Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: DR1982Tenho de ter um seguro de acidentes de trabalho especifico para autoconstruçao!

    Para si, ou para toda a gente que vai trabalhar na obra?
  2.  # 82

    DR1982
    Imagine que ao abrir as fundações para a sua casa, a casa do lado racha toda.
    O DO é obrigado a ter tb algum seguro que assuma a reparação?
  3.  # 83

    Colocado por: Picareta
    Mas não me respondeu se depois de construída pode ser vendida?
    Nao posso vender imediatamente apos a construção, ou seja nao posso construir para vender, mas depois de habitar sim posso vender, (nao sei se ha um minimo de tempo que sou obrigado a habitar) depois no ato da venda o comprador nao tem garantia, e é informado que foi construida por autoconstruçao!
  4.  # 84

    Na conversa com o jurista da AICCOPN (AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), ele falou-me de outra implicação futura que estas ilegalidades podem vir a ter: as Finanças.

    Neste momento não estão para aí virados, mas quando se lembrarem de fazer uma fiscalização (eles têm acesso aos alvarás para construção emitidos em cada câmara), vão pedir as facturas das obras ao empreiteiro e ao dono de obra, e o que vai acontecer é que nessas especialidades contratadas directamente não vai existir facturação por parte do empreiteiro (como seria natural) e mesmo quando se tentar justificar que o dono de obra contratou directamente já sabemos que em muitos casos nem sequer vão existir facturas a comprovar já que a generalidade dos donos de obra foge das facturas como o diabo da cruz.

    Estou a falar nesta situação com conhecimento de causa, já que em 2008 tivemos uma mega inspecção das finanças em todo o concelho a TODAS as obras de 2004-2005-2006-2007, em que pediram a respectiva facturação aos empreiteiros responsáveis e aos donos de obra. Muitas empresas faliram, outras já não existiam, outras ainda estão a pagar e alguns fugiram para fora do país.

    Por isso para aminha empresa, com mais de 25 anos de existência a cumprir com as suas obrigações, e com vontade de continuar por muitos mais anos, este assunto é muito importante, é precisamente por isso que sou a favor que legalizem isso da auto-construção ou administração directa ou como quiserem, porque dessa forma não "obrigam" empresas cumpridoras e entrar nesses esquemas dos donos de obra.
  5.  # 85

    ghost12
    Lá está, é possível fazer, tem é que se saber como se deve fazer.
    Nem tudo o que os DO querem é possível fazer legalmente
  6.  # 86

    Colocado por: Picareta
    Para si, ou para toda a gente que vai trabalhar na obra?


    Colocado por: zedasilvaDR1982
    Imagine que ao abrir as fundações para a sua casa, a casa do lado racha toda.
    O DO é obrigado a ter tb algum seguro que assuma a reparação?
    Normalmente o que se costuma fazer é um seguro de obra que cobre essas situações!
    Em autoconstruçao os que ajudam na obra nao podem ser pagos, tem de ser ajuda pontual...
  7.  # 87

    Colocado por: zedasilvaghost12
    Lá está, é possível fazer, tem é que se saber como se deve fazer.
    Nem tudo o que os DO querem é possível fazer legalmente


    Mas como é que o empreiteiro geral vai controlar quem é que o dono de obra vai contratar, em que moldes, facturação, etc...?
  8.  # 88

    Colocado por: ghost12Neste momento não estão para aí virados, mas quando se lembrarem de fazer uma fiscalização (eles têm acesso aos alvarás para construção emitidos em cada câmara), vão pedir as facturas das obras ao empreiteiro e ao dono de obra, e o que vai acontecer é que nessas especialidades contratadas directamente não vai existir facturação por parte do empreiteiro (como seria natural) e mesmo quando se tentar justificar que o dono de obra contratou directamente já sabemos que em muitos casos nem sequer vão existir facturas a comprovar já que a generalidade dos donos de obra foge das facturas como o diabo da cruz.

