Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: zedasilva
    As marcas do sarrafo na lombeira do empreiteiro posso deixar ficar?


    Ao invés de bater com sarrafo usa uma lista telefónica ou toalha molhada que não deixa marca! :D

    Pessoal aqui so com conhecimentos obscuros...
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  2.  # 142

    Colocado por: jorgealvesCerto, mas nao cobro a parte, ja esta implicito na proposta.
    Mas isso nem podia ser de outra forma digo eu, no total a pagar deve vir tudo incluído, o DO tem que saber quanto vai pagar no fim!
    • MNeo
    • 18 setembro 2017

     # 143

    Colocado por: zedasilvaDepois de usarem o sarrafo e o enxovalharem até á quinta geração, como resolvem?


    Faz várias peças em "U" com varão de aço do mesmo diâmetro do utilizado no pilar ( em que a base terá a largura do pilar menos recobrimento e a altura ser+a no mínimo a das vigas) e amarra-se este com a base do "U" virada para cima as ponta dos pilares cortas das faces opostas.
    • Skinkx
    • 18 setembro 2017 editado

     # 144

    Há elementos cujos requisitos regulamentares já estão ao nível dos de uma passive house... há outros que até já superavam, dependendo da zona.

    O grande foco agora deve estar nos detalhes, pontes térmicas lineares, ventilações, caixilharias de topo e vidros adequados. Ah, e não se esqueçam de isolar coberturas e pisos como toda a gente se esquece quase sempre, o calor não é biqueiro, tanto foge pelas paredes e janelas como pelos pisos e tectos.
    Concordam com este comentário: jorgealves, MNeo, zinna, two-rok
  3.  # 145

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Seria interessante perceber o que entendes por muito bom isolamento. Tens algum U de referência?
    É que mínimo estabelecido pelo regulamento pode não ser o suficiente para o teu conceito de "muito bom isolamento" :-)
    alem do U das paredes acho mais importante a correcta resolução das pontes termicas, a caixilharia e a sua correcta ligação com o ETCIS, que é onde se veem as maiores cagadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  4.  # 146

    Colocado por: MNeoFaz várias peças em "U"

    Algo como isto, correto?
      pilar2.JPG
    • MNeo
    • 18 setembro 2017

     # 147

    Colocado por: zedasilvaAlgo como isto, correto?
      pilar2.JPG

    Sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  5.  # 148

    Colocado por: zedasilvaAos colegas das estruturas.
    O pilar não sobe, “morre” ali na laje, como era de esperar o empreiteiro corta os ferros em vez de os dobrar ao longo da viga.
    Depois de usarem o sarrafo e o enxovalharem até á quinta geração, como resolvem?
      pilar.JPG



    Colocado por: Ivo F.Encha de massa e apague todos os registos fotográficos?


    Ou então existe outra solução que envolve um carrinho de mão uns quantos metros de corda, um monte de areia no R/C..
    Ou ainda (se não tiverem tempo para este tipo de operação) façam uns barões em L e façam a ligação da vertical para a horizontal (pilar/viga) bem atado com arame cor de rosa só para agradar ao fiscal...
    Espero ter ajudado.😁
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 149

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Ok mas tentando ser um pouco genérico estás a assumir 46W/m2. Será no fundo essa a tua "definição" de bom isolamento .-)
    Falta agora ver no projecto térmico de cada caso o que aponta para W/m2.


    E quem é que sabe ver isso?
  7.  # 150

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Ok mas tentando ser um pouco genérico estás a assumir 46W/m2. Será no fundo essa a tua "definição" de bom isolamento .-)
    Falta agora ver no projecto térmico de cada caso o que aponta para W/m2.
    esse é somente o meu output maximo simultaneo, em condições reais nunca preciso da totalidade da potencia da BC, o isolamento vai permitir funcionamento non stop mantendo consumos primarios de energia muito baixos.
  8.  # 151

    Colocado por: Anonimo18072022AEm teoria diria que tens razão :-) mas na prática é bem diferente já que em muitos casos o utilizador não sabe / não quer gerir a solução como dizes.
    uma das grandes vantagens destas bombas de calor é que pode ficar muito pouco nas maos do utilizador e se eu a programar para isso o utilizador nem a consegue desligar permanentemente.
  9.  # 152

