Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: pedro_pxQue motivos os podem levar a aumentar por exemplo? uma vez que a casa tem a mesma área

Por exemplo a casa ter 300m2.

Já agora, sabe se o valor da área que está na caderneta predial está correcto?
    Qual a área habitável e qual a área da garagem, área de terraços, área do terreno...etc?
    Concordam com este comentário: anatrindade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro_px
  2.  # 102

Colocado por: pedro_pxo estado atual da casa que eles (banco) reconheceram estar em mau estado...

Isso não entra na avaliação das finanças, é um dos motivos para a diferença de valores.
  3.  # 103

Colocado por: pedro_px

Segundo um vizinho, é este o caso (mais de 2 anos). E depois também possa ajudar a justificar o valor, o estado atual da casa que eles (banco) reconheceram estar em mau estado...

Registe isto:
    O banco nada tem a ver com IMI e avaliações para impostos.
    A partir de agora as suas contas com a banca estão feitas e restringem-se ao crédito. Ponto final, parágrafo.

O seu assunto "IMI" e avaliação patrimonial para efeitos de impostos é unicamente com a Autoridade Tributária.
    E tal com disse o Rodri12 só são avaliadas as áreas (m2 e custo de construção por m2 fixado pela câmara municipal da área onde está localizado imóvel), idade do imóvel e o meio envolvente (cidade, campo, piscina, garagem, elevador, acessos, condomínio fechado, campos de ténis, etc, etc.)
  4.  # 104

Colocado por: Picareta

Qual a área habitável e qual a área da garagem, área de terraços, área do terreno...etc?
    Concordam com este comentário:anatrindade

Siga estas instruções do Picareta e certifique-se que os elementos de que dispõe nos documentos estão corretos ANTES de avançar com um pedido de reavaliação do valor patrimonial nas Finanças.
    É melhor jogar pelo seguro e ter a certeza que está devidamente informado. E acautelado.
  5.  # 105

Na ficha tecnica da habitação, as áreas que constam lá são:
    Área implantação edificio- 198 m2;
    Área bruta da habitação- 518,7 m2;
    Área bruta do fogo- 518,7 m2;
    Área util do fogo- 438,8 m2

Na caderneta predial:
    Área total do terreno - 400m2;
    Área implantação do edificio - 200m2;
    Área bruta de construção - 400m2;
    Área bruta dependente - 230m2;
    Área bruta privativa - 170m2.

Depois mais abaixo nessa mesma caderneta diz:
    Mod 1 do IMI entregue em 2007/06/14. Avaliada em 2008/01/20.
  6.  # 106

Ora no coeficiente 'A', deveria estar qual valor? 518,7?

Em letras pequenitas em baixo tem a legenda sobre o que é esse coeficiente A. A=área bruta de construção mais a área excedente à área de implantação.
  7.  # 107

Colocado por: pedro_pxOra no coeficiente 'A', deveria estar qual valor? 518,7?

O valor da área é calculado da seguinte forma:

A = 170 + 230 x 0.30 + (400-200) x 0.025 = 244m2
  8.  # 108

Quanto ao coeficiente de vetustez, foi imitida a licenca de utilização em 29/04/2005.
    O que quer dizer que a casa tem atualmente 9 anos e por isso coeficiente de 0,85, certo?
  9.  # 109

Colocado por: pedro_pxNa caderneta predial:
    Área total do terreno - 400m2;
    Área implantação do edificio - 200m2;
    Área bruta de construção - 400m2;
    Área bruta dependente - 230m2;
    Área bruta privativa - 170m2.

Tem que pegar nas plantas e numa régua e verificar se estes valores estão correctos.

Artº 40 do código do IMI:
    Tipos de áreas dos prédios edificados

1 - A área bruta de construção do edifício ou da fracção e a área excedente à de implantação (A) resultam da seguinte expressão:
    A = (Aa + Ab) x Caj + Ac + Ad
    em que:
    Aa representa a área bruta privativa;
    Ab representa as áreas brutas dependentes;
    Caj representa o coeficiente de ajustamento de áreas;
    Ac representa a área de terreno livre até ao limite de duas vezes a área de implantação;
    Ad representa área de terreno livre que excede o limite de duas vezes a área de implantação.
    (Redacção dada pela Lei nº 53-A/2006, de 29/12)

2 - A área bruta privativa (Aa) é a superfície total medida pelo perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos separadores do edifício ou da fracção, incluindo varandas privativas fechadas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício ou da fracção, a que se aplica o coeficiente 1.

