Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: fcristovao2

    O desenho da casa influencia os custos sim - mas não é só.
    Eu diria que depende muito do sistema construtivo que pretende: tradicional em betão + tijolo, ou em madeira (aqui há muitos sistemas contrutivos), ou ainda LSF (light steel framming).

    Eu pessoalmente estou muito direccionado para desenhar edifícios em madeira, estando ligado à arquitectura BIOCLIMÁTICA, por entender que a CASA tem que surgir integrada no CLIMA, ligando tambem a energia, a terra e a água.

    A casa surge assim no coração deste sistema, trespassada por estes ciclos e integrada nestes processos ou simplesmente: DESIGN WITH CLIMATE

    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mmascosta


    Por acaso estudei diversos métodos: madeira, LSF, pré fabricados, mesmo domus geotécnicos e outras soluções do género. A questão é: sendo para investir, não acho a melhor solução. Com ou sem razão, ainda existe muito preconceito para com esses siatemas.

    Mas o seu post faz todo o sentido, obrigado.
  2.  # 22

    Colocado por: mmascosta

    Por acaso estudei diversos métodos: madeira, LSF, pré fabricados, mesmo domus geotécnicos e outras soluções do género. A questão é: sendo para investir, não acho a melhor solução. Com ou sem razão, ainda existe muito preconceito para com esses siatemas.

    Mas o seu post faz todo o sentido, obrigado.

    Eu tambem acho que para investir o melhor sistema ainda continua a ser o tradicional em Alvenaria, eu por exemplo nao compraria uma casa em madeira ou lsf, porque? Nao sei, simplesmente nao comprava...
    Quanto ao construir de forma economica a meu ver tem logo ver com as caracteristicas do terreno, um terreno plano e com o solo de boa qualidade evita logo alguns milhares a partida, depois disso é escolher uma casa simples, sem cantos e recantos, com estrutura simples, com caixilharias de pequenas dimensões de medidas padrão de preferencia, assim como portas tambem se tornam mais caras se fugirem do standart, depois quanto a escolha de materiais é optar por materias de primeiro preço, nada de iluminação em led xpto, e basicamente é isto na minha ideia!
    Concordam com este comentário: mmascosta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmascosta
    • ik
    • 4 novembro 2017

     # 23

    Colocado por: ****Em bambu é economico ...........


    Em pinho ainda acredito que ficasse barato
    • VCAC
    • 4 novembro 2017 editado

     # 24

    Eu tambem concordo que a optimização que pretende passa por um bom planeamento da obra, que começa efectivamente por um projecto que se adapta ao que pretende.
    Isto passa claramente por contaratr uma equipa de projecto que efectivamente trabalhe "em equipa", que não seja um trabalho do tipo: o arquiteto faz a arquitetura e depois passa aos "bonecos" para os engenheiros das especialidades e depois cada um que se desenrasque...
    Que reúnam regulamente durante a concepção do projecto, que discutam soluções construtivas, que discutam sistemas técnicos, etc...
    Claro que a coordenação em obra é de extrema importancia, mas a coordenação de projecto não deve ser descurada.
    Creio que é por ai que tem de começar.
    Concordam com este comentário: mmascosta, fcristovao2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmascosta
  3.  # 25

    Colocado por: zedasilva
    O projeto é essencial.
    Projeto "racional" que possa ser do agrado da maior variedade de pessoas. Deve ser diferenciador (pela positiva) daquilo que existe no mercado.
    Qual a tipologia mais procurada na zona?
    Qual o tipo de arquitetura que mais se enquadra?
    Concordam com este comentário:mmascosta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mmascosta


    A tipologia maus procurada são os T3/T4, sendo exactamente isso que pretendo fazer. O tipo de arquitectura mais comum é a tradicional moradia geminada/em banda, basicamente porque há muita coisa que em tempos foi construido ilegalmente e então era ocupar tudo o que fosse possível. Agora com tudo legalizado, já não pode ser assim. As áreas de implementação permitidas são por norma 1/3 do terreno.

    Nesse sentido, e sem chocar, gostaria de fazer algo diferente, mais moderno.

    Colocado por: DR1982
    Eu tambem acho que para investir o melhor sistema ainda continua a ser o tradicional em Alvenaria, eu por exemplo nao compraria uma casa em madeira ou lsf, porque? Nao sei, simplesmente nao comprava...
    Quanto ao construir de forma economica a meu ver tem logo ver com as caracteristicas do terreno, um terreno plano e com o solo de boa qualidade evita logo alguns milhares a partida, depois disso é escolher uma casa simples, sem cantos e recantos, com estrutura simples, com caixilharias de pequenas dimensões de medidas padrão de preferencia, assim como portas tambem se tornam mais caras se fugirem do standart, depois quanto a escolha de materiais é optar por materias de primeiro preço, nada de iluminação em led xpto, e basicamente é isto na minha ideia!
    Concordam com este comentário:mmascosta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mmascosta


    Muito, mesmo muito obrigado pelas dicas. Tenho actualmente um terreno em vista que tem muitas características nesse sentido: plano, sem ser rochoso, com um poço com bomba de água e electricidade agrícola (bom para as obras). Tem um inconveniente: é perto de uma estrada com movimento (tendo uma ribeira pelo meio. Logo já sei que terei de investir em insonorização.

