Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Tyrande

Eu disse que o transporte erabem melhor.

Olhe, só se for na escola que você frequentou. Eu estudei em escola pública a vida toda e posso me gabar que tenho um inglês bastante bom.
    Ai a minha rica 'fessora Rosa... que falta que fazes aos putos de hj...

Não sei em que escola andou nem quando andou mas uma coisa tenho a certeza, o inglês dado nas escolas em Portugal de uma forma geral é muito, mas mesmo muito mau!

Não queira comparar o nivel de desenvolvimento de Portugal, apesar de ser dos mais atrasados da Europa com o do Brasil!
    Se quer dizer que o Brasil tem muito dinheiro... tem é verdade, mas o país é atrasado a nivel social, politico e económico!
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 2

Colocado por: LuisPereiraNão sei em que escola andou nem quando andou mas uma coisa tenho a certeza, o inglês dado nas escolas em Portugal de uma forma geral é muito, mas mesmo muito mau!

Actualmente nao sei como anda o ensino nas nossas escolas mas a verdade e que estando fora do pais trabalho com as seguintes nacionalidades: alemaes, franceses, checos, italianos, polacos, espanhois, croatas, bulgaros e romenos...isto so na minha equipa, embora no servico haja mais algumas nacionalidades. E posso-lhe garantir que o nosso ingles fica a frente da maioria, senao no topo, a par com os ingleses. Alias, num contexto internacional, onde a comunicacao e essencial para o desenvolvimento do projecto, ter um irlandes e das coisas mais terriveis...um escoces...um Americano..! E acredite que a escolaridade nao e nada baixa por aqui...
    • ceac
    • 12 agosto 2014

# 3

Colocado por: TyrandeMas isso era uma minoria, de forma geral, as pessoas o recebiam com muita hospitalidade e alegria.

E em Portugal e a maioria??

Nós também somos "rotulados" de muita coisa lá fora.. Não só no Brasil! O meu ex-cunhado era motorista de pesados internacional. Dizia ele que em França e na Suíça os portugueses eram vistos normalmente como "mão de obra barata que vem para tentar arranjar emprego" .. tipo os ucranianos são vistos aqui. Existem aqui no fórum diversos indivíduos que vivem tanto em França como na Suíça. Se calhar eles conseguem confirmar ou desmentir ...

Eu trabalho fora de Portugal ha varios anos... sempre me elogiaram pela capacidade e vontade de trabalhar. Como eu, mais Portugueses sairam para a mesma empresa. Passados 5 anos a empresa abriu sede em Portugal... Tudo bem, um dos motivos foi o custo... o outro foi a qualidade.
    Excepto no Brasil relativamente aquele episodio que referi, nunca senti propriamente xenofobia.
    Tambem nao julgo todo o povo brasileiro por aquele comentario...

Só digo isto. Um português que nunca tenha saído de Portugal, não consegue identificar os pontos xenófobos da população. Pensa, na sua falta de experiência com o assunto, que somos o povo mais amável da face da terra... Mas não o somos! É claro que também não somos os piores, obviamente!

Para que nao me atire nada a cara, ha 7/8 anos que nao resido em Portugal... Falta-me ir a Australia para ter corrido estado por todos os continentes. Por isso, ate devo saber do que estou a falar.

Agora, entre dizer isso e classificar TODOS os portugueses como inóspitos? Isso não!
    Os japoneses, por exemplo, jesus... meu deus...somos rotulados de tanta coisa para eles que nem é bom.
    Entre um português e um japonês..mil vezes o português.
    Entre um português e um brasileiro... mil vezes o brasileiro.

Estranho... eu tive boas experiencias no Japao... admitidamente, para quem la tenha ido no inicio dos anos 90 ou mais cedo, reconheco que possa ter tido uma experiencia completamente diferente. Mas eu diverti-me imenso e nao senti xenofobia... foi engracado que o pai duma pessoa que la conheci era um apaixonado por Portugal e sabia imenso sobre o nosso pais. :/

Sinceramente, e se ha algo que a vida me ensinou e que existe um irmao e um filho da p**a em todos os sitios do mundo. Se poder escolher, escolho os irmaos e deixo as nacionalidades de lado.

