Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Tenho um apartamento dos anos 50 em Lisboa num edifício de estrutura mista, que vou remodelar. Quero isola-lo bem térmicamente, uma vez que fica no último piso. O tecto original do apartamento é em estafe e a estrutura é em barrotes de madeira. Estou indecisa no material que hei-de colocar para isolar o tecto e gostava de saber a vossa opinião.

    O que é melhor termicamente: lã de rocha ou roofmate?
    Coloco uma camada ou duas desse material? Qual a espessura das mesmas? Coloco por cima do tecto falso, por cima do estafe ou em ambos?

    Obrigada
  2.  # 2

    Vou reabrir este tópico uma vez que ninguém chegou a comentá-lo, na esperança que algum profissional ou alguém que já tenha passado pela mesma situação me possa ajudar.

    Relativamente ao meu tópico, tinha optado por isolar os barrotes por cima do meu estafe no sótão com roofmate 6cm e também colocar uma camada de lã de rocha de 6cm no meu tecto falso. Acontece que tive reunião de condomínio e não me permitiram isolar os barrotes por cima de mim (cobertura) porque disseram que os barrotes precisam de ventilar e se forem abafados com o material podem danificar-se.

    Assim só me resta colocar o isolamento no interior do meu tecto falso. Na vossa opinião o que acham em fixar roofmate 6cm ao meu estafe e colocar lã de rocha 6cm também no interior do tecto falso? Ficava com uma caixa de ar entre ambos. Ou é preferível ter duas camadas de lã de rocha (de 6cm cada) cruzadas? Qual a vossa opinião?
  3.  # 3

    O pessoal aqui defende por norma isolar com duas mantas cruzadas de lã de rocha/vidro/cânhamo com papel kraft virado para o lado "quente".
  4.  # 4

    Colocado por: branco.valterO pessoal aqui defende por norma isolar com duas mantas cruzadas de lã de rocha/vidro/cânhamo com papel kraft virado para o lado "quente".
    Exactamente, coloque o papel kraft virado para baixo da primeira camada e virado para cima do da camada do topo. É a melhor opção relação isolamento / custo.
  5.  # 5

    Colocado por: branco.valterO pessoal aqui defende por norma isolar com duas mantas cruzadas de lã de rocha/vidro/cânhamo com papel kraft virado para o lado "quente".


    O lado "quente" será as duas mantas para baixo? A camada de baixo em contacto com o pladur e a camada de cima em contacto com a zona da manta que não tem papel kraft?

    E o roofmate não será melhor para zonas húmidas? A lã de rocha não é amiga da humidade.
  6.  # 6

    A lã de rocha não absorve humidade.
  7.  # 7

    Colocado por: Vítor MagalhãesA lã de rocha não absorve humidade.


    Tenho a informação que a lã de rocha apodrece com a humidade e que o ideal é aplicar lã de rocha com papel kraft porque assim fica mais protegida da humidade.
  8.  # 8

    O papel kraft serve como barreira para vapor.
  9.  # 9

    A lã de rocha é repelente à água, tem uma estrutura não capilar e não favorece o desenvolvimento bactérias.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  10.  # 10

    O papel kraft da camada de lã de rocha de baixo tem de ficar para baixo (por causa das humidades de casa) e o kraft da camada de lã de rocha de cima tem de ficar para cima por causa das humidades vindas do telhado, é isso?
  11.  # 11

    Colocado por: MinimalO papel kraft da camada de lã de rocha de baixo tem de ficar para baixo (por causa das humidades de casa) e o kraft da camada de lã de rocha de cima tem de ficar para cima por causa das humidades vindas do telhado, é isso?
    yap
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  12.  # 12

    E será que não melhorá termicamente se fixar roofmate 6cm ao meu estafe e se também colocar lã de rocha 6cm com o kraft para baixo? Assim ficaria com uma caixa de ar entre eles.
  13.  # 13

    Colocado por: MinimalE será que não melhorá termicamente se fixar roofmate 6cm ao meu estafe e se também colocar lã de rocha 6cm com o kraft para baixo? Assim ficaria com uma caixa de ar entre eles.
    Dá menos trabalho as 2 camadas de manta de lã de rocha/vidro cruzadas e a eficiência é semelhante.
    Concordam com este comentário: C.Silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
    • diysol
    • 24 janeiro 2016 editado

     # 14

    Colocado por: Vítor MagalhãesA lã de rocha é repelente à água, tem uma estrutura não capilar e não favorece o desenvolvimento bactérias.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    Se eu mandar um balde de agua para cima da lã rocha não fica ensopada?

