Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    E beber/comer algo ácido?também não tem problema pois o corpo regula essa acidez?
  2.  # 262

    O que escrevi não é uma questão de opinião, são factos. Opinião é dizer que a mulher do vizinho é bonita ou feia. Dizer que o pH da água faz com que seja boa ou má para beber (e aqui estamos a falar de água potável, sem extremos) é factualmente errado. O pH é equivalente à concentração de protões livres, nada mais. Se pegarem numa água ácida e lhe juntarem um nadinha de uma base forte tipo soda cáustica (hidróxido de sódio) apenas anulam iões H+ que reagem com o iao hidróxilo para formar... água! Com a agravante que aumentaram a concentração de sódio livre com esse aumento do pH. Continua a ser água não tamponada cujo pH vai ser reduzido fortemente no estômago, mas cujos iões sódio em excesso vão ser absorvidos e podem ser benéficos ou não, dependendo da condição de saúde. Não falem do que não sabem, estudem fisiologia, bioquímica
    Concordam com este comentário: paionense, eu, Pedro Azevedo78
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BM_18
  3.  # 263

    O maior senão da água excessivamente ácida é promover ainda maior descalcificação óssea, que agrava a situação das mulheres na menopausa. De resto, ácida ou alcalina, dentro de parâmetros relativamente equilibrados, não há evidências que validem que tomar água ácida ou alcalina beneficie A ou B.
  4.  # 264

    Colocado por: BM_18E beber/comer algo ácido?também não tem problema pois o corpo regula essa acidez?


    Claro! Ninguém morre por comer uma laranja ou até um limão, ou beber coca cola, todos muito ácidos. O problema pode ser para os dentes ou devido ao açúcar...
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  5.  # 265

    Não é possível alcalinizar o corpo através da ingestão de água alcalina. O pH do Sangue situa-se entre os 7,35 e os 7,45 e no outro existem várias reações de equilibrio acido base para que se mantenham em homeostasia. Mesmo que se ingira bastante água alcalina ela é neutralizada imediatamente no estômago e posteriormente através dos sistema renal, respiratório e pele (sistema excretor)

    Promover o consumo de água alcalina em detrimento de outra é vender a banha da cobra tão em voga nestes dias.

    De facto, as células tumorais desenvolvem-se a maior velocidade em meio ácido mas isso tem de ser combatido de outras formas, não pela ingestão de água alcalina



    https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/nutritional-disturbance-in-acidbase-balance-and-osteoporosis-a-hypothesis-that-disregards-the-essential-homeostatic-role-of-the-kidney/3EAD569004A55B4AEAA0DAFC30AB5BE6
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  6.  # 266

    Quanto à relação Alcalinidade Vs Osteoporose

    “There is no evidence from superior quality balance studies that increasing the diet acid load promotes skeletal bone mineral loss or osteoporosis. Changes of urine calcium do not accurately represent calcium balance. Promotion of the “alkaline diet” to prevent calcium loss is not justified.”



    https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1359/jbmr.090515
    • eu
    • 17 julho 2019

     # 267

    Colocado por: pcspinheiroNão falem do que não sabem

    Mau, tu queres fechar o fórum?
  7.  # 268

    Colocado por: euMau, tu queres fechar o fórum?


    :-)
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 269

    Colocado por: eu
    Mau, tu queres fechar o fórum?


    Pessoas a falar do que não sabem é o que mais há neste momento, principalmente no que diz respeito às saúde e sem qualquer tipo de evidência científica. As fake news estão por todo o lado com os influencers, coachs e vendedores de banha da cobra a cada esquina a tentar extorquir os mais frágeis e vulneráveis
    Concordam com este comentário: Skinkx, eu
  9.  # 270

    Colocado por: paionenseQuanto à relação Alcalinidade Vs Osteoporose

    “There is no evidence from superior quality balance studies that increasing the diet acid load promotes skeletal bone mineral loss or osteoporosis. Changes of urine calcium do not accurately represent calcium balance. Promotion of the “alkaline diet” to prevent calcium loss is not justified.”



    https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1359/jbmr.090515


    Eu não disse que se devia beber água alcalina para combater a osteoporose; o que eu disse foi que água acentuadamente ácida agrava as situações pré-existentes de osteoporose e como tal não devem ser ingeridas águas excessivamente ácidas por pessoas que sofram de osteoporose.

    Uma água com pH até 6.0 deverá, em princípio, ser irrelevante para o problema, mas se bem me lembro houve uma altura em que consumi água 7 Fontes e aquilo, salvo erro, tinha um pH de 5.2... e isso deve ser acautelado em determinados casos.