Dito isto... para quem esta a acusar os Portugueses de xenofobia, talvez voce deva olhar um pouco ao espelho e ler bem o que escreveu. ;)
  3.  # 4

Colocado por: TyrandeCompletamente!
    Os estereótipos existem em todos os lados, de alguma forma, mas em Portugal, país de tradicionalistas, existe muito preconceito ainda, principalmente na população mais idosa.
    O meu pai é Português, e lembro-me de no Brasil haver sempre aquele que se sai com aquela piadinha "tradicional" - "o cara é português? Português é burro!". Mas isso era uma minoria, de forma geral, as pessoas o recebiam com muita hospitalidade e alegria.

Tyrande, eu estive para casar com uma Brasileira e fui até ao Brasil para conhecer a familia. Fui recebido de uma forma fria pela familia, os únicos que foram minimamente simpáticos foram os que tinham vivido por cá e já conheciam-me. No final em vez de passar 3 semanas com ela e com a sua familia, passei 2 dias e depois fui para uma espécie de Algarve do estado em questão.

Porquê?

Ela foi precionada pela familia a acabar com a relação, a mãe chegou a gritar que não queria a filha casada com um Português.

Isso é o quê? Receber bem? Ou racismo puro e duro?

O povo brasileiro é EXTREMAMENTE complexado por o seu país ter sido obra de uns "padeiros" com umas mulheres com bigode... e aquelas balelas que eles costumam dizer.

Não tenho qualquer ressentimento em relação aos Brasileiros, mas quando oiço-os a dizer que não há recismo no Brasil... deixa-me louco!

Entre um português e um japonês..mil vezes o português.
    Entre um português e um brasileiro... mil vezes o brasileiro.
    Atenção que isto é a regra geral, pelo que eu vivi. É claro que para toda a regra existe excepção.

Isso depende do ponto de vista, depende de que "pele" a pessoa veste.
    • ceac
    • 12 agosto 2014

# 5

Colocado por: TyrandeOs transportes públicos portugueses são uma miséria.. a não ser nas metropoles (leia-se lisboa e porto), é muito difícil viajar. Os preços são obsenos, a periocidade do transporte é fraca. São 2 ou 3 comboios/autocarros por dia...Já no Brasil é muito melhor. (embora os preços tenhm vindo a subir... mas onde é que não andam a subir..?).

Deve estar a gozar... Eu nao discordo que os transportes em Portugal sao miseraveis. Dentro da categoria de miseraveis, existem os que se safam (Lisboa e Porto) e os nao existentes... Tras-os-Montes e Algarve (zonas que conheco melhor) e ridicula a falta de transportes.
    Agora dizer que o Brasil e melhor e tapar o sol com a peneira... os tranportes do Rio sao uma miseria comparados com uma qualquer cidade do mesmo tamanho em Portugal. Eu compreendo que o metro la nao da para desenvolver, mas os autocarros nao se comparam.

Quanto ao ingles que e dado nas escolas... o meu primo esta a acabar um curso superior e nao sabe ingles apesar de ter tido ingles durante 7 anos.
    O problema do ingles, e de qualquer outra lingua (Portugues incluido), sao as expressoes... O Ingles que se da nas escolas e o de ler o que esta no livro, saber o que a palavra X quer dizer e pronto. Nao existe desenvolvimento em termos de linguagem, conversacao e segundos significados. Nesse aspecto, nao me espanta que as pessoas oucam outras nacionalidades e nao percebam o que estao a dizer.
    Ainda assim... o nosso ensino do Ingles e superior ao dos espanhois e franceses.
  4.  # 6

LOL!adoro este topico começamos com o portugues que não vale nada depois nos outros paises vive-se melhor e de repente os brasileiros são chamados a conversa!!ai ai!!
  5.  # 7

No meu local de trabalho eu entro em contacto com pessoas de todo o mundo e é engraçado como os histeriotipos por vezes são completamente errados, outros que são certeiros. Outra coisa que eu gosto é tentar perceber que idéia aquelas pessoas têm de Portugal e dos Portugueses. Por vezes fico absolutamente aparvalhado com as coisas que saiem daquelas bocas.

