Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Diariamente, leio aqui no fórum, textos com imensos erros ortográficos.
    Eu próprio também darei alguns.
    De outros fóruns tenho a ideia que o pessoal não gosta muito de ser corrigido.
    Qual a posição do Fórum da Casa e seus foristas, sobre este assunto? Se alguém vir algum erro ortográfico, de bradar aos céus, esse erro pode ser anotado e comunicado? Se sim, no próprio tópico ou mensagem privada?

    Pessoalmente, gosto de ser corrigido quando erro e muitas vezes é minha vontade comunicar os erros que vejo mas não querendo melindrar ninguém acabo por não dizer nada.

    Fica assim a pergunta e o repto à discussão do assunto :)
  2.  # 2

    Colocado por: bodrelhos
    Fica assim a pergunta e o repto à discussão do assunto :)

    Fica assim a pergunta e o resto a discussão do assunto!

    ja viu se vamos andar a ver cada palavra e cada erro isto mais nunca vai acabar e voce acabou de dar o exemplo?
  3.  # 3

    Caro ramos1999, penso que o bodrelhos escreveu exactamente o que pretendia. REPTO significa desafio ... a quê ? à discussão do assunto.

    Penso no entanto que é preferível não andarmos aqui a corrigir os erros de cada um.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: mmgreg, ramos1999
  4.  # 4

    Colocado por: Gabinete OPCaro ramos1999, penso que o bodrelhos escreveu exactamente o que pretendia. REPTO significa desafio ... a quê ? à discussão do assunto.

    Penso no entanto que é preferível não andarmos aqui a corrigir os erros de cada um.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário:ramos1999

    Quando são demasiados ate se compreende,agora um,dois ou 3 nem vale a pena eu por exemplo tenho um problema nos acentos pois tenho um computador com teclado de outro pais e nesse caso vou passar a vida a ser corrigido,antigamente tinha o windows7 e carregava em corrigir texto mas agora com o 8 não funciona!
  5.  # 5

    Então com o acordo ortográfico... Eu recuso-me a escrever segundo o acordo, e sim farto-me de dar erros, não sei porquê, mas quando escrevo à mão raramente dou erros.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP, mmgreg, Jorge Santos - Faro, two-rok, lilianae
  6.  # 6

    Concordei com a parte " Eu recuso-me a escrever segundo o acordo "

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: two-rok, Sabrina, opa
  7.  # 7

    Também não escrevo de acordo com o novo acordo. Estou convencido que a esmagadora maioria, entre o quais me incluo, não escapa a um ou outro erro, para não dizer mais. Há também users cujos erros são naturalmente compreensíveis. Imaginem alguém a viver há dezenas de anos noutro país, falar e escrever diariamente noutra língua. É natural que o português que escrevem ou falam se altere em consequência disso (conheço alguém que em vez de “evidentemente” diz “evidamente”, influência do francês que usou durante muitos anos). Isto para dizer que acho os erros naturais, o que às vezes não acho natural é a sua quantidade na mesma frase ou parágrafo. Custa-me também ver certos erros em users que, mercê da escolaridade que possuem, têm obrigação de fazer melhor.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP, LuB, two-rok
  8.  # 8

    Colocado por: bodrelhostextos com imensos erros ortográficos.
    Eu próprio também darei alguns

    Toda a gente dá erros. Muitos deles sem querer e alguns obviamente por desconhecimento ou distracção.
    Eu por ex. escrevo 90 % das vezes voçê e algumas pessoas me vieram emendar ... Claro qu foram indelicadas pois para emendar uma pessoa deve emendar toda a gente .
    Hoje para não me chatearem a cabeça escrevo Você bem escrito mas a maioria das vezes tenho que voltar atrás e apagar.
    Mas agora pergunto eu ... Ao emendarem os utilizadores do fórum não estão a mandar embora muitos utilizadores que não sabem escrever bem ( não falo de erros ) para ficarem por aqui apenas os mais eruditos ?

