Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Obrigado pelos conselhos.
    Pôs-me a pensar que tenho quanto antes de levar o meu arquiteto a ver uma obra em woodframing.
    Só não percebi ao que se refere nesta parte:
    Colocado por: Mk PtE você mesmo já aqui mostrou exemplo de coisas 'mal controladas' nesses capítulos.
    - Um dos exemplos que você já aqui referiu é demonstrativo que chatices pode ter em qualquer sistema de construção.
    •  
      Mk Pt
    • 23 maio 2016 editado

     # 182

    Colocado por: mhpintoObrigado pelos conselhos.
    Pôs-me a pensar que tenho quanto antes de levar o meu arquiteto a ver uma obra em woodframing.
    Só não percebi ao que se refere nesta parte:


    É ver post #177 e #179 deste tópico.


    Sobre o arquitecto, acho que faz bem.
    Sendo competente e experiente pode ajudar bastante. Mas faça como já tinha referido: na visita ele que se faça passar por 'curioso', não como técnico.
    Mas nestas coisas, como disse é bom ver um pouco mais no inicio, se faltar apenas acabamentos não dá para perceber algumas coisas.

    Quando estiver mais próximo, para avançar para a construção mesmo, também seria bom a visita do fiscal [que deve ser independente do arquitecto] a uma obra a decorrer do construtor, para ver o que o espera.
  2.  # 183

    Colocado por: Mk PtÉ ver post #177 e #179 deste tópico.

    Pois, mas para além da questão do ETICS que já me foi esclarecida por outrém, ainda não percebi que mais o meu amigo viu de errado. Mas já percebi que, por uma qualquer razão que me escapa, é resposta que não quer dar, pelo que não vou continuar a insistir.

    Obrigado mais uma vez pelos conselhos.
  3.  # 184

    Estou entusiasmado. Finalmente encontrei aqui no fórum alguém que sabe do que está a falar e que explica claramente as vantagens de construções alternativas em relação à alvenaria.
    Pena que já não ande por cá.
    Cito abaixo apenas um excerto de um dos seus muitos comentários superinteressantes no tópico https://forumdacasa.com/discussion/180/4/construcao-em-acosteel-framing-light-steel-framing-lsf/
    Ele começou a participar na página 4 e continuou nas páginas seguintes.
    Basta substituir "perfis metálicos" por "perfis em madeira" e tem-se uma construção em woodframing. Com a vantagem de o preço da madeira ser provavelmente bem mais barato do que o do aço.


    Colocado por: SteelmanÉ nossa opinião que a questão dos preços é, usualmente, encarada de forma incorrecta. Na verdade, ao se equiparar o LSF com a alvenaria, não se está a efectuar uma comparação justa. Ou seja, se a construção tradicional apresentar os mesmos níveis de isolamento térmico e acústico que o LSF apresenta, então os valores da primeira serão muito superiores ao da segunda forma de construir. Atentemos na constituição de uma parede exterior nos dois sistemas (pelo menos, no que habitualmente se faz em Portugal):


      Alvenaria: Duplo pano de tijolo furado, com 15 cm mais 11 cm. Caixa de ar (quase sempre sem cuidados de ventilação) com cerca 5 cm, na qual se colocam placas de Poliestireno Extrudido (se é que não é apenas EPS) com 3 cm. Reboco exterior de cimento e areia com 2 cm. Estuque interior com gesso projectado com 2 cm.Total da secção da parede: 35 cm, dos quais apenas 3 cm de isolamento térmico, nenhum material de isolamento acústico e pontes térmicas em todos os elementos estruturais.

      LSF: Estrutura com perfis metálicos com secção de 150 mm espaçados a 600 mm. Revestimento interior complacas de gesso cartonadode 15 mm. Revestimento estrutural exterior complacas de OSBcom 11 mm. Isolamento termo-acústico na cavidade entre perfis com dois painéis sobrepostos de lã mineral com 60 mm cada um. Isolamento térmico pelo exterior com placas de EPS de 50 mm coladas sobre o OSB. Reboco armado com rede com cerca de 4 mm.Total da secção da parede:23 cm, dos quais 18 cm são compostos por materiais termicamente eficientes, 12 cm de isolamento acústico por excelência, nenhuma ponte térmica em toda a superfície exterior das paredes.


