Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Ai ,ainda não percebo porque o não fumador tem que gramar com o fumo dos outros??quer dizer o fumador vai ao café e tem que sair para fumar,mas por que raio o não fumador não teria direito de ir beber um café ou levar a família beber um galão e comer uns pasteis sem levar fumo de outros??porque raio a minha filha tera que comer um gelado ou um pastel e levar com o filho de uma pasta de fumo de um fumador?so porque o fumador pagou um maço de cigarros a minha filha,a mulher e eu teremos que fumar também??quando o fumador esta dentro de um café,comigo ao lado quem vai incomodar quem ??
    nunca pensei que se discutisse tanto este tema sem se ver o lado logico das coisas!
    Concordam com este comentário: treker666
  2.  # 42

Muito simples de explicar. O não fumador sempre fez o sacrifício de suportar os vícios dos fumadores de modo a manter a sua esfera social. O não fumador NUNCA se deu ao trabalho de o fazer. É uma questão histórica que advém do facto que referiu anteriormente. O tabaco era uma convenção social Foi "marketizado" dessa forma e tornou-se "cool" fumar em grupo. Basta ver os anúncios de tv de há 60 anos atrás.

Este argumento não é suportado pelos factos: a população fumadora ronda os 25%. É cómico imaginar que 75% da população se disporia a seguir, qual doce rebanho, os 25% de fumadores para "manter a sua esfera social", sentindo-se muito incomodada.
    • luisvv
    • 27 abril 2015 editado

# 43

Ai ,ainda não percebo porque o não fumador tem que gramar com o fumo dos outros??quer dizer o fumador vai ao café e tem que sair para fumar,mas por que raio o não fumador não teria direito de ir beber um café ou levar a família beber um galão e comer uns pasteis sem levar fumo de outros??

Porque, ao escolher ( note aqui o carácter voluntário da acção) frequentar um determinado local onde, por determinação do proprietário, é permitido fumar, não há qualquer motivo para, com a sua presença, impor aos restantes o desconforto de não fumar.
  3.  # 44

legalizem a erva..... proibam o tabaco! o tabaco está mais que provado que só faz mal á saude!
  4.  # 45

Há outros problemas para além dos óbvios. O fumador atira as beatas para o chão e isso toca-nos mais nas praias onde andamos descalços. Há outros problemas de ordem ambiental, afinal de contas, há umas quantas centenas de tóxicos num cigarro.

Para além disso, é difícil limitar questões como as entradas dos edifícios onde toda a gente vai fumar, sendo particularmente gritante o caso dos hospitais. Por que é que o não fumador tem de apertar o nariz e passar a correr?
    • dmon
    • 27 abril 2015

# 46

Colocado por: luisvv

Porque,ao escolher( note aqui o carácter voluntário da acção) frequentar um determinado local onde,por determinação do proprietário, é permitido fumar,não há qualquer motivo para, com a sua presença, impor aos restantes o desconforto de não fumar.

Claro que esta opção deixou de ser viavel,o contrasenso disto tudo é que já se fala em "casas de fumo para canabbis",para uma semi liberalização do seu consumo.
  5.  # 47

Há outros problemas para além dos óbvios. O fumador atira as beatas para o chão e isso toca-nos mais nas praias onde andamos descalços.

Aceitemos como boa essa teoria do fumador deitar as beatas para o chão. Proponho que se proiba a venda de todos os líquidos que actualmente se vendem em recipientes de vidro, porque é sabido que os miúdos bebem litrosas de cerveja umas atrás das outras e depois divertem-se a partir garrafas.

Há outros problemas de ordem ambiental, afinal de contas, há umas quantas centenas de tóxicos num cigarro.

Também concordo. Proponho a proibição, só para começar, de todos os combustíveis para veículos. Pelo caminho, e na sequência da preocupação com as bebidas, creio que seria também de acabar com os recipientes em plástico - um autêntico 2 em 1, que permitiria acabar com os malefícios do plástico e simultaneamente reduzir e corrigir essa pouca vergonha do consumo de álcool.