    Já falei disso várias vezes neste forum. Se as finanças acharem que determinada obra deveria custar 200mil e só existe 80mil de facturação, eles presumem que foram pagos 120mil sem facturas.
    As câmaras comunicam ao IMPIC e às finanças as obras licenciadas, quando as finanças não tiverem mais nada por onde pegar, vão pegar nisto.
    Concordam com este comentário: ghost12
    •  
      damned
    • 18 maio 2017 editado

     # 89

    Deixem lá, um dia destes eles acabam com as notinhas e moedas e vamos passar todos a dinheiro plástico. Não resolve tudo que depois vamos passar novamente à troca de géneros.

    Mas depois é bom que os tijolos comecem a vir com números de serie e tudo mais, para os materiais de uma obra não darem para "duas" ou três.

    Estas questões dos seguros é uma falsa questão, podia ser resolvida de 1001 maneiras, simplesmente nunca foi e é como é.

    Bastava o DO ter um seguro de obra, onde teria evidentemente de enumerar os trabalhos e pessoas seguradas em cada etapa. Ou então todos os que trabalhem na obra tem de ter seguro (que depois é cobrado ao cliente) para os trabalhos e riscos inerentes ao âmbito da sua intervenção individual.

    Argumentar que um empreiteiro é necessário por causa dos seguros, pronto, ok, legalmente, mas é um argumento francamente fraco do ponto de vista do cliente na visão do "valor", argumentem que gerem a obra, garantem qualidade, são a melhor bolacha do pacote, dão garantia de 5 anos e mais não sei o quê para tudo e até electrodomésticos quando estes estão incluídos tudo chave na mão, criando valor à sua presença, agora isto dos seguros é uma tecnicalidade.
  9.  # 90

    Colocado por: damnedArgumentar que um empreiteiro é necessário por causa dos seguros, pronto, ok, legalmente, mas é um argumento francamente fraco do ponto de vista do cliente na visão do "valor", argumentem que gerem a obra, garantem qualidade, são a melhor bolacha do pacote, dão garantia de 5 anos e mais não sei o quê para tudo e até electrodomésticos quando estes estão incluídos tudo chave na mão, criando valor à sua presença, agora isto dos seguros é uma tecnicalidade.

    Estava desatento, o normal, ninguém nesta discussão defendeu que o empreiteiro geral deva executar toda a obra, eu até prefiro que o dono de obra adjudique directamente algumas especialidades, o lucro não paga o trabalho que dão. O que estamos a falar é da legalidade dessa opção.
  10.  # 91

    Colocado por: Picareta
    Estava desatento, o normal, ninguém nesta discussão defendeu que o empreiteiro geral deva executar toda a obra, eu até prefiro que o dono de obra adjudique directamente algumas especialidades, o lucro não paga o trabalho que dão. O que estamos a falar é da legalidade dessa opção.


    Portanto está a discutir a legalidade de algo que já faz.
  11.  # 92

    O problema é que um seguro contrato por si será mais caro que o seguro do empreiteiro que dá para muitas obras num ano.
    Exemplo disso, um seguro de responsabilidade civil para um topógrafo, custa mais que as cotas do OE.
    Por exemplo há por aí muito trolha a fazer obras, os ditos artistas. Depois da obra combinada, imagine lá... A câmara pede alvará, portanto o DO tem de pagar mais xxx. A câmara pede Dt, portanto mais YYY, a camada pede seguro, e bota mais zzz.
    Vai dar mais ou menos à auto construção.?!
    •  
      damned
    • 18 maio 2017 editado

     # 93

    Colocado por: callinasO problema é que um seguro contrato por si será mais caro que o seguro do empreiteiro que dá para muitas obras num ano.
    Exemplo disso, um seguro de responsabilidade civil para um topógrafo, custa mais que as cotas do OE.
    Por exemplo há por aí muito trolha a fazer obras, os ditos artistas.
    Vai dar mais ou menos à auto construção.?!


