Colocado por: Luis K. W.Não foi ele. Foi a mãe dele.
Colocado por: Luis K. W.E "o infalível", só tinha de fechar os olhos.
Colocado por: J.Fernandesnsinuou que alguém como o Sócrates, tão rico por via familiar, não precisava de se meter em esquemas.Não insinuei. Afirmei.
Colocado por: J.FernandesDesde quando é que possuir acções de certa empresa responsabiliza alguém por crimes cometidos pela administração?!Esse senhor e a filha ganharam _357 mil euros_ com a oferta das acções do BPN ou SLN. 140% !?! E esse senhor não achou "estranho" tanta fartura?
Colocado por: Luis K. W.Esse senhor e a filha ganharam_357 mil euros_com a oferta das acções do BPN ou SLN.140%!?! E esse senhor não achou "estranho" tanta fartura?
Colocado por: J.Fernandes2013 o preço das acções da Jerónimo Martins, passou de 3,5€ para mais de 15€.Curioso... isso foi quando a Jerónimo Martins começou a abrir lojas na Colômbia!
Colocado por: J.FernandesQue é que há de estranho?O que é estranho é o senhor professor doutor ter adquirido as acções à SLN por 1,00 euro, que era inferior ao de mercado (2,20 euros).
Colocado por: 21papaleguas
Só pode ser para rir!
Colocado por: Luis K. W.O que é estranho é o senhor professor doutor ter adquirido as acçõesà SLNpor 1,00 euro, que era inferior ao de mercado (2,20 euros).
E depois revendeu-asà mesma SLNpor 2,40 euros. E toda esta negociata passou directamente pelo presidente do BPN.
(Lembro que o BPN já custou entre 5 mil e 7 mil milhões de euros ao Estado, e que a SLN deve 500 milhões de euros ao Estado - isto é, a todos nós.)
Portanto, como as acções da família CavacoSilva foram compradas e vendidas directamente à SLN, a mais-valia não foi gerada pelo mercado. Foi-o exclusivamente pelo BPN/SLN, Isto é,foi paga pelos contribuintes portugueses!
Colocado por: PicaretaO que é que é isso comparado com os 300 milhões que a CGD perdeu no vale do lobo?Comparando a CGD com o BPN/SLN - dos amigalhaços do tal senhor que foi PR - é um vigésimo. 5 %.
Colocado por: Luis K. W.o Sócrates foi apanhado a receber dinheiro EM TROCA DE QUE FAVOR ?
Colocado por: Luis K. W.que era inferior ao de mercado (2,20 euros).
Colocado por: J.Fernandesum certo governo chefiado por um certo Sócrates, teve a brilhante ideia de o nacionalizar
Colocado por: marco1essa história da nacionalização do BPN coisa e tal do risco sistémico e outras tretas, nunca me convenceu
Foi a primeira vez que a golden share foi utilizada para travar um negócio da PT...
O que (alegadamente) fez o Governo mudar de posição foi :
- a posição maioritária dos accionistas 74%
o facto de o valor ter subido da 1ª para a 4ª oferta de 6-virgula-qualquer-coisa mil milhões para 7,5 mil milhões.
- a PT comprometer-se a reinvestir parte do valor na aquisição de outra empresa no Brasil.
Não sei como é que as alterações das condições de pagamento reduziram em tanto o valor do aumento...
Concordo que a aquisição da Oi redundou num péssimo negócio. Mas o que é que NÓS temos a ver com isso? A PT já era uma empresa privada!
Os prejuízos que a PT acumulou por ter feito maus negócios não afectaram directamente os contribuintes portugueses.
OK. É bem possível que as ESCRITURAS de compra e venda tenham só sido feitas em 1998.
Mas tenho ideia de o Sócrates já viver naquele famoso prédio em 1996 (ou 1997). Nessa altura, também me cruzei lá com outros residentes, como o Herman José, o Vale e Azevedo, etc..
Naquele tempo, as pessoas adquiriam (assinavam os CPCV) os apartamentos em construção muito antes de estarem prontos, e faziam as escrituras de compra e venda muito depois de lá estarem a residir (as licenças necessárias para efectuar as escrituras podiam levar mais de um ano a obter).
Portanto, rectifico o que escrevi: o Sócrates não outorgou a escritura de compra e venda quando ainda era deputado da oposição. Mas tenho quase a certeza que ainda o era quando assinou o CPCV.
Não foi ele. Foi a mãe dele.
