Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

...
      IMG_2293.jpg
  2.  # 282

E pronto, do lixo para casa :)
      IMG_2311.jpg
  3.  # 283

Cada vez mais admiro o João Dias como profissional, sem rodeios nem medo de mostrar o que faz
    Parabéns João, continue!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  4.  # 284

...
      IMG_2312.jpg
  5.  # 285

Disto...
      IMG_2054.jpg
  6.  # 286

Para isto... Na minha modesta opinião, missão cumprida.
    Concordam com este comentário: AnaT, slsg, Mk Pt, tiyxu, amartins, Sessenta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mk Pt
      IMG_2314.jpg
  7.  # 287

É o que eu digo tanta vez, ainda existem bons Profissionais, o problema é encontra-los!
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  8.  # 288

Colocado por: Joao Dias...

Embrulhadinho e, tudo...Altamente!
    •  
      GMCQ
    • 10 maio 2016 editado

# 289

Colocado por: Joao DiasO tampo já praticamente restaurado
      IMG_2216.jpg

Esse tampo é o mesmo do início?? As guarnições foram feitas novas? Ou restauradas as velhas?

Não vi nenhuma foto do processo de renovação das folhas (?) de madeira! Está um belo trabalho mas fico com a sensação que foram peças novas!

Como ficou o final? Cumps!

Edit: já vi!!
  9.  # 290

Colocado por: Joao DiasPara isto... Na minha modesta opinião, missão cumprida.
    Concordam com este comentário:tiyxu
      IMG_2314.jpg
    e digo que isto ficou bunito mas nao da para fazer isto com pocas feramentas e quande se faz mais um restauro ou outras coisas ...e depois para receber 100 euros ou menos...
  10.  # 291

Colocado por: tiyxue digo que isto ficou bunito mas nao da para fazer isto com pocas feramentas e quande se faz mais um restauro ou outras coisas ...e depois para receber 100 euros ou menos...
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Claro, por isso eu sempre disse que só mantenho a área do restauro em actividade por respeito á memória do meu Avô pois o restauro, O VERDADEIRO restauro, hoje em dia raramente chega a ser pago!! Como tudo o resto é feito com e por amor á arte.
    Este restauro por exemplo é uma brincadeira de crianças quando comparado com outros que fazemos. Este nota-se mais o impacto porque é uma espécie de "extreme makeover". É bem mais complicado fazer uma simples limpeza e polimento de uma peça bicentenária... Aí, tudo entra na equação, tem de se saber as fórmulas certas para se fazer os produtos de limpeza bem como para chegar ao produto de polimento exactamente como seria feito na época da peça em questão, etc, etc
  11.  # 292

Gostei, mas quero saber é o método renovar aquela madeira toda.
    Já agora onde é que é o vosso lixo?
    È pá no meu nunca aparece um móvel assim
    Concordam com este comentário: tiyxu
  12.  # 293

Colocado por: zedasilvaGostei, mas quero saber é o método renovar aquela madeira toda.
    Já agora onde é que é o vosso lixo?
    È pá no meu nunca aparece um móvel assim

O lixo não era meu era de um cliente, no meu aparece coisa melhor...
    Quanto ao método, não tem nada que saber. É exactamente o mesmo que te expliquei aqui á uns tempos e que tu disseste que dava muito trabalho... Raspadores manuais e muita hora a lixar com vários grãos de lixa.
    A única maquina que foi usada neste restauro foi a tupia de mesa para fazer as guarnições. O resto do restauro foi 100% manual.
    Aliás, os nossos restauros raramente vem uma máquina trabalhar. Regra geral são feitos á antiga Portuguesa seguindo as linhas do restauro tradicional...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  13.  # 294

Colocado por: Joao DiasComo tudo o resto é feito com e por amor á arte.

Só pode, porque não acredito que financeiramente valha a pena.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, Mk Pt, Joao Dias, jorgealves
  14.  # 295

Este tópico é um versão "extreme makeover" para madeiras. :-)

Aliás, faz-me lembrar muitas coisas que fui vendo de detalhe automóvel, passando de carros completamente desprezados para carros que, cuidados, fazem todos virar o pescoço quando passam.

