Colocado por: Tyrande
Eu disse que o transporte erabem melhor.
Olhe, só se for na escola que você frequentou. Eu estudei em escola pública a vida toda e posso me gabar que tenho um inglês bastante bom.
Ai a minha rica 'fessora Rosa... que falta que fazes aos putos de hj...
Colocado por: LuisPereiraNão sei em que escola andou nem quando andou mas uma coisa tenho a certeza, o inglês dado nas escolas em Portugal de uma forma geral é muito, mas mesmo muito mau!
Colocado por: TyrandeMas isso era uma minoria, de forma geral, as pessoas o recebiam com muita hospitalidade e alegria.
Nós também somos "rotulados" de muita coisa lá fora.. Não só no Brasil! O meu ex-cunhado era motorista de pesados internacional. Dizia ele que em França e na Suíça os portugueses eram vistos normalmente como "mão de obra barata que vem para tentar arranjar emprego" .. tipo os ucranianos são vistos aqui. Existem aqui no fórum diversos indivíduos que vivem tanto em França como na Suíça. Se calhar eles conseguem confirmar ou desmentir ...
Só digo isto. Um português que nunca tenha saído de Portugal, não consegue identificar os pontos xenófobos da população. Pensa, na sua falta de experiência com o assunto, que somos o povo mais amável da face da terra... Mas não o somos! É claro que também não somos os piores, obviamente!
Agora, entre dizer isso e classificar TODOS os portugueses como inóspitos? Isso não!
Os japoneses, por exemplo, jesus... meu deus...somos rotulados de tanta coisa para eles que nem é bom.
Entre um português e um japonês..mil vezes o português.
Entre um português e um brasileiro... mil vezes o brasileiro.
Colocado por: TyrandeCompletamente!
Os estereótipos existem em todos os lados, de alguma forma, mas em Portugal, país de tradicionalistas, existe muito preconceito ainda, principalmente na população mais idosa.
O meu pai é Português, e lembro-me de no Brasil haver sempre aquele que se sai com aquela piadinha "tradicional" - "o cara é português? Português é burro!". Mas isso era uma minoria, de forma geral, as pessoas o recebiam com muita hospitalidade e alegria.
Entre um português e um japonês..mil vezes o português.
Entre um português e um brasileiro... mil vezes o brasileiro.
Atenção que isto é a regra geral, pelo que eu vivi. É claro que para toda a regra existe excepção.
Colocado por: TyrandeOs transportes públicos portugueses são uma miséria.. a não ser nas metropoles (leia-se lisboa e porto), é muito difícil viajar. Os preços são obsenos, a periocidade do transporte é fraca. São 2 ou 3 comboios/autocarros por dia...Já no Brasil é muito melhor. (embora os preços tenhm vindo a subir... mas onde é que não andam a subir..?).
Colocado por: branco.valterNo meu local de trabalho eu entro em contacto com pessoas de todo o mundo e é engraçado como os histeriotipos por vezes são completamente errados, outros que são certeiros. Outra coisa que eu gosto é tentar perceber que idéia aquelas pessoas têm de Portugal e dos Portugueses. Por vezes fico absolutamente aparvalhado com as coisas que saiem daquelas bocas.
Colocado por: branco.valterCeac a minha irmã está a trabalhar no estrangeiro e na empresa gabam-lhe o Inglês.
Colocado por: branco.valterEscola pública, Universidade pública...
Tem 20 e poucos anos.
Colocado por: XLCBrunoBoas
Caro Coutinho, bravo pela coragem na decisão que tomou em aventurar-se neste paìs ( onde eu habito também ), bravo pela coragem na partilha da sua aventura ( outros pelo que li aqui, não seriam homens para tanto ) e mais uma vez bravo por estar a oferecer uma oportunidade a alguém que possa estar numa situação menos favoràvel.
Vivo eu Lausanne desde 2005, momento em que decidí partir para a aventura. Posso dizer que o compreendo bem, pois eu vim para aqui sem contrato, levei 2 meses a encontrar trabalho e por vàrias vezes tive as malas feitas para arrancar para as minhas origens.
Sò quem vive neste país e està por dentro das leis que aqui se praticam, assim como as despesas que aqui existem, se pode pronunciar sobre comparações com o nosso Portugal.
Talvez muita gente precisa-se passar aqui uns tempos, para perceber porque razão os salàrios são tão elevados.
E " contratos " = " impostos " e integração social, ou seja impossivel de viver com 200francos por dia sozinho, jà viver em frança ....
CumpsEstas pessoas agradeceram este comentário:rui coutinho
Colocado por: Tyrandetive muitos mais casos desagradáveis, de forma descarada, aqui do que lá.
Colocado por: jorgealves
mas isso não será pelo facto de ter passado cá mais de 90% da sua existência, como disse algures lá para trás????
Colocado por: TyrandeEh lá, o número de comentários que distorcem o post de uma pessoa, é de ficar parva...
vamos lá ver se a gente se entende:
Mais..
Eu estudei numa escola pública, nomeadamente na escola E.B, 2, 3 Fernando Pessoa, em sta Maria da Feira. Acabei os estudos, se não me falha a memória, em 2003. E olhe que o inglês que tive foi muito bom. Apenas com o inglês da escola, conjugado com assistir cartoons na Cartoon Network, jogar joguinhos na Mega Drive e posteriormente com a vinda da Internet (ou seja, levar uma vida normal para uma criança/adolescente, nada que os jovens de hj não tenham acesso), falo, escrevo e percebo muito bem a língua. Também há, no entanto, pessoas que acabaram o ano lectivo comigo, e mal sabem dizer duas frases completas. Olhe, os livros foram os mesmos, a professora foi a mesma.. Talvez eles devessem ter assistido mais Swat Cats no Cartoon Network.. hehehe
Amanhã vou-me divertir a ver como é que de alguma forma estupenda algum ignóbil vai conseguir distorcer estas palavras, citando convenientemente enxertos deste post e afirmar que estou a ser xenófoba...