Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

bomba de calor monobloco, mas continuo achar que um deposito em separado e uma bomba de calor mista é melhor solução,
    por exemplo um deposito de despressurizado em conjunto com uma BC Altherma 3 mural, ou mais barato mas menos eficiente: uma monobloco com deposito em separado.

Já agora, que vantagens tem uma configuração como esta em relação à BC Altherma 3 Compact?
  2.  # 262

Colocado por: kanoystaJá agora, que vantagens tem uma configuração como esta em relação à BC Altherma 3 Compact?

Colocado por: kanoystaBC Altherma 3 mural
    é a mesma maquina!!!
  3.  # 263

Olá de novo Jorge.
    A versão mural não é aquela que parece uma caldeira "convencional" de fixar na parede (EHBX-D6V)?
    E a versão compact não é a que tem depósito incluido (EHSX-D)?
  4.  # 264

Colocado por: kanoystaE a versão compact não é a que tem depósito incluido (EHSX-D)?
    solar integrada (também designada por compact na Rotex) agora passou a chamar-se ECH2O,
    existindo ainda a unidade pavimento.
  5.  # 265

Ah. Obrigado. Nos diferentes site, acho que aparece uma coisa misturada e estranha.
    Ainda assim, sugeria uma unidade de mural com deposito externo ou uma unidade ECH2O integrada?
    Existe alguma grande vantagem de uma delas em relação à outra?
  6.  # 266

Colocado por: kanoystaNos diferentes site, acho que aparece uma coisa misturada e estranha.

aqui pode ver a tabela oficial em vigor:
    https://inovarnaconstrucao.pt/orcamentos.html

Colocado por: kanoystasugeria uma unidade de mural com deposito externo ou uma unidade ECH2O integrada?Existe alguma grande vantagem de uma delas em relação à outra?
    nesta solução em particular e como tenho conhecimento das condições especificas posso aconselhar diferentes soluções especificas que podem não ser viáveis\ideais noutros cenários.
    aconselhei uma unidade e um deposito de inercia em separado.
  7.  # 267

É uma pena que a Daikin não faça paineis ou bombas de AQS para agregados familiares inferiores a 5/6 pessoas. Só vejo desta marca soluções a começar nos 300 litros, o que é um disparate e um desperdicio de energia para um agregado tipico de 4 pessoas.

Nos 200 litros qual é a melhor solução (marca/modelo) no mercado neste momento?
  8.  # 268

A ECH2O não tem 300 litros de água quente disponível, no modo eco só tem aproximadamente 180 litros.
  9.  # 269

Edit: afinal a Daikin também tem um modelo de 200 litros (bomba de calor AQS): EKHH2E200AV3
    COP de 3
  10.  # 270

nesta solução em particular e como tenho conhecimento das condições especificas posso aconselhar diferentes soluções especificas que podem não ser viáveis\ideais noutros cenários.
    aconselhei uma unidade e um deposito de inércia em separado.

E todas altherma 3 têm a função Smart Grid, aceitando energia de um sistema FV? Só será preciso respeitar o uso de um inversor com THD <2 ?
    Nos modelos da rotex a função smart grid é sempre realçada. Na Daikin não. Mas pelo que vi, os modelos são idênticos em tudo. Apenas será preciso comprar um Gateway que permite controlar o sistema via App e ligar ao sistema PV.

Se funcionar bem, finalmente, (para mim) só vejo vantagens e este será o melhor sistema de todos!
    O preço de aquisição é que é elevadíssimo. Então se pensarmos em adicionar coletores solares!
    Concordam com este comentário: ricardo33020
    • RoyaL
    • 23 outubro 2018 editado

# 271

Tal como foi escrito num dos comentários atrás, o COP minimo parece ser 3,8 (N 16147). Isto é certo?

Estou cansado de procurar Bombas de Calor (em conta) que cumpram este COP (sem auxilio a paineis). Falaram-me da Atlantic Explorer 270L - https://www.atlantic-conforto.pt/Nossos-produtos/Bombas-de-calor/Bombas-de-Calor-para-AQS/Explorer , mas mesmo esta, segundo a Folha de Dados, tem um COP de 3,7 (N 16147) apesar de ser A+.

Alguma sugestão de BCs que cumpram COP?
  11.  # 272

Colocado por: RoyaLTal como foi escrito num dos comentários atrás, o COP minimo parece ser 3,8 (N 16147). Isto é certo?

Não existe mínimo, cada caso é um caso.

Faça as suas contas
    Colocado por: valsascA Adene disponibliza a fórmula para determinar a produção:
    𝐸𝑟𝑒𝑛𝐵𝑜𝑚𝑏𝑎𝑑𝑒𝑐𝑎𝑙𝑜𝑟 =𝑄𝑢𝑠𝑎𝑏𝑙𝑒 ×(1− 1/𝑆𝑃𝐹 )= 2377,3×(1 − 1/Cop )=xxxx [kWh/ano]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RoyaL
  12.  # 273

Colocado por: RoyaLTal como foi escrito num dos comentários atrás, o COP minimo parece ser 3,8 (N 16147). Isto é certo?

Estou cansado de procurar Bombas de Calor (em conta) que cumpram este COP (sem auxilio a paineis). Falaram-me da Atlantic Explorer 270L -https://www.atlantic-conforto.pt/Nossos-produtos/Bombas-de-calor/Bombas-de-Calor-para-AQS/Explorer, mas mesmo esta, segundo a Folha de Dados, tem um COP de 3,7 (N 16147) apesar de ser A+.

Alguma sugestão de BCs que cumpram COP?
    a da oschner tem 4,4 se não me engano
  13.  # 274

Colocado por: Sergio Rodriguesa da oschner tem 4,4 se não me engano

Sérgio a da oschner é "vinho de outra pipa" com preços bastante elevados.

Tem também da Daikin a Ech2o 4,3 (com inércia o Cop aumenta bastante, só mesmo para a certificação é mais económica).

Com Cop de 3,6 (sem inércia) existem várias marcas Portuguesas como a da Termobrasa Gold ou Aquafer.
  14.  # 275

Tem tb as dimplex
  15.  # 276

Colocado por: kanoystaE todas altherma 3 têm a função Smart Grid, aceitando energia de um sistema FV? Só será preciso respeitar o uso de um inversor com THD <2 ?
    Nos modelos da rotex a função smart grid é sempre realçada. Na Daikin não
    só a versao HPSU solar integrada ou EHSX é que tem esta função.
  16.  # 277

Colocado por: valsasc
    Faça as suas contas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RoyaL

Agora tenho de tirar um curso para perceber que variáveis são essas. :-D
  17.  # 278

Essas bombas com COP de 3.8 ou superior, são split, certo? (unidade interior + unidade exterior)

Ou há alguma bomba monobloco que consiga esse COP?
  18.  # 279

Colocado por: marcoaraujoEssas bombas com COP de 3.8 ou superior, são split, certo? (unidade interior + unidade exterior)

Ou há alguma bomba monobloco que consiga esse COP?

A Atlantic que referi é mono e tem 3,7.
  19.  # 280

Colocado por: valsascSérgio a da oschner é "vinho de outra pipa" com preços bastante elevados.

Pelo que pesquisei online, o preço recomendado de venda ao público era de 2000 euros para a bomba de 250 litros e 2500 para a de 300 litros. Parece-me estar em linha com as outras marcas, tipo Vulcano, Daikin, etc.

0.0620 seg. NEW