    O mercado ajusta, se esta situação passa-se a ser o standard, as operadoras low-cost começavam a tomar conta disso também, como já tomam e cada vez mais de várias áreas que até então não tinham âmbito. Começaram pelos seguros-Auto apenas.

    Também daria certamente asas a seguradoras de especialidade, para este efeito.

    É possível em outros países, aqui também deve ser. Se vale ou não a pena isso depois cada um teria de ver o seu caso, mas certamente ter a opção é melhor que não ter, digo eu.
  12.  # 94

    Colocado por: damnedPortanto está a discutir a legalidade de algo que já faz.

    Eu não questiono a legalidade, sei que é ilegal mas "tapo os olhos", a diferença é que eu assumo a responsabilidade por uma obra, se estiver em obra, ou seja, tenho que ter sempre trabalhos a decorrer em obra, o que é grave é alguém assumir a responsabilidade por uma obra e não colocar lá os pés, que é o que se vê muito por aqui.
    Se alguém quiser que eu faça apenas a estrutura de uma obra, no final informo a Câmara municipal que deixei de ser o empreiteiro e técnico responsável por essa obra.
  13.  # 95

    Colocado por: Picareta
    Eu não questiono a legalidade, sei que é ilegal mas "tapo os olhos", a diferença é que eu assumo a responsabilidade por uma obra, se estiver em obra, ou seja, tenho que ter sempre trabalhos a decorrer em obra, o que é grave é alguém assumir a responsabilidade por uma obra e não colocar lá os pés, que é o que se vê muito por aqui.
    Se alguém quiser que eu faça apenas a estrutura de uma obra, no final informo a Câmara municipal que deixei de ser o empreiteiro e técnico responsável por essa obra.


    Você sabe muito bem que se a coisa der mesmo para o torto a seguradora se bota fora, assuma você ou não o que diz assumir, basta ser ilegal, no final de contas quem leva no penacho é o DO.
  14.  # 96

    Colocado por: damned

    Você sabe muito bem que se a coisa der mesmo para o torto a seguradora se bota fora, assuma você ou não o que diz assumir, basta ser ilegal, no final de contas quem leva no penacho é o DO.

    Isso dos seguros é apenas uma parte do problema!

    Colocado por: ghost12Na conversa com o jurista da AICCOPN (AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), ele falou-me de outra implicação futura que estas ilegalidades podem vir a ter: as Finanças.

    Neste momento não estão para aí virados, mas quando se lembrarem de fazer uma fiscalização (eles têm acesso aos alvarás para construção emitidos em cada câmara), vão pedir as facturas das obras ao empreiteiro e ao dono de obra, e o que vai acontecer é que nessas especialidades contratadas directamente não vai existir facturação por parte do empreiteiro (como seria natural) e mesmo quando se tentar justificar que o dono de obra contratou directamente já sabemos que em muitos casos nem sequer vão existir facturas a comprovar já que a generalidade dos donos de obra foge das facturas como o diabo da cruz.

    Estou a falar nesta situação com conhecimento de causa, já que em 2008 tivemos uma mega inspecção das finanças em todo o concelho a TODAS as obras de 2004-2005-2006-2007, em que pediram a respectiva facturação aos empreiteiros responsáveis e aos donos de obra. Muitas empresas faliram, outras já não existiam, outras ainda estão a pagar e alguns fugiram para fora do país.

    Por isso para aminha empresa, com mais de 25 anos de existência a cumprir com as suas obrigações, e com vontade de continuar por muitos mais anos, este assunto é muito importante, é precisamente por isso que sou a favor que legalizem isso da auto-construção ou administração directa ou como quiserem, porque dessa forma não "obrigam" empresas cumpridoras e entrar nesses esquemas dos donos de obra.
    Esta parte também é importante.