    O que me custa mais são pessoas que andaram a estudar nas universidades não saberem escrever... As vezes entretinha-me a ler uns testes que estavam a ser corrigidos aqui por casa... Não conseguia perceber frase de estudantes do 3º ano da universidade.

    Isso é que é grave... Ainda hoje vi uma serie de erros em alguns Jornais, num deles os comentários até foram ordinários e toda a gente via que foi apenas um troca de letras ...

    Vou dar-lhes um exemplo de ignorância que já tem barbas... Nos Jornais quando aguem é tolhido por um comboio o automóvel todos escrevem colhido parece que não sabem que para colher temos que semear primeiro .
    À uns tempos estava a contar essa a um amigo assim mais " pseudo erudito" e apostou comigo que tolhido não existia . Não tinha o Word à mão .

    A nova geração do Lol do Bue e do fixe está muito pior que a minha! Não sei onde isto vai parar, pois não se trata de erros, mas sim de um dificuldade de expressão alarmante...
    Espero ter-me exprimido bem e sem erros, mas se o fiz foi apenas porque estou a escrever sem stress, porque quando estamos mais à pressa e a pensar em tudo menos no que estamos a dizer, os erros florescem e só os menos inteligentes se tentam aproveitar disso para atacar na falta de argumentos.

    Pela minha experiencia de vida aprendi muito mas muito mais até hoje com pessoas que escrevem mal, algumas muito mal mesmo!
    E as maiores desilusões têm sido com pessoas que "cantam bem" mas pouco me alegram. E algumas escrevem muito bem mas não dizem algo .
  9.  # 9

    Colocado por: Delfime sim farto-me de dar erros, não sei porquê, mas quando escrevo à mão raramente dou erros.

    Eu tinha esse problema, há mão não dava erros mas no pc mesmo com atenção dava erros demais e hoje ainda claro... Tenho sempre que reler pois eu ainda sei topar os erros .
    Hoje raremente escrevo à mão ( com a patinha+ caneta ) e acho que manualemente já darei mais erros.
    Acho que tem a ver com o habito, pois poucas pessoas sabem correctamente Português, para descobrir isso basta apanhar lições do estudantes quando têm a matéria fresca.
  10.  # 10

    (...) Penso no entanto que é preferível não andarmos aqui a corrigir os erros de cada um.

    Sim, talvez... Só se for para não ferir susceptibilidades: porque há cada erro [de gente nada, criada e a viver em Portugal (para desculpar quem vive ou viveu no estrangeiro e pouco contacto teve com a língua portuguesa)] que é de bradar aos céus! Desde escrever com Ç antes de E ou I , até a fato quando se pronuncia facto, úmido em vez de húmido, nem quando o indesejável acordo ortográfico, propõe tal grafia. Temos de dar o benefício da dúvida por causa dos teclados? Será que há teclados que não têm as letras C ou H? Quando bastantes estrangeiros veem frequentar as nossas universidades para aprender português, como vamos ensinar-lhes? Uma visitinha pelo »Ciberdúvidas« (que infelizmente deixou de ter o apoio do ministério da cultura, que está paupérrimo, até de cultura, já nem existe e foi »elevado« a uma mera secretaria de estado) não faria mal a ninguém! Também não admira, estamos na cauda da Europa... o que se pode esperar?
    • r.v
    • 14 setembro 2014

     # 11

    lol lol lol
  11.  # 12

    O erro mais frequente aqui no forum é:

    Exemplos:

    a) Acabei uma construção à duas semanas; Errado
    Acabei uma construção duas semanas; Correcto
    b) O meu cliente não me paga os serviços prestados à dois anos; Errado
    O meu cliente não me paga os serviços prestados dois anos. Correcto

    O único aspecto comum no par há vs à é a pronúncia!
    Concordam com este comentário: bodrelhos
  12.  # 13

    Colocado por: Anonimo16062021
    Agora mesmo está a escrever com que,com os pés?
    :-))

    Até eu me fartie de rir... tinha um erro, já emendei :-) Gosta mais assim ?