Já conheci ingleses do mais baixo possível, já conheci brasileiros do mais culto e educado possível, já conheci alemães super barulhentos, já conheci Espanhóis que dão 100 a 0 aos Portugueses na cultura geral sobre o nosso próprio país, ...

Há de tudo.
  6.  # 8

Já agora Tyrande, o azeite do Pingo Doce é realmente muito bom. ;o)

Sabes uma coisa, ainda recentemente disse isso mesmo a uma Alemã e ela lá foi comprar para experimentar. Ela ADOROU.
  7.  # 9

Ceac a minha irmã está a trabalhar no estrangeiro e na empresa gabam-lhe o Inglês.
    • ceac
    • 12 agosto 2014

# 10

Colocado por: branco.valterNo meu local de trabalho eu entro em contacto com pessoas de todo o mundo e é engraçado como os histeriotipos por vezes são completamente errados, outros que são certeiros. Outra coisa que eu gosto é tentar perceber que idéia aquelas pessoas têm de Portugal e dos Portugueses. Por vezes fico absolutamente aparvalhado com as coisas que saiem daquelas bocas.

O que eu mais gosto (e que e absolutamente errado) e de como os Noruegueses sao dos mais felizes do Mundo e de como todos eles sao cidadaos responsaveis que tem prazer em pagar impostos e que nunca fazem fraudes. Mentira... havendo possibilidade eles fogem aos impostos, enganam empresas e estado e sao de forma global um pouco miseraveis.
    Ja o estereotipo de serem frios... e um facto. Em ambientes de trabalho, isso nao se nota de maneira nenhuma... mas saindo para tomar um copo, so depois de estarem bebados e que se pode realmente conviver.
    • ceac
    • 12 agosto 2014

# 11

Colocado por: branco.valterCeac a minha irmã está a trabalhar no estrangeiro e na empresa gabam-lhe o Inglês.

O meu relogio nao mexe e esta certo duas vezes por dia... a mim ja me perguntaram de que sitio da California e que era ou se era do Sunderland ou do Newcastle tal e a minha facilidade de assimilar sotaques e falar ingles. Nao e por isso que toda a gente da minha idade sabe falar ingles da mesma maneira que eu... o mesmo se podera aplicar a sua irma.
  8.  # 12

Escola pública, Universidade pública...

Tem 20 e poucos anos.
    • ceac
    • 12 agosto 2014

# 13

Colocado por: branco.valterEscola pública, Universidade pública...

Tem 20 e poucos anos.

Muito parecida com o meu primo. ;)
  9.  # 14

Eu não mudo a minha opinião, viver em Portugal é bom, mas o Ceac tem toda a razão, a cerveja Belga supera em muito a nossa, eu sei, eu sei,
    afinal não temos tudo de bom, hehehe.
  10.  # 15

Boas

Caro Coutinho, bravo pela coragem na decisão que tomou em aventurar-se neste paìs ( onde eu habito também ), bravo pela coragem na partilha da sua aventura ( outros pelo que li aqui, não seriam homens para tanto ) e mais uma vez bravo por estar a oferecer uma oportunidade a alguém que possa estar numa situação menos favoràvel.

Vivo eu Lausanne desde 2005, momento em que decidí partir para a aventura. Posso dizer que o compreendo bem, pois eu vim para aqui sem contrato, levei 2 meses a encontrar trabalho e por vàrias vezes tive as malas feitas para arrancar para as minhas origens.

Sò quem vive neste país e està por dentro das leis que aqui se praticam, assim como as despesas que aqui existem, se pode pronunciar sobre comparações com o nosso Portugal.

Talvez muita gente precisa-se passar aqui uns tempos, para perceber porque razão os salàrios são tão elevados.