    Mas isto vale para o pH e para todos os minerais presentas na água, a mesma água não é adequada para todas as pessoas pois a sua riqueza mineral pode ser desaconselhada para pessoas com determinadas patologias.
  10.  # 271

    Qual evidencia cientifica? Aquela patrocinada? Que lhe cai de bandeja no jornal na noite?

    Ou aquela que para ter acesso a ela, é preciso procurar?
  11.  # 272

    Colocado por: BM_18Se o pH não interessa porque alguém receita uma medicação e exige que seja tomada com água de pH elevado?


    Colocado por: pcspinheiroQue medicação precisa de pH alcalino nos primeiros 10s dentro do corpo?


    10s se beber muito devagariiiiiinho! :)


    Qt ao resto BM_18, o pcspinheiro e o paionense já disseram tudo.
    Um conselho muito importante a todos sobre estas coisas da sáude: O diz que disse, o ouvir dizer, o a "com a minha prima resultou", não valem de nada!
    Importam estudos (válidos!!!) concretos com resultados também eles concretos.
    O resto não passam de suposições. Que um dia até podem ser validadas! Mas até lá, suposições.
  12.  # 273

    bom ao meu ver se beber agua alcalina tal dita de 9.5..e o normal e +-7.5 para equalizar.essa mesma tem de gastar acido..seja ele qual for ..mas normalmente e acido clorhidrico(hcl) portanto para chegar ao equilibrio..vais diminuir acidez mesmo que o corpo gasta esse acido...per total o corpo fica menos acido..de que estava...antes de tomar essa bebida...ate pode ser agua com bicarbonat de sodio para nao uzar soda caoustica....portanto fica em liguagem de freedive mais alcalino...coisa curiosa acontece o mesmo quando se bebe agua com sumo de limao...e este ja e um acido fraco...e este por exemplo faz uma alcalinidade maior....porque o nosso corpo detecta uma acidez no corpo e contramedia e uma injeçao de bilis que uma substancia ..muito bazica logo depois neutralizar o acido ...caratero geral fica bazico portanto.....seja como for o noso corpo prefira estado de... maior bazico que maior acido..acidez sendo propice para patogenios bacterias viruses...e havia muito que falar mas...sem mais nada digoque.... podem beber qualquer agua e fazer controlo de acidez/alcalinidade com a respiraçao...isso faz se bem...pode induzir um ph alto sempre atraves de respiraçao ou acidez na mesma maneira...de aqui pode controlar o pezo..e resto de saude e tudo só com respiração......se pratico nem muito...mas e posivel...
  13.  # 274

    Penso que há aqui muita confusão nos argumentos...

    As pessoas que gostam da água de PH elevado como água de Monchique (é o meu caso) gostam porque ,na sua maioria, gostam do sabor da água. Não gostam porque acham que faz melhor à saúde.

    Por exemplo as crianças têm uma tendência a gostar dete tipo de águas porque o sabor é para o lado do adocicado. Nesse aspecto é saudável porque se bebe mais água (o que é bom) sem o açucar. Por exemplo há quem jure que um bom café deve ser feito com este tipo de água (PH elevado).

    Outra grande confusão que por aqui vai é que sendo os sucos gástricos muito ácidos, será práticamente indiferente beber uma água alcalina (PH elevado). Isso é hiper-simplificar o complexo sistema de digestão/metabolização/absorção dos alimentos. Todos sabemos que acidez na nossos tecidos biológicos estimulam o aparecimento do cancro, sendo a carne vermelha um indutor dessa acidez.

    No entanto está amplamente demonstrado que a ingestão do limão (que é um fruto muito ácido) não aumenta a acidez do nosso corpo, pelo contrário induz fortemente a alcalinização do nosso corpo, pelo que o limão é considerado um instrumento natural na defesa contra o cancro. E o limão é muito mais ácido que a carne vermelha.

    Talvez um fisiologista possa ajudar aqui, mas as coisa não são preto e branco...
  14.  # 275

    Colocado por: Pedro Azevedo78



    10s se beber muito devagariiiiiinho! :)


    Qt ao resto BM_18, o pcspinheiro e o paionense já disseram tudo.
    Um conselho muito importante a todos sobre estas coisas da sáude: O diz que disse, o ouvir dizer, o a "com a minha prima resultou", não valem de nada!
    Importam estudos (válidos!!!) concretos com resultados também eles concretos.
    O resto não passam de suposições. Que um dia até podem ser validadas! Mas até lá, suposições.


