Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: pedro_px

Também gostaria de saber qual o nome disso pois é um pouco ridiculo cobrarem-me dinheiro que nem me emprestaram e cobrarem juros desse mesmo dinheiro que não me emprestaram.

chama-se imposto selo....e voce tem que o pagar! o que o banco faz é descontar esse valor diretamente do emprestimo, em vez de ir á sua conta buscar o dinheiro!

ou seja efectivamente o banco emprestou-lhe 97 mil euros, na sua conta apenas foi creditada a diferença entre aquilo que o banco lhe emprestou e o imposto que foi entregue ao estado!
    Concordam com este comentário: anatrindade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro_px
  2.  # 62

Colocado por: loverscout

chama-se imposto selo....e voce tem que o pagar! o que o banco faz é descontar esse valor diretamente do emprestimo, em vez de ir á sua conta buscar o dinheiro!

ou seja efectivamente o banco emprestou-lhe 97 mil euros, na sua conta apenas foi creditada a diferença entre aquilo que o banco lhe emprestou e o imposto que foi entregue ao estado!

Sim, já compreendi isso. Só nem sabia da existencia desse imposto.
  3.  # 63

Sim, já compreendi isso. Só nem sabia da existencia desse imposto.

nao me acredito que isso nao esteja nos papeis que assinou....
  4.  # 64

Colocado por: pedro_pxOra aqui está os valores para calcular o vpt.
    aqui diz que foi feito em 2013, certo? entao nao posso pedir já, certo? tenho de esperar os 3 anos?

E será que me compensa pedir a reavaliação a ver se baixa ou nem vai valer a pena?

Esse cálculo está muito desactualizado.
    Tem que pedir uma actualização do vpt.

Valor actual: 603x244x1.00x1.20x1.05x0.90 = 166.847,69€
  5.  # 65

Colocado por: Picareta
    Esse cálculo está muito desactualizado.
    Tem que pedir uma actualização do vpt.

Valor actual: 603x244x1.00x1.20x1.05x0.90 = 166.847,69€

É nas finanças que devo pedir? Tem de ser nas finanças da área do imovel?
    Já agora também me sabe dizer quanto irei pagar de IMI?
  6.  # 66

Colocado por: pedro_pxÉ nas finanças que devo pedir?

Pede para actualizar o vpt do imóvél, em principio tem que entregar o modelo 1 preenchido.
    Atenção à justificação desse pedido porque alguns pedidos de avaliação são pagos. Informe-se no balcão.

Colocado por: pedro_pxTem de ser nas finanças da área do imovel?

Não sei.

Colocado por: pedro_pxJá agora também me sabe dizer quanto irei pagar de IMI?

Irá pagar um valor entre 0.3% e 0.5% ao ano, dependendo do município:

http://www.economias.pt/taxas-de-imi-por-concelho/
  7.  # 67

Pede para actualizar o vpt do imóvél, em principio tem que entregar o modelo 1 preenchido.
    Atenção à justificação desse pedido porque alguns pedidos de avaliação são pagos. Informe-se no balcão.

Não sei.

Irá pagar um valor entre 0.3% e 0.5% ao ano, dependendo do município:

http://www.economias.pt/taxas-de-imi-por-concelho/

Algum conselho sobre qual justificação devo apresentar?
    Não basta simplesmente dizer que o valor está desactualizado?
  8.  # 68

Estava sim, foi-me explicado hoje.
  9.  # 69

Colocado por: pedro_pxAlgum conselho sobre qual justificação devo apresentar?

O modelo 1 tem lá as várias opções, terá que escolher "Pedido de Avaliação"
    A minha dúvida é a forma de não pagar por essa avaliação

Pode entregar o modelo 1 pela net, e lá estão as seguintes opções:
      mod1 IMI.GIF
  10.  # 70

Estava sim, foi-me explicado hoje.

foi apanhado......

assinou sem ler..... =)
  11.  # 71

O modelo 1 tem lá as várias opções, terá que escolher "Pedido de Avaliação"
    A minha dúvida é a forma de não pagar por essa avaliação

Pode entregar o modelo 1 pela net, e lá estão as seguintes opções:
      mod1 IMI.GIF

Então posso pedir essa avaliação através do portal das finanças na minha conta pessoal?
    Depois essa avaliação é feita como? Vai alguém lá a casa?
    E caso tenha de pagar essa avaliação sabe qual o preço?
  12.  # 72

13.  # 73

Colocado por: pedro_pxEntão posso pedir essa avaliação através do portal das finanças na minha conta pessoal?