    Apenas pelo exemplo acima se prova que a comparação de preços é injusta. É evidente que a construção convencional também pode eliminar as pontes térmicas com aplicação de alvenaria a revestir os elementos estruturais ou por recorrer ao reboco térmico pelo exterior. Na caixa de ar também se pode colocar mais isolamento com a correcta ventilação e colocação de drenagem adequada para eliminar as condensações. Sim tudo se pode fazer, mas isso fará aumentar os preços e, nesse caso, o LSF será de longe mais competitivo.
  4.  # 185

    Colocado por: mhpintoEle começou a participar na página 4 e continuou nas páginas seguintes.
    Basta substituir "perfis metálicos" por "perfis em madeira" e tem-se uma construção em woodframing. Com a vantagem de o preço da madeira ser provavelmente bem mais barato do que o do aço.


    Acho que não há comparação nenhuma entre estes dois tipos de construção. LSF é um tipo de estrutura que vai ficar completamente escondida e sómente tem a função estrutural. A construção em madeira é para mostrar, deverá ser concebida com capacidade estrutural, mas será igualmente para por em evidência as qualidades estéticas, contribuindo para o aspecto final. Considerar que a madeira será mais barato é talvez descurar as questões da manutenção ao longo de toda a vida do edifício, que no caso do LSF são práticamente nulas.
  5.  # 186

    Colocado por: mhpintoEstou entusiasmado. Finalmente encontrei aqui no fórum alguém que sabe do que está a falar e que explica claramente as vantagens de construções alternativas em relação à alvenaria.

    Concordo consigo, eu também gostei de ler o Stellman. Alerto apenas para o seu nick.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  6.  # 187

    Colocado por: Picareta
    Concordo consigo, eu também gostei de ler o Stellman. Alerto apenas para o seu nick.
    Concordam com este comentário:Mk Pt


    Steelman
  7.  # 188

    Colocado por: pedromdfAcho que não há comparação nenhuma entre estes dois tipos de construção. LSF é um tipo de estrutura que vai ficar completamente escondida e sómente tem a função estrutural.

    Sugeria-lhe que confirmasse a definição de woodframing. Verá que se refere a construções em que a estrutura é feita em perfis de madeira, podendo, ou não, ser revestida a madeira. Se eu optar por este sistema em princípio ficará pouca ou nenhuma madeira à vista, terá a aparência exterior de uma casa em construção convencional. Ou seja, é exatamente o mesmo princípio do LSF, mas substituindo o aço por madeira.
    Aquilo a que se refere encaixa no conceito mais geral de "casa de madeira" e há um tópico sobre isso aqui no fórum. Por não ser aquilo que pretendo é que me concentrei neste tópico.

    Colocado por: PicaretaAlerto apenas para o seu nick.

    Não é só o nick, indo ao tal tópico que refiro ele assume que é de uma empresa que trabalha na área. Por isso, sim, a opinião dele poderá estar influenciada, mas o que é certo é que os argumentos dele parecem sólidos (ninguém os rebateu de forma convincente) e, mais importante que isso, revelam conhecimento e estudo aprofundado, ou seja, não são os típicos argumentos de quem fala de cor.
    Concordam com este comentário: lmcscarpediem
  8.  # 189

    Colocado por: mhpintoEstou entusiasmado. Finalmente encontrei aqui no fórum alguém que sabe do que está a falar e que explica claramente as vantagens de construções alternativas em relação à alvenaria.
    Pena que já não ande por cá.
    Cito abaixo apenas um excerto de um dos seus muitos comentários superinteressantes no tópicohttps://forumdacasa.com/discussion/180/4/construcao-em-acosteel-framing-light-steel-framing-lsf/
    Ele começou a participar na página 4 e continuou nas páginas seguintes.
    Basta substituir "perfis metálicos" por "perfis em madeira" e tem-se uma construção em woodframing. Com a vantagem de o preço da madeira ser provavelmente bem mais barato do que o do aço.


    Será?!
    •  
      Mk Pt
    • 24 maio 2016 editado

     # 190

    Colocado por: mhpinto

    Não é só o nick, indo ao tal tópico que refiro ele assume que é de uma empresa que trabalha na área. Por isso, sim, a opinião dele poderá estar influenciada, mas o que é certo é que os argumentos dele parecem sólidos (ninguém os rebateu de forma convincente) e, mais importante que isso, revelam conhecimento e estudo aprofundado, ou seja, não são os típicos argumentos de quem fala de cor.


    Ele refere uma parede de construção tradicional mínimo dos mínimos. Ou talvez nem isso.
    E que já não é norma em lado nenhum.