Para além disso, é difícil limitar questões como as entradas dos edifícios onde toda a gente vai fumar, sendo particularmente gritante o caso dos hospitais. Por que é que o não fumador tem de apertar o nariz e passar a correr?

Tem razão, mas acho que podia ir mais longe.Não percebo como continuam ainda a circular (e a empestar o nosso ar) veículos movidos a gasolina ou gasóleo....
  6.  # 48

Colocado por: luisvvPorque,ao escolher( note aqui o carácter voluntário da acção) frequentar um determinado local onde,por determinação do proprietário, é permitido fumar,não há qualquer motivo para, com a sua presença, impor aos restantes o desconforto de não fumar.

Porque simplesmente esses locais eram quase nulos comparados com os restantes...e sendo um local aberto ao publico, gere-se o consenso entre a maioria. E a maioria nao fuma. Chama-se a isso viver em sociedade.

Colocado por: luisvvEste argumento não é suportado pelos factos: a população fumadora ronda os 25%.É cómico imaginar que 75% da população se disporia a seguir, qual doce rebanho, os 25% de fumadores para "manter a sua esfera social", sentindo-se muito incomodada.

Estranho que a maioria da populacao nao gosta-se de viver sob o dominio do estado novo e no entanto assim viveram durante tanto tempo.

Nao percebe que fumar era LEGAL pelo que de nada valia comentar ou lutar contra o fumador no momento em que este se deliciava com o seu cigarro atirando o fumo para cima dos restantes?
  7.  # 49

Aceitemos como boa essa teoria do fumador deitar as beatas para o chão. Proponho que se proiba a venda de todos os líquidos que actualmente se vendem em recipientes de vidro, porque é sabido que os miúdos bebem litrosas de cerveja umas atrás das outras e depois divertem-se a partir garrafas.

Também concordo. Proponho a proibição, só para começar, de todos os combustíveis para veículos. Pelo caminho, e na sequência da preocupação com as bebidas, creio que seria também de acabar com os recipientes em plástico - um autêntico 2 em 1, que permitiria acabar com os malefícios do plástico e simultaneamente reduzir e corrigir essa pouca vergonha do consumo de álcool.

Tem razão, mas acho que podia ir mais longe.Não percebo como continuam ainda a circular (e a empestar o nosso ar) veículos movidos a gasolina ou gasóleo....

Podes ir consultar as margens de reciclagem, eu não as sei, mas sei que faço e portanto a margem de reciclagem de vidro é pelo menos superior a 0. Qual é a margem de reciclagem de uma beata?
    Assumindo que 100% das garrafas vai para o chão, qual é o poluente que elas contêm?

O tabaco não supre nenhuma necessidade. Não precisamos de fumar um cigarro para nos deslocarmos de A para B, para ir para o hospital quando partimos uma perna, para exportar um contentor de máquinas. E mesmo sabendo da sua necessidade, a tendência é eliminar progressivamente as emissões, bastando ver exigências, directivas, carga fiscal, novos veículos eléctricos e toda essa parafernália.

Já o plástico é, mais uma vez, reciclável. Até já o PET se consegue reciclar.

Comparar um cigarro com um automóvel é simplesmente parvo. Eu pelo menos nunca fui de cigarro para a escola, só para dar um exemplo.
  8.  # 50

Porque simplesmente esses locais eram quase nulos comparados com os restantes...e sendo um local aberto ao publico, gere-se o consenso entre a maioria. E a maioria nao fuma. Chama-se a isso viver em sociedade.

Errado em tantas maneiras...

1) Esses locais (para não fumadores, suponho) eram aqueles que o mercado justificava, nem mais nem menos.
    2) O local aberto ao público não obriga ninguém a entrar.
    3) Não há qualquer motivo para impor legislativamente o comportamento maioritário.
    4) É falaciosa a equivalência entre "não fumar" e "não querer que outros fumem no estabelecimento que frequento" - o que pode intuir-se pela disparidade na relação entre fumadores/fumadores e estabelecimentos para fumadores/não fumadores.

