Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Colocado por: rjmpiresEm relação à via verde, não percebo o porquê de tanto ódio a algo que é opcional.
    Porque de alguma maneira a via verde conseguiu o monopólio dos pagamentos por via eletrónica nas AE, e nas antigas SCUTS a alternativa disponível... Não tem a funcionalidade desejável. Que o digam os estrangeiros.

Sendo opcional, opto por não contratualizar qualquer serviço prestado por esta empresa.
    Mas também não vejo porque não posso dizer o que penso acerca da estratégia de negócio da dita empresa, tendo em conta que opera na área de infraestruturas básicas, cuja responsabilidade de fornecimento deveria recair sobre o estado.
    Concordam com este comentário: psergio57
  2.  # 522

Colocado por: HAL_9000Porque de alguma maneira a via verde conseguiu o monopólio dos pagamentos por via eletrónica nas AE, e nas antigas SCUTS a alternativa disponível... Não tem a funcionalidade desejável. Que o digam os estrangeiros.

Sendo opcional, opto por não contratualizar qualquer serviço prestado por esta empresa.
    Mas também não vejo porque não posso dizer o que penso acerca da estratégia de negócio da dita empresa, tendo em conta que opera na área de infraestruturas básicas, cuja responsabilidade de fornecimento deveria recair sobre o estado.

Certamente que se pode dizer o que se pensa, felizmente ainda vivemos num país livre.
    O que não falta aí são monopólios bem piores que este, é lógico que se quer sempre melhor a um preço mais acessível, mas de momento pagar 6€/ano para passar nas portagens via verde não me parece abusivo.. já o valor das portagens é outra conversa!
  3.  # 523

Colocado por: rjmpiresmas de momento pagar +6€/ano para passar nas portagens via verde não me parece abusivo.. j
    Sim, o valor não é elevado, ainda que hoje são 6 euros, amanha serão 8 e depois 16. Uma vez fidelizado o cliente....
    Simplesmente recuso-me a pagar para poder pagar portagens que são já de si abusivas. Quem deveria pagar o fee da via verde são as concecionárias (que têm todo o interesse no serviço) e não o cliente final.

É uma questão de princípio que tentarei manter enquanto puder.
    Por exemplo no banco também me passaram a cobrar para seu eu a fazer as operações do dia a dia, e eu mudei para um banco que não me cobra nada.
  4.  # 524

Colocado por: HAL_9000Sim, o valor não é elevado, ainda que hoje são 6 euros, amanha serão 8 e depois 16. Uma vez fidelizado o cliente....
    Simplesmente recuso-me a pagar para poder pagar portagens que são já de si abusivas. Quem deveria pagar o fee da via verde são as concecionárias (que têm todo o interesse no serviço) e não o cliente final.

É uma questão de princípio que tentarei manter enquanto puder.
    Por exemplo no banco também me passaram a cobrar para seu eu a fazer as operações do dia a dia, e eu mudei para um banco que não me cobra nada.

Felizmente ainda há opção de escolha, eu em vários contextos escolho a comodidade.
    • FFAD
    • 6 dezembro 2022 editado

# 525

Colocado por: rjmpires

Não sou a favor desta maioria PS.. mas também não tenho saudades nenhumas das coligações PSD-CDS

Em relação à via verde, não percebo o porquê de tanto ódio a algo que é opcional.
    As nossas estradas em Portugal não são as melhores certamente.. mas por essa Europa fora também são miseráveis e em países com mais condições.

Não tem saudades porque foi no tempo da troika, estar lá essa coligação ou a CDU o resultado era o mesmo.

Creio que essa coligação com as ventos a favor que este PS teve desde 2015 e mesmo assim consegue estragar tudo, seriam suficientes para por isto em velocidade cruzeiro.

este país vai em direcção ao abismo e não sabem. vivem num pedestal, eles e os seus boys e familia...

disclaimer, não tenho partido politico nem nunca terei. voto de acordo com as ideias e programas que são apresentados...
    • smart
    • 6 dezembro 2022 editado

# 526

Hum
    Eu acho piada é termos os serviços da AT a executarem cobranças para as concessionárias por falta de pagamento das portagens...
    Não conheço outros exemplos legitimados pelo estado, em benefício de entidades particulares...
    O que dizer disto 🤔
    Só na b^e quem não quer...
    Depois ficamos surpresos com o estado das vias alternativas...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, HAL_9000, NTORION, eu, rjmpires, psergio57, Nostradamus
    • eu
    • 6 dezembro 2022

# 527

Colocado por: smartEu acho piada é termos os serviços da AT a executarem cobranças para as concessionárias por falta de pagamento das portagens...

