Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: NLuzZara ou na Boss

Provavelmente vêm ambos do Vietname.
  2. Colocado por: Palhava
    Não vejo vantagens em colocar imobiliárias a não ser que se queira um público alvo de difícil alcance: estrangeiros com dinheiro, construtores ou investidores.

Já me vi "obrigado" a ir para imobiliária porque não consegui sozinho.
    Além disso o comprador comum confia mais nas imobiliárias em detrimento de um proprietário que quer vender directamente.
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
  3. Colocado por: luisvvporque se aplicarmos esse raciocínio ao nosso dia-a-dia, podemos já mandar fechar os restaurantes, as oficinas, os supermercados, etc.

Não entendo a lógica. Também podemos então encerrar o mercado de electricidade e voltar a fazer luz com 2 pauzinhos?
    Não é a função que é descabida, são os valores cobrados que são inenarráveis. E enquanto que eu posso optar por comer uma coxa de frango com alface por 7€ numa diária ou uma "redução de frango com hortaliça da horta" (aka coxa de frango com alface) num restaurante Michelin por 70€. Mas não tenho como escolher 500€+IVA em em vez de 5k€ + IVA num imóvel de 30k€.
    Quando é possível actualmente (como relatado pouco atrás), o restaurante Michelin pegar na "receita" dos 500€ e transformá-la, sem direitos de autor, no mesmo prato mas a 5k€.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 11 setembro 2020
    Colocado por: luisvvse aplicarmos esse raciocínio ao nosso dia-a-dia, podemos já mandar fechar os restaurantes, as oficinas, os supermercados, etc.

Felizmente as oficinas não cobram 900 € + IVA para mudar o óleo do carro...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4. "Fizeram o serviço que se comprometeram a fazer, pelos vistos"
    Errado, muitas das vezes além de não fazerem o que se comprometeram a fazer ainda enganam os clientes:

https://portaldaqueixa.com/brands/remax-portugal/complaints/remax-queixa-em-venda-de-apartamento-45796220

Casos destes são às dezenas, alguns são denunciados, noutros casos as pessoas ficam com o prejuízo e não denunciam pois só se querem é ver livres destes vigaristas.
    Continuo a achar que a grande maioria das pessoas que trabalham neste ramo são pessoas sem qualquer ética moral, autenticos vigaristas, como é o caso acima. Continuo também a achar que felizmente há honrosas excepções, que confirmam a regra, o problema é termos sorte e apanharmos uma dessas excepções, o que é muito dificil,
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5. Na minha opinião, na maioria (grande maioria mesmo) dos casos os valores de comissões cobrados pelas imobiliárias não justificam o trabalho/recursos/encargos que os mesmos tem com o serviço. E o pior de tudo é que nem se trata de trabalho especializado.

A venda do T3 que custa 500.000€ implica uma dedicação por parte do consultor proporcional à venda do T3 de 100.000€?
    Concordam com este comentário: eu
  6. Há compradores e compradores. Suponho que os que pretendam vender e comprar os imóveis de preços mais baixos sejam mais "trabalhadores" para procurar poupar o máximo.

Veja-se que há compradores que procuram a agência para lhes encontrar uma "casa a pedido"!

A maioria confia na intermediação imobiliária. Só depois é que os problemas podem vir a surgir, quando já há papéis assinados.
  7. Colocado por: PalhavaAlém disso o comprador comum confia mais nas imobiliárias em detrimento de um proprietário que quer vender directamente.

Isto!
    Por alguma razão, há muitos compradores que sentem mais confiança quando há um agente imobiliário pelo meio.

Pelo lado do comprador, o agente apenas quer concretizar a venda, seja ela boa e adequada ou não.
    Pelo lado do vendedor, desde que receba a comissão, a concretização efectiva da venda não interessa (com jeitinho ainda ganha duas comissões no mesmo imóvel).
    Efectivamente, o que está a proteger o mediador?

Para além de colocarem os anúncios nas plataformas, que todos podemos fazer, podem canalizar os contactos de quem procurava outro imóvel... mas será que os compradores não procuram na internet?

Mercados externos e clientes endinheirados sem dúvida são outra liga e requerem outro trato. Mas para esses imóveis já não é a Remax da esquina que tem as angariações nem tão pouco o contacto de compradores.

Colocado por: Bruno.AlvesNão é a função que é descabida, são os valores cobrados que são inenarráveis.

Verdade, mas ninguém obriga a que as comissões tenham este valor. As comissões têm este valor porque têm mercado e alguém está disposto a paga-las, infelizmente.

