Colocado por: jfsmoreira
Isso são brinquedos ao lado de um sistema KNX :)
5 Euros para 50 Euros no mínimo. 10 x mais !? Ou seja 1000 Euros em EFAPEL passam a > 10 000 em KNX ! Matemática outra vez !
Colocado por: ricardoantunesBrinquedos que fazem 90% do que é pretendido por 90% das pessoas que custam 1/10 do preço.
Mas assim já não fica com uma instalação em estrela certo?
Imaginem o meu caso que queria controlar tudo por HA, teria de ter 2 modulos de IP?
Colocado por: konnexman
Manuel, defende o indefensável.
Fala em custos mas não fala nas horas que vai gastar a montar as suas entradas nos seus quadros nem no tempo para alterar configurações individuais de teclas (ver documentação e de seguida alterar a sua linha de códgio, na impossibilidade de alterar configurações em cada um dos botões que tenha repetidos, nem na impossibilidade de num compartimento adicionar mais uma tecla, um termostato, um detector de movimento, cravar caixas de aparelhagem na entrada dos compartimentos, etc etc.
Ao contrário do amigo sfss, a maioria das casas tem piso radiante ou ventiloconvectores. Ora conjugue lá o botão da Efapel com os seus termostatos e mostre-nos a salgalhada que vai montar.
Não é 1/10 do preço, mas sim, efectivamente é mais barato do que qq das outras tecnologias por aqui faladas.
Mas também acredito que aceite que quando o produto é muito barato ou gratuito, nós somos o produto.
E cabo é robusto, Wi-Fi, não é.
Colocado por: ricardoantunes
Essa ultima frase já foi verdade. Hoje em dia já nem tanto. Existem "n" sistemas assentes em wifi de caracter critico que não falham. Tenho 1 Sonoff de 5€ a controlar o arranque da minha bomba da piscina, na casa das maquinas, longe do router, e em 2 anos não falhou uma vez.
Colocado por: ricardoantunes
Essa ultima frase já foi verdade. Hoje em dia já nem tanto. Existem "n" sistemas assentes em wifi de caracter critico que não falham. Tenho 1 Sonoff de 5€ a controlar o arranque da minha bomba da piscina, na casa das maquinas, longe do router, e em 2 anos não falhou uma vez.
Aqui o tempo é igual, se aplicar uma solução KNX centralizada, o custo e tempo é igual com cabos, teclas, etc.
A grande diferença aqui pode ser ser o custo de configuração de um KNX Guru vs um PLC Guru que pode ser inferior!
Manuel, defende o indefensável.
Fala em custos mas não fala nas horas que vai gastar a montar as suas entradas nos seus quadros nem no tempo para alterar configurações individuais de teclas (ver documentação e de seguida alterar a sua linha de códgio, na impossibilidade de alterar configurações em cada um dos botões que tenha repetidos, nem na impossibilidade de num compartimento adicionar mais uma tecla, um termostato, um detector de movimento, cravar caixas de aparelhagem na entrada dos compartimentos, etc etc.
.
o contrário do amigo sfss, a maioria das casas tem piso radiante ou ventiloconvectores. Ora conjugue lá o botão da Efapel com os seus termostatos e mostre-nos a salgalhada que vai montar.
konnexman , neste ponto trabalhar com o PLC é muito mais fácil. 10 a 0 !Falso
para fazer lógica é preciso comprar módulos adicionaisFalso. Os módulos de entradas e saídas têm lógica. E para que precisas de lógica na casa do sfss?Aquilo só acende e apaga luzes e abre e fecha estores! Para isso qualquer módulo de knx, que tem a inteligência distribuida, permite que as entradas se liguem às saídas sem necessidade de ter um módulo central para dirigir a função. (mais uma, não precisamos de nenhum módulo central; se um módulo avariar, a casa continua sempre a funcionar) Quanto aos Acs, mais uma vez estás a omitir o custo da plaquinha modbus, pois eles não a trazem por defeito e normalmente custam 350€ ao cliente final. Por falar em omitir, então cadê o custo de montagem desses quadros? E cadê a estética desses termostatos a combinarem com os botões da Efapel? Não me digas que vais controlar os ac com botões de 4 teclas da Efapel. Espera então e o display para veres a temperatura ? Já sei, vais ver no telemóvel...Olha, eu controlo uma casa com piso radiante e o ventiloconvector simultaneamente com um único equipamento, Como bonus, ainda consegues controlar adiconalmente os estores e a circuitos de iluminação com o mesmo botão ;)
Colocado por: sfss
Isso é uma sorte! Aqui confesso que a melhor solução numa casa de raiz é cabo!
Esse sonoff está original ou já tem um firmware "martelado" de 3º, Tasmotta? Antes de iniciar a minha pesquisa na domótica, testei muitas coisas, shellys, sonoffs, etc. Se lhe disse-se que não funciona, estava a mentir.... mas não é a mesma coisa!
Colocado por: konnexmanFalsoFalso. Os módulos de entradas e saídas têm lógica. E para que precisas de lógica na casa do sfss?Aquilo só acende e apaga luzes e abre e fecha estores! Para isso qualquer módulo de knx, que tem a inteligência distribuida, permite que as entradas se liguem às saídas sem necessidade de ter um módulo central para dirigir a função. (mais uma, não precisamos de nenhum módulo central; se um módulo avariar, a casa continua sempre a funcionar) Quanto aos Acs, mais uma vez estás a omitir o custo da plaquinha modbus, pois eles não a trazem por defeito e normalmente custam 350€ ao cliente final. Por falar em omitir, então cadê o custo de montagem desses quadros? E cadê a estética desses termostatos a combinarem com os botões da Efapel? Não me digas que vais controlar os ac com botões de 4 teclas da Efapel. Espera então e o display para veres a temperatura ? Já sei, vais ver no telemóvel...Olha, eu controlo uma casa com piso radiante e o ventiloconvector simultaneamente com um único equipamento, Como bonus, ainda consegues controlar adiconalmente os estores e a circuitos de iluminação com o mesmo botão ;)Tu vais lá com a talocha para o AC
e em seguida ainda vais massacrar o cliente com um termostato modbus
e não contente, espetas-lhe com este
sonoff
Colocado por: manueldiasmAinda estás na idade da pedra ! :)
Quando o produto é muito barato ou grátis, nós somos o produto.
É uma solução para controlar pontos isolados, mas não é global. E sim, os routers avariam com demasiada frequência. Coloque-se junto ao um balcão de uma operadora e vai ver. Em minha casa nous últimos 15 anos, já me avariaram uns 6. Ficar sem telecomunicações é chato, ficar sem abrir a porta da garagem ou sem água quente é impensável.
Mas só acontece aos outros...