Iniciar sessão ou registar-se
    • Sembla
    • 20 outubro 2015 editado

# 1

Boa noite.
    Preciso de algumas dicas sobre o que instalar na casa que vou comprar no que ao aquecimento diz respeito.
    Como irei substituir o piso (exceto cozinha e despensa) é de aproveitar.
    Já li aqui no fórum muito sobre o assunto e acontece que não fiquei esclarecido.
    Uns preferem o hidráulico outros o elétrico.
    Tendo em conta a localização não preciso de arrefecimento mas apenas aquecimento.
    A área será para cerca de 80m2/85m2 e situa-se no rés do chão.
    Um amigo falou-me de uma legislação qualquer que não e podia instalar elétrico mas aqui acho que li que apenas para áreas superiores a um determinado valor. Corrijam-me se estiver errado.
    Esclareçam-me, por favor, qual o mais adequado, os valores para a área em questão.
    Deixo a planta do imóvel.
    Obrigado e abraço.
      Planta 2.jpg
  1.  # 2

Vantagens eletrico - custo de aquisição.

Vantagens Hidraulico - Custo exploração
    Flexibilização quanto aos meios de produção da energia.

Não sei que mais obras está a considerar, nem os meios de produção de energia no caso de optar pelo hidraulico, mas também será algo a considerar na tomada de decisao.
    Concordam com este comentário: loverscout
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sembla
  2.  # 3

o hidraulico requer um grande investimento inicial....e se tem o dinheiro disponivel, força é uma boa aposta!

se nao tem o dinheiro disponivel ou suficiente, o electrico é a melhor opção! sendo que o que poupa no investimento inicial "chuta" em gastos de consumo para a frente.....

eu tenho electrico, e foi por uma questão de custo inicial.
    • Sembla

# 4

Quanto será o investimento inicial, assim por alto, de ambos para a área em questão???
    Não tem que ser nada topo de gama. Mas algo intermédio.
  3.  # 5

Colocado por: SemblaQuanto será o investimento inicial, assim por alto, de ambos para a área em questão???
    Não tem que ser nada topo de gama. Mas algo intermédio.

para essas medidas e valores por alt, diria para contar com:

electrico: EUR 2.000/3.000

Hidraulico: EUR 8.000/12.000

mas o forista Pc Ferreira vende os dois pelo que pode elucida-lo melhor sobre os preços das duas soluções!
  4.  # 6

Colocado por: loverscouto hidraulico requer um grande investimento inicial....e se tem o dinheiro disponivel, força é uma boa aposta!

eu tenho electrico, e foi por uma questão de custo inicial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sembla

Quanto gasta de luz em média com o piso ligado? E quanto tempo o tem ligado?
    • eu

# 7

Colocado por: loverscoutHidraulico: EUR 8.000/12.000

Mais a fonte de calor ?
  5.  # 8

Colocado por: Ricardo Al

Quanto gasta de luz em média com o piso ligado? E quanto tempo o tem ligado?

sei que a diferença do investimento garantidamente me paga a luz nos proximos 10 anos! depois logo se vé.....
  6.  # 9

Colocado por: eu
    Mais a fonte de calor ?

estou a falar mais ou menos pelo meu caso que para 185 m2 ja com bomba de calor me pediram na altura á volta de 15.000 euros! (mais coisa menos coisa)

portanto para 85 m2, será um pouco menos....

e valores por alto....
  7.  # 10

Está-me a parecer que o elétrico será o mais adequado para mim pois para rentabilizar um investimento de um hidráulico terei uns anos pela frente. Tempo esse que não sei se vou estar vivo. :D
    Terei de pensar mês a mês o que me será mais vantajoso.
    A não ser que a diferença de consumos seja muito elevada.
  8.  # 11

Colocado por: SemblaEstá-me a parecer que o elétrico será o mais adequado para mim pois para rentabilizar um investimento de um hidráulico terei uns anos pela frente. Tempo esse que não sei se vou estar vivo. :D
    Terei de pensar mês a mês o que me será mais vantajoso.
    A não ser que a diferença de consumos seja muito elevada.

a diferença de consumos é notória, isso acho que ninguem contesta ou diz o contrario! agora garantidamente o diferencial do custo inicial paga-lhe a luz durante 10 ou mais anos (depende do uso que der)
    vai gastar o dinheiro á mesma, gasta-o é de forma faseada e a pouco e pouco! daí ter dito que se tiver capital disponivel, invista no hidraulico!
  9.  # 12

Eu pessoalmente sou um defensor do piso radiante hidráulico (especialmente porque lido principalmente com habitação nova e acho um desperdício numa moradia com um custo de construção de 300.000€ o cliente pretender um piso radiante elétrico)
    Claro que na remodelação de habitação existente as coisas são diferentes e o piso elétrico possuir outras condições. (de qualquer modo um radiador elétrico é mais barato e possui o mesmo rendimento, e sim sei que não é bem a mesma coisa)