É a demonstração de como este País é uma estrumeira.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, srservente
    • eu
    • 6 dezembro 2022

# 528

Colocado por: HAL_9000Quem deveria pagar o fee da via verde são as concecionárias

E de certeza que pagam.
  5.  # 529

Colocado por: eu

É a demonstração de como este País é uma estrumeira.

O que me chateia mais no meio destes debates de direta vs esquerda é que o estrume vai mudando, mas o cheiro é o mesmo, umas vezes mais intenso outras menos.
    Concordam com este comentário: joaopiresx, pguilherme, Vítor Magalhães, eu
    • FFAD
    • 7 dezembro 2022 editado

# 530

Colocado por: rjmpires
    O que me chateia mais no meio destes debates de direta vs esquerda é que o estrume vai mudando, mas o cheiro é o mesmo, umas vezes mais intenso outras menos.
    Concordam com este comentário:joaopiresx,pguilherme,Vítor Magalhães

qual direita?

em pt nunca houve um governo de direita...
  6.  # 531

Colocado por: FFAD

qual direita?

em pt nunca houve um governo de direita...

Confesso que roço a ignorância política mas pode elaborar esse comentário?
    • FFAD
    • 7 dezembro 2022

# 532

Colocado por: gil.alves
    Confesso que roço a ignorância política mas pode elaborar esse comentário?

fácil, na minha opinião, nem o psd nem o cds é de direita...
    • AMG1
    • 7 dezembro 2022

# 533

Colocado por: FFAD

fácil, na minha opinião, nem o psd nem o cds é de direita...

Confesso também que não percebi. Se nem o PSD ou o CDS sao de direita, muito embora no caso do CDD o assuma claramente, será que nos pode dar um exemplo de governo de direita na europa?

Por exemplo, em Espanha, um governo do Partido Popular será de direita ou se esquerda?
    • RCF
    • 7 dezembro 2022

# 534

Colocado por: AMG1será que nos pode dar um exemplo de governo de direita na europa?

Hungria
    Itália
  7.  # 535

Eu tenho contrato (ou seja, não paguei pelo equipamento) há mais de 6 anos pagando na altura apenas uma taxa adicional nos meses que usava, estando agora migrado para a modalidade anual e já me aconteceu uma ou outra vez aparecer amarelo e nunca me mandaram email nenhum a dizer que tinha que trocar... Neste caso não lhes daria vantagem nenhuma a substituição (pressupondo que se encontre em boas condições claro)...
    • RCF
    • 7 dezembro 2022

# 536

Colocado por: XtrilhoEu tenho contrato (ou seja, não paguei pelo equipamento) há mais de 6 anos pagando na altura apenas uma taxa adicional nos meses que usava, estando agora migrado para a modalidade anual e já me aconteceu uma ou outra vez aparecer amarelo e nunca me mandaram email nenhum a dizer que tinha que trocar... Neste caso não lhes daria vantagem nenhuma a substituição (pressupondo que se encontre em boas condições claro)...

Não são casos como o seu que a Via Verde quer alterar. Eles querem é alterar outros, para ficarem igual a si.
    Eu, por exemplo, tinha um equipamento da Via Verde há mais de 20 anos e não pagava mensalidade nem anuidade nenhuma. Na altura, comprei-o e não tive de pagar nada por o usar
    Concordam com este comentário: dmatos
  8.  # 537

Colocado por: XtrilhoEu tenho contrato (ou seja, não paguei pelo equipamento) há mais de 6 anos pagando na altura apenas uma taxa adicional nos meses que usava, estando agora migrado para a modalidade anual e já me aconteceu uma ou outra vez aparecer amarelo e nunca me mandaram email nenhum a dizer que tinha que trocar... Neste caso não lhes daria vantagem nenhuma a substituição (pressupondo que se encontre em boas condições claro)...