E " contratos " = " impostos " e integração social, ou seja impossivel de viver com 200francos por dia sozinho, jà viver em frança ....

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui coutinho
  11.  # 16

Colocado por: XLCBrunoBoas

Caro Coutinho, bravo pela coragem na decisão que tomou em aventurar-se neste paìs ( onde eu habito também ), bravo pela coragem na partilha da sua aventura ( outros pelo que li aqui, não seriam homens para tanto ) e mais uma vez bravo por estar a oferecer uma oportunidade a alguém que possa estar numa situação menos favoràvel.

Vivo eu Lausanne desde 2005, momento em que decidí partir para a aventura. Posso dizer que o compreendo bem, pois eu vim para aqui sem contrato, levei 2 meses a encontrar trabalho e por vàrias vezes tive as malas feitas para arrancar para as minhas origens.

Sò quem vive neste país e està por dentro das leis que aqui se praticam, assim como as despesas que aqui existem, se pode pronunciar sobre comparações com o nosso Portugal.

Talvez muita gente precisa-se passar aqui uns tempos, para perceber porque razão os salàrios são tão elevados.

E " contratos " = " impostos " e integração social, ou seja impossivel de viver com 200francos por dia sozinho, jà viver em frança ....

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rui coutinho

Oi.... cumprimentos caro Bruno, sabe, de momento estou a renovar um bloco de apartamentos em Lausane.comecei este tópico para dar oportunidade de alguém começar a trabalhar aqui na suíça e tem sido um trote de troca de conversa, mas é bom e salutar ver pessoas a dialogar.
    Pena que ninguém se queira arriscar ...
    •  
      Tyrande
    • 12 agosto 2014 editado

# 17

Eh lá, o número de comentários que distorcem o post de uma pessoa, é de ficar parva...
    vamos lá ver se a gente se entende:
    Eu falei de estereótipos.... ESTEREÓTIPOS! Que, adaptados ou não à realidade, existem na sociedade!
    Nunca, em momento algum, disse que concordava com eles, tanto de um lado, como do outro.
    Tal como disse, no Brasil o meu pai sofria preconceito ás vezes porque o estereótipo é: "português é burro". Concordo com isso? Claro que não! É um conceito parvo e troglodita. Criou-se aquela conceito que toda a gente é como anos 20 que todo o português é agricultor analfabeto e prontos! Só me apetecia mandar pra PKP quando me vinham com essas piadinhas...
    Aqui o estereótipo que todo zuca é traficante/favelado. Corresponde à realidade? Claro que não! e só me apetece distribuir chapada quando vêm com essas insinuações..
    O problema é, que, nos dois casos (e não só, isto acontece no mundo todo), as pessoas são julgadas antes mesmo de se conhecer, pelos ditos estereótipos.
    depois, posteriormente, quando as pessoas têm um bocadinho de convivência uma com as outras, quebram-se os ditos cujos (ou às vezes confirmam-se). É tal como disse o Branco uns posts acima.
    mas que os estereótipos existem... existem! Quer gostemos/concordemos com eles ou não! E porque não gostamos/concordamos? Porque sabemos que são injustos e 99% das vezes não correspondem à realidade da esmagadora maioria da população.

se já houve gente que foi ao Brasil e foi maltratada? Acredito 100%! Eu já fui! O meu pai já foi!
    E aqui a minha mãe também já foi alvo de descriminação várias vezes!
    Isto dá para os dois lados.
    Mas em questões de percentagem, posso dizer que tive muitos mais casos desagradáveis, de forma descarada, aqui do que lá.

Que os tugas lá fora, DEPOIS DE ESTAREM A PRESTAR O TRABALHO, são tidos como trabalhadores competentes, não duvido, mas para isso enfrentaram o estereótipo de serem mão-de-obra barata vindo da periferia da Europa.
    Aqui ninguém está a questionar a competência de ninguém.. irra.