Colocado por: Vítor MagalhãesE o pior de tudo é que nem se trata de trabalho especializado.

Tenho ideia que, na melhor das hipóteses é uma carreira "Plano B" quando a primária não cumpre ou sofre algum revés, precisamente por não ter qualquer tipo de requisito.
    Na pior das hipóteses é malta sem qualquer tipo de formação, tacto, noção de negócio nem tão pouco dos processos administrativos.... excluindo os presentes, claro :)
  8. Colocado por: Bruno.Alves
    Não entendo a lógica. Também podemos então encerrar o mercado de electricidade e voltar a fazer luz com 2 pauzinhos?

Não percebo porque não entende. Seguindo o raciocínio que tomei como referência e que foi utilizado para catalogar as imobiliárias como parasitas e inúteis, a generalidade dos produtos e serviços podem perfeitamente ser feitos por qualquer um de nós.

Não é a função que é descabida, são os valores cobrados que são inenarráveis.

É uma opinião, tão válida como a minha de que é inenarrável pagar 8€ por um bitoque, que eu posso fazer em casa. A consequência, em ambos os casos é: não compro, faço eu.

E enquanto que eu posso optar por comer uma coxa de frango com alface por 7€ numa diária ou uma "redução de frango com hortaliça da horta" (aka coxa de frango com alface) num restaurante Michelin por 70€. Mas não tenho como escolher 500€+IVA em em vez de 5k€ + IVA num imóvel de 30k€.

Pois pode. Mas quando vai ao restaurante da diária, a partir do momento em que se senta, sabe que vai pagar o que comer. E o que paga tem que cobrir as despesas do restaurante e dar lucro. No caso da imobiliária, se muitos se sentam à mesa, só os que terminam a refeição satisfeitos acabam por pagar.

Quando é possível actualmente (como relatado pouco atrás), o restaurante Michelin pegar na "receita" dos 500€ e transformá-la, sem direitos de autor, no mesmo prato mas a 5k€.

E no entanto, dá-se o estranho caso de todas as supostas "next big thing", os "novos conceitos" que iam revolucionar a actividade se terem finado, silenciosamente.

Não duvido de que haja muita gente convicta de que consegue vender o seu imóvel, tal como há muita gente que faz a manutenção do carro, da casa, etc. Óptimo para quem sabe, pode e está disposto a fazê-lo. Mas isso não é muito diferente da ideia de cozinhar em casa porque o que os restaurantes fazem eu também sei fazer.
  9. Colocado por: eu
    Felizmente as oficinas não cobram 900 € + IVA para mudar o óleo do carro...

Cobram o que for necessário para cobrir despesas e terem lucro. A alternativa é fecharem. Mas o ponto é ligeiramente diferente: "Ah e tal são parasitas porque eu faço o mesmo que eles fazem, mais barato", é uma lógica absurda.
    • luisvv
    • 14 setembro 2020 editado
    Colocado por: Kapador"Fizeram o serviço que se comprometeram a fazer, pelos vistos"
    Errado, muitas das vezes além de não fazerem o que se comprometeram a fazer ainda enganam os clientes:

https://portaldaqueixa.com/brands/remax-portugal/complaints/remax-queixa-em-venda-de-apartamento-45796220

Errado, onde? Desafio-o a ler o comentário da Bruno.Alves e dizer-me onde errei. A situação que motivou a minha resposta não tem, tanto quanto me apercebi, referência a qualquer queixa sobre a imobiliária, apenas uma nota sobre o valor da comissão. Ora, a comissão foi acordada previamente, quase de certeza sem ameaças de armas. Se não queriam envolver intermediários, restava aos herdeiros fazerem eles o serviço. Por algum motivo não o fizeram - resumindo, porque explícita ou implicitamente encontraram valor no serviço da imobiliária.

Casos destes são às dezenas, alguns são denunciados, noutros casos as pessoas ficam com o prejuízo e não denunciam pois só se querem é ver livres destes vigaristas.
    Continuo a achar que a grande maioria das pessoas que trabalham neste ramo são pessoas sem qualquer ética moral, autenticos vigaristas, como é o caso acima. Continuo também a achar que felizmente há honrosas excepções, que confirmam a regra, o problema é termos sorte e apanharmos uma dessas excepções, o que é muito dificil

Claro que haverá vigaristas, mas a mesma universidade que lhe forneceu os dados estatísticos sobre a qualidade dos agentes imobiliários publica estudos que dizem que os clientes não são melhores.

