Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Já vi, mea culpa que nãp li isso e tomei como um piso com corpos avançados.
    Mas continuo a achar que estamos em presença de deficiência grave de projecto e de representação
  2.  # 62

    Colocado por: Picareta
    Mostre lá a pormenorização....ou foi de boca?


    Nos pormenores do Cype existe...

    O apoio de 10cm é garantido, até de mais, mas neste caso são apenas os varões... De outra forma não seriam possíveis vigas embutidas com vigotas.
  3.  # 63

    Colocado por: ghost12Nos pormenores do Cype existe...

    Acredito .... mas nunca vi

    Colocado por: ghost12O apoio de 10cm é garantido, até de mais, mas neste caso são apenas os varões...

    Mas eu preciso que alguém me garanta que esses varões tem a aderência necessária, mas garantir a segurança.
  4.  # 64

    Temos este...
      Capturar.JPG
  5.  # 65

    Colocado por: ghost12Temos este...

    Mas ao contrário da foto que mostrou, esse tem uns varões a reforçar o apoio, e nada diz sobre o ferro das vigotas.

    Se me aparecesse esse pormenor num projecto, solicitava ao projectista, a pormenorização com a armadura das vigotas.

    O tipo que desenhou isso, não tem garantias nenhumas de que seja seguro.
  6.  # 66

    Colocado por: Picareta
    Mas ao contrário da foto que mostrou, esse tem uns varões a reforçar o apoio, e nada diz sobre o ferro das vigotas.

    Se me aparecesse esse pormenor num projecto, solicitava ao projectista, a pormenorização com a armadura das vigotas.

    O tipo que desenhou isso, não tem garantias nenhumas de que seja seguro.



    Tem razão, nesse pormenor tem armadura de apoio, admito que em lajes mais curtas não coloque esses apoios, mas em lajes maiores coloco dois ferros 12mm por vigota mais um de 12mm transversal.

    Vendo o pormenor, nada mostra sobre os varões das vigotas.


    Tenho colocado este sistema há alguns anos e ainda não verifiquei nenhum patologia, mesmo em lajes de 7m de vão. Se os ferros apoiarem 20cm na viga também não vejo para onde a laje pode "fugir"...


    Você é construtor? Nunca que apareceram estas vigas rasas que agora os projectistas tanto gostam? :)
  7.  # 67

    Colocado por: ghost12Você é construtor?

    Sou engº Civil/empreiteiro

    Colocado por: ghost12Nunca que apareceram estas vigas rasas que agora os projectistas tanto gostam? :)

    Aparecem, mas coloco as vigotas apoiadas sobre a armadura inferior da viga. Fica a viga com 4 a 5 cm abaixo da laje. Nesse espaço coloca-se um tecto falso, e fica espaço suficiente entre a viga e o tecto falso para passar tubagens, das instalações técnicas.
  8.  # 68

    Colocado por: Picareta
    Sou engº Civil/empreiteiro


    Aparecem, mas coloco as vigotas apoiadas sobre a armadura inferior da viga. Fica a viga com 4 a 5 cm abaixo da laje. Nesse espaço coloca-se um tecto falso, e fica espaço suficiente entre a viga e o tecto falso para passar tubagens, das instalações técnicas.



    Também faço isso quando está previsto tecto falso, mas prefiro deixar a viga 10cm abaixo da laje, para as vigotas não ficarem apoiadas sobre a armadura inferior. Na sua solução, as vigotas apoiadas com o betão sobre a armadura até deve ser difícil a entrada de betão à volta da armadura.

    O problema é quando não leva tecto falso e os arquitectos e os proprietários não querem as vigas à vista....
  9.  # 69

    Curioso que em conversa com um primo que tem uma empresa de construção em França, e diz-me que quando utilizam vigotas, o engenheiro quer apenas os varões a entrar na viga, mesmo em vigas altas... A justificação também não sei!
  10.  # 70

    Colocado por: ghost12Na sua solução, as vigotas apoiadas com o betão sobre a armadura até deve ser difícil a entrada de betão à volta da armadura.

    Na verdade, elas apoiam na cofragem da viga, mas de qualquer modo é preciso cuidado com a vibração do betão.

    Colocado por: ghost12Curioso que em conversa com um primo que tem uma empresa de construção em França, e diz-me que quando utilizam vigotas, o engenheiro quer apenas os varões a entrar na viga, mesmo em vigas altas... A justificação também não sei!

    Eu só sei que os documentos de homologação das lajes e as especificações do LNEC, obrigam a uma "entrega mínima de 10cm", e por entrega mínima entendo que é toda a vigota a não apenas a sua armadura.

    file:///C:/Users/Cliente/Downloads/faprel-pavimentos-aligei.pdf
  11.  # 71

    Colocado por: Picareta
    Na verdade, elas apoiam na cofragem da viga, mas de qualquer modo é preciso cuidado com a vibração do betão.


    Eu só sei que os documentos de homologação das lajes e as especificações do LNEC, obrigam a uma "entrega mínima de 10cm", e por entrega mínima entendo que é toda a vigota a não apenas a sua armadura.

    file:///C:/Users/Cliente/Downloads/faprel-pavimentos-aligei.pdf



    Eu uso lajes da Flaviarte e também exigem uma entrega mínima de 10cm. Mas não vejo solução para estas vigas embutidas da moda!

