Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Andei a tirar algumas métricas pelas divisões da minha casa e cheguei aos seguintes valores:

    Sem aquecimento ligado a temperatura da casa anda sempre por volta dos 16.5º - 17.5º
    Sem aquecimento ligado a % de humidade das divisões da casa anda sempre por volta dos 75% - 85%

    Quando ligo aquecimento na sala (pequeno radiador a óleo) a temperatura sobe para os 19º e a humidade mantém.

    Sendo assim, estou no limite dos desumificadores de condensação, e na zona confortável dos desumificadores de adsorção.

    Fica na dúvida, qual devo comprar?
    Basicamente estou indeciso entre o TTK 69 E(condensação) ou o TTK 56 E(adsorção)

    Com o de condensação posso não estar na zona confortável mas fica mais versátil para o resto do ano, já o de adsorção ia ajudar a aquecer 1 pouco a casa.
    • FFAD
    • 16 dezembro 2019

     # 202

    E um toalheiro eléctrico de pé, alguma recomendação?
  2.  # 203

    Não conheço bem o sistema de adsorção nos desumidificadores de casa, mas de outro tipo de processo, sei que só compensa quando se pretendem humidades muito inferiores, ou condicoes de trabalho extremas porque o processo em si tem mais gasto de energia que o de refrigeração... e pode ver isso... o de refrigeracao com 400/500w tira 20litros enquanto o de adsorção com 700/800w tira 9litros...
    Concordam com este comentário: DiogoGaia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoGaia
  3.  # 204

    GT_Racing obrigado pela resposta.

    Pelo que tenho andado a investigar o meu único receio é o de condensação gastar demasiada energia a "descongelar" se bem que a temperatura aqui em casa nunca foi abaixo dos 16º este ano. Suponho que em Janeiro Fevereiro possa descer mais 1 pouco, mas também estou à procura de 1 solução para aquecimento temporário (tenho aquecimento central com caldeira mas a placa está avariada, não sei bem os consumos disto ainda...) por isso a minha ideia era aproveitar alguma energia para aquecer a casa, mas acho que se calhar vou gastar mais com o desumificador de adsorção face a performance que vai ter (o importante mesmo é remover o bolor que se está a formar em todas as divisões da minha casa, andamos constantemente constipados e atacados nos pulmões)

    Estou a ler este guia neste momento, e tudo aponta para 1 de condensação que seria o TTK 69 E apesar de ter divisões ligeiiramente pequenas: https://probreeze.com/13-step-guide-to-buying-a-dehumidifier/
  4.  # 205

    Só para complementar, as temperaturas e humidades de sua casa sao semelhantes a muitas em portugal atualmente... ainda agora fui ver a estação meteorológica e tenho 18,5° com 79% e se meter o desumidificador a bombar ele tira-me 1 recipiente em 8horas provavelmente, sem entrar em descongelacao, alias o meu acho q nunca entra pq tem uma resistência de apoio para quando a temperatura é baixa demais, mas prefiro ligar o AC, é mais eficiente... o ideal ideal é nao ligar o desumidificador. Uma vmc gasta 10..20watts... é completamente residual e durante mais de metade do ano acho que tem condições para baixar a humidade... e depois ha ainda os niveis de co2, de renovação do ar, que também o desumidificador nao resolve.
  5.  # 206

    O meu problema principal não é a temperatura, é a quantidade de bolor negro que a minha casa está a gerar.

    Na sala, que tem cerca de 25m2 tenho bolor nas janelas devido a condensação.
    No quarto ainda pior, quando me levanto o nivele de humidade costuma andar na casa dos 85%-90%, também tenho bolor negro nas janelas devido à mesma razão.
    A minha casa de banho está cheia, tecto, porta, paredes, tapetes, tudo... tudo que está no WC durante a hora dos banhos (de porta aberta) tem bolor negro e tem um respirador do prédio.
    A minha cozinha está cheia de humidade nas janelas e já começa a aparecer em 2 cantos do tecto.
    Na minha marquise estou cheio de humidade em metade do tecto e na janela bem com pela parede abaixo.

    Só mesmo na entrada e no +1 que tenho é que ainda não vi sinais de humidades, os moveis à frente não ajuda mas é a zona mais seca da casa (cerca de 70%-75% de humidade constantemente)

    Uma vez que não tenho aquecimento em casa, ou o que tenho não funciona de momento e mesmo que funcione vai gastar bastante gás porque é 1 caldeira mais antiga, a questão do bolor negro e problemas respiratórios mantêm-se e não seria resolvido por exemplo com 1 AC.

    Eu sei que para quem vive na costa Portuguesa esses valores são normais, mas não consigo deixar de reparar na qualidade de vida de quem vive aqui e o estado em que a casa/apartamento está a ficar :)
  6.  # 207

    Tem de abrir janelas, sempre ao levantar... criar um ritual de arejamento.

    Temperatura baixa ja se sabe que quando toma banho, vem ainda mais nevoeiro e aumenta a humidade... dá para tomar banho com o desumidificador ligado e deixar a funcionar por mais algum tempo depois...

