Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Pretendo discutir convosco uma questão que ainda não aqui discutida no forum (pelo menos penso eu).
    Tenho neste momento tenho o projecto de arquitectura e especialidades devidamente aprovadas na Câmara Municipal da minha região e como estou na fase de pedido de orçamentos, deparei-me com um pormenor no projecto térmico que desconhecia. Estou a falar em dispositivos de admissão de ar na fachada.
    Falei com o gabinete de projectos responsável pelo projecto térmico e aparentemente isto é algo que foi introduzido recentemente nas novas construções.

    Alguém pode dizer-me exactamente do que se trata?
    Que tipo de dispositivos são estes e onde deverão ser colocados (nas caixilharias presumo eu)?
    Existem imagens/fotos que possam ilustrar a sua aplicação?
    E já agora quais as reais vantagens destes dispositivos (presumo que seja para a casa "respirar")

    No meu caso foi estabelecido a necessidade de no minimo 7 dispositivos (1 na cave e 6 no R/C) na fachada auto-reguláveis a 2Pa com um caudal nominal de 40m3/h cada, totalizando um caudal de 280m3/h.

    Agradeço os vossos comentários.
    Obrigado
  2.  # 2

    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, C.CASTRO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, santosvieira, C.CASTRO
  3.  # 3

    Colocado por: santosvieiraauto-reguláveis a 2Pa com um caudal nominal de 40m3/h cada

    o sistema Cortizo não é auto-regulado,
    estes já são auto-regulados:
    http://www.france-air.com/pt/guia/produtos/PT_E84_14_1/isola-2-22-30-45.aspx
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo16062021Este dispositivo,composto por duas peças introduzidas na própria ferragem da janela,permite uma abertura milimétrica (6 a 8 mm) que assegura uma lenta e gradual admissão de ar mantendo a posição da janela fechada.
    correcto e afirmativo, mas não é auto-regulado, ou seja permitir passar somente uma determinada quantidade de ar independentemente das condições do vento, ao contrario dos sistemas livres (como este da Cortizo, que por sinal parece ser um excelente sistema) que estão dependentes da (de)pressão do vento.
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo16062021Nem eu disse que era,ou disse?


    alto lá, você esta falar com o Jorge errado,

    eu só alertei que o sistema Cortizo não é auto-regulado. que foi um dos requisitos do post inicial.
  6.  # 6

  7.  # 7

    O problema é que há muita escolha e pouca informação sobre elas.
    Quem é que elabora esses trabalhos? Pedreiros? Não me parece... Lojas de electrodomésticos? Instaladores de AC? A ventilação não constitui propriamente um ramo de negócio com informação exposta às pessoas.
    Eu quero instalar "qualquer coisa" eficaz e bonita para ventilar a casa e também não sei pelo que optar.
    Quando estamos na fase da construção é fácil, é planear antes e construir com ventilação embutida dentro dos tectos, no meu caso a casa já existe e tenho que escolher um método em que faça o mínimo de obras possível.
  8.  # 8

    Colocado por: Bricoleirono meu caso a casa já existe e tenho que escolher um método em que faça o mínimo de obras possível.


    Colocado por: Sergio Rodrigues
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:santosvieira
    por exemplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  9.  # 9

    Sabe se há representação em Portugal dessa marca Lunos?
  10.  # 10

    não faço ideia!
  11.  # 11

    Olá a todos,

    Decidi voltar a dinamizar um pouco este tópico. Volto a lembrar que esta discussão teve como base os dispositivos de admissão de ar na fachada que estão definidos no meu projecto térmico. No meu caso está definido a necessidade de no mínimo 7 dispositivos (1 na cave e 6 no R/C) auto-reguláveis a 2Pa com um caudal nominal de 40m3/h cada, totalizando um caudal de 280m3/h.

    Depois de ter discutido com algumas pessoas, destaco desde já o user jorgealves ao qual agradeço, penso que não irei aplicar nenhum dispositivos destes. Estou a pensar em substitui-los por um sistema VMC de duplo fluxo com recuperação de calor. Este sistema tem inúmeras vantagens comparativamente com os dispositivos de admissão de ar na fachada, dos quais destaco o facto de permitir a entrada de ar novo "aquecido". Tendo em conta que a casa vai ter aquecimento no verão, penso que faz todo o sentido optar pela VMC.
    É claro que o investimento não é o mesmo, mas no meu caso penso que vale a pena...

    Neste momento apenas tenho uma questão de necessito de ser esclarecida : visto que o projecto térmico tem estabelecido os dispositivos de admissão de ar na fachada e tendo em conta que haverá uma fiscalização térmica após a conclusão das obras, será que existe algum problema de eu optar pelo sistema VMC? Terei que fazer algum pedido/requerimento às entidades competentes (nomeadamente a ADENE) de forma a viabilizarem esta alteração?

    Agradeço os vossos comentários.
    Obrigado
  12.  # 12

    Colocado por: santosvieiraTendo em conta que a casa vai ter aquecimento no verão

    Vive no polo norte??? :D
  13.  # 13

    Colocado por: treker666
    Vive no polo norte??? :D


    Realmente :D Foi um erro da minha parte. Eu queria dizer que a casa vai ter aquecimento no inverno...
  14.  # 14

    Va la pessoal dêem-me à vossa opinião...
  15.  # 15

    Colocado por: santosvieiraTerei que fazer algum pedido/requerimento às entidades competentes (nomeadamente a ADENE) de forma a viabilizarem esta alteração?

    só tem que alterar o projecto térmico para incluir esta alteração.
  16.  # 16

    Pois isso é uma possibilidade que queria evitar, pois os custos podem ser elevados...
  17.  # 17

    Colocado por: santosvieirapois os custos podem ser elevados
    por alterar o estipulado no projecto térmico?
    não creio, mas é uma questão de questionar o projectista.
  18.  # 18

    Sinceramente não vejo qualquer sentido em pedir uma alteração ao projecto termico, se a VMC tiver as mesmas características que os dispositivos de admissão de ar nas fachadas... A questão que se coloca será como justificar/provar esse facto...
  19.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021
    Este dispositivo,composto por duas peças introduzidas na própria ferragem da janela,permite uma abertura milimétrica (6 a 8 mm) que assegura uma lenta e gradual admissão de ar mantendo a posição da janela fechada.

    http://www.cortizo.com/idioma=pt/sistemas/ver/72/microventilacion-cortizo.html


    As minhar rehau geneo fazem isso..
  20.  # 20

    Nos países ditos nórdicos e da europa central, é sistematicamente aplicados VMC.
    A verdade é que em França (por exemplo) é usualmente aplicado uma VMC de fluxo simples a fazer extracção na cozinha e WC. A introdução de ar novo é feito com dispositivos de admissão de ar aplicados nas caixas de estores.
    No meu caso, decidi fazer a mesma coisa, mas através de uma VMC de fluxo duplo.
    Agora a questão que se coloca é a conformidade desta instalação com o projecto térmico...
 
0.0228 seg. NEW