    Não tenho muitooos anos de prática, mas já são alguns e eu nunca vi um projecto de uma habitação com isolamento de apenas 3cm.
    Isso só deve ter sido 'norma' nos finais de anos 90 em que metiam para lá qualquer coisa dentro da parede dupla, às 3 pacandas só por que sim, para dizer que tinha.


    Lá está, a argumentação parece convincente.
    Mas quem conhece a realidade da construção sabe filtrar muita da desinformação inserida pelo meio para parecer convincente.
    Daí a alerta da Picareta para a questão do nick.


    Mais uma vez, faz bem comparar sistemas e preços.

    Mas há argumentos e argumentos.
    A questão do isolamento é uma não questão. O isolamento é isolamento. Se tem 10 cm num sistema construtivo, pode ter os mesmos 10cm noutro sistema construtivo.
    Teoricamente o 'cappotto'/ETICS é a forma mais eficiente de colocar o isolamento e pode colocar o mesmo em qualquer sistema construtivo, tem é que ser bem executado... e isso é em qualquer que seja o sistema construtivo.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  9.  # 191

    Colocado por: Mk PtO isolamento é isolamento. Se tem 10 cm num sistema construtivo, pode ter os mesmos 10cm noutro sistema construtivo.

    Ok, mas metendo exatamente os mesmos isolamentos não ficará bem mais caro em alvenaria? No LSF e woodframing, basicamente só os perfis é que não são isolamento, enquanto que na alvenaria essa função de suporte é assegurada para aí por duas fiadas de tijolo. Se quanto ao aço já tenho dúvidas, custa-me a crer (mas poderei estar enganado) que uns barrotes de madeira não sejam bem mais baratos que duas filas de tijolo.
  10.  # 192

    Colocado por: mhpintoque uns barrotes de madeira não sejam bem mais baratos que duas filas de tijolo.

    São, o problema é que o gajo que aplica os barrotes, ganha o dobro do trolha que assenta os tijolos, e isso complica-lhe as contas.
  11.  # 193

    Colocado por: mhpinto
    Ok, mas metendo exatamente os mesmos isolamentos não ficará bem mais caro em alvenaria?


    Há a questão da competitividade entre o que é o 'normal' ser feito vs solução que, aparentemente é mais simples/barata, mas que é pouco usual.
    Economias de escalas, ..

    Se for para os EUA ou outros países, contruir em madeira é mesmo bem mais barato. É o que custumam fazer por lá.. e construir em betão/alvenaria custa uma pipa de massa.
    Cá, apesar de madeira 'ser barato' e tal, não vai economizar praticamente nada.

    Qualquer que seja o método construtivo, para qualidade de construção equiparáveis, niveis de isolamento idênticos, cumprir com legislação, etc, pouco ou nada vai poupar entre as várias alternativas.
    Pode parecer estranho para quem não seja da área, mas é mesmo assim.


    É ver o caso de uma conhecida casa de madeira que passou por este fórum, do Raul Schon [acho que é isto].
    Ficou muito engraçada, com pinta, bom aspecto, bem construída. Mas não ficou em nada mais barata que construção tradicional. Foi uma escolha que fez, mas não foi baseada no custo, porque se fosse não era por isso que ele teria construído em madeira.
    Concordam com este comentário: raulschone
    •  
      Mk Pt
    • 24 maio 2016 editado

     # 194

    Aqui está o tópico:
    https://forumdacasa.com/discussion/12137/1/construir-uma-casa-sem-telhas-tijolos-e-cimento/

    Sobre a parte que estava a ser discutida [custos]:
    Colocado por: jorgferr1000 euros o m2....pensei que as casas de madeira ficassem mais baratas que as ditas normais de tijolo e cimento....sendo assim económicamente nem é viável em relação ás de tijolo/betão


    Colocado por: j cardosoBoas
    Não, não são 1000 €/m2. Falta somar a isso ramais agua, esgotos, electricidade, gás, painéis solares e estores exteriores. Estas são despesas de construção.
    cumps
    José Cardoso


    O próprio dono de obra:
    Colocado por: raulschoneCaro Jorgferr,
    enganam-se os que pensam que são mais baratas do que as casas com tijolos e cimento. Se pode ser mais barata ? Pode mas não é a mesma coisa!!!
    Eu optei por uma casa sem telhas, tijolos e cimento porque vivi durante a maior parte da minha vida na quinta dos machados (www.quintadosmachados.com )que tem quase 2000m2 de edifícios com muitas telhas, tijolos e cimento mas, também com muita húmidade, frio, janelas e paredes com água a escorrer no inverno etc.


