Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: Paio
    Pois lá está uns fazem duma maneira, outros de outra, agora falta saber qual a melhor maneira para o dreno funcionar a 100%, ainda por cima o meu dreno vai suportar com muita agua, visto que no inverno nasce mesmo junto ao dreno

Pode em vez de geotextil convencional usar este:

http://geosynthetics.pavitex.com/en/geosintetici/loadGamma.do?id=13
  2.  # 122

Optei por colocar uma caixa de visita para eventuais entupimentos
      Screenshot_2015-09-16-21-32-48.png
  3.  # 123

Colocado por: C. LoboTrabalho meu, sistema de drenagem exterior.
    Tela pitonada(opção minha)
    Visto de baixo para cima:
    Brita de limpeza
    Manta Geo têxtil, disposição em U
    Brita, tubo de drenagem com manga geotextil
    Brita nr.2 50cm de altura
    Fecha manta Geo
    Aterro
      Screenshot_2015-09-16-21-33-49.png

E se o user tem uma nascente, não é má ideia aplicar lamina drenante, tal como o Sr fez.
  4.  # 124

Colocado por: Sergio Rodriguesolha que ha muita cueca bem absorvente

Se forem de rendinhas e fio dental devem drenar melhor...
    • Paio
    • 16 setembro 2015

# 125

Colocado por: ppaqueta

E se o user tem uma nascente, não é má ideia aplicar lamina drenante, tal como o Sr foi.

aquilo só nasce mesmo quando o inverno é grande, com muita chuva
    o construtor garantiu-me que um dia mais tarde não iria haver qualquer humidade na cave, não sei se hei-de acreditar ou não
  5.  # 126

Colocado por: PaioJá agora aos entendidos, tenho uma questão., nos drenos das caves leva o tubo dreno mais brita certo?,,
    O construtor diz que não é preciso colocar a manta geotextil, visto que com o tempo a terra que fica em cima da manta pode ganhar aquela papa e pode entupir o tubo dreno e ai a agua não entrar para o tubo.... O Arquiteto diz que tem de se colocar essa manta geotextil,,, e agora saber qual a melhor maneira para um bom funcionamento do dreno, alguém me pode dar dicas por favor.... É urgente visto que estão neste momento a fazer o dreno... Muito obrigado...

Caro Paio, lá está, se não levar manta Geo claro que o tubo de dreno vai entupir com as lamas que se criam de volta do tubo, daí a necessidade de se colocar a manta geo.
    Se não colocar manta a brita vai ficar inunda de lama e o tubo vai pelo mesmo caminho, dependendo sempre do solo em questão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio
  6.  # 127

o construtor garantiu-me que um dia mais tarde não iria haver qualquer humidade na cave, não sei se hei-de acreditar ou não

E impermeabilizou as sapatas?

Ouça, esqueça essa das garantias de boca.
    As infiltrações ascendentes e dos encostos de terra, são as mais onorosas de resolver.

Meta lamina drenante, que sao uns trocos e ajuda consideravelmente.
  7.  # 128

Colocado por: C. Lobo
    Caro Paio, lá está, se não levar manta Geo claro que o tubo de dreno vai entupir com as lamas que se criam de volta do tubo, daí a necessidade de se colocar a manta geo.
    Se não colocar manta a brita vai ficar inunda de lama e o tubo vai pelo mesmo caminho, dependendo sempre do solo em questão.

Isso não é, ou não deveria ser, bem assim.

Se for um geotextil nao tecido não há lamas que possam ficar a obstruir. Agora aquela das cuecas nao foi a brincar, ha no mercado geotexteis de m3€&@, que se rasgam ao minimo puxão e que com a presença de água ficam invisíveis.
  8.  # 129

Nível freático alto...
    Solo pouco arenoso...
    Não é nascente de água mas sim infiltração, quando chove muito.
    Qual é a ideia que o Paio pretende fazer?
    • Paio
    • 16 setembro 2015

# 130

Colocado por: ppaquetaMeta lamina drenante, que sao uns trocos e ajuda consideravelmente.

lamina drenante = a tela pitunada ???
  9.  # 131

lamina drenante = a tela pitunada ???

Sim.
    • Paio
    • 16 setembro 2015

# 132

Colocado por: ppaqueta

Sim.

Em que posição??
    • Paio
    • 16 setembro 2015

# 133

secalhar essa manta poliester até será uma boa ideia, eu só conhecia a de tecido
  10.  # 134

Em que posição??

Como o C Lobo postou.
  11.  # 135

Colocado por: Paiosecalhar essa manta poliester até será uma boa ideia, eu só conhecia a de tecido

Mas essas é que são as verdadeiras, as outras vieram para a guerra dos preços.
    Veja se encontra uma que se chama "Terran 700" ou "Terran 1000".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio
  12.  # 136

Sr. Paio a cave já está pronta ou ainda está em tosco?
    O espaço exterior tem solo à vista ou tem pavimento cerâmico aplicado?
    • Paio
    • 16 setembro 2015

# 137

Colocado por: C. LoboSr. Paio a cave já está pronta ou ainda está em tosco?
    O espaço exterior tem solo à vista ou tem pavimento cerâmico aplicado?

Sim já está pronta e o solo está a vista..
  13.  # 138

bem eu "aprendi" que a manta geotêxtil deve cobrir o tubo depois leva brita e depois terra.
  14.  # 139

Começa-se pela aplicação do geotextil, depois brita, tubo e mais brita, por fim "fecha-se o geotextil, de modo a que a brita fique totalmente envolvida pelo geotextil.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, C. Lobo, callinas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raizes
      Dreno.GIF
  15.  # 140

Sim já está pronta e o solo está a vista..

Aquilo que pode fazer é o seguinte: (caso a situação o permita claro) uma vala em toda a volta da casa indo à quota das sapatas pelo exterior da casa e fazer o sistema de drenagem como se aqui tem falado, de preferência conduzir as águas provenientes da drenagem para uma quota mais baixa, caso não seja possível tem de fazer um reseratório não muito grande para depois bombear essa água para a rede de águas pluviais.
    No interior da cave não mexe deixa passar um Inverno e logo vê se a situação foi resolvida ou não, se não ficou totalmente resolvida pode optar por colocar também outro sistema de drenagem no interior da cave para captar a água que possa passar para a cave, sendo este mais complicado de fazer e honroso devido à cave já estar pronta, depois é colocar uma boa camada de betão hidrofugo para impedir a passagem de humidade com uma tela ou plástico rijo no fundo do betão, e por fim por o acabamento que actualmente tem

0.0338 seg. NEW