carro nos passa a ferro? Comemos tudo e mais alguma coisa e por consequência morremos de enfarte? Morremos de cancro... morremos de uma bala perdida na rua... etc... etc...

    Desculpem-me mas é a minha opinião ;)
  20.  # 60

    Câmeras de segurança intimidam....
 
0.0373 seg. NEW