    Se o apoio de uma vigota calhar de frente para uma armadura de um pilar, por exemplo, também vai ter que partir o betão.
  12.  # 72

    Colocado por: ghost12Mas não vejo solução para estas vigas embutidas da moda!

    As soluções devem ser encontradas pelos projectistas. Fazer invenções em obra para satisfazer os arquitectos, não faço .... quer dizer, ás vezes lá tem que ser :-))

    Quem não quer vigas, faz lajes fungiformes.
    • DM
    • 20 novembro 2015

     # 73

    No apoio da laje, vigotas, só temos de garantir a transmissão de esforço transverso. Como se faz essa transmissão através de 3 ou 4 fios de 5 ou 6mm?
    Por isso se deve fazer uma entrega de 10cm ou pelo menos tirar a primeira fiada de abobadilhas ou 10cm de betão.
    Se tiver a entrega da vigota, essa transmissão é por apoio directo da vigota.
    Se só tiver o amassiçamento a transmissão é feita por aderência entre os dois betões, o novo e o da vigota, parece-me uma ligação um pouco precária...não estou a ver outra forma.
  13.  # 74

    Colocado por: DMNo apoio da laje, vigotas, só temos de garantir a transmissão de esforço transverso. Como se faz essa transmissão através de 3 ou 4 fios de 5 ou 6mm?
    Por isso se deve fazer uma entrega de 10cm ou pelo menos tirar a primeira fiada de abobadilhas ou 10cm de betão.
    Se tiver a entrega da vigota, essa transmissão é por apoio directo da vigota.
    Se só tiver o amassiçamento a transmissão é feita por aderência entre os dois betões, o novo e o da vigota, parece-me uma ligação um pouco precária...não estou a ver outra forma.


    A transmissão faz-se através dos varões com o betão, só não será um C40/45 original da vigota mas será um C20/25 ou C25/30, ou seja o betão que colocar lá.
    • J.R.S
    • 26 fevereiro 2020

     # 75

    Colocado por: ghost12Temos este...
      Capturar.JPG

    https://ibb.co/bWNj1SC
    https://ibb.co/0rfvZkb

    Olá, podem esclarecer me na 1ª foto se é uma viga rasa porque é que a armadura parece ficar bem mais alta que a laje? não deve ficar coberta pela laje? na foto 2 podem me dar mais pormenores de como é colocado as pontas do ferro de 8mm ?

    Cumpr…
  14.  # 76

    A viga da foto é invertida e não rasa.

    No pormenor coloca uma barra de cada lado da vigota.
    • J.R.S
    • 26 fevereiro 2020

     # 77

    Colocado por: ghost12A viga da foto é invertida e não rasa.

    No pormenor coloca uma barra de cada lado da vigota.


    Olá ghost12 obrigado pelas respostas, pelo o que já aqui li com a viga rasa posso ter um vão +/- de 7 m (até á viga rasa) sem problemas? basta reforçar com as pontas de ferro ao lado da vigota o mais abaixo possível certo? e a vigota que tenha 20 centímetros dos ferros dentro da viga será assim o trabalho bem feito ?
  15.  # 78

    Colocado por: J.R.S

    Olá ghost12 obrigado pelas respostas, pelo o que já aqui li com a viga rasa posso ter um vão +/- de 7 m (até á viga rasa) sem problemas? basta reforçar com as pontas de ferro ao lado da vigota o mais abaixo possível certo? e a vigota que tenha 20 centímetros dos ferros dentro da viga será assim o trabalho bem feito ?


    Isso terá que ser calculado para cada caso concreto, não é tabelado!
    A questão das vigas rasas e dos varões das vigotas entrarem viga tem gerado discussão aqui no fórum.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • J.R.S
    • 27 fevereiro 2020

     # 79

    Colocado por: ghost12
    Isso terá que ser calculado para cada caso concreto, não é tabelado!
    A questão das vigas rasas e dos varões das vigotas entrarem viga tem gerado discussão aqui no fórum.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Assim sendo o melhor será optar por apoiar as vigotas um ou dois centímetros acima da armadura inferior e três a quatro centímetros dentro da dita viga rasa assim já não será necessário as pontas de 8mm certo? ficando a viga com uns cinco a seis centímetros abaixo do teto desta forma já é possível ter um vão de 7 metros com mais segurança ?
  16.  # 80

    Colocado por: J.R.S

    Assim sendo o melhor será optar por apoiar as vigotas um ou dois centímetros acima da armadura inferior e três a quatro centímetros dentro da dita viga rasa assim já não será necessário as pontas de 8mm certo? ficando a viga com uns cinco a seis centímetros abaixo do teto desta forma já é possível ter um vão de 7 metros com mais segurança ?


    Não importa o vão da viga, tem que ser devidamente calculado, aí é que fica a saber qual a secção mínima.

    As vigota têm que ter o mínimo de 10cm de entrega na viga.
 
0.0280 seg. NEW