3 - As áreas brutas dependentes (Ab) são as áreas cobertas e fechadas de uso exclusivo, ainda que constituam partes comuns, mesmo que situadas no exterior do edifício ou da fracção, cujas utilizações são acessórias relativamente ao uso a que se destina o edifício ou fracção, considerando-se, para esse efeito, locais acessórios as garagens, os parqueamentos, as arrecadações, as instalações para animais, os sótãos ou caves acessíveis e as varandas, desde que não integrados na área bruta privativa, e outros locais privativos de função distinta das anteriores, a que se aplica o coeficiente 0,30.

4 - A área do terreno livre do edifício ou da fracção ou a sua quota-parte resulta da diferença entre a área total do terreno e a área de implantação da construção ou construções e integra jardins, parques, campos de jogos, piscinas, quintais e outros logradouros, aplicando-se-lhe, até ao limite de duas vezes a área de implantação (Ac), o coeficiente de 0,025 e na área excedente ao limite de duas vezes a área de implantação (Ad) o de 0,005.
  10.  # 110

Colocado por: pedro_pxQuanto ao coeficiente de vetustez, foi imitida a licenca de utilização em 29/04/2005.

Colocado por: pedro_pxQuanto ao coeficiente de vetustez, foi imitida a licenca de utilização em 29/04/2005.
    O que quer dizer que a casa tem atualmente 9 anos e por isso coeficiente de 0,85, certo?

Certo, mas é estranho só ter sido inscrita na matriz em 2008!!
  11.  # 111

Estranho porque?
    Ter sido emitida a licença em 2005 mas inscrição em 2008 qual é a data que é considerada para efeitos de calculo de vetustez?

Isto quer dizer que a casa ja começou a ser habitada em 2005 mas só em 2008 começaram a pagar IMI?
  12.  # 112

De que forma posso saber se o valor da área que está na caderneta predial está correcto?
    Quanto à área de cada divisão, tenho na tal ficha técnica da casa as plantas e um relatório sobre a construção da casa onde também vem lá quanto mede cada área. Basta somar?
  13.  # 113

Estas pessoas agradeceram este comentário:pedro_px

Se não vai ninguém lá a casa fazer a reavaliação, como é que conseguem saber se as áreas estão correctas?
  14.  # 114

Poderá me informar quais os aspectos que levariam o IMI a subir?
    Apenas o aumento do preço por m2 que a câmara fixa anualmente ou aumento da área através da construção de uma garagem, piscina ou anexo tendo em conta que este tipo de extras foram construídos depois da ultima avaliação?
    Para saberem se foi feita mais alguma ''construção'' teriam de ir inspecionar a casa, não?
    E o coeficiente de conforto não muda? Por exemplo: a casa neste momento tem caixilharia de aluminio de vidro simples. Caso eu trocasse a caixilharia para vidros duplos, ou instalasse AC, o conforto aumentava? O coeficiente conforto também aumentava? E se pode aumentar, também não pode diminuir? Uma vez que a casa já foi assaltada e roubaram algumas janelas, agora tem menos conforto? O coeficiente conforto não diminui caso eu peça a reavaliação neste momento para verem a casa em mau estado antes de começar a fazer obras?

Encontrei este link:
    https://sites.google.com/a/pttax.net/imi/cimi/vi-do-valor-patrimonial-dos-predios-urbanos/artigo-043
    ''Estado deficiente de conservação'': até 0,05.
    isto quer dizer que posso obter uma redução no coeficiente através desta variável ?
  15.  # 115

Outra questão que entretanto me lembrei.
    É possível este imóvel sendo do banco anteriormente, tenha faturas de IMI por pagar que irão passar para meu nome agora?

Pergunto isto porque não confirmei nas finanças uma vez que um contabilista e uma arquiteta da câmara disse que não seria necessário por ser um imóvel do banco. Por ser imóvel do banco, poderia ficar descansado...
  16.  # 116

Colocado por: pedro_pxEstranho porque?

Porque a lei diz que uma casa tem que ser registada nas finanças 60 dias após a sua conclusão.

Colocado por: pedro_pxTer sido emitida a licença em 2005 mas inscrição em 2008 qual é a data que é considerada para efeitos de calculo de vetustez?

Data da conclusão da obra...neste caso 2005.

Colocado por: pedro_pxDe que forma posso saber se o valor da área que está na caderneta predial está correcto?

Medindo. Com uma planta à escala e com uma régua.

Colocado por: pedro_pxQuanto à área de cada divisão, tenho na tal ficha técnica da casa as plantas e um relatório sobre a construção da casa onde também vem lá quanto mede cada área. Basta somar?