Estranho que a maioria da populacao nao gosta-se de viver sob o dominio do estado novo e no entanto assim viveram durante tanto tempo.

Isso daria um outro tópico muito interessante. E no entanto, não é disso que se trata, mas tão só de o Zé Manel ir tomar café a um sítio onde se fuma, e estar tão perturbado por isso que fez ... absolutamente nada. Zero. Nicles.

Nao percebe que fumar era LEGAL pelo que de nada valia comentar ou lutar contra o fumador no momento em que este se deliciava com o seu cigarro atirando o fumo para cima dos restantes?

Não percebe que, sendo LEGAL fumar, também era LEGAL um proprietário de um estabelecimento proibi-lo? Ou criar zonas separadas? E que houve muito quem o fizesse?
  9.  # 51

Podes ir consultar as margens de reciclagem, eu não as sei, mas sei que faço e portanto a margem de reciclagem de vidro é pelo menos superior a 0. Qual é a margem de reciclagem de uma beata?
    Assumindo que 100% das garrafas vai para o chão, qual é o poluente que elas contêm?

O seu problema com as beatas na praia é a poluição? -

O tabaco não supre nenhuma necessidade.

Está enganado - supre uma necessidade de prazer.

Não precisamos de fumar um cigarro para nos deslocarmos de A para B, para ir para o hospital quando partimos uma perna, para exportar um contentor de máquinas. E mesmo sabendo da sua necessidade, a tendência é eliminar progressivamente as emissões, bastando ver exigências, directivas, carga fiscal, novos veículos eléctricos e toda essa parafernália.

Também não precisa de um carro com combustíveis fósseis para nada disso.

Já o plástico é, mais uma vez, reciclável. Até já o PET se consegue reciclar.

E deixa de ser poluente por isso?
  10.  # 52

lol isso tá giro é um inventar de tudo para se discriminar o fumador , eu não fumo , irrita-me o fumo mas respeito o mercado e o consumidor ... para mim é preferivel o dono do estabelecimento optar pelo seu tipo de cliente ... e só lá vai quem quer ... tambem abriria outro lado da coisa, o café limpo , que iria facturar e bem porque não tinha fumo ...e lá se poderia colocar toda a familia a ver o jogo do SLB vs Gil Vicente do proximo fim de semana .

agora o que foi feito , para mim , foi mais uma daquelas leis tugas que só se traduz em dinheiro ... como sempre .
    saude e beneficio publico 0!!!!!
  11.  # 53

Colocado por: rafaelisidorolol isso tá giro é um inventar de tudo para se discriminar o fumador , eu não fumo , irrita-me o fumo mas respeito o mercado e o consumidor ... para mim é preferivel o dono do estabelecimento optar pelo seu tipo de cliente ... e só lá vai quem quer ... tambem abriria outro lado da coisa, o café limpo , que iria facturar e bem porque não tinha fumo ...e lá se poderia colocar toda a familia a ver o jogo do SLB vs Gil Vicente do proximo fim de semana .

agora o que foi feito , para mim , foi mais uma daquelas leis tugas que só se traduz em dinheiro ... como sempre .
    saude e beneficio publico 0!!!!!

não sei se o café so enche com os fumadores mas muita gente que nao fuma vai ao domingo a tarde para lanchar e não me acredito que muita dessa gente quisesse ver os filhos a levar com fumo!so o facto de se dar razão ao fumo é porque ainda vive no passado,acredito que nem tenha filhos pequenos mas quando pegar nos netos não esqueça de os levar a um sítio cheio de fumo e é verdade os cafes ganhavam fortunas com os fumadores,pois estavam la a fumar 1 hora e so pediam um café e o cinzeiro e depois ao fim de dois anos la tinha que o dono do café pintar os tetos e fazer remodelações tal estava tudo ensebado!e depois vai uma pessoa com uma criança e deixa 2 euros só na criança e não da mais lucro!
  12.  # 54

