Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

    Colocado por: Pepsi
    Estou a iniciar agora o projecto das especialidades e gostaria de que me indicasse, na sua opinião qual o melhor sistema para as aqs e aquecimento da casa,
    É (vai ser) uma moradia no concelho de loures, com cave 90 m2 res do chão e primeiro andar, o isolamento termico será o normal nos dias de hoje na construção
    .. Não percebo muito desta matéria e estou atento a este tópico... Por exemplo, um kit de painéis solares para aqs e aquecimento da casa o que contempla? Painéis, bomba de calor? Para a aqs? Radiadores na casa para aquecer?
    O arrefecimento, se tal for necessário, será por AC pois levará pré - instalação,as julgo mão ser... Para ja
    Se está em fase de projeto e não sabe ainda que isolamento irá ter a sua casa, porque não percebe muito da matéria, acho que já está a dar um passo em falso! Não despreze esse tema, que lhe poderá ajudar na escolha do resto que tanto o preocupa.
  2.  # 342

    Colocado por: Pepsio isolamento termico será o normal nos dias de hoje na construção
    o que é isto??
  3.  # 343

    Boa noite

    Falou se aqui na possibilidade de bomba de calor + Fv , gostaria de saber as bombas de calor com smart grid, esta função não quer dizer que a bomba de calor trabalha ao “ sabor” da energia que os painéis Fotovoltaicos produzirem?

    Cumprimentos
  4.  # 344

    Colocado por: marcoaraujo

    Essa bomba anuncia, de forma pomposa, no panfleto comercial um COP de 3,7.
    Ora, se formos ver o detalhes da bomba:

    https://docgaproduction.cellar.services.clever-cloud.com/documents_ef6f6cac-c723-48b0-b795-0785cd9fdec9/ft-explorersolar.pdf?AWSAccessKeyId=MW2NM1KMBUFH2SMVHW1L&Expires=1541597453&Signature=C6bQfeeMPIsdCE3vQ%2B1jPz22ieY%3D

    Podemos constatar que esse maravilhoso COP de 3,7 é conseguido com uma temperatura exterior de 20ºC. Ora, isso não interessa para nada.
    O que interessa é o COP com a temperatura exterior a 7ºC. E com a temperatura exterior a 7ºC o COP baixa para uns banais 2,9.

    Como se pode verificar na legislação Europeia (ver tabela 1 do documento WORD), o que interessa é o COP obtido através da norma EN16147:2011 com a temperatura exterior a 7ºC:

    http://ec.europa.eu/growth/tools-databases/tris/it/index.cfm/search/?trisaction=search.detail&year=2014&num=566&dLang=PT


    E o que dizer desta machine em alternativa ao painéis solares térmicos somente para AQS?....falou-se por aqui de algumas máquinas, mas há mais opções. Os entendidos que espreitem e avaliem aí os dados técnicos da mesma:http://www.dimplex.de/pt/bomba-de-calor/ar-agua/instalacao-interior/li-9tu.html
  5.  # 345

    O que há mais são máquinas... E depois quem as parametriza? Quem dá assistência?
  6.  # 346

    Quem as instalar
  7.  # 347

    Colocado por: Anonimo06082021

    esse termo....não me diga que já está contaminado?


    LOL, por acaso é um termo que uso muito :)

    Mas acredito que um técnico goste de trabalhar com determinado material. Não quer dizer que seja melhor ou pior do que outros, se ele achar que é bom, usa "à confiança" da qualidade e fiabilidade.

    Já vi pessoal aqui pelo fórum a perguntar como altero o parâmetro X ou y para a água sair mais quente z graus...

    Um esquentador não deve ser igual a uma caldeira que não dever ser igual a uma bomba aqs que não deve ser igual a bomba calor aqs e aquecimento. Digoo eu, que não percebo nada. E de marca para marca, deve haver formas diferentes de configurar. Os sistemas de climatização não me parecem ser plug&play.
  8.  # 348

    Relativamente a essas bombas Dimplex alguém as conhece?,...que possa dar algum fedback...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrodrigues55681
  9.  # 349

    Colocado por: Anonimo06082021é uma marca de topo.