Não. Se somar a área de cada divisão, vai obter a área útil da casa, mas o que interessa é a área bruta, ou seja a área medida pelo exterior.

Colocado por: pedro_pxSe não vai ninguém lá a casa fazer a reavaliação, como é que conseguem saber se as áreas estão correctas?

As medições são feitas nas plantas do projecto que foram entregues nas finanças.
    No seu caso, quase de certeza que não vai ninguém lá a casa, limitam-se a alterar o coef. de vetustez e o valor da construção.

Colocado por: pedro_pxPoderá me informar quais os aspectos que levariam o IMI a subir?

O IMI depende do vpt e da taxa (IMI = VPT x TAXA), portanto sobe se algum destes factores subir...aritmética simples :-))

Colocado por: pedro_pxApenas o aumento do preço por m2 que a câmara fixa anualmente ou aumento da área através da construção de uma garagem, piscina ou anexo tendo em conta que este tipo de extras foram construídos depois da ultima avaliação?

Não é a câmara que fixa o preço por m2, é o governo, a Câmara fixa a taxa a pagar pelo IMI.
    Todos os extras construidos depois da última avaliação, não são considerados na actualização do vpt...a não ser que você informe as finanças dessas alterações, ou o avaliador das finanças vá lá a casa e verifique a existência dessas alterações.

Colocado por: pedro_pxPara saberem se foi feita mais alguma ''construção'' teriam de ir inspecionar a casa, não?

Sim, a não ser que você lhe dê essa informação.

Colocado por: pedro_pxE o coeficiente de conforto não muda?

Muda.

Colocado por: pedro_pxPor exemplo: a casa neste momento tem caixilharia de aluminio de vidro simples. Caso eu trocasse a caixilharia para vidros duplos, ou instalasse AC, o conforto aumentava?

Aumentava se instalasse AC...3%. Mas isso só aconteceria se você fosse às finanças e dissesse: Aumentem o vpt da minha casa porque eu instalei AC!!!
    Na prática nenhum avaliador se preocupa com estes pormenores.

Colocado por: pedro_pxUma vez que a casa já foi assaltada e roubaram algumas janelas, agora tem menos conforto?

Tem. Vai às finanças pedir para reduzir o vpt porque roubaram algumas janelas, depois de colocar as janelas vai lá outra vez pedir para aumentarem o vpt.

Colocado por: pedro_px''Estado deficiente de conservação'': até 0,05.
    isto quer dizer que posso obter uma redução no coeficiente através desta variável ?

Como já tinha referido..SIM, mas depois de colocar as janelas, tem que lá pedir para aumentarem o vpt

PS: Em algumas respostas fui pouco sarcástico, porque se tratam de pormenores aos quais nem os avaliadores das finanças ligam. Acha que alguém que tem uma infiltração no telhado vai às finanças solicitar uma reavaliação do vpt, porque o coef. de qualidade e conforto diminuiu?
  17.  # 117

Colocado por: pedro_pxÉ possível este imóvel sendo do banco anteriormente, tenha faturas de IMI por pagar que irão passar para meu nome agora?

Não.
    O IMI a pagar num determinado ano, é pago pelo proprietário do imóvel, em 31 de Dezembro do ano anterior, isto significa que se comprar o imóvel hoje só irá pagar imi em 2016.
  18.  # 118

Não.
    O IMI a pagar num determinado ano, é pago pelo proprietário do imóvel, em 31 de Dezembro do ano anterior, isto significa que se comprar o imóvel hoje só irá pagar imi em 2016.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedro_px

Obg Picareta, tem me ajudado muito.
    Perguntei porque quando fui limpar a caixa do correio vi que tinha varias cartas da autoridade tributaria já ha bastante tempo, abri uma e vi que se referia a um carro. Ora como o antigo dono era mecânico, deduzi que todas seriam relacionadas com o mesmo tema (carros).
    Agora lembrei-me que se esse mecânico não conseguiu pagar a casa ao banco, também poderia ter falhado algum pagamento de IMI. E como as dividas de IMI acompanham o bem, caso existam, terao de ser pagas por mim.
  19.  # 119

Colocado por: pedro_pxE como as dividas de IMI acompanham o bem, caso existam, terao de ser pagas por mim.

Nada disso. Mesmo que o antigo proprietário não tenha pago o IMI, você pode ficar descansado.
  20.  # 120

https://forumdacasa.com/discussion/21077/divida-imi-do-anterior-proprietario-penhora/

Encontrei este topico por aqui, mas já é de 2011...
    As regras já mudaram e as dividas já não acompanham o bem?

0.0336 seg. NEW