Mais..
    Concordo que o Azeite Pingo Doce é muito bom. É que o compro há mais de 6 anos... :) Dei o exemplo do PD porque é a marca mais barata, e mesmo assim tem qualidade excelente. Para terem noção de como o pessoal no Brasil ficava maravilhado com o raio do azeite, eu costumava levar frascos de azeite como lembrança aos familiares quando ia lá. A minha avó gostava tanto que comia azeite puro com pão...enfim...Agora a marca Gallo já exporta para lá. Um litro de azeite Gallo custa uma pequena fortuna (em reais).

Mais..
    Eu estudei numa escola pública, nomeadamente na escola E.B, 2, 3 Fernando Pessoa, em sta Maria da Feira. Acabei os estudos, se não me falha a memória, em 2003. E olhe que o inglês que tive foi muito bom. Apenas com o inglês da escola, conjugado com assistir cartoons na Cartoon Network, jogar joguinhos na Mega Drive e posteriormente com a vinda da Internet (ou seja, levar uma vida normal para uma criança/adolescente, nada que os jovens de hj não tenham acesso), falo, escrevo e percebo muito bem a língua. Também há, no entanto, pessoas que acabaram o ano lectivo comigo, e mal sabem dizer duas frases completas. Olhe, os livros foram os mesmos, a professora foi a mesma.. Talvez eles devessem ter assistido mais Swat Cats no Cartoon Network.. hehehe

Os japoneses que tive contato, até hj, não posso dizer que sejam nada amigáveis. São HIPER educados, cordiais, mas é sempre à distância de um braço. Eram sempre super-desconfiados. do tipo "diz lá o que queres e põe-te a andar".

Questão dos transportes públicos. Por acaso nunca fui ao Rio. Mas em todos os locais que vivi, sempre estive muito bem servida. Principalmente por autocarros.

Amanhã vou-me divertir a ver como é que de alguma forma estupenda algum ignóbil vai conseguir distorcer estas palavras, citando convenientemente enxertos deste post e afirmar que estou a ser xenófoba...
    Concordam com este comentário: branco.valter
  12.  # 18

Colocado por: Tyrandetive muitos mais casos desagradáveis, de forma descarada, aqui do que lá.

mas isso não será pelo facto de ter passado cá mais de 90% da sua existência, como disse algures lá para trás????
  13.  # 19

Colocado por: jorgealves
    mas isso não será pelo facto de ter passado cá mais de 90% da sua existência, como disse algures lá para trás????

Pode sempre afirmar isso, sim.
    Ponhamos as coisas assim então. Em 4 anos que morei lá tive muitos menos casos desagradáveis que nos primeiros 4 anos que morei aqui.
    E digo nos primeiros 4 anos, e não nos últimos 4 anos, porque com a experiência aprendi a "topar" logo quem não grama estrangeiros e dou logo de fuga desses sítios antes que posso surgir qualquer situação menos agradável.
  14.  # 20

Colocado por: TyrandeEh lá, o número de comentários que distorcem o post de uma pessoa, é de ficar parva...
    vamos lá ver se a gente se entende:

Mais..
    Eu estudei numa escola pública, nomeadamente na escola E.B, 2, 3 Fernando Pessoa, em sta Maria da Feira. Acabei os estudos, se não me falha a memória, em 2003. E olhe que o inglês que tive foi muito bom. Apenas com o inglês da escola, conjugado com assistir cartoons na Cartoon Network, jogar joguinhos na Mega Drive e posteriormente com a vinda da Internet (ou seja, levar uma vida normal para uma criança/adolescente, nada que os jovens de hj não tenham acesso), falo, escrevo e percebo muito bem a língua. Também há, no entanto, pessoas que acabaram o ano lectivo comigo, e mal sabem dizer duas frases completas. Olhe, os livros foram os mesmos, a professora foi a mesma.. Talvez eles devessem ter assistido mais Swat Cats no Cartoon Network.. hehehe

Checa.

Amanhã vou-me divertir a ver como é que de alguma forma estupenda algum ignóbil vai conseguir distorcer estas palavras, citando convenientemente enxertos deste post e afirmar que estou a ser xenófoba...

Xenófoba!... LOL

0.0318 seg. NEW