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  1.  # 61

    Colocado por: Hugo S.Ou seja, se um Gabinete me pede 10.000€ e outro me pede 15.000, mas na descrição de ambos orçamentos vem exactamente o mesmo ..., as casas mostradas são semelhantes, o estilo é semelhante, fazem as mesmas coisas (indicam que as fazem) o que devemos escolher? ... como podemos escolher bem? Pelo preço?

    Sim!
    Já entre um projeto de 3.000€ e um de 10.000€ em que nada referem sobre os serviços de que são compostos, deve o DO pensar 2 vezes e interrogar-se onde estará a diferença.
    P.S. Atenção que muita vezes o de 3.000€ é bem mais completo e muito melhor projeto
  2.  # 62

    As pessoas quando vão comprar um carro informam-se minimamente.

    Quando encomendam um projecto, deviam incomodar-se o mesmo.

    Quando avançam para uma casa, deviam incomodar-se mais. Se as pessoas não tiverem o mínimo espírito crítico e umas luzes mínimas de algumas coisas, vão ser carne para canhão.

    Voltando aos projectos, os projectos podem ser caros por 3000 e baratos por 10000, tudo depende do que lá está e, tão ou mais importante, do que deve lá estar.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Pedro Barradas, two-rok, riscos
  3.  # 63

    Como fazer o teat-drive ao engenheiro então?
  4.  # 64

    Colocado por: manelvcComo fazer o teat-drive ao engenheiro então?

    Lol... Isto dá umas quantas anedotas... 😁
  5.  # 65

    Senta-se o eng no carrinho de mão dás duas voltas ao 1° piso e jogas tudo no monte de areia que foi posicionado previamente no R/C, se cair de pé serve perfeitamente, isso sim depois tens de lhe pagar umas minis..😁😁
  6.  # 66

    Se o fiscal estiver a ver é melhor usar equipamentos se segurança... A meu ver chegam umas luvas para manobrar o carrinho e uns tampões para os ouvidos...
  7.  # 67

    Colocado por: manelvcComo fazer o teat-drive ao engenheiro então?


    Porque é que o carro vai à oficina A e não à B?
  8.  # 68

  9.  # 69

    Se o eng não se levantar, não desistas procura o fiscal e repete o procedimento usando este mas desta vez atado ao carrinho se o resultado for semelhante experimenta mudar de carrinho... O problema pode estar aí....
  10.  # 70

    Colocado por: Marcopomprocura o fiscal e repete o procedimento usando este mas desta vez atado ao carrinho

    Ora aqui está uma boa recomendação. Por norma o fiscal é sempre um bicho muito irrequieto, o melhor é mesmo não facilitar.
    Concordam com este comentário: zinna
    • dryfus
    • 13 setembro 2017 editado

     # 71

    A minha sugestão seria montarem um glossário sobre as situações de obra.
    Muita coisa o DO não conhece sequer o nome, sem um ponto de partida para poder procurar a informação fica ainda mais complicado.
    E não só, mostrarem também o que compõe um "bom" projeto, indicar o que significa cada parte do projeto e o que o DO pode e deve estar atento!
    O mais engraçado é que nessas situações o comentário comum por estas bandas é " mas não tem o (insira aqui qualquer pessoal/cargo envolvido na obra) contratado? Tem de pedir explicações à ele/a!" mas se o DO procura mais informações para não ser comido por lorpa, se for perguntar para quem lhe fez aquilo, pior pode ficar!
    Não estou a falar de dar uma aula/resumo do que vocês ( fiscais, engenheiros e/ou arquitectos) aprenderam na faculdade, mas sim uma noção geral do que significa as coisas!

    Do meu ponto de vista, quanto mais informações vocês conseguirem passar para um DO, não em termos extremamente profissionais, melhor! O DO não só vai conseguir assimilar mais informação mas vai ter mais conteúdo para exigir um trabalho melhor, seja de quem for.

    Matavam dois problemas com uma cajadada só, o DO podia cobrar do setor maiores responsabilidades e aqueles que são os envolvidos no projeto poderiam ver o seu preço justificado de uma maneira muito mais simples!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  11.  # 72

    Colocado por: dryfusA minha sugestão seria montarem um glossário sobre as situações de obra.