    Colocado por: maria rodriguesjá nem existe e foi »elevado« a uma mera secretaria de estado

    Pois é ... O outro roubou tudo e agora não há massa para ter mais um ministério a mamar à pala dos meus impostos !
    Temos que respeitar a democracia ... Temo um Governo eleito, bom ou mau... Em breve teremos oportunidade de eleger outro... Há mais putos na lista de espera ...
    • El_58
    • 14 setembro 2014 editado

     # 14

    E a nossa "digníssima" comunicação social que insiste, insiste, insiste... Em que os modelos "poisam" e não "posam"... Quem poisa são os pássaros depois de voar. Os modelos fazem "poses", "posam"...

    Não há ninguém nas TV's que corrija aquela gente?
  13.  # 15

    Colocado por: maria rodriguesSim, talvez... Só se for para não ferir susceptibilidades


    Se este fórum fosse sobre literatura portuguesa ou sobre linguística então concordaria em chamar a atenção sobre os erros praticados pelos membros. No entanto este fórum não se dedica a esses temas pelo que se formos corrigir ( e eu também posso dar um ou outro erro ) todos os membros então o fórum irá tornar-se massudo e dar azo ainda a mais quezílias entre membros... e já existem tantas...

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Jorge Santos - Faro
  14.  # 16

    Quando os erros possam levar a um entendimento diferente, ou descontextualizem a frase onde estão inseridos, acho por bem que se corrija. Quando é ortografia pura (há's com à's ou S's e Z's) que se deixe andar...

    É a minha opinião sobre o tópico!
    Concordam com este comentário: Gabinete OP, Italiano
  15.  # 17

    Eu já tive uma fase de grande intolerância para com os erros aqui no fórum. Também me parece que, há uns anos, era mais comum que as pessoas viessem aqui despejar palavras. Li vários posts em que, simplemente, não se percebia patavina. Hoje em dia, parece-me que a qualidade média da escrita é bem mais elevada, salvo alguns "voçês" e "se eu começa-se". Até o de jesus mendes está praticamente uma Margarida Rebelo Pinto!
  16.  # 18

    (...) Não há ninguém nas TV's que corrija aquela gente?

    Só se criarem a figura do Censor, como no tempo da outra senhora, chamado »Lápis Azul«! (Ironicamente falando...)
    Quando muitos professores foram »reprovados«, nos testes de avaliação (a maioria, porventura, porque não aderiu ao acordo ortográfico) como podemos esperar que o ensino do português melhore? Só com a »velha guarda«, direi eu!
  17.  # 19

    Se este fórum fosse sobre literatura portuguesa ou sobre linguística então concordaria em chamar a atenção sobre os erros praticados pelos membros. No entanto este fórum não se dedica a esses temas pelo que se formos corrigir ( e eu também posso dar um ou outro erro ) todos os membros então o fórum irá tornar-se massudo e dar azo ainda a mais quezílias entre membros... e já existem tantas...

    Obviamente que, no meu comentário, não se pode subentender que se propõe uma verificação de erros, por membros do Fórum, porque o próprio PC, sublinha os erros de ortografia. Não é assim tão difícil de detectar alguns erros, crassos, que deveriam ser corrigidos antes de adicionar o comentário.
  18.  # 20

    Colocado por: El_58
    Não há ninguém nas TV's que corrija aquela gente?

      Em tempos, pelo menos na radio, havia uma figura responsável por seguir todas as emissões e dar conhecimento (à posteriori) aos jornalistas dos erros ortográficos/semânticos que tinham cometido. Acho que até a pronúncia é/era análise.

      Hoje em dia, com a crise, essa figura tende a desaparecer se é que já não desapareceu.
     
    0.0274 seg. NEW