    Se funcionar assim, não vai ser brutal, mas resolve o problema acho eu...
    Concordam com este comentário: nelson__ricardo
  7.  # 208

    Sim, abrir as janelas é algo que faço todos os dias de manhã e esta baixa até 75% +- e não passa disso. Do que vejo a criação de bolor, corrosão, ácaros, propagação de bactérias e virus começa logo a partir dos 65%, por isso nunca estou livre de pelo menos estes factores :)

    Estou a ficar cada vez mais inclinado para o TTK 69 E (compressor).
  8.  # 209

    só para relembrar , cuidado com a limpeza de bolores utilizando o mesmo pano e a mesma agua em locais diferentes é a primeira fonte de contaminação existente , cuidado ao abrir as janelas com tempos húmidos é pior que não abrir ...o uso de aparelhos só é eficaz se usarmos todos os dias , existe produtos eficazes no mercado que não são tão agressivos como a lixívia pura e mantém a parede em tratamento , ao pintar compre sempre tinta aditivada com biocída .

    boas limpezas ! na ausência de euros para maquinas boas e caras , aconselho a não esquecer que estes microorganismos etc etc circulam no ar sendo que existe maquinas de filtro economicas e de baixo consumo ajuda sempre .
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoGaia
    • zed
    • 16 dezembro 2019 editado

     # 210

    Colocado por: GT_racingtenho 18,5° com 79% e se meter o desumidificador a bombar

    E com essas condições costuma bombar?
  9.  # 211

    O meu desumidificador trabalha impecavelmente com 14/15° e 99% de humidade... na wc qnd inicio o banho... n é normal trabalharem?
  10.  # 212

    So para dizer que comprei o meu pela fnac (vendido pela trotec) quando no site oficial dava sem stock pelo mesmo valor.
    TTK 72 E 156.40€. Encomendei dia 8 recebi hoje
    • zed
    • 16 dezembro 2019 editado

     # 213

    Colocado por: GT_racingn é normal trabalharem

    O que eu queria dizer é se costuma ligar quando tem essa HR. É que cá em casa tenho valores parecidos mas sem grandes sintomas, apenas tive condensação numa belíssima ponte térmica que tenho debaixo da janela do quarto.
  11.  # 214

    Pessoal ainda não entendi foi uma coisa:
    O desumidificador no hall de entrada consegue baixar o nível de humidade pela casa toda?!?!?! Isto é, pelas diferentes divisões?
    Falamos de um apartamento de ~50m2, talvez... Não tirei ainda as medidas..
    • zed
    • 17 dezembro 2019

     # 215

    Consegue se deixar as portas abertas e ele tiver capacidade para essa área.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  12.  # 216

    zed obrigado pela resposta! Era mesmo isso que eu queria ouvir! 😁 Comprei também com essa ideia.


    Ontem deixei o meu a funcionar para testar, mas com a função de secagem.
    A humidade foi dos 70% aos 50% nos sítios onde estava a medir, em 2h. E a temperatura aumentou ligeiramente 1grau, ficando nos 17.6.

    Isto nas divisões perto do desumidificador. Nas que estavam mais longe, de facto não sei como estava. Vou ter que continuar a testar.
    Até agora o desumidificador parece-me um excelente amigo! 😉🙂

    Estou a pensar em deixa-lo ligado a um temporizador manual para ir trabalhando 6h/dia numa fase inicial e depois ajustar.
  13.  # 217

    Colocado por: rafaelisidorosó para relembrar , cuidado com a limpeza de bolores utilizando o mesmo pano e a mesma agua em locais diferentes é a primeira fonte de contaminação existente , cuidado ao abrir as janelas com tempos húmidos é pior que não abrir ...o uso de aparelhos só é eficaz se usarmos todos os dias , existe produtos eficazes no mercado que não são tão agressivos como a lixívia pura e mantém a parede em tratamento , ao pintar compre sempre tinta aditivada com biocída .

    boas limpezas ! na ausência de euros para maquinas boas e caras , aconselho a não esquecer que estes microorganismos etc etc circulam no ar sendo que existe maquinas de filtro economicas e de baixo consumo ajuda sempre .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DiogoGaia


    Fiquei curioso que tipo de máquinas económicas se está a referir para "purificar o ar".

    Eu tentei limpar 1x o bolor no tecto da casa de banho com 1 produto bisnaga que comprei no Aki e funcionou, mas já está a formar novamente... Tenho mesmo de comprar o desumificador para começar a baixar os valores de humidade relativa na casa.
  14.  # 218

    Colocado por: zed
    O que eu queria dizer é se costuma ligar quando tem essa HR. É que cá em casa tenho valores parecidos mas sem grandes sintomas, apenas tive condensação numa belíssima ponte térmica que tenho debaixo da janela do quarto.


    Ha ok zed, percebi outra coisa... Nao, so ligo o desumidificador nos banhos e nos quartos quando anda nos 80% de hr...

    Mesmo assim tenho alguns residuos de humidade, principalmente pq os quartos e wcs de cima nao levaram teto falso e condensa junto ha placa (mais fria pois).
    É dificil controlar quando aparece... bastam uns dias sucessivos... sem arejar a casa e tal :s
  15.  # 219

    Questão à malta..

    Desumidificador numa sala com muitas plantas interiores é um exercício em futilidade, não?
  16.  # 220

    Colocado por: TyrandeQuestão à malta..

    Desumidificador numa sala com muitas plantas interiores é um exercício em futilidade, não?


    Yeap
 
0.0302 seg. NEW