Iniciar sessão ou registar-se
  1. Deviam ter-lhe perguntado como deve proceder o veículo que circula na faixa da direita e quer ultrapassar o que está plantado na do meio.
  2. Colocado por: mhpintoPois, mas como (ainda) não dá para meter sinais para cada um dos tipos de viaturas

Os limites vêm no código da estrada, não precisa de sinais.
    Só é obrigatório sinais quando o limite é ainda inferior ao máximo estipulado no código.
  3. Colocado por: Vítor MagalhãesPedro, conduz pesados?

Nunca conduzi um pesado.
  4. Colocado por: RCF
    Mas, a resistência do corpo humano ao choque não evoluiu. Esse é argumento mais do que suficiente para não alterar as velocidades máximas permitidas.

A resistência do corpo humano ao choque depende em grande parte dos orgãos de segurança passiva do carro.
  5. Colocado por: pedromdf

Nunca conduzi um pesado.

Sabe que os motoristas de pesados também sofrem um drama diário muito grande.
    Primeiro porque são sempre relegados para segunda prioridade pelos demais utentes das vias, segundo porque grande parte das vias não estão projectadas para conjuntos de 15x2,5 metros...

"Os camionistas são simpáticos" :)
    • RCF
    • 21 abril 2017
    Colocado por: Bricoleiro

A resistência do corpo humano ao choque depende em grande parte dos orgãos de segurança passiva do carro.

Em grande parte, talvez. Mas não depende totalmente.
    E quanto maior a velocidade, menor é a capacidade de resistência, independentemente dos sistemas de segurança.
  6. Colocado por: RCF
    Em grande parte, talvez. Mas não depende totalmente.
    E quanto maior a velocidade, menor é a capacidade de resistência, independentemente dos sistemas de segurança.

Deixe lá que as autoridades não se preocupam nada com isso, interessa é faturar a passar multas. Não foram esses os critérios que selecionaram os limites existentes!
  7. Eu preocupo-me muito mais em evitar o acidente que pensar o depois do acidente.
    E evitar o acidente passa por ter consciência e noção em que via circulam, que carro conduzem e respeitar os outros condutores.
    10 km/h a mais ou a menos com os factores mencionados cumpridos é pura mesquinhice.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    • Carvai
    • 21 abril 2017 editado
    Colocado por: Bricoleiro

Deixe lá que as autoridades não se preocupam nada com isso, interessa é faturar a passar multas. Não foram esses os critérios que selecionaram os limites existentes!

Hoje apeteceu-me parar para cumprimentar as autoridades que estavam a faturar na saída do IC 20 (Costa Caparica-Almada) para a Ponte 25A. È habitual os chicos espertos acelerarem na faixa da esquerda e depois metem-se á frente dos paspalhos que vão na via correta de acesso á saída.
  8. Colocado por: Carvai
    Hoje apeteceu-me parar para cumprimentar as autoridades que estavam a faturar na saída do IC 20 (Costa Caparica-Almada) para a Ponte 25A. È habitual os chicos espertos acelerarem na faixa da esquerda e depois metem-se á frente dos paspalhos que vão na via correta de acesso á saída.

Não percebo qual o enquadramento do que escreveu com ter citado o meu comentário.
  9. Colocado por: Bricoleiro

Não percebo qual o enquadramento do que escreveu com ter citado o meu comentário.

A habitual generalização que as autoridades só multam para obter receitas. Muitos discursos sobre a prevenção mas ninguém explica como só com prevenção as pessoas passam a ter mais civismo na condução.
  10. Também acontece na maior parte das vezes, os "condutores" que circulam na via de acesso às AE, entrarem nas mesmas como se tivessem prioridade.
    Se os srs agentes quisessem facturar a valer, era só ficarem plantados num qualquer acesso às AE.
    Concordam com este comentário: mhpinto
      AE.jpg
    • RCF
    • 21 abril 2017
    Colocado por: Bricoleiro10 km/h a mais ou a menos com os factores mencionados cumpridos é pura mesquinhice.

Por isso, as autoridades, normalmente, concedem não só 10Km/H a mais, mas sim 20 ou 30 Km/H de tolerância. Muito raramente multam quem circula apenas 10 Km/H acima do permitido.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11. Colocado por: RCF
    Por isso, as autoridades, normalmente, concedem não só 10Km/H a mais, mas sim 20 ou 30 Km/H de tolerância. Muito raramente multam quem circula apenas 10 Km/H acima do permitido.

Depende das circunstâncias.
    Há sítios onde 1 km/h a mais é merecido e outros onde 30 km/h a mais não mete em causa a segurança de ninguém.
  12. Colocado por: Bricoleiro

Depende das circunstâncias.
    Há sítios onde 1 km/h a mais é merecido e outros onde 30 km/h a mais não mete em causa a segurança de ninguém.

Exatamente, por isso é que nas auto estradas 30 km/h acima dos 120 não tira pontos a ninguém e muito raramente dá multa. Já fui apanhado a 156 Km/h na A2 no meio do Alentejo e apenas apanhei uma multa. (cerca de 150€)
    • RCF
    • 21 abril 2017
    Colocado por: CarvaiJá fui apanhado a 156 Km/h na A2 no meio do Alentejo e apenas apanhei uma multa. (cerca de 150€)

Se foi assim, a multa terá sido €120 e é grave - pode ficar sem carta e sem pontos.
    Fora de localidades, 30Km/H acima do limite passe a contraordenação grave.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, 21papaleguas
  13. Colocado por: RCF
    Se foi assim, a multa terá sido €120 e é grave - pode ficar sem carta e sem pontos.
    Fora de localidades, 30Km/H acima do limite passe a contraordenação grave.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Pois também fiquei surpreendido pelo valor da multa. No aviso falava em vir a ser notificado para outras consequências legais mas nunca mais recebi nada. Foi há 3 anos e ainda não estavam em vigor os pontos.
  14. De uma forma geral o cumprimento da lei, em quaisquer dos seus aspectos, não é uma grande preocupação do comum dos portugueses. Por um lado poucas pessoas sabem interpretar o que está escrito, já que o grau de literacia por cá é muito reduzido, nem estou a falar dos foristas, que pelo menos têm que saber escrever.
    Na estrada temos de tudo e temos que contar com os encartados que conseguem de alguma forma obtê-la de forma ilicita e até com os que conduzem sem a ter sequer.
    Portanto a estrada é uma espécie de selva onde a malta atribui sómente aos outros os erros. Cada um de per si é o melhor condutor do mundo e arredores, os outros é que são uma cambada de nabos. Daí ser frequente desculpabilizar a sua culpa referindo o que os outros fazem.
    É aqui que se refugia o respeito pelos outros e a educação cívica tão apoiada em transcrição que fiz há uns posts atrás ...

Já agora, nunca é demais dizê-lo, o desconhecimento ou interpretação pessoal de uma lei não desculpabiliza o que a transgride!
    Concordam com este comentário: Carvai, mhpinto
  15. Colocado por: Carvai
    Exatamente, por isso é que nas auto estradas 30 km/h acima dos 120 não tira pontos a ninguém e muito raramente dá multa. Já fui apanhado a 156 Km/h na A2 no meio do Alentejo e apenas apanhei uma multa. (cerca de 150€)

Não funciona assim.
    Os kms/h acima do permitido é igual em termos de contra ordenação, quer seja localidades ou AE ou outras estradas, acima de 30 km/h a mais é infração grave.
  16. Colocado por: Bricoleiroacima de 30 km/h a mais é infração grave.

Quase que apostava que nas localidades esse limite é 20Hm/h
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, mhpinto

0.4865 seg. NEW