    Estou a equacionar instalar uma em alternativa ao termossifão de 300 previsto em projeto. Aconselha alguma em específico?
  10.  # 350

    Colocado por: Anonimo06082021

    afinal percebeu o que eu quis dizer.


    Sim percebi, mas nem na política gosto de tomar partidos :)
  11.  # 351

    Colocado por: Anonimo06082021mas custa-me a crer que vá optar por essa marca em vez da daikin.


    Ora essa, porque diz isso?
  12.  # 352

    Este ano temos eleições :)

    Eu sou apologista de uma boa discussão fundamentada e acho que os assuntos se devem discutir de forma aberta e honesta.
    Este fórum ajuda-me a ganhar conhecimento, e é o que tiro daqui. Por exemplo, não conhecia dimplex. E se o James diz que é bom, é uma opinião a levar em conta, como há muitas outras de outras pessoas que tb tenho como conhecedores.
    Compreendo quando tentar informar que há mundo para além da daikin, e acho isso importante. Mas não podemos desprezar a qualidade da marca. Eu tenho a daikin como uma boa marca e sei que é.
    Dou-lhe mais um exemplo, numa discussão velha em que nem. Sequer participei, vi uma lista de caldeiras de condensação que o James indicou; já tenho essa lista escrita e já andei pelas lojas a informar-me. É disso que gosto no fórum e por isso já muitas vezes disse o meu "agradecer".
    Concordam com este comentário: zinna, sposilva
  13.  # 353

    Colocado por: Anonimo06082021porque aqui é o que toda a gente tem.

    Dimplex é topo e o preço é a condizer.


    Pensei que me ia dizer que a Daikin era melhor...
  14.  # 354

    Colocado por: Anonimo06082021para alguns talvez seja.

    Pois, não conheço nem uma nem outra, apenas tenho lido algumas coisas. A Daikin parece que tem pelo menos um modelo sem necesside de manutenções....será que a Dimplex também?
  15.  # 355

    Colocado por: Anonimo06082021

    se estiver restrito ao fórum deixa de conhecer muita coisa.

    aqui fala-se sempre nos mesmos e nas mesmas coisas....foi sempre assim.


    Nem sempre...
    Dou-lhe mais um exemplo, numa discussão velha em que nem. Sequer participei, vi uma lista de caldeiras de condensação que o James indicou; já tenho essa lista escrita e já andei pelas lojas a informar-me.

    Por exemplo, não conhecia dimplex.


    E roth, por exemplo.
  16.  # 356

    esses equipamentos ao não terem um deposito integrado só podem ser considerados em substituição de solar termico quando associados a um acumulador ficando dependendo deste, o conjunto pode não cumprir com os mínimos regulamentares pois a eficiencia minima para bombas de calor exclusivamente AQS segundo a EN16147 é 2.5, enquanto que para as bombas de calor mistas é 2.1.

    www.adene.pt
  17.  # 357

    o que não falta é bombas de calor, e se desejar nem custa muito fazer uma á medida.
  18.  # 358

    Bom dia,

    Pegando no tema do tópico já alguém montou o PANASONIC All in One Aquarea? como se compara com os restantes sistemas aqui discutidos?

    A ideia seria fazer AQS + Anonimo18072022A + Radiadores.

    Obrigado
  19.  # 359

    Colocado por: estimadarocha Anonimo18072022A + Radiadores.
    Piso radiante mais radiadores? :S
  20.  # 360

    sim porque não? do que leio https://www.aircon.panasonic.eu/uploads/PT/clima_catalogues/EU_AQUAREA_28P_17_espt_1701252_R1.pdf parece que o sistema permite fazer piso radiante + radiadores e águas banhos, certo?
 
0.0590 seg. NEW