Colocado por: ramos1999

não sei se o café so enche com os fumadores mas muita gente que nao fuma vai ao domingo a tarde para lanchar e não me acredito que muita dessa gente quisesse ver os filhos a levar com fumo!so o facto de se dar razão ao fumo é porque ainda vive no passado,acredito que nem tenha filhos pequenos mas quando pegar nos netos não esqueça de os levar a um sítio cheio de fumo!
    Ramos1999 eu tenho uma menina de 3 anos feitos á dias e a minha esposa espera mais uma que nasce daqui a dois meses se tudo correr bem e há-de correr , o fumo a mim provoca-me tosse , principalmente porque deixei de fumar à algum tempo deve ter uns 5 anos ou mais , hoje o fumo ataca-me os brônquios reconheço este cheiro a km de distancia e o que eu defendo é algo que não tem nada a ver com fumo ... hoje posso lhe dizer que nunca , nunca levei a minha filha a sitio algum que cheire sequer a fumo ao longe ...irrita-me e não é bom para a saude , mas o que eu falo é outra coisa ... não se sentia melhor se entrasse num sitio aonde era proibido fumar porque ao lado tinha um estabelecimento que era permitido fumar , nunca pensou naquilo que lhe chamam quando vão fumar para a rua porque você é contra a que se fume ao seu lado ????

ou seja para mim é mais facil ver os dois lados e sentia-me melhor se o dono do café me disse-se: Oh amigo isto aqui é para fumadores , tem algum problema com isso ?????

portanto esta lei em alguns sitios foi super mal projectada , depois super mal direcionada ...
    retirou liberdade , não é libertinagem é liberdade mesmo ...acho que um fumador não é um criminoso e até os proprios criminosos tem mais vantagens que um simples fumador ...
    • dmon
    • 27 abril 2015

# 55

Eu entendo ponto de vista de maior parte comentários,mas agora não se ponham so no lugar do não-fumador,metam se no lugar do fumador e ainda mais no lugar de dono estabelecimento que depois das 10500 leis que tem que cumprir,das milhentas licenças que tem que pagar e ainda ver cada vez mais o estado querer gerir negocio dessa pessoa.
    Não olhem so para o café da esquina ou o restaurante do zé manel,olhem para a envolvencia de varios negocios de restauração e bebidas.

Para mim é pior ver professores entrada de escolas a fumar,medicos e enfermeiros fumarem porta de hospital junto com os outros demais fumadores do que terem salas de fumo para eles.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    • tostex
    • 27 abril 2015 editado

# 56

O seu problema com as beatas na praia é a poluição? -

Está enganado - supre uma necessidade de prazer.

Também não precisa de um carro com combustíveis fósseis para nada disso.

E deixa de ser poluente por isso?

Acho que é um problema de todos e não apenas meu. Como eu disse, na praia apenas nos toca mais. Salta mais à vista.

Se enquadrarmos numa qualquer hierarquia de necessidades a deslocação e o prazer hão-de estar em níveis distintos.

Para o mesmo valor não há equivalentes eléctricos, senão eu próprio até já teria um. Muito menos se poderiam impingir a pessoas com rendimentos mais baixos.

Não deixa de ser poluente, mas minimiza certamente o seu impacto. Já uma beata tem apenas a possibilidade de ir parar um aterro, que infelizmente não acontece na totalidade dos casos.
  13.  # 57

Colocado por: dmonEu entendo ponto de vista de maior parte comentários,mas agora não se ponham so no lugar do não-fumador,metam se no lugar do fumador e ainda mais no lugar de dono estabelecimento que depois das 10500 leis que tem que cumprir,das milhentas licenças que tem que pagar e ainda ver cada vez mais o estado querer gerir negocio dessa pessoa.
    Não olhem so para o café da esquina ou o restaurante do zé manel,olhem para a envolvencia de varios negocios de restauração e bebidas.