    Colocado por: Skinkx

    Mas o retorno deve ligar sempre a 2 locais, tanto ao depósito como à misturadora termostática: para garantir sempre temperaturas adequadas na rede AQS, a bomba deve ser comandada por temperatura e não por comando manual. Ora, estando toda a rede fechada e sendo a bomba accionada, parte do retorno pode entrar no depósito, mas como este está mais quente que o retorno, parte do retorno tem também que ir à entrada fria da misturadora, para haver equilíbrio de caudais nesse ponto, porque é a misturadora que vai comandar a mistura e o caudal que sai daí tem que ser igual ao caudal que entra: ora, estanto o depósito mais quente, tem que haver a tal ligação adicional do retorno na entrada fria da misturadora.

    O que não falta aí são esquemas de princípio com isto. Ou na Daikin ou na Rotex, um deles tinha lá isto bastante evidente, mas todas as marcas boas costumam evidenciar estas ligações.
    mas isso já se sabe que o retorno também se liga na misturadora não estou a ver a dúvida, o que dizia para ser mais explícito era que para além de ligar na misturadora num sistema de aqs instantânea também se pode ligar o retorno na saída da água quente invés da entrada da água fria no depósito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  10.  # 153

    Quando falo em aqs instantânea refiro-me a depósitos com serpentina aqs
  11.  # 154

    Colocado por: Sergio Rodriguesmas isso já se sabe que o retorno também se liga na misturadora não estou a ver a dúvida, o que dizia para ser mais explícito era que para além de ligar na misturadora num sistema de aqs instantânea também se pode ligar o retorno na saída da água quente invés da entrada da água fria no depósito


    Acho que algumas pessoas talvez não percebessem isto, nomeadamente pessoas que não são técnicos da área.

    Quanto a essa sugestão, isso basicamente é um bypass... como regular isso depois? Como controlar quando vai à misturadora e quando contorna esta?
  12.  # 155

    Colocado por: zedasilvaAos colegas das estruturas.
    O pilar não sobe, “morre” ali na laje, como era de esperar o empreiteiro corta os ferros em vez de os dobrar ao longo da viga.
    Depois de usarem o sarrafo e o enxovalharem até á quinta geração, como resolvem?
      pilar.JPG


    E se for ferro de 16 ou de 20mm, dobra como? Então se for A500...

    Será que existe alguma ferramenta que ajude nessa tarefa?
  13.  # 156

    Colocado por: SkinkxQuanto a essa sugestão, isso basicamente é um bypass... como regular isso depois? Como controlar quando vai à misturadora e quando contorna esta?
    não é bypass nenhum é apenas ligar o retorno na zona superior do depósito, quanto ao resto que fala basta por exemplo uma válvula de três vias por exemplo a desviar da misturadora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
    • zinna
    • 18 setembro 2017 editado

     # 157

    Colocado por: zedasilva
    Algo como isto, correto?
      pilar2.JPG


    Zé , qual a razão para este pormenor?
    Quais as vantagens/desvantagens?

    Obrigado
  14.  # 158

    Colocado por: zedasilvaAos colegas das estruturas.
    O pilar não sobe, “morre” ali na laje, como era de esperar o empreiteiro corta os ferros em vez de os dobrar ao longo da viga.
    Depois de usarem o sarrafo e o enxovalharem até á quinta geração, como resolvem?
      pilar.JPG

    Nao resolves..fica assim
  15.  # 159

    Colocado por: zinnaZé , qual a razão para este pormenor?



    Colocado por: riscosNao resolves..fica assim


    Só mesmo para meter nojo e não ser permissivo como o riscos.

    Colocado por: zinnaQuais as vantagens

    Absorver os esforços de punçunamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  16.  # 160

    Então , porque razão os pedreiros cortam o ferro do pilar ?
    Nestes casos o Eng. Faz desenhos para não acontecer?
    Se colocassem a base da viga e só depois as laterais, não acontecia.
 
0.0576 seg. NEW