Excelente tópico.
    Concordam com este comentário: carlosfbmanuel
  15.  # 296

Colocado por: Joao DiasO lixo não era meu era de um cliente, no meu aparece coisa melhor...

É pá tem que me dizer onde raio é esse lixo, pois preciso de uma peças. Vem aí o verão e quero arranjar um novo projeto
    Colocado por: Joao DiasÉ exactamente o mesmo que te expliquei aqui á uns tempos e que tu disseste que dava muito trabalho...

E é verdade :)))
    Já agora qual a diferença ao nível do acabamento final entre a técnica do raspador e usar uma lixadeira elétrica nas zonas planas?
  16.  # 297

Colocado por: Joao DiasJá curado que eu já sei que a malta não gosta de brilho :)
    Concordam com este comentário:Skinkx
      IMG_2573.jpg

Absolutamente fantástico. Parabéns.
  17.  # 298

Colocado por: zedasilva
    É pá tem que me dizer onde raio é esse lixo, pois preciso de uma peças. Vem aí o verão e quero arranjar um novo projeto

E é verdade :)))
    Já agora qual a diferença ao nível do acabamento final entre a técnica do raspador e usar uma lixadeira elétrica nas zonas planas?

A incidência abrasiva ma Madeira manifesta-se de diversas formas. O raspador é um método ancestral de lixagem que te permite ter total controlo sobre a ferramenta pois a força és tu que a fazes. Quando estás a trabalhar com ferramentas elétricas elas é que fazem a força e tu só controlas a direccionabilidade da mesma. Ao mínimo deslize marcas a Madeira.
    Independentemente, neste caso em concreto, para o tampo por exemplo pouca diferença faria. Acaba-se por fazer assim mais por hábito que outra coisa.
    Posso-te dizer que a lixadeira da oficina avariou/morreu em 2013 e só ontem é que comprei outra para lá...
  18.  # 299

Colocado por: Joao DiasPosso-te dizer que a lixadeira da oficina avariou/morreu em 2013 e só ontem é que comprei outra para lá...

Vá, assuma lá que foi por vergonha.. agora que está a meter fotos por aqui do andamento dos trabalhos ;)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  19.  # 300

Colocado por: Picareta
    Só pode, porque não acredito que financeiramente valha a pena.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Não, não vale.
    Mas eu encaro o restauro como um luxo.
    Onde os outros gastam dinheiro em jantaradas, roupas caras, grandes carros, viagens, cinemas, etc, etc eu gasto-o a manter algo que me dá igualmente prazer. Mas isto só se percebe quando se vêm literalmente lágrimas de felicidade a cair pela cara abaixo das pessoas quando entregamos peças "ressuscitadas" que tem um valor sentimental muito grande.
    Para mim, um móvel não é só um móvel, é uma memória. A minha secretária, que para muitos é só algo para pousar o PC para mim é a memória de um beijo apaixonado da minha mulher, é a memória de ter sido o primeiro móvel que a minha filha "escalou", é a memória de ter sido a primeira peça que tive em casa (na antiga) onde o cadeirão da secretaria era o nosso "sofá" de sala para os amigos e tinham de se ir revezando pois não havia mais nada para sentar, é a memória de ter sido a última peça que o meu Avô me ofereceu em vida.
    Como vê, não me posso estar mais a borrifar para o lucro que o restauro me dá!! Enquanto puder manterei os Mestres que nos acompanham há quase 5 décadas pois foi esse o desejo do meu Avô e o pedido que fez á minha Mãe. Agora que fiquei sem ela tão precocemente cabe-me a mim a responsabilidade de honrar o pedido feito por uma das pessoas mais importantes da minha vida aquela que era o meu grande pilar !!!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, box, Gcw
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT, A. Madeira, jorgealves, ClioII, Extravagancia, caboche, santosvieira, Gcw, João Mendes, sroxo

0.1452 seg. NEW