    Isso já existe.
    Aqui por exemplo:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_termos_t%C3%A9cnicos_de_engenharia_civil

    Colocado por: dryfusNão estou a falar de dar uma aula/resumo

    A ideia é mesmo essa, se reparar hoje mesmo foi publicada uma aula sobre ETICS
    Brevemente teremos tb "recomendações" e "boas práticas" para os mais diversos trabalhos.

    Colocado por: dryfusA minha sugestão

    A ideia da INOVAR é mesmo essa, conseguir chegar ao DO comum e aos seus anseios e duvidas.
    Não é um consórcio ou um loby. Pretende ser uma plataforma acessível, simples e dinâmica.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Anonimo18072022B, dryfus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, jorgealves
    •  
      Hugo S.
    • 13 setembro 2017 editado

     # 73

    Colocado por: zedasilvaSe atentar, existe no site da INOVAR um separador para orçamentos.
    Por exemplo para os serviços e fiscalização, estão detalhados todos os serviços que a inobra presta. Cabe ao DO a decisão de optar por aqueles que acha que lhe podem ou não ser uteis.


    Já o vi, mas para um DO que recebeu 3 iguais ao seu, apenas com valores diferentes, onde nenhum refere que é preciso desenhar como proteger os cantos das janelas :) (desculpe o tecniquês) ... não adianta!
    Eu posso comparar o seu orçamento com outro, se eles apresentarem descritivos diferentes. Se eles forem iguais e ambos omissos a detalhes importantes, se calhar o que tiver maior descrição sairá a ganhar (ou não)

    Colocado por: SkinkxAs pessoas quando vão comprar um carro informam-se minimamente.


    Não conheço nenhuma pessoa que ao adquirir o carro, vá saber como são feitas as juntas no motor, e que tipo de tubo vai do colector para o xpto ...
    As pessoas informam-se do consumo, dos equipamentos (tecnologia), dimensões ... naõ sabem, nem querem saber como o carro foi construido.

    Vc sabe qual a espessura dos seus vidros do carro, e a espessura da chapa exterior? è feita de que material, a composição? Qual o fabricante dos tubos de gasolina? Sabe quem desenvolveu o Ar condicionado?, a espuma que isola o interior do seu carro tem que espessura?
  12.  # 74

    Colocado por: Hugo S.onde nenhum refere que é preciso desenhar como proteger os cantos das janelas :) (desculpe o tecniquês) ... não adianta!

    Isso é matéria que não deve ir em orçamento.
    O DO é que deve averiguar se esse técnico se disponibiliza ou não a facultar essas informações atempadamente ao DO.
    Confesso que o nosso orçamento tem uma falha. Não é referido em lado nenhum que com regularidade vamos enviando informação/conselhos ao DO no sentido de ele ir acautelando alguns trabalhos/tarefas.
    Concordam com este comentário: Hugo S.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  13.  # 75

    Colocado por: Hugo S.Vc sabe qual a espessura dos seus vidros do carro, e a espessura da chapa exterior? è feita de que material, a composição? Qual o fabricante dos tubos de gasolina? Sabe quem desenvolveu o Ar condicionado?, a espuma que isola o interior do seu carro tem que espessura?

    Não porque o carro vem com um "certificado de qualidade" e com "garantia"
    As obras em teoria é a mesma coisa.
    Cada termo de responsabilidade que lhe é passado é um "certificado de qualidade" cada técnico tem obrigatoriamente um seguro que cobre esse "certificado de qualidade"
  14.  # 76

    Colocado por: zedasilvaConfesso que o nosso orçamento tem uma falha. Não é referido em lado nenhum que com regularidade vamos enviando informação/conselhos ao DO no sentido de ele ir acautelando alguns trabalhos/tarefas.