Colocado por: Luis K. W.
Foi a primeira vez que a golden share foi utilizada para travar um negócio da PT...
Colocado por: luisvvSócrates pertenceu ao governo desde 1995 a 2001, assinou o CPCV em Março 1996O Governo Guterres tomou posse a 28 de Outubro de 1995 e o Sócrates assinou o CPCV em Março 1996, quatro a cinco meses depois.
Colocado por: luisvvO que está em causa é aparentemente a obtenção de um ganho patrimonial ilícito por alguém que tem o poder de tomar uma decisão. Mesmo que esse ganho tenha sido dado em troca de um acto lícito continua a ser crime.1.º O *acto lícito* seria o DESBLOQUEAR da venda, em 2010 ? Quando 74% dos accionistas estavam a favor ?
Colocado por: Luis K. W.Se foi "à conta" do cargo de Secretário de Estado adjunto do Ministro do Ambiente que ele ganhou dinheiro para comprar os dois apartamentos no prédio mais caro de Lisboa, tiro-lhe o chapéu!!!
Colocado por: Luis K. W.Portanto,
1. não foi só em Portugal que os governos tiveram de deitar a mão a alguns bancos.
2. o bpn não foi o único a ser intervencionado pelo Estado Português. FORAM TODOS! Ou quase todos. Do BPI ao BANIF, do BCP ao BPN.
Só que a maioria conseguiu (está a conseguir) devolver os empréstimos feitos...
Colocado por: J.FernandesUm adjunto do Ministério do Ambiente não pode "dar uma mãozinha" a favor de certos interesses empresariais?Claro que sim.
Colocado por: J.Fernandesdefender o Alves dos Reis do séc. XXIA defender, é como quem diz.
Colocado por: Luis K. W.
O Governo Guterres tomou posse a 28 de Outubro de 1995 e o Sócrates assinou o CPCV em Março 1996, quatro a cinco meses depois.
Se foi "à conta" do cargo de Secretário de Estado adjunto do Ministro do Ambiente que ele ganhou dinheiro para comprar os dois apartamentos no prédio mais caro de Lisboa, tiro-lhe o chapéu!!!
de que era autorque assinou, bem como com a venda do imóvel do Princípe Real, ou até com o negócio da bomba de gasolina em que foi sócio do Armando Vara, sem excluir outros rendimentos que pudesse ter tido, na altura em que era um jovem empreendedor.
1.º O *acto lícito* seria o DESBLOQUEAR da venda, em 2010 ? Quando 74% dos accionistas estavam a favor ?
O tal "criar dificuldades para vender facilidades" ?
Ok... É uma boa suspeita.
Mas parece-me que o Governo (e o Sócrates) tem um bom álibi, tendo em conta a evolução dos valores oferecidos, e do posicionamento dos accionistas da PT.
2.º O *ganho patrimonial* foi o dinheiro que o (indiciado por vários crimes) Battaglia diz que recebeu do Ricardo Salgado (com quem está de candeias às avessas) para entregar a um administrador da Lena que é amigo do Sócrates?
Parece que conseguiram provar que quase um décimo desse dinheiro foi entregue ao Sócrates (o tal empréstimo do amigo), em dinheiro vivo, em 40 prestações, entre 2013 e 2014.
Acho que o MP vai ter alguma dificuldade em convencer(-me) que o negócio da PT em 2010 tem alguma coisa a ver com os dinheiros de 2013/2014...
Por outro lado, lembro que o próprio Battaglia é um dos suspeitos de se ter abotoado (tal como o A Sobrinho) com_milhares de milhões_do BESA, e que o Battaglia acusa que foram mas é para os bolsos do Ricardo Salgado. E se repararam bem (artigo no Expresso, reportagem na SIC), o Battaglia disse que ficou com 3 milhões por ter conseguido uma licença para um banco do grupo ES operar em Angola, mas ficou com 4 ou 5 milhões.
A credibilidade desta testemunha tem uns enormes pés de barro...
Colocado por: Luis K. W.Claro que sim.
Até um contínuo nos corredores de um edifício de uma qualquer Câmara pode!
Agora, ao fim de quatro meses de "governo" já estar a comprar dois apartamentos no prédio mais caro de Lisboa e não ter logo, imediatamente, todas as polícias e o Correio da Manhã à porta de casa, é admirável !!
A defender, é como quem diz.
Eu estou é a tentar perceber o que é que ele fez, e como o fez... ;-)