Parece-me uma indicação que os famigerados emails não foram indiscriminados para "garantir a segurança das transacções financeiras", mas sim direccionados a quem tem identificadores comprados, sem subscrições.
    Concordam com este comentário: eu, rjmpires, jdmosorio
    • AMG1
    • 7 dezembro 2022

# 538

Colocado por: HAL_9000

Quando diz "ser eu a fazer as operações do dia-dia ..." quer dizer, imagino, utilizar a plataforma de homebanking que o banco lhe disponibilizou para entregar ordens de pagamento ou outras ao Banco.
    Sabe que depois do banco receber essas ordens vai ter se as executar. Por exemplo se for uma transferência, o banco vai ter de debitar a sua conta e entregar os fundos ao banco do destinatário e essa operação tem um conjunto de custos internos e externos que os bancos têm de suportar. Nao creio que valha a pena detalhar esses custos, mas eles existem e se nao tem relevância do ponto de vista unitário, se pensar em milhões de operações, a factura nao é mesmo nada pequena.
    No passado os bancos nao cobravam estas operações nos canais electrónicos, porque queriam direcionar os clientes para os canais eletronicos, onde os custos sao mais reduzidos e por outro porque como nao remuneravam, ou remuneravam de forma muito reduzida os depositos à ordem, na prática, o custo com os serviços era compensada com o funding quase a custo zero. Quando os depósitos dos clientes passaram constituir um custo para os bancos (junto do BCE), a solução foi começarem a cobrar ou aumentar as comissoes nos serviços.
    Claro que há bancos que mantêm uma politica de ausencia de comissões nos serviços, mas o custo está lá e ja sabe "não há almocos grátis", dia a factura vai chegar seja de forma mais ou menos transparente.
  9.  # 539

Colocado por: AMG1tilizar a plataforma de homebanking que o banco lhe disponibilizou para entregar ordens de pagamento ou outras ao Banco.
    Sim eu faço o trabalho do funcionário do banco, e o banco aproveita para poupar poupar na mão de obra, rendas, manutenção, eletricidade, estacionamento, se compararmos com o tempo em que essas operações era feitas ao balcão.

Se eu ganhei comodidade? Claro que sim, mas o banco tem aumentos nos lucros por ser eu a fazer as operações, logo cobra-me comissões porquê? Porque pode, tão simplesmente isto.

Colocado por: AMG1Sabe que depois do banco receber essas ordens vai ter se as executar.
    O programa informático auto-executa a maior parte das operações, pelo menos executa mais que aquelas que requerem a intervenção direta de um funcionário. Se o programa custa dinheiro, claro que sim, mas tendo em conta o que poupam em salários uma vez mais, rendas, etc....

Colocado por: AMG1porque queriam direcionar os clientes para os canais eletronicos, onde os custos sao mais reduzidos
    Então explique-me lá a lógica. Essas operações eram antes feitas ao balcão e a maioria era de "borla". Depois conseguiram direccionar os clientes para "os canais eletronicos, onde os custos sao mais reduzidos", e passaram por isso a cobrar mais em comissões, aumentos de 300-400-500%. Tem lógica?

Não me venha agora o AMG1 querer atirar areia para os olhos.

Se o bancos estão com excesso de liquidez e não precisam que os clientes coloquem lá o seu dinheiro, que avisem logo, mas que não tomem os clientes por lorpas.
    Imagino que nos bancos onde tenho conta e que não me cobram nada nem pelas operações, nem pelos cartões, tendo como contrapartida tão somente domiciliar o ordenados, estejam a ter prejuízos astronómicos porque "Por exemplo se for uma transferência, o banco vai ter de debitar a sua conta e entregar os fundos ao banco do destinatário e essa operação tem um conjunto de custos internos e externos que os bancos têm de suportar".

Ainda pago comissões num banco, porque tenho lá o CH, caso contrário mandava-os dar uma volta ao bilhar grande. Veja lá que até tenho de pagar 3.15 eur para eles me cobrarem a prestação, tal é a dimensão dos custos que têm para mandar a executar a operação.
  10.  # 540

Colocado por: AMG1e por outro porque como nao remuneravam, ou remuneravam de forma muito reduzida os depositos à ordem,
    Porque agora é uma loucura o que remuneram. Olho para as remunerações dos bancos, e ganho logo vontade de ser aforrador profissional.
    O AMG1 é um participante deste fórum cujas intervenções eu gosto de ler, mas neste caso não lhe consigo dar razão. E o AMG1 sabe perfeitamente que o aumento de comissões, associados aos canais eletrónicos, tem representado aumentos muito significativos nos lucros dos bancos. Ou seja, o valor das comissões, é definido pelo que eles conseguem cobrar, e nada tem a ver com o custo real das operações que o AMG1 fala.

Assim de repente veja os resultados do Activobank, bankinter, revolutbank, openbank, etc, que cobram zero em comissões. Devem estar a acumular prejuízos...A espere, esses foram os que tivemos de andar a resgatar para tapar os buracos criados pelas más decisões estratégicas...e no caso na CGD para cobrir os empréstimos incobráveis que foram concedidos aos amigos.

0.1214 seg. NEW