Sim

Colocado por: pedro_pxDepois essa avaliação é feita como? Vai alguém lá a casa?

Em principio não vai ninguém a sua casa, visto que só tem que corrigir o valor da construção (passa de 615€/m2 para 603€/m2) e corrigir o coeficiente de vetustez (passa de 0.98 para 0.90)

Colocado por: pedro_pxE caso tenha de pagar essa avaliação sabe qual o preço?

Não tem que pagar nada, aliás estas avaliações deveriam ser automáticas, não deveríamos sequer estar a fazer esse pedido às finanças.

Isto nem sequer é uma avaliação, mas sim uma actualização do vpt, simplesmente as finanças podem considerar que é uma avaliação para lhe cobrar mais uns €€€, e é com isso que tem que se preocupar.
  14.  # 74

Colocado por: pedro_pxOra aqui está os valores para calcular o vpt.
    aqui diz que foi feito em 2013, certo? entao nao posso pedir já, certo? tenho de esperar os 3 anos?

E será que me compensa pedir a reavaliação a ver se baixa ou nem vai valer a pena?
      IMG_2854-cópia.jpg

Tendo em conta que só se pode pedir a reavaliação de 3 em 3 anos no maximo, tenho de esperar por 2016 ou 2017?
    A ultima avaliação foi em 2013?
  15.  # 75

Colocado por: pedro_pxA ultima avaliação foi em 2013?

A ultima avaliação deve ter sido feita em 2008, e todos os anos as finanças actualizam o preço, não faço ideia como, mas acho que tem a ver com a taxa de inflação, por isso é que lá está referido o ano de 2013.
    Para subir o vpt é automático, para descer tem que pedir!!!!
  16.  # 76

Sendo assim penso que é melhor passar pessoalmente nas finanças para se esclarecer dessas duvidas e depois pedir a reavaliação com mais certezas ;)
    Concordam com este comentário: Picareta
  17.  # 77

Também gostaria de saber qual o nome disso pois é um pouco ridiculo cobrarem-me dinheiro que nem me emprestaram e cobrarem juros desse mesmo dinheiro que não me emprestaram.

Chama-se "imposto" e é o Estado que arrecada.
  18.  # 78

Está lá com certeza. se ler com atenção, vai encontrar.
  19.  # 79

Colocado por: pedro_pxSendo assim penso que é melhor passar pessoalmente nas finanças para se esclarecer dessas duvidas e depois pedir a reavaliação com mais certezas ;)
    Concordam com este comentário:Picareta

tem que passar nas finanças para saber quando é que a sua casa foi avaliada para IMI.
    se puder pedir uma nova avaliação, só tem que preencher um impresso e esperar.
    convem que a sua casa (real) esteja de acordo com a documentação oficial ou seja, que "a bota bata com a perdigota".
    Por exemplo, se nas plantas ou nos documentos disser que tem mais área do que na realidade tem, não lhe vai valer de muito pedir uma nova avaliação às finanças.
    Imagine que tem na planta uma garagem ou uma piscina que entretanto, por qualquer razão, deixou de ter??
    Já se certificou que a documentação está em conformidade com o que de facto comprou? (sem contar com o dito quarto).
  20.  # 80

A mim aconteceu o mesmo mas felizmente no sentido inverso, ou seja, o banco passou-me uns valores de impostos de quase 3000€, mas depois as guias (IMT+IS) juntas não chegaram aos 1500€.

Em relação à alteração da morada fiscal a mesma tem que ser feita num conservatória (caso tenha cartão de cidadão)

Quanto ao IMI é de 0.3% a 0.5% (depende do município) e vai ter que o pagar pois, as isenções são só para casas avaliadas pelas finanças abaixo dos 125000€.

Quanto ao 700€ que o banco lhe "tirou" a mim fizeram o mesmo mas eu já sabia pois estava no contrato e foi-me esclarecido previamente pelo banco.

0.0292 seg. NEW