    Vou ler melhor o vosso orçamento, e como forista que por aqui anda desde 2009, vou-lhe dizer o que eu, como "ignorante" precisaria para me sentir mais confiante e seguro a adjudicar esses serviços.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  15.  # 77

    Colocado por: zedasilvaNão porque o carro vem com um "certificado de qualidade" e com "garantia"
    As obras em teoria é a mesma coisa.
    Cada termo de responsabilidade que lhe é passado é um "certificado de qualidade" cada técnico tem obrigatoriamente um seguro que cobre esse "certificado de qualidade"


    Então não precisamos de perceber de obras ... basta ter os certificados de qualidade e os seguros. Eu não participei em momento nenhum da construção do meu carro ... não preciso então de participar na construção da minha casa, porque os certificados, seguros e termos são a minha garantia de que tudo correrá bem, e cso contrário serei ressarcido

    E depois acordei! E atenção acordei, não porque tenha passado por uma má experiência, mas sim porque as pessoas envolvidas nos processos construtivos de casas, dizem que existem tantos mas tantos malandros por aó com certificados, termos e seguros que assusta!
  16.  # 78

    Colocado por: Hugo S.não preciso então de participar na construção da minha casa, porque os certificados, seguros e termos são a minha garantia de que tudo correrá bem

    Em teoria sim, na prática ainda temos um longo caminho até lá chegar.
    Cabe aos DO começar a fazer a seleção.
    Quando quer comprar um carro familiar que dure 20 anos sem problemas e com conforto tb se calhar opta por esta ou aquela marca. Porquê? Porque o mercado já fez uma seleção e já catalogou as diferentes marcas de carro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
    • Skinkx
    • 13 setembro 2017 editado

     # 79

    Colocado por: Hugo S.

    Já o vi, mas para um DO que recebeu 3 iguais ao seu, apenas com valores diferentes, onde nenhum refere que é preciso desenhar como proteger os cantos das janelas :) (desculpe o tecniquês) ... não adianta!
    Eu posso comparar o seu orçamento com outro, se eles apresentarem descritivos diferentes. Se eles forem iguais e ambos omissos a detalhes importantes, se calhar o que tiver maior descrição sairá a ganhar (ou não)



    Não conheço nenhuma pessoa que ao adquirir o carro, vá saber como são feitas as juntas no motor, e que tipo de tubo vai do colector para o xpto ...
    As pessoas informam-se do consumo, dos equipamentos (tecnologia), dimensões ... naõ sabem, nem querem saber como o carro foi construido.

    Vc sabe qual a espessura dos seus vidros do carro, e a espessura da chapa exterior? è feita de que material, a composição? Qual o fabricante dos tubos de gasolina? Sabe quem desenvolveu o Ar condicionado?, a espuma que isola o interior do seu carro tem que espessura?


    Será que você não percebe que tem apenas que ter uma quantidade de informação mínima, como essa sobre consumos, extras e pouco mais (no caso dos carros) para fazer algumas questões aos seus técnicos e perceber se eles têm capacidade para executar aquilo que você quer?

    Sabe que por vezes os clientes também são os seus próprios inimigos, cheios de ideias mutuamente exclusivas e conflituosas (as ideias, não as pessoas) e mostram pouca flexibilidade aos conselhos dos técnicos, que têm obrigação de saber mais qualquer coisa que eles. Aliás, já tive que desmontar algumas ideias de clientes meus, que foram influenciados por informações que aqui viram, neste mesmo fórum, e que continuo a entender estarem erradas.

    Saber o básico só serve para ajudar a filtrar os técnicos, para não caírem nas mãos do primeiro sapateiro ao virar da esquina. A partir daí, "os gajos" que trabalhem, é como o tipo que monta os BMW lá na Alemanha, eu não pago para saber tudo e mais alguma coisa do carro, pago para ficar bem servido.

    Não compliquem.
  17.  # 80

    Colocado por: SkinkxAliás, já tive que desmontar algumas ideias de clientes meus, que foram influenciados por informações que aqui viram, neste mesmo fórum, e que continuo a entender estarem erradas.


    já agora quer partilhar que ideias são essas? ficamos todos a ganhar se soubermos.
    Concordam com este comentário: Marcopom
 
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