Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho 1 imóvel à venda.
    Há dias fui contactada por um cidadão estrangeiro (fora da UE). Pareceu muito interessado.
    Como faço para vender o meu imóvel a um cidadão estrangeiro que não reside em Portugal. (em principio só no dia da escritura é que o irei conhecer).
    Como faço para me precaver que irei receber o dinheiro todo da venda? (ele disse que me iria adiantar uma parte).
    Que documentos são efectivamente necessários neste caso
    Melhores Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jopvicente, Adriana Lopes, goncalves
    •  
      FD
    • 25 janeiro 2008

     # 2

    Pode dar mais detalhes... cheira-me a burla.

    Onde é que ele viu o anúncio? Em princípio só no dia da escritura é que o irá conhecer? E ele não conhece a casa? Vai comprar uma casa que não conhece? Que nunca viu?

    Não lhe pediu nenhum dinheiro por um propósito qualquer?
  2.  # 3

    Não os julge burlões SÓ por serem estrangeiros. Peça-lhes cheque visado, e receba TODO o dinheiro antes da escritura, não há nada de especial. Caso ele só lhe pague parte no momento da escritura, peça-lhe o cheque visado. Nada mais facil.
  3.  # 4

    Só para informar que era mesmo uma grande burla , feita por um individuo que se diz residir na Costa do Marfim.
    Muito cuidado a quem esteja a vender casa!!!
  4.  # 5

    Sandra disse:
    Esse senhor também me tentou comprar a casa e até mandou um B.I. que nem sei se é dele. Mas quando lhe falei que ia à embaixada para averiguar nunca mais quis saber de nada.

    É preciso muito cuidado.
  5.  # 6

    Nem imaginam a quantidade de pessoas e até imobiliárias que já me contactaram em relação a este assunto.
    Não deêm os vossos dados pessoais nem bancários a pessoas que nunca viram na vida.

    Sandra, o senhor enviou-me um passaporte que se via perfeitamente ser falso. Mas mesmo assim, há pessoas que caem!
  6.  # 7

    Sandra disse:
    Eu ainda cheguei a falar com ele por telefone. Acho que querem os nossos dados para mandarem para cá pessoas ilegais. Ou como me disseram, talvez para branqueamento de capitais.
  7.  # 8

    Não Sandra, a ideia é mesmo "sacar" dinheiro.
    Pedem os nossos dados bancários para nos enviarem um adiantamento/reserva. Depois recebemos uma carta "do banco" (falsa) a dizer que a transferência já foi efectuada mas que ficou retida na alfândega para recuperarmos o dinheiro temos de pagar uma taxa. Ora é aqui que está a burla, pagas a suposta taxa e nunca mais vês o dinheiro da suposta transferência.
    Sei disto por pessoas que cairam na burla.
    Um adiantamento/reserva no valor de 10/20% da casa para muita gente é um negócio espectacular! Ainda por cima agora que está tão mau para se vender casa...
    Mas o "teu" era Português? E onde estava a residir?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goncalves
  8.  # 9

    Sandra disse:
    Não, era estrangeiro mas deu-me dois contactos telefónicos: 00225 01422222 e 00225 66206363.

    Este foi o email que me enviou. Provavelmente deve ser a mesma pessoa.


    "Bonjour,
    Je désire donc entamer la procédure d'achat et bien donc je vous envoie mon état civil avec une copie
    de ma pièce d'identité que vous allez remettre a votre notaire afin que celui ci établisse un compromis
    de vente.
    1- Faites moi parvenir votre RIB pour encaissé les 10% Personnellement et a mon arrivé vous me mettez en contact avec votre notaire pour la signature c'est encore facile et très rapide.
    -2 Pour le versement , je compte vous faire un virement ou un chèque de 10% du montant de la maison et comme je compte arriver chez vous d'ici le 22/12/07 je viendrai donc pour signer le compromis et régler le reste de l'affaire.

    Faites moi parvenir aussi votre nom complet et la copie de votre pièce d'identité dès réception de mon mail pour la composition d'un dossier par la surveillance territoriale de mon pays.