    edit: acho que tenho aqui a minha resposta: http://www.rockwool.pt/porque+rockwool/durabilidade xD
  14.  # 15

    Colocado por: diysol

    Se eu mandar um balde de agua para cima da lã rocha não fica ensopada?

    edit: acho que tenho aqui a minha resposta:http://www.rockwool.pt/porque+rockwool/durabilidadexD


    Pelo que estou a perceber a composição de lã de rocha pode variar conforme a marca. Existem umas que são mais resistentes a humidade, fungos, bicharada, etc, correcto? Se as composições forem diferentes, a Rockwool será uma boa aposta? Os preços são muito diferentes das outras? Pretendo lã de rocha com um coeficiente de condutividade de 0,03 W/ºC.
  15.  # 16

    Colocado por: Minimal

    Pelo que estou a perceber a composição de lã de rocha pode variar conforme a marca. Existem umas que são mais resistentes a humidade, fungos, bicharada, etc, correcto? Se as composições forem diferentes, a Rockwool será uma boa aposta? Os preços são muito diferentes das outras? Pretendo lã de rocha com um coeficiente de condutividade de 0,03 W/ºC.


    Eu ando indeciso entre lã rocha e XPS. Queria usar algo que fosse resistente ao fogo como a lã rocha mas depois pesquiso pela net e o que não falta são relatos de lã rocha a ficar "podre" com humidade/infiltrações. Além disso referem-se a um "pó" que se liberta quando se corta a la rocha e que fica no ar e que faz alergia a alguma pessoas.

    Se isso é comum a todas as lãs rocha? É o que estou a tentar descobrir. Em relação ao preço? Aqui no forum dizem que a lã rocha fica bem mais barato que o XPS da mesma espessura, mas até agora onde pesquisei é diferença nos € não é muita.
  16.  # 17

    Colocado por: diysolpela net e o que não falta são relatos de lã rocha a ficar "podre" com humidade/infiltrações


    Nao acredite em tudo o que le na net.

    Se tiver uma dor de cabeça e procurar na net o que pode ser....vai ler QUE ESTA A MORRER!!! :))
  17.  # 18

    Colocado por: diysol

    Eu ando indeciso entre lã rocha e XPS. Queria usar algo que fosse resistente ao fogo como a lã rocha mas depois pesquiso pela net e o que não falta são relatos de lã rocha a ficar "podre" com humidade/infiltrações. Além disso referem-se a um "pó" que se liberta quando se corta a la rocha e que fica no ar e que faz alergia a alguma pessoas.

    Se isso é comum a todas as lãs rocha? É o que estou a tentar descobrir. Em relação ao preço? Aqui no forum dizem que a lã rocha fica bem mais barato que o XPS da mesma espessura, mas até agora onde pesquisei é diferença nos € não é muita.


    Mas o link que enviou anteriormente parece que resolve a situação do ficar podre por causa da humidade/infiltrações.

    Também já tive a questão do roofmate vs lã de rocha (no meu caso ía utilizar ambos), mas aqui no fórum cruzei com mais pessoas apologistas da lã de rocha e isso está a fazer-me decidir pela lã de rocha. Vou colocar duas mantas de lã de rocha cruzadas com papel kraft (para fazerem barreira de vapor). Este sistema pelo menos já foi testado e aprovado por outras pessoas, o que me deixa mais segura.

    Sobre as partículas que liberta, que também foi uma preocupação minha, uma vez que vai ter a camada de lã de rocha de baixo com o papel kraft virado para baixo (em contacto com o tecto e iluminação), serve também de barreira física para que as partículas não passem através buracos da iluminação embutida.

    Ainda não percebi foi quais as marcas de lã de rocha que são melhores para alergias, humidades/infiltrações, bichos, etc.
  18.  # 19

    Vai comprar a onde? Tanto a Knauf, como a Rockwool, como a Ursa já foram mencionadas inúmeras vezes cá no fórum. Para além das mantas de lã de rocha e de vidro há ainda as de cânhamo.
  19.  # 20

    Vai ser a construtora a comprar e não sei onde vão comprar. Mas gostaria de ser eu a indicar a marca, espessura e densidade. Estou a pensar em duas mantas de lã de rocha com 6cm com um coeficiente de condutividade de 0,030W/ºC.
    Alguém tem algum conhecimento sobre o assunto?
 
0.0210 seg. NEW