    E não esquecer as situações em que o empreiteiro só vai para a obra fazer a estrutura se o seu alvará estiver até ao fim da obra por imposição do dono de obra. Já recusei trabalhos por isso mesmo.

    Façam lá a petição para levar o assunto à Assembleia da República! Auto-construção já!
    •  
      damned
    • 18 maio 2017 editado

     # 97

    ghost12

    Eu cá não faço qualquer petição, nem estou contra empreiteiros, simplesmente sou da opinião que a opção poderia ser válida (auto-construção) e ser tudo legal. Não é para todos... assim como chave na mão não é para todos, assim como casas são para uns, apartamentos são para outros...

    Para estas questões dos seguros para mim é muito simples, cada profissional (empresa) deveria ter seguro para cada obra onde vai intervir. Em substituição se passar tudo por um empreiteiro poderia ser um único seguro claro, o custo processual será menor e esse é um trunfo para vocês.

    Isto é algo que já acontece em outras industrias, você se contratar um transporte de um material, este transporte vai com guias e seguro especifico ao valor do produto e risco inerente (cargas especiais).

    Cada um responsabiliza-se pelo que faz, quando cada um dá orçamento está lá o seguro. Assim como você depois de habitar uma casa se chamar lá alguém para fazer um serviço (não é uma obra/casa nova) essa empresa que factura deveria ter o seguro, já assim é. Até o gajo da MEO pode lá ir instalar a parabólica e matar uma pessoa se deixar cair a porra da antena na cabeça de alguém.

    Quanto à facturação, isso é universal (fuga), a começara na origem. A lei é a lei claro está e quem andar fora dela tem de arcar com as consequências se chegar a tal.

    Alias as áreas onde existia mais incidência foram alvo de especial atenção (manutenção auto, cabeleireiros, restauração etc e tal) a quando da criação do efatura.
  15.  # 98

    Colocado por: damnedghost12

    Eu cá não faço qualquer petição, nem estou contra empreiteiros, simplesmente sou da opinião que a opção poderia ser válida (auto-construção) e ser tudo legal. Não é para todos... assim como chave na mão não é para todos, assim como casas são para uns, apartamentos são para outros...

    Para estas questões dos seguros para mim é muito simples, cada profissional (empresa) deveria ter seguro para cada obra onde vai intervir. Em substituição se passar tudo por um empreiteiro poderia ser um único seguro claro, o custo processual será menor e esse é um trunfo para vocês.

    Isto é algo que já acontece em outras industrias, você se contratar um transporte de um material, este transporte vai com guias e seguro especifico ao valor do produto e risco inerente (cargas especiais).

    Cada um responsabiliza-se pelo que faz, quando cada um dá orçamento está lá o seguro. Assim como você depois de habitar uma casa se chamar lá alguém para fazer um serviço (não é uma obra) essa empresa que factura deveria ter o seguro, já assim é.

    Quanto à facturação, isso é universal (fuga), a começara na origem. A lei é a lei claro está e quem andar fora dela tem de arcar com as consequências se chegar a tal.

    Alias as áreas onde existia mais incidência foram alvo de especial atenção (manutenção auto, cabeleireiros, restauração etc e tal) a quando da criação do efatura.


    Estamos de acordo então! :)

    O que me faz urticária é a atitude da maioria aqui no fórum em relação aos empreiteiros, é simplesmente ridículo.
  16.  # 99

    E a atitude contra os DO também!
  17.  # 100

    Colocado por: ghost12

    O que me faz urticária é a atitude da maioria aqui no fórum em relação aos empreiteiros, é simplesmente ridículo.
    Porque será na maior parte dos casos?
    Mas aqui ate nem isso que está em questão o que aqui se defende é que o DO devia ter direito de opção, nibguem aqui atacou os empreiteiros a menos que estes considerem um ataque o facto de alguem defender que a sua presença em obra não deveria ser obrigatória!
 
0.0342 seg. NEW