Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

    Nao creio que inocente seja a palavra. Apenas se dispoe a fazer algo que não faço por nenhum politico deste (e doutros) país. Por as mãos no fogo.
  2.  # 402

    Bom. Mesmo vendo que isso é impossível de se fazer, com preto no branco a ver que não pode, com imensas provas da razão porque não pode fazê-lo..e ainda assim fazê-lo ? Então não sei o que pensar ou o que dizer-lhe realmente.
  3.  # 403

    Voltando ao tema deste tópico, se Mário Soares foi um responsáveis pela queda da ditadura política, foi, mais tarde, um dos principais responsáveis pela ditadura economico-financeira que ainda hoje sentimos.
    Entre as 2 não sei qual a que acarreta consequências mais nefastas para o povo.
    Concordam com este comentário: CMartin
  4.  # 404

    Provas e factos apenas os advogados e juizes conhecem. Tudo o que ouvimos/lemos tem sempre que ser objecto de análise crítica e devidamente filtrado. Agora o que não pode ser ignorado é o parecer de vários juizes desembargadores que foram unanimes em confirmar e manter a medida de prisão preventiva. Isto sim, só pode acontecer com provas evidentes que algo ilegal existiu.

    Isto falando obviamente do JS.
    Concordam com este comentário: CMartin
  5.  # 405

    Todos " bem na vida", é como quem diz, o " ditador " ( não obstante nunca ter deixado de haver eleiçoes, nem os adversários nunca terem deixado, não obstante as acusações de fraude, de concorrer ás eleiçoes no anterior regime, e pese embora a malvada PIDE só tenha endurecido a actuação após tentarem matar o Salazar à bomba, algo que nunca tentaram fazer ao Soares e se o tentassem era ver se as polícias também não endureceriam logo em seguida a sua a actuação...), o "ditador", o "botas" como alguns lhe chamavam, não amealhou/ou porventura roubou milhões e está sepultado não em jazigo mas em campa rasa...

    O Sócrates, lembro-me há uns anos de ter lido na revista do Expresso uma reprotagem/biografia onde se dava conta de , cito de memória "um rapaz pobre que vem da provincia para Lisboa"... Não sei precisar a data mas num arquivo de jornais é certamente fácil de se a encontrar...




    Colocado por: CarvaiNa Ota uma das maiores quintas mesmo na EN frente á entrada da base pertence á família Salvador Caetano desde o inicio dos anos 90 ainda nunca se tinha ouvido falar em fechar a Base.
    Um empresário que não me lembro o nome - era o dono do avião confiscado na Venezuela - é que tinha muitos terrenos industriais á volta da Ota e também á volta da Autoeuropa onde construiu muitos armazéns para alugar. Já não ouço falar dele há muito mas penso que já não estará bem como no passado.
    O Mario Soares tal como TODOS os politicos que ficam muitos anos no poder acabam todos bem na vida.
    Vejam até o caso do Mandela que fica 30 e tal anos preso, sai da cadeia, cumpre um mandato como Presidente da Africa do Sul e depois de morrer os herdeiros disputam os milhões que deixou.
  6.  # 406

    Colocado por: André Barrose estivessem a atacar o Dias Loureiro ou o Duarte Lima, a postura dele iria ser a mesma. :)
    Boa!
    Inclua o Oliveira e Silva e eu direi o seguinte.
    Ladrões são ladrões.
    Mas, uma coisa é o que [alegadamente] fez o Sócrates. Parece que recebeu uns MILHÕES de euros de comissões, pagas por umas empresas privadas, para beneficiar não sei quem para fazer não sei o quê.
    Tipo: "toma lá uma comissão, e deixa-me construir mais umas casinhas". E ficam as autarquias a ganhar para todo o sempre (isto é, ficamos NÓS a ganhar para todo o sempre), com mais IMI, mais taxas, e mais taxinhas. Ou então: "toma lá uma comissão e mete uma cunha ao Chávez, ou ao Eduardo dos Santos, para...", espera aí! Mas ele não era ministro da Venezuela nem de Angola!.... em contrapartida, tapas os olhos a uns dinheiros que uns generais vão utilizar para comprar condomínios de luxo em Portugal (que também ficarão condenados a pagar, para todo o sempre, IMI, taxas e taxinhas a autarquias portuguesas).

    Outra coisa é o que { comprovadamente ! }fez a clique cavaquista com o BPN-e-etc., e alguns membros da família Espírito Santo e seus amigos com o GES, que NOS CUSTOU - A NÓS todos - MILHARES DE MILHÕES..

    Não tem comparação.