Como nota gostava apenas de referir:
    - O piso radiante hidráulico necessita de uma altura de pavimento superior (quer utilize ou não embebido em betonilha) logo como vai manter um pavimento como está deve de ter em atenção os possíveis desníveis do pavimento.
    - O pavimento hidráulico com bomba de calor possui a vantagem de caso instale algum ventiloconvector poder fazer frio também. (não aconselho frio diretamente pelo piso radiante)
  10.  # 13

Colocado por: Nuno NunesEu pessoalmente sou um defensor do piso radiante hidráulico (especialmente porque lido principalmente com habitação nova e acho um desperdício numa moradia com um custo de construção de 300.000€ o cliente pretender um piso radiante elétrico)
    Claro que na remodelação de habitação existente as coisas são diferentes e o piso elétrico possuir outras condições. (de qualquer modo um radiador elétrico é mais barato e possui o mesmo rendimento, e sim sei que não é bem a mesma coisa)

Como nota gostava apenas de notar:
    - O piso radiante hidráulico necessita de uma altura de pavimento superior (quer utilize ou não embebido em betonilha) logo como vai manter um pavimento como está deve de ter em atenção os possíveis desníveis do pavimento.
    - O pavimento hidráulico com bomba de calor possui a vantagem de caso instale algum ventiloconvector poder fazer frio também. (não aconselho frio diretamente pelo piso radiante)

entao e se a construção tiver um custo de 140 mil euros?
  11.  # 14

entao e se a construção tiver um custo de 140 mil euros?

Não é exatamente a mesma coisa. Quando o cliente possui uma moradia com um custo de 300 mil euros e pretende piso radiante elétrico dificilmente a opção terá a ver com o custo do mesmo mas é usual ser porque já conhece ou já ouviu falar do elétrico. Quando o custo da casa é de 140 mil euros já é mais difícil dizer que o custo do sistema é pouco significativo em relação ao da habitação. (claro que depende tudo de áreas, equipamentos, etc..)
  12.  # 15

Um radiador elétrico com a mesma potência instalada gasta o mesmo que o PRE mas não tem o mesmo conforto.
    Tipicamente um radiador elétrico com a mesma potência do PRE, gasta mais, porque terá que estar mais tempo ligado para o mesmo patamar de conforto (embora não chegue ao conforto do PRE)..

Penso que os patamares de conforto não podem ser comparáveis. No entanto conheço casos em que a conta de eletricidade ao final do mês produzia um patamar de desconforto tão grande que foram desligados e substituídos por radiadores localizados.
  13.  # 16

Colocado por: Anonimo18072022AAgora desde que bem projetado um radiador elétrico com a mesma potência instalada, para um nível de conforto semelhante, nunca gastaria menos....muito pelo contrário.

Parece-me haver aqui uma contradição ou estou a interpretar mal... Desde que bem projetado o quê? Não me parece que seja o radiador elétrico!
  14.  # 17

Continuo confuso. :D
    Como não estou a nadar em dinheiro a melhor opção é optar pelo elétrico porque é mais barato e depois quando tiver que ligar o aquecimento é melhor preparar o subsídio de férias para o inverno. Para estar ligado, muito provavelmente, entre 4 a 6 meses por ano. Novembro a Março mais ou menos.
  15.  # 18

Colocado por: SemblaContinuo confuso. :D
    Como não estou a nadar em dinheiro a melhor opção é optar pelo elétrico porque é mais barato e depois quando tiver que ligar o aquecimento é melhor preparar o subsídio de férias para o inverno. Para estar ligado, muito provavelmente, entre 4 a 6 meses por ano. Novembro a Março mais ou menos.

confuso em qué?

PRE --> menor custo instalação e maior custo de utilização

PRH --> maior custo de instalação e menor custo de utilização

peça orçamentos e pondere a diferença de preço no custo inicial vs custos de utilização..... agora piso radiante é um luxo do camandro, do qual já nao abdico!

se tivesse tido disponibilidade financeira tinha optado pelo hidraulico..... mas a guita nao estica e nao chega para tudo! entre pagar a mais já, agora, no imediato um valor na ordem dos 12.000 euros (+- a diferença do custo de instalação no meu caso) e dissolver esses 12 mil euros ao longo do anos em electricidade.... é uma questão de ponderar e fazer as suas contas!
  16.  # 19

A confusão dissipou-se.
    Cheira-me que vou optar pelos chineses, cheira-me. :D :D :D
    Vou estudar e orçamentar para depois decidir.
    Obrigado pelos esclarecimentos.
  17.  # 20

Colocado por: SemblaA confusão dissipou-se.
    Cheira-me que vou optar pelos chineses, cheira-me. :D :D :D
    Vou estudar e orçamentar para depois decidir.
    Obrigado pelos esclarecimentos.

chamo-lhe so a atenção de que aqueles valores foram para o meu caso.... uma vez que as suas areas sao menores, terá que analisar e fazer as suas contas.

0.0209 seg. NEW