    Agora.. de casas de construção decente [recente], não lembro de ver nenhuma com água a escorrer pela parede.
    Sendo bem feitas, não têm esses problemas. E erros pode acontecer em qualquer uma.
  12.  # 195

    Colocado por: Mk PtQualquer que seja o método construtivo, para qualidade de construção equiparáveis, niveis de isolamento idênticos, cumprir com legislação, etc, pouco ou nada vai poupar entre as várias alternativas.

    Ainda duvido disto, mas só poderei ter mais certezas quando começar a pedir orçamentos.
    Conheço bem o tópico da casa do Raul Schone. O problema é que infelizmente nem essa nem nenhuma no fórum serve de termo de comparação para aquilo que eu tenho em mente. O que mais se aproxima em termos de método são as que foram feitas em LSF, mas os valores creio não terem nada a ver.
    A do Raul é uma casa toda em madeira, tanto na estrutura como em revestimentos. Só em revestimentos deve ter sido um balúrdio. Eu apenas quero pegar numa coisa convencional e trocar os tijolos por traves de madeira.
    E sim, a mão de obra é mais cara, mas a construção da estrutura é bem mais rápida pelo que isso também relativiza as coisas.

    Mas certezas não tenho, tirando a de que desde que apanhe um construtor honesto e que saiba o que está a fazer, deverei ficar bem servido seja qual for o sistema por que vier a optar. E essa basta-me nesta fase e por isso vou pedir orçamentos a construtoras dos diversos sistemas.

    Aquilo em que vos peço ajuda, e por isso alimento este tópico, é em ver se não me meto com um construtor que dê mostras de pouco perceber daquilo que faz. Daí ter pedido comentários àquelas fotos do Facebook, por exemplo.
  13.  # 196

    Colocado por: Anonimo16062021
    Da sua parte claro que não..mas de outro usures já aconteceu algumas vezes muito recentemente


    Mt francamente acho a opinião do Anonimo16062021 importante, tem conhecimento de causa que o mero DO não tem, e muitas vezes não é alertado para o que devia ser.
    Isso de ser acusado.... qualquer profissional que post neste forum é sempre acusado de alguma coisa mais tarde ou mais cedo. Nc vo o Anonimo16062021 obrigar ng a comprar, e os outros se sentem isso ajudem mais as discussões do forum, que os users agradecem.

    Bem Hajam
    Concordam com este comentário: mhpinto
  14.  # 197

    mhpinto,

    A única empresa, que eu conheça, que constrói uma casa com estrutura em madeira (tal como se vê nos EUA, ...) é a Livinwood. Só falta saber se essa

    construção corresponde aos seus anseios em termos de qualidade e durabilidade. Também eu tenho essa dúvida.

    O ideal seria falar com proprietários dessas habitações. Quando falei com o responsável por esta empresa na Feira de Março (Aveiro)

    ele também me falou nessa possibilidade, mas até este momento ainda não solicitei contactos.
  15.  # 198

    Colocado por: sousa tavaresSó falta saber se essa

    construção corresponde aos seus anseios em termos de qualidade e durabilidade.

    Corresponde certamente e por isso faço questão de lhes pedir um orçamento.
    De facto falar com os proprietários seria itneressante, mas tenho um problema em relação a isso: não irá a empresa ceder apenas os contactos dos clientes que eles sabem que ficaram mais satisfeitos? Ou seja, se alguém (ou "alguéns") não ficou satisfeito, não serão certamente eles que nos dirão quem foi e o porquê :(
    Mas sim, quando lhes pedir orçamento vou ver se há alguma casa que se possa visitar na zona de Lisboa.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  16.  # 199

    Em Lisboa? Para além daqueles barracos que se vendem no leroy?
    Aqui na minha zona há uma que anda em construção há mais de 10 anos, de vez em quando pára (que é como está agora) e nota-se uma degradação diária. Depois lá se vê alguém a trabalhar, mas não se percebe o que vai sair dali. Ao princípio até se pensava que era uma casa modelo, mas tem 2 pisos e é simplesmente feia, pelo menos por fora.
  17.  # 200

    mhpinto, já conhece esta empresa?
    Têm já várias casas na zona centro.
    http://www.evohouse.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
 
0.0545 seg. NEW