    MON ETAT CIVIL:

    votre nom : KELE
    vos prénoms: PAUL
    vate de naissance: 20/10/1961
    votre adresse : 01 bp 974 abidjan 01, PLATEAU ABIDJAN
    votre profession : OPERATEUR ECONOMIQUE DANS LE DOMAINE DU CAFE ET DU CACAO
    le nom , l'adresse et le téléphone de votre notaire: Me ANGOUA ; 01 BP 845 ABIDJAN 01, plateau , rue des banque immeuble air france
    le nom de votre épouse ; KELE né CATHY DREY
    son nom de jeune fille : CATHY DREY
    sa date de naissance : 12/12/1963
    son adresse si elle est différente de la votre: LA MEME ADRESSE
    sa profession : EXPERT COMPTABLE, DAF de SOCIETE

    pour le banquier il est en cote d'ivoire , la banque est la B.O.A (BANK OF AFRICA)

    JE SUIS A VOTRE ENTIERE DISPOSITION
    DANS L'ATTENTE DE VOUS LIRE".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranas
  9.  # 10

    Sandra, trata-se da mesma pessoa mas com outra identidade, vê o mail que me enviou:

    Bonjour,
    je suis très intéressé par conséquent je désire donc entamer la procédure d'achat et bien donc je vous envoie mon état civil avec une copie de ma pièce d'identité que vous allez remettre a votre notaire afin que celui ci établisse un compromis de vente.
    1- Faites moi parvenir votre RIB pour encaissé les 20% Personnellement et a mon arrivé vous me mettez en contact avec votre notaire pour la signature c'est encore facile et très rapide.
    -2 Pour le versement , je compte vous faire un virement 20% du montant de la maison et comme je compte arriver chez vous d'ici le 10/04/08 je viendrai donc pour signer le compromis et régler le reste
    de l'affaire.

    MON ETAT CIVIL:

    votre nom : LEUNIER
    vos prénoms: CLAUDE KELE
    vate de naissance: 05/11/1962 à MARSEILLE en FRANCE
    votre adresse : 01 bp 974 abidjan 01, PLATEAU ABIDJAN
    votre profession : OPERATEUR ECONOMIQUE DANS LE DOMAINE DU CAFE ET DU CACAO
    le nom , l'adresse et le téléphone de votre notaire: Me ANGOUA ; 01 BP 845 ABIDJAN 01, plateau , rue des banque immeuble air france
    le nom de votre épouse ; LEUNIER né CATHY KELE
    son nom de jeune fille : CATHY KELE
    sa date de naissance : 12/12/1968
    son adresse si elle est différente de la votre: LA MEME ADRESSE
    sa profession : EXPERT COMPTABLE, DAF de SOCIETE

    Nous sommes mariés depuis le 10/10/2001 à la mairie de COCODY , en COTE d'IVOIRE
    sous le regime de séparation de bien

    pour le banquier il est en cote d'ivoire , la banque est la B.O.A (BANK OF AFRICA)

    JE SUIS A VOTRE ENTIERE DISPOSITION
    DANS L'ATTENTE DE VOUS LIRE

    Uma pergunta: falaste com ele em português?? E telefonaste para aquele número que ele te deu?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goncalves
  10.  # 11

    Sandra disse:
    Liguei para aqueles números e falei com ele em francês, que por acaso até foram uns tios meus que vieram agora de França. Às vezes atendia ele ou outras pessoas que depois passavam para ele porque, diziam eles, que ele estava numa reunião.
  11.  # 12

  12.  # 13

    Sandra disse:
    Acho impossivel como é que a policia não faz nada. O nº de telefone que me deram é verdadeiro, porque é que não investigam?
  13.  # 14

    Sei de uma pessoa que foi burlada e que fez queixa à Policia Judiciária.
  14.  # 15

    Sandra disse:
    E eles fizeram alguma coisa?
  15.  # 16

    Não sei os desenvolvimentos.
    Tb sei de outra pessoa que foi fazer queixa à policia mas como não caiu na burla, eles disseram que assim não podiam fazer nada.
    Resta-nos alertar as outras pessoas para não cairem nas garras dessa gente.
  16.  # 17

    Sandra::
    Eu recebi exactamente o mesmo e caí no envio da taxa e como é obvio(agora) nunca mais vi o dinheiro.
    A unica diferença que o meu possivel comprador tinha é que em vez de ser Paul Kelle era Claude Kelle o resto é igual até os contactos telefónicos.
    Aconselho o visionamento do seguinte site: http://blogs.diariovasco.com/index.php/ALERTA_TIMO_EN_INTERNET/2007/01/03/timo_de_costa_de_marfil_estampita_2#c36833
  17.  # 18

    Pipocas 4- Eu cai na burla tentei apresentar queixa na policia mas não foi possivel visto que quando enviamos o dinheiro é um acto livre e sem qualquer tipo de ameaça ou extorssão.
  18.  # 19

    1º E-mail
    De: KELE Claude ([email protected])
    Enviada: segunda-feira, 26 de novembro de 2007 20:55:51
    Para: [email protected]

    Monsieurs , Madames
    Je suis Mr. KELE Claude , je suis exploitant de produit tropicaux vivant en Cote d'Ivoire , j'ai vu votre annonce et je me rapproche de vous en vue d'un eventuel achat mais tout d'abord j'aurais imperativement besoin de quelques photos et informations ainsi que votre prix ferme de vente .

