Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

quando tiver um bocadinho disponível vou fazer o mesmo com outras soluções de produção energética, a próxima é com recuperador de calor.
  2.  # 122

Colocado por: jorgealvesse a maquina tem 7Kw e considerando a zona climatica moderada eu apontava para custos mensais a rondar os 30€.

de salientar que o exemplo é para moradia commuito bom isolamento termicoem zona climatica onde as necessidades de aquecimento sãomoderadas a baixas, por exemplo o litoral abaixo do Tejo e Algarve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    É possivel dar um exemplo do que é muito bom isolamento?
    Tipo 8cm de EPS nas paredes e 10cm na cobertura? (Acho que é o mais utilizado atualmente)

Nao havendo apoio solar termico é uma boa solução usar estas BC para AQS ou é preferivel instalar outra BC exclusivamente para AQS?
  3.  # 123

Colocado por: DR1982ipo 8cm de EPS nas paredes e 10cm na cobertura? (Acho que é o mais utilizado atualmente)
    não esquecer do pavimento onde deve ter no minimo 6 cm e sem qualquer ponte termica, obviamente que uma caixilharia com vaos de pequena dimensão.

Colocado por: DR1982outra BC exclusivamente para AQS?
    esta solução é desperdiçar as potencialidades destas bombas de calor, pois fazem isto muito eficientemente, podem ser conjugadas com solar termico em circulação forçada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, DR1982
  4.  # 124

11500euros? Nem para ti es bom...eheh mostras essas coisas depois entalaste:)
  5.  # 125

Quer dizer que apenas é aconselhável por estas BC a fazer AQS se adicionar o solar térmico? Ou apenas a BC a fazer AQS continua a ser uma boa solução, ainda que o ideal seja com apoio solar?
  6.  # 126

Colocado por: riscosmostras essas coisas depois entalaste
    meu caro, eu não me entalo, pois isto é o meu preço normal para esta solução (10.851€ para ser mais exacto JÁ COM IVA), o pessoal é que mistura alhos com bugalhos e coloca solar e xpto á mistura,

esta solução é o básico mas funcional e sem tretas, existem maquinas melhores que esta da qual nem sou grande apreciador, mas o preço vale pelo que vale.

Ps: é a copia do orçamento para a moradia que sabemos.

PS II: preço valido para fornecimento ate 31/01/2018
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  7.  # 127

Colocado por: DR1982Quer dizer que apenas é aconselhável por estas BC a fazer AQS se adicionar o solar térmico? Ou apenas a BC a fazer AQS continua a ser uma boa solução, ainda que o ideal seja com apoio solar?
    no nosso clima acho um tremendo erro não usar uma qualquer solução solar seja termica ou fotovoltaica, mas a bomba pode fazer AQS instantânea sem mais nada além do deposito e dos acessorios.

por estes dias vou aplicar uma num apartamento em Lisboa, se me lembrar e tiver tempo coloco fotos da instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, DR1982
  8.  # 128

Colocado por: jorgealvesesta solução é o básico mas funcional e sem tretas, existem maquinas melhores que esta da qual nem sou grande apreciador, mas o preço vale pelo que vale.

De que máquina está a falar Jorge?
  9.  # 129

Colocado por: riscos11500euros? Nem para ti es bom...eheh mostras essas coisas depois entalaste:)
    Nao é 10851,63€ O valor total apresentado no orçamento ? :S
  10.  # 130

Colocado por: DR1982Nao é 10851,63€ O valor total apresentado no orçamento ?
    corrigido.
  11.  # 131

Colocado por: Pedro Azevedo78De que máquina está a falar Jorge?
    Altherma monobloco EBLQ007CV3 com 7Kw.
    http://www.inovarnaconstrucao.pt/orcamentos.html
  12.  # 132

Nota importante: instalação, mão de obra, deslocações e estadias incluídas em todas as minhas propostas, mas se quiserem pagar um café não nego.
  13.  # 133

Colocado por: jorgealvesNota importante: instalação, mão de obra, deslocações e estadias incluídas em todas as minhas propostas,

Mas há quem dê orçamento par um trabalho e depois ainda cobra por fora deslocações e estadia?
    Na minha terra a isso chama-se fazer férias à custa do cliente.
  14.  # 134

Colocado por: Anonimo16062021Invejoso..tem alguma coisa a ver com isso?

Isso tb é verdade!
    Cada um faz os contratos como muito bem entende.
    :))
  15.  # 135

Colocado por: zedasilva
    Mas há quem dê orçamento par um trabalho e depois ainda cobra por fora deslocaçõese estadia?
    Na minha terra a isso chama-se fazer férias à custa do cliente.
    Nao me parece nada demais zedasilva, imagine o caso do jorgealves que vive em lisboa, deve ser diferente o preço que ele cobra por serviços feitos em lisboa ou em Bragança, digo eu... :S
  16.  # 136

Certo, mas nao cobro a parte, ja esta implicito na proposta.
    Concordam com este comentário: DR1982, 21papaleguas, two-rok
  17.  # 137

Aos colegas das estruturas.
    O pilar não sobe, “morre” ali na laje, como era de esperar o empreiteiro corta os ferros em vez de os dobrar ao longo da viga.
    Depois de usarem o sarrafo e o enxovalharem até á quinta geração, como resolvem?
      pilar.JPG
  18.  # 138

Encha de massa e apague todos os registos fotográficos?
    Concordam com este comentário: zinna, GMCQ
  19.  # 139

Colocado por: Ivo F.Encha de massa e apague todos os registos fotográficos?

As marcas do sarrafo na lombeira do empreiteiro posso deixar ficar?
    Concordam com este comentário: zinna
  20.  # 140

Colocado por: Sergio Rodrigueso retorno tambem pode ser ligado na saida do deposito isto em sistema de aqs instantaneo

Mas o retorno deve ligar sempre a 2 locais, tanto ao depósito como à misturadora termostática: para garantir sempre temperaturas adequadas na rede AQS, a bomba deve ser comandada por temperatura e não por comando manual. Ora, estando toda a rede fechada e sendo a bomba accionada, parte do retorno pode entrar no depósito, mas como este está mais quente que o retorno, parte do retorno tem também que ir à entrada fria da misturadora, para haver equilíbrio de caudais nesse ponto, porque é a misturadora que vai comandar a mistura e o caudal que sai daí tem que ser igual ao caudal que entra: ora, estanto o depósito mais quente, tem que haver a tal ligação adicional do retorno na entrada fria da misturadora.

O que não falta aí são esquemas de princípio com isto. Ou na Daikin ou na Rotex, um deles tinha lá isto bastante evidente, mas todas as marcas boas costumam evidenciar estas ligações.

0.0228 seg. NEW