Para mim é pior ver professores entrada de escolas a fumar,medicos e enfermeiros fumarem porta de hospital junto com os outros demais fumadores do que terem salas de fumo para eles.
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro

tabem ta,,,,, os pobres patrões e os empregados que tem que gramar a pastilha?e esta agora, quem ousa dizer que os fumadores estão a ser discriminados??Então o que deveriam dizer do não fumador que viveu a fugir do cigarro a mais de 100 anos,sem nunca ter sido defendido por nenhum governo?
  14.  # 58

Colocado por: ramos1999Então o que deveriam dizer do não fumador que viveu a fugir do cigarro a mais de 100 anos,sem nunca ter sido defendido por nenhum governo?
    então para se colmatar a coisa faz-se o inverso agora ... não se achou um meio termo , né? será tão dificil perceber que poderia-mos ter as duas coisas sem descriminar ninguem ...
  15.  # 59

Colocado por: rafaelisidoroentão para se colmatar a coisa faz-se o inverso agora ... não se achou um meio termo , né? será tão dificil perceber que poderia-mos ter as duas coisas sem descriminar ninguem ...

sabe porque vão acabar com os espaços fechados ventilados para fumadores??è simples os patrões ganhavam tanto com isso que mais de metade dos aparelhos estavam e estão desligados e depois como se pode controlar o fumo de um cigarro?como se pode dizer para o fumo ir para a direita e não para a esquerda onde esta a pessoa não fumadora?os sistemas de ventilação não funcionam a 100 por cento,ou seja a pessoa que não fuma continuara a ser discriminada,pois continuara a fumar sem querer!por isso a solução a 100 por cento è acabar com o cigarro em sitos fechados!e se quem fuma tem medo de apanhar uma put de uma gripe,então que abram os olhos e que comecem tambem a apanhar medo de apanhar um cancro do pulmão,que 80 por cento do cancro do pulmão è causado pelo tabaco!os fumadores conseguem ser pior que os drogados,os drogados compram a mercadoria e vão com tempo para um canto,agora os fumadores ate tremem para abrir o pacote e queimar ali!
  16.  # 60

Colocado por: ramos1999

sabe porque vão acabar com os espaços fechados ventilados para fumadores??è simples os patrões ganhavam tanto com isso que mais de metade dos aparelhos estavam e estão desligados e depois como se pode controlar o fumo de um cigarro?como se pode dizer para o fumo ir para a direita e não para a esquerda onde esta a pessoa não fumadora?os sistemas de ventilação não funcionam a 100 por cento,ou seja a pessoa que não fuma continuara a ser discriminada,pois continuara a fumar sem querer!por isso a solução a 100 por cento è acabar com o cigarro em sitos fechados!e se quem fuma tem medo de apanhar uma put de uma gripe,então que abram os olhos e que comecem tambem a apanhar medo de apanhar um cancro do pulmão,que 80 por cento do cancro do pulmão è causado pelo tabaco!os fumadores conseguem ser pior que os drogados,os drogados compram a mercadoria e vão com tempo para um canto,agora os fumadores ate tremem para abrir o pacote e queimar ali!
    tenho pena que pense assim , longe de mim discriminar alguem com um vicio ...seja droga , nicotina , alcool , etc etc , sinto-me completo por poder ajudar e poder saber o que é melhor para mim e para os meus , felizmente a lei do governo a mim não me diz nada sempre tive o bom senso de respeitar e ser respeitado , trabalho com pessoas que fumam e não fumam perto de mim nem aonde estou , ando com pessoas que fumam de carro e ninguem fuma perto de mim e não foi preciso uma lei nem ninguem dizer que era proibido ...

sou eu que zelo por mim , não são os outros !!!!

0.0317 seg. NEW