    O que foi dito aqui vale tanto como o resto que se.encontra na net.
    Eu já estava esclarecido apenas queria ver as respostas dos "especialistas".
    Cabe a cada um escolher o que acha melhor para si.
  15.  # 276

    Cara(o) tiyxu, não me leve a mal mas você não sabe do que fala porque não percebe o que é um equilíbrio ácido/base nem parece perceber de fisiologia... A água que se bebe não é tamponada, mas os fluidos corporais são. Nem que bebesse litros e litros de água isso pouco afetaria directamente o pH. Morreria antes de hemólise. Também perceberia que mesmo um ácido
    (fraco) pode alcalinizar uma solução, dependendo do seu pKa e do par ácido/base que forma em solução. O ácido fosfórico, que é usado como tampão pelo organismo, pode acidificar ou alcalinizar uma solução, dependendo do seu estado de protonação, já que pode existir em 4 formas com 3 fases de equilíbrio com 3 pKa diferentes, um por volta de pH 4 outro por volta de 7.2 (daí a sua utilidade para o organismo) e outro com cerca de 12. Por isso, com todo o espírito académico, aconselho que se quer perceber estás coisas estude por livros e não pelo que vê sabe-se lá onde e depois ande a espalhar mitos. Não é útil para ninguém...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, smart
  16.  # 277

    Pcspinheiro apesar da minha teoria agradeço a sua disponibilidade em transmitir o seu conhecimento na matéria,é bom quando falamos com alguém entendido e prestável para passar o seu conhecimento.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, Marcopom
  17.  # 278

    Colocado por: pcspinheiroCara(o) tiyxu, não me leve a mal mas você não sabe do que fala porque não percebe o que é um equilíbrio ácido/base nem parece perceber de fisiologia... A água que se bebe não é tamponada, mas os fluidos corporais são. Nem que bebesse litros e litros de água isso pouco afetaria directamente o pH. Morreria antes de hemólise. Também perceberia que mesmo um ácido
    (fraco) pode alcalinizar uma solução, dependendo do seu pKa e do par ácido/base que forma em solução. O ácido fosfórico, que é usado como tampão pelo organismo, pode acidificar ou alcalinizar uma solução, dependendo do seu estado de protonação, já que pode existir em 4 formas com 3 fases de equilíbrio com 3 pKa diferentes, um por volta de pH 4 outro por volta de 7.2 (daí a sua utilidade para o organismo) e outro com cerca de 12. Por isso, com todo o espírito académico, aconselho que se quer perceber estás coisas estude por livros e não pelo que vê sabe-se lá onde e depois ande a espalhar mitos. Não é útil para ninguém...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu
    cro amigo ..melhore o seu conhecimento com algumas procentes a ler este livro.....e todos os tem curiosidade.....http://www.thodio.com/LIMPEZA-DO-FIGADO-E-DA-VESICULA.pdf
  18.  # 279

    Ah!!! Se alguém escreveu um livro sobre isso então deve ser verdade! Vou já queimar os meus livros de bioquímica e de fisiologia e dedicar-me a ler livros coloridos! Só por curiosidade, quantas referências bibliográficas a artigos científicos é que esse livro tem? Deixe de ser totó! Há quem não veja porque não quer ver... Mas se a água alcalina ou ácida ou neutra o faz feliz porque não a bebe tranquilo e deixa de espalhar mitos? Bem fresquinha, tão bom! Não, espere!! A temperatura influencia o pH...e agora???
    Concordam com este comentário: zed, Pedro Azevedo78
  19.  # 280

    Colocado por: pcspinheiroAh!!! Se alguém escreveu um livro sobre isso então deve ser verdade! Vou já queimar os meus livros de bioquímica e de fisiologia e dedicar-me a ler livros coloridos! Só por curiosidade, quantas referências bibliográficas a artigos científicos é que esse livro tem? Deixe de ser totó! Há quem não veja porque não quer ver... Mas se a água alcalina ou ácida ou neutra o faz feliz porque não a bebe tranquilo e deixa de espalhar mitos? Bem fresquinha, tão bom! Não, espere!! A temperatura influencia o pH...e agora???
    Concordam com este comentário:zed
    oh caro amigo eu posso dizer que fiz o que ta la escrito....e rezulta....se for tao bom comota dizer basta ler o livro...ler livros na matou niguem e se tem tanta cunhecimento...sabe que nunca e demais...e olha mais um titlu para de literatura populara/colorida de pessoas que dedicaram a vida a conhecimento...e com pode ver encontrase de gratis....so precisa de adequerir o tal conhecimento...ee claro comprendelo...pode ter os cursos todos do mundo se na sabe quanto faz 1+1x0=? comprensão e tudo,.... na ler ou ter dotoramentos...vê/Lê, seja curioso depois vem aqui falar..mas na fala de que na sabe...na minha terra ha uma palavra que diz :es pra nada dotor..se nem diz bom dia ao porteiro....
 
0.0640 seg. NEW