10. Na minha opinião, na maioria (grande maioria mesmo) dos casos os valores de comissões cobrados pelas imobiliárias não justificam o trabalho/recursos/encargos que os mesmos tem com o serviço. E o pior de tudo é que nem se trata de trabalho especializado.
    A venda do T3 que custa 500.000€ implica uma dedicação por parte do consultor proporcional à venda do T3 de 100.000€?

Não sei. O comprador do T3 de 100k é o mesmo que o comprador do T3 de 500k? Procura no mesmo sítio? Terá a mesma atenção e disponibilidade do vendedor? A estratégia de divulgação é a mesma? Um T3 de 100k tem destaque nas plataformas, nos flyers?
    • eu
    • 14 setembro 2020
    Colocado por: luisvvE no entanto, dá-se o estranho caso de todas as supostas "next big thing", os "novos conceitos" que iam revolucionar a actividade se terem finado, silenciosamente.

Nem todos.

As plataformas genéricas de anúncios imobiliários (imovirtual, idealista, bquarto, etc) que são usadas pelos particulares para anunciar diretamente o seu imóvel estão a prosperar.

Foi através de uma dessas plataformas que eu anunciei e facilmente vendi o meu apartamento, sem necessidade de intervenção de uma imobiliária.
  11. Colocado por: pguilherme
    Isto!
    Por alguma razão, há muitos compradores que sentem mais confiança quando há um agente imobiliário pelo meio.

Que misteriosa razão..

Para além de colocarem os anúncios nas plataformas, que todos podemos fazer, podem canalizar os contactos de quem procurava outro imóvel... mas será que os compradores não procuram na internet?

E no entanto, a Domozo veio com muito alarido e foi-se silenciosamente, outros serviços que se vendem como novos conceitos (que depois de espremidos se resumem a publicitar imóveis e talvez uma sessão fotográfica, pouco mais..) não pegam.
    Colocar anúncios é fácil, depois é preciso fazer o resto. Eu até posso ser atraído por uma imagem de um prato maravilhoso num anúncio do Instagram de um restaurante, mas se o menu se resume a esse prato, a probabilidade de lá ir é baixa. Claro que há muitos restaurantes que vivem de um único prato (frango da guia, francesinhas, etc), mas a generalidade dos restaurantes apresenta alguma variedade.

Mercados externos e clientes endinheirados sem dúvida são outra liga e requerem outro trato. Mas para esses imóveis já não é a Remax da esquina que tem as angariações nem tão pouco o contacto de compradores.
  12. Colocado por: eu
    Nem todos.
    As plataformas genéricas de anúncios imobiliários (imovirtual, idealista, bquarto, etc) que são usadas pelos particulares para anunciar diretamente o seu imóvel estão a prosperar.
    Foi através de uma dessas plataformas que eu anunciei e facilmente vendi o meu apartamento, sem necessidade de intervenção de uma imobiliária.

Refere-se a websites, sem qualquer serviço adicional, parece-me um bocado ao lado, mas vamos nessa. Quanta da facturação da Imovirtual vem de particulares?
    • eu
    • 14 setembro 2020
    Colocado por: luisvv
    Refere-se a websites, sem qualquer serviço adicional, parece-me um bocado ao lado

Para os particulares que querem vender diretamente, estes websites não são um tiro ao lado, são exatamente aquilo que eles precisam para divulgar o seu imóvel a um público vasto.
    Concordam com este comentário: pguilherme, 21papaleguas
    • eu
    • 14 setembro 2020
    Colocado por: luisvvColocar anúncios é fácil, depois é preciso fazer o resto

O que é esse resto tão complexo ?
  13. Colocado por: eu
    Para os particulares que querem vender diretamente, estes websites não são um tiro ao lado, são exatamente aquilo que eles precisam para divulgar o seu imóvel a um público vasto.

Podem ser, ou não. Mas a realidade mostra-nos que ainda está a falar de um universo reduzido.
  14. Colocado por: eu
    O que é esse resto tão complexo ?

Pode não ser nada e pode ser muita coisa. Pode não ser complexo mas apenas moroso, chato, etc.
    • eu
    • 14 setembro 2020
    Colocado por: luisvvPodem ser, ou não. Mas a realidade mostra-nos que ainda está a falar de um universo reduzido.

Vamos esperar e ver a tendência... a Uber quando começou também era usada por uma pequena minoria.

0.3634 seg. NEW