    Em relação ao resto, por acaso há algo que gostaria: uma sala bastante iluminada, com portas grandes para o exterior (sem precisar de ser necessário aqueles envidraçados até ao tecto e enormes). Penso que dará para fazer algo do género intervelando as portadas com vigas sem estragar o orçamento, ou não?
  4.  # 26

    Colocado por: PicaretaNão se esqueça de que se quiser construir para vender, tem que criar uma empresa.

    E quanto a isto, já pensou nos custos que isto acarreta? .... ou não quer saber disso para nada?
    • RCF
    • 5 novembro 2017

     # 27

    mmascosta
    Eu até compreendo as suas boas intenções e considero-as mesmo boas intenções, mas não creio que esteja a meter-se pelo caminho certo.
    Se levar essa ideia em frente, sabe quem mais irá ganhar com ela? O empreiteiro e todos os restantes profissionais envolvidos... O mmascosta, com todo o respeito, nesta área, é amador. Esse será um bom projeto para quem é da área, para quem fizer, pelo menos parte, com o seu próprio trabalho ou através de uma estrutura sua e já montada, que lhe permite ter poupanças significativas que você não irá ter. Você não conseguirá comprar os materiais ao preço que um construtor compra e por aí fora...
    Eu, amador que sou na área, ainda que curioso, não me metia nisso.
    Concordam com este comentário: mmascosta, jorgealves, FilipeOliveira78
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmascosta
  5.  # 28

    Colocado por: RCFmmascosta
    Eu até compreendo as suas boas intenções e considero-as mesmo boas intenções, mas não creio que esteja a meter-se pelo caminho certo.
    Se levar essa ideia em frente, sabe quem mais irá ganhar com ela? O empreiteiro e todos os restantes profissionais envolvidos... O mmascosta, com todo o respeito, nesta área, é amador. Esse será um bom projeto para quem é da área, para quem fizer, pelo menos parte, com o seu próprio trabalho ou através de uma estrutura sua e já montada, que lhe permite ter poupanças significativas que você não irá ter. Você não conseguirá comprar os materiais ao preço que um construtor compra e por aí fora...
    Eu, amador que sou na área, ainda que curioso, não me metia nisso.
    Concordam com este comentário:mmascosta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mmascosta

    Muito pertinente. Sim, já pensei nisso, claro.

    Há 3 razões principais para querer avançar com este projecto:

    - primeiro, o ramo imobiliário é uma área que gosto muito, e apesar de nunca ter construido nesta perspectiva, sempre estive envolvido na rentabilização de propriedades (compra/aluguer/venda). Apenas uma vez passei pelo processo de construção, mas foi para uso próprio.

    - segundo, noto um grande défice de construção na zona em questão. Não só há muita gente de áreas circundantes a equacionar a mudança para aqui, como há muita gente daqui a ter de ir para áreas circundantes ou a pagar bem acima do normal. Por exemplo, apartamentos T3 comprados novos em 2006/2007 por 160.000€ estão neste momento a ser vendidos em segunda mão por 175.000€ com extrema facilidade, e já houve alguns a chegar a 185.000€.

    - terceiro, porque tenho algum capital e no banco actualmente não serve para nada.

    Obviamente que sem os dois primeiros pontos, o terceiro seria irrelevante. Ou melhor, investiria noutro lado (e atenção que não vou colocar todas as fichas no mesmo cavalo... a diversificação para mim é essencial).

    Compreendo perfeitamente o que diz, mas basicamente onde pretendo criar valor não é propriamente no processo de construção, mas no conhecimento do mercado local e claro, no facto de a construção própria ser uma barreira para muita gente (imensas vezes vejo as pessoas levarem as mãos à cabeça quando falo nisso, como se fosse um monstro).

    Sei perfeitamente que é um risco... mas é um risco ponderado, cujo o pior caso possível (ficar com a propriedade para mim, vender a preço de custo ou alugar abaixo do valor expectável por alguma quebra no mercado, isto depois de muitas dores de cabeça) não é catastrófico. Ficará sempre a experiência.

    E claro, "quem é da área" também teve um dia o seu primeiro projecto ;)
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 29

    neste momento é a pior altura para se envolver num projecto de construção, a procura é muito superior a oferta e os preços da construção dispararam na proporção inversa da qualidade da construção e dos executantes.
    Concordam com este comentário: FilipeOliveira78, Supporter, eu
  7.  # 30

    Voltando ao tópico, duas questões concretas:

    - construção em altura (sem cave) vs. contrução térrea - os custos variam ou são semelhantes?