    Quanto ao Duarte Lima, imaginem de quem era o pessoal que esteve em casa dele na Av. Visconde Valmor a abonecar os apartamentos que ele lá comprou?
    Nunca mais me esquecerei daquelas sancas (roda-tecto) feitas à mão pelos meus estucadores...
    Mas, aquilo que ele quase certamente fez e de que é acusado é absolutamente execrável.
  7.  # 407

    Colocado por: Luis K. W.Mas, uma coisa é o que [alegadamente] fez o Sócrates. Parece que recebeu uns MILHÕES de euros de comissões, pagas por umas empresas privadas, para beneficiar não sei quem para fazer não sei o quê.

    Você deve estar a brincar connosco. Se calhar quer-nos convencer que as comissões pagas por empresas para executar empreitadas públicas, não são depois pagas pelos contribuintes em trabalhos a mais e derrapagens várias dos orçamentos!!

    E quanto ao BPN, outro excelente exemplo, a falência de um banco privado que só deveria ter custado aos accionistas, investidores, depositantes e funcionários. Quem é que endossou a conta aos contribuintes, nacionalizando-o? Exactamente, o Sócrates.
    Concordam com este comentário: CMartin, 21papaleguas, André Barros
  8.  # 408

    O Luis é um brincalhão. :)
    Uns são ladrões mauzões que roubam o contribuinte. Outros são ladrões estilo Robin Wood que cometem umas ilegalidadezitas mas que no final ainda beneficiam os contribuintes que vão buscar algum no IMI (!!!).

    Gostei.. ;)
  9.  # 409

    Colocado por: Luis K. W.A mãe do JSócrates foi herdeira de uma fortuna, por ser filha de um rei do volfrâmio.
    Os tios do JSócrates são conhecidos por serem, de há muito tempo, proprietários de grandes propriedades (nomeadamente, em aldeamentos de luxo no Algarve, e - creio - na zona da península de Tróia).
    Quando o JSócrates ainda apenas era um desconhecido deputado da oposição, JÁ MORAVA no prédio mais caro da cidade e ia fazer compras a nova iorque. Será que a fortuna da mãe do Sócrates se esgotou entretanto ?

    Caro Luís, você é mesmo tapadinho, então alguém tão rico pede empréstimos à banca para comprar casa e para ir estudar para Paris?!!!
    Além de pedir dinheiro emprestados ao amigo para ter uma vida faustosa!!!!
    Concordam com este comentário: zeto, carlosj39, CMartin
  10.  # 410

    Colocado por: J.FernandesQuem é que endossou a conta aos contribuintes, nacionalizando-o? Exactamente, o Sócrates.

    J.Fernandes.
    Está a tentar culpar o Sócrates pela falência e pelo roubo perpetrado NO BPN?!?
    Releia a história dos acontecimentos.
    No início de 2008 o Oliveira e Costa alegou razões de saúde para abandonar o barco. Aproveitou para acautelar os bens, pondo-os em nome da mulher.
    Em Maio (?) começou a crise das "subprime" dos bancos americanos, que rapidamente alastrou aos bancos europeus.
    Após algumas trocas, o Miguel Cadilhe foi nomeado para dirigir o BPN e, passados poucos meses, denunciou as broncas que por lá iam.
    Nesta altura, o ex-Cavaco saiu a terreiro em defesa da ANTERIOR administração (Oliveira e Costa, Dias Loureiro, e outros cavaquistas) do Banco, e acusou o Miguel Cadilhe de ser o culpado pela má-gestão (!!!!!) do Banco!!
    Umas semanas ANTES da falência do BPN, tinha havido uma reunião dos PM da UE em que ficou acordado que nenhum governo da UE deixaria os bancos dos seus países falirem (a cena do perigo sistémico, bla-bla-bla).
    Quando o BPN ficou sem liquidez, tendo em conta o compromisso *assumido com a* (ou, imposto pela) "UE" - leia-se Merkel/Schaubel e outros neo-liberais - o nosso Governo da altura não teve outro remédio senão "deitar a mão" ao banco (final de 2008), nacionalizando-o. Foi integrado na CGD.

    Uns 2 ou 3 anos mais tarde, foi o Governo de Passos Coelho que, depois de nova recapitalização com 800 milhões, vendeu o BPN, LITERALMENTE "a custo zero", aos angolanos do BIC...

    Colocado por: J.FernandesVocê deve estar a brincar connosco. Se calhar quer-nos convencer que as comissões pagas por empresas para executar empreitadas públicas, não são depois pagas pelos contribuintes em trabalhos a mais e derrapagens várias dos orçamentos!!

    Não me lembro de ver ESTA acusação (sobre "adjudicação de empreitadas públicas", etc.) em nenhum correio da "manha".
    Você viu ?
    Por isso, enquanto não vir uma acusação - formal ou, pelo menos, minimamente crível - de que o JSócrates se abotoou com dinheiro público, mantenho o que escrevi.