    J'attends votre reponse afin de pouvoir en discuter avec mon epouse et ensuite vous recontacter par téléphone ou par mail

    Cordiales salutations

    Após apresentar a proposta confirma o negócio:
    PASSEPORT...pdf (768,7 KB)
    Bonjour,
    je suis très intéressé par conséquent je désire donc entamer la procédure d'achat et bien donc je vous envoie mon état civil avec une copie de ma pièce d'identité que vous allez remettre a votre notaire afin que celui ci établisse un compromis de vente.
    1- Faites moi parvenir vos coordonnées bancaire pour encaissé les 10% Personnellement et a mon arrivé vous me mettez en contact avec votre notaire pour la signature c'est encore facile et très rapide.
    -2 Pour le versement , je compte vous faire un virement 10% du montant de la maison et comme je compte arriver chez vous d'ici le 10/04/08 je viendrai donc pour signer le compromis et régler le reste
    de l'affaire.


    MON ETAT CIVIL:

    votre nom : LEUNIER
    vos prénoms: CLAUDE KELE
    vate de naissance: 05/11/1962 à MARSEILLE en FRANCE
    votre adresse : 01 bp 974 abidjan 01, PLATEAU ABIDJAN
    votre profession : OPERATEUR ECONOMIQUE DANS LE DOMAINE DU CAFE ET DU CACAO
    le nom , l'adresse et le téléphone de votre notaire: Me ANGOUA ; 01 BP 845 ABIDJAN 01, plateau , rue des banque immeuble air france
    le nom de votre épouse ; LEUNIER né CATHY KELE
    son nom de jeune fille : CATHY KELE
    sa date de naissance : 12/12/1968
    son adresse si elle est différente de la votre: LA MEME ADRESSE
    sa profession : EXPERT COMPTABLE, DAF de SOCIETE

    Nous sommes mariés depuis le 10/10/2001 à la mairie de COCODY , en COTE d'IVOIRE
    sous le regime de séparation de bien

    pour le banquier il est en cote d'ivoire , la banque est la B.O.A (BANK OF AFRICA)

    JE SUIS A VOTRE ENTIERE DISPOSITION
    DANS L'ATTENTE DE VOUS LIRE

    JUNTO VINHA UM PASSAPORTE EM ANEXO

    PEDIDO DA TRANSFERÊNCIA:
    VIREMENT.pdf (90,9 KB), ATTESTATI...pdf (67,9 KB), AVIS_UEMO...pdf (59,5 KB)

    Bonjour ,
    je reviens de la banque pour l'acompte de 140.000,00 € , j'ai été informé qu' il ya une caution à verser pour chacun soit vous et moi à la Commission de Contrôle des Transfert de Fond de la Zone Uemoa , ce sont des mésures de sécuriter du Ministère de l'intéreur à cause de la crise et cette caution est obligatoire et la valeur de la caution est crédité sur votre compte au moment du dépôt des fonds .

    Je vous transmets les reçus du virement et l' Avis uemoa pour la caution vous devez contacter dès aujourd'hui Mr CISSE du bureau de surveillance des transferts d'argent zone Uemoa
    au 00225 22451285 pour confirmer les raisons du virement et verser la caution de garantie

    Cordialement

    JUNTO ANEXOU UM DOCUMENTO DO BANCO PARA QUE EU FIZESSE O PAGAMENTO DA TAXA


    COMMISSIO...pdf (561,1 KB)

    Monsieur , Madame

    Suite à une erreur de calcul sur le valeur de la caution , nous vous prions de prendre connaissance de ce document et verser la caution avant 18 heure afin que nous puissions boucler le transfert .

    La personne response de l'erreur à reçu une mise à pied d'un mois

    Nous vous rappellons que la caution est rajouté au montant du transfert

    LA DIRECTION
    (ESTE VEM DE UM SUPOSTO ENDEREÇO BANCÁRIO ONDE SE ENGANARAM NO CALCULO DA TAXA E VOLTAM A PEDIR MAIS DINHEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)

    CUIDADO...
  19.  # 20

    Tanya, quanto é que pagaste ao sujeito?

    Não fizeste queixa à policia judiciária? Penso que eles é que poderão fazer alguma coisa, quanto mais não seja evitar que mais alguém caia na burla, ou a TV
 
0.0315 seg. NEW