    - terraços grandes é algo que encarece a obra ou nem por isso?
  8.  # 31

    Ca para mim, a continuar assim, nao tarda começam a aparecer empreiteiros debaixo das pedras como aconteceu por volta dos anos 2000 :)
  9.  # 32

    Das um pontapé numa pedra saltam 3 empreiteiros lol
    • riscos
    • 5 novembro 2017 editado

     # 33

    Colocado por: mmascostaVoltando ao tópico, duas questões concretas:

    - construção em altura (sem cave) vs. contrução térrea - os custos variam ou são semelhantes?

    - terraços grandes é algo que encarece a obra ou nem por isso?


    Tudo depende do cuidado que o arquiteto tenha em projetar uma casa com qualidades para o mercado, que tenha em conta os custos e a interacao com as especialidades para poupar em todas as vertentes

    Realizar moradias para venda nao é como projetar moradias para um D.O especifico

    Os custos nao diferenciam muito, nao é por ai que poupa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcd
  10.  # 34

    Você insiste em não me ouvir, mas antes de tudo, deveria preocupar-se com a legalidade do negócio, o que você pretende fazer é um ato de concorrência desleal, que é punida por lei.

    Eu dou uma ajuda:

    https://bde.portaldocidadao.pt/evo/services/balcaodoempreendedor/Actividade.aspx?IdUnico=638
  11.  # 35

    Colocado por: PicaretaVocê insiste em não me ouvir, mas antes de tudo, deveria preocupar-se com a legalidade do negócio, o que você pretende fazer é um ato de concorrência desleal, que é punida por lei.

    Eu dou uma ajuda:

    https://bde.portaldocidadao.pt/evo/services/balcaodoempreendedor/Actividade.aspx?IdUnico=638
    O user diz no primeiro post arrendar ou vender. Pode arrendar uns anos e depois vender. Também precisa de formar empresa para arrendar?
  12.  # 36

    Colocado por: jorgferrO user diz no primeiro post arrendar ou vender.


    Colocado por: PicaretaNão se esqueça de que se quiser construir para vender, tem que criar uma empresa.
  13.  # 37

    Qual é o seu ramo de actividade se não for indiscrição? Uma coisa que vejo em algumas obras por onde passo(sou técnico de avac) é os próprios arquitectos a comprarem e invistirem do próprio bolso nas remodelações para depois venderem com grandes margens de lucro. Mas lá está. Eles vivem no meio do ramo logo antes mesmo de começarem já sabem quanto vão lucrar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmascosta
  14.  # 38

    Colocado por: PicaretaVocê insiste em não me ouvir, mas antes de tudo, deveria preocupar-se com a legalidade do negócio, o que você pretende fazer é um ato de concorrência desleal, que é punida por lei.

    Eu dou uma ajuda:

    https://bde.portaldocidadao.pt/evo/services/balcaodoempreendedor/Actividade.aspx?IdUnico=638


    Não é insistir em não o ouvir. É não entrar em offtopic. Se eu quiser abrir uma thread relativamente ao processo legal de uma coisa destas, faça favor. Como não tenho dúvidas nessa parte,
    Concordam com este comentário: Diogo999
  15.  # 39

    Colocado por: PicaretaVocê insiste em não me ouvir, mas antes de tudo, deveria preocupar-se com a legalidade do negócio, o que você pretende fazer é um ato de concorrência desleal, que é punida por lei.

    Eu dou uma ajuda:

    https://bde.portaldocidadao.pt/evo/services/balcaodoempreendedor/Actividade.aspx?IdUnico=638


    Não é insistir em não o ouvir. É não entrar em offtopic. Se eu quisersse abrir uma thread relativamente ao processo legal de uma coisa destas, faria. Como não tenho dúvidas nessa parte, e como ainda por cima tudo o que vejo da sua parte são ataques injustificados, não alinho no seu jogo.

    riscos, PedroGomes e outros, muito obrigado. Estou fora mas assim que tiver 10 min respondo.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  16.  # 40

    Colocado por: mmascostaNão é insistir em não o ouvir. É não entrar em offtopic. Se eu quisersse abrir uma thread relativamente ao processo legal de uma coisa destas, faria. Como não tenho dúvidas nessa parte, e como ainda por cima tudo o que vejo da sua parte são ataques injustificados, não alinho no seu jogo.


    Offtopic!!!.....LOL...os custos de uma casa casa, não são apenas os custos directos, existem também os custos indirectos, e é disso que eu estou a falar. Não é nada offtopic!

    Está visto que você não quer saber do mais importante do negócio, a sua legalização, eu até lhe podia dar umas dicas, mas você não quer saber. Está visto também que não vai criar nenhuma empresa, para se livrar dos custos que isso acarretaria, que poderiam reduzir as margens de lucro, ou mesmo inviabilizar o negócio.
 
0.0274 seg. NEW