    E, sobretudo, há que não confundir: por um lado estamos a falar de MILHÕES (Sócrates), por outro estamos a falar de MILHARES DE MILHÕES (Cavaquito y sus muchachos).
  11.  # 411

    Colocado por: Picaretaentão alguém tão rico pede empréstimos à banca para...

    Acho que o empréstimo foi ("alegadamente") para adquirir um carro.
    Mas isso não interessa nada. :-)
    O Américo Amorim pede empréstimos à Banca (curiosamente, não os pede aos bancos de que ele é dono!).
    O Berardo pede empréstimos à Banca (até para comprar outros bancos, e depois paga com acções dos bancos adquiridos).
    Quem é que é tapadinho, Picareta? :-)

    Por outro lado, ainda não me viu aqui a dizer que eu achava normalíssimo aquele tráfego de milhões de euros pelas contas do amigo do Sócrates de que, aparentemente, era este o destinatário.
    É como escrevi em cima. Dá a impressão que a herança da mãe se esgotou por alturas em que ele se tornou PM.
  12.  # 412

    Colocado por: Luis K. W.o nosso Governo da altura não teve outro remédio senão "deitar a mão" ao banco (final de 2008), nacionalizando-o.

    Claro que tinha outro remédio .... deixava o banco ir à falência.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  13.  # 413

    Luis, estou farto de ler esta expressão por vários foruns net mas ainda ninguém me conseguiu explicar o que era. O que raio é um neo-liberal?
  14.  # 414

    Colocado por: PicaretaClaro que tinha outro remédio .... deixava o banco ir à falência.
    LEIA DE NOVO o que eu escrevi sobre o que aconteceu.
    Tinha acabado de haver uma "decisão" (/imposição) da UE de não deixar falir nenhum banco europeu!
    Foi por isso que o nosso Governo *teve de nacionalizar* aquela &%#@ do BPN.

    Veja o caso do BES.
    O Coelho foi aplaudido por não ter permitido que a CGD participasse no aumento de capital do BES com 700 milhões.
    A esperança do Ricardo Salgado era que a participação do banco do Estado daria confiança a outros investidores que meteriam o restante que fosse necessário para manter o BES vivo.
    Com a "nega" do Coelho, ao deixar o BES ir pelo cano, o custo para os contribuintes já vai em vários (o MST diz SETE) MILHARES DE MILHÕES.

    Colocado por: André BarrosO que raio é um neo-liberal?

    https://en.wikipedia.org/wiki/Neoliberalism
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André Barros
  15.  # 415

    Colocado por: Luis K. W.E, sobretudo, há que não confundir: por um lado estamos a falar de MILHÕES (Sócrates), por outro estamos a falar deMILHARES DE MILHÕES(Cavaquito y sus muchachos).


    Por mim podiam até roubar biliões no BPN. Só roubaram os contribuintes porque o PM da altura assim o decidiu. Tal e qual como no BES e esta treta dos lesados. Uma vergonha!
    Concordam com este comentário: CMartin
  16.  # 416

    Colocado por: Luis K. W.O Américo Amorim pede empréstimos à Banca

    Todos pedem empréstimos à banca, mas não para pagar a conta em hotéis 5* e para pagar refeições em restaurantes de luxo.
  17.  # 417

    Colocado por: Luis K. W.LEIA DE NOVO o que eu escrevi sobre o que aconteceu.
    Tinha acabado de haver uma "decisão" (/imposição) da UE de não deixar falir nenhum banco europeu!
    Foi por isso que o nosso Governo *teve de nacionalizar* aquela &%#@ do BPN.

    O BPN não faliu porque o governa assim decidiu. Isso da imposição é uma treta.
    E não faliu, porque isso prejudicava muita gente influente, tanto da esquerda como da direita.
    Concordam com este comentário: CMartin, 21papaleguas
  18.  # 418

    Colocado por: André BarrosSó roubaram os contribuintes porque o PM da altura assim o decidiu

    Qual PM?
    De que altura?
    - O que fomentou o aparecimento deste "Banco" (1993), que participou em negociatas especulativas com acções do grupo do Banco, e protegeu os capangas, digo, os ladrões mesmo quando já era PR?
    - O que foi OBRIGADO a nacionalizar (por imposição da Merkel/Schaubel)?
    - Ou o que deu - de BORLA - o BPN aos angolanos do BIC ?

    Colocado por: PicaretaIsso da imposição é uma treta.

    A memória é curta, ou é só para o que convém ? :-)
    •  
      CMartin
    • 22 janeiro 2017 editado

     # 419

    BPN
    "Crimes, fraude e branqueamento de capitais
    Em Fevereiro de 2008, José Oliveira e Costa abandona a presidência do grupo, justificando a sua saída com motivos de saúde, sendo substituído interinamente pelo presidente do banco Efisa, Abdool Karim Vakil. Este levanta sérias duvidas aos processos de gestão até então levados a cabo pelas anteriores entidades gestoras do grupo, solicitando às entidades competentes uma investigação. Foi igualmente neste mês que o BPN se viu envolvido em investigações no âmbito da Operação Furacão, um processo-crime que decorre desde 2005, investigando crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais e onde estão envolvidas várias instituições financeiras.

    Em Junho de 2008, Miguel Cadilhe, antigo ministro das finanças do XI Governo Constitucional de Portugal chefiado por Cavaco Silva, e ex-administrador do Banco Comercial Português é escolhido para a presidência do Banco. Quatro meses após tomar posse, o então presidente denuncia publicamente vários crimes financeiros que alegadamente terão sido cometidos por altos funcionários de gestões anteriores, solicitando mais uma vez uma investigação profunda aos anteriores actos de gestão.

    O caso começou a assumir implicações políticas: destacadas figuras como o então Presidente da República (e ex-Primeiro Ministro) Cavaco Silva, alguns dos seus aliados no PSD (como Dias Loureiro) e alguns membros do Partido Socialista tinham mantido ao longo dos anos relações pessoais, profissionais ou de negócios com Oliveira e Costa e com o Banco.

    Já em Novembro do mesmo ano, o BPN vê-se em enormes dificuldades de liquidez, e o Governo (na altura liderado pelo PS de José Sócrates) procede à sua nacionalização, incorporando-o na Caixa Geral de Depósitos. A acção - a primeira nacionalização a ocorrer em Portugal desde o PREC nos anos 1970 - também gerou polémica devido às opções financeiras tomadas e às nomeações para a nova direcção do Banco.

    Privatização
    A partir de 2011, o processo passou para o novo Governo PSD/CDS liderado por Pedro Passos Coelho. A fase da reprivatização ficaria marcada por nova polémica devido ao processo de venda do BPN. Em consequência do memorando de entendimento que o XVIII Governo Constitucional de Portugal assinou com a Troika, o estado português foi obrigado a vender o BPN até ao final de Julho de 2011. Em 2011-07-20 foi anunciado que foram recebidas 4 propostas de compra do BPN, onde se incluem propostas do Banco BIC Português, Montepio e de um grupo de 15 investidores portugueses referido por Núcleo Estratégico de Investidores. Em 31 de julho 2011 o Ministério das Finanças comunicou a venda por 40 milhoes de euros ao Banco BIC Português.

    Uma investigação da revista Visão intitulada "As estranhas manobras da venda do BPN", edição de 17 de Outubro de 2013, veio lançar luz sobre o processo de compra do BPN, determinando segundo explicações do próprio Ministério das Finanças, que apesar da anunciada venda por 40 milhões, os novos accionistas não desembolsaram capital para realizar a compra. Após a injecção de mais de 800 milhões de dinheiro público para recapitalizar o BPN, um dos primeiros actos da nova gestão foi a redução dos capitais próprios da nova instituição que resultou da fusão do BIC na estrutura do BPN, com a libertação de 40 milhões de euros que foram utilizados para liquidar o empréstimo contraído pelos accionistas do BIC realizarem a compra do BPN. Assim, o esforço financeiro para adquirir o BPN, provém da capitalização do Estado Português, ou seja, dos contribuintes, num episódio caricato, da novela do BPN."
    Fonte : wiki
  19.  # 420

    Colocado por: Luis K. W.Não me lembro de ver ESTA acusação (sobre "adjudicação de empreitadas públicas", etc.) em nenhum correio da "manha".
    Você viu ?

    Todos sabemos qual o empreiteiro que mais ganhou adjudicações na Parque Escolar, por exemplo, a empresa do amigalhaço Santos Silva, coincidências...

    Mas parece que você só acha digna de crítica moral, a apropriação de dinheiros públicos, mas mesmo que não houvesse - o que não acredito - não faltam indícios de corrupção, fuga ao fisco, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e outras mil e uma aleivosias, que me levam a repetir que este é, provavelmente, o mais execrável dos crápulas que passaram pelo governo.

    Por outro lado está muito preocupado com os negócios privados de um banquito de treta que podia e devia ser deixado à sua sorte e à disposição dos tribunais, é que isso de não deixar falir bancos não é bem como você disse, senão como explicar o BPP?

    Colocado por: Luis K. W.O Coelho foi aplaudido por não ter permitido que a CGD participasse no aumento de capital do BES com 700 milhões.

    O Passos foi o único que fez o que se devia ter feito há muito: mandar O Ricardo Salgado para o car.....! Pena que logo a seguir borrou a pintura com aquela resolução enormemente e potencialmente lesiva dos contribuintes.
 
0.0822 seg. NEW