Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: enf.magalhaesDr 1982 , mas também ter um encosta daquelas a seguir á sala se puto caísse da varanda só parava na autoestrada no fundo do vale ... 😁
    Ahahahah, tinha de meter umas guardas claro! Mas sim gosto mais que as casas tenham acesso ao jardim de forma fácil, caso nao seja assim acaba-se por uase nao usar o jardim...
    A carteira é que certamente nao gosta muito dessa solução :)
    • emad
    • 8 fevereiro 2018

# 22

Mais um que vai a tempo de desistir e não entrar em sonhos.
    Já foi tudo dito.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: jorgferr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
    • emad
    • 8 fevereiro 2018

# 23

Colocado por: enf.magalhaesOutra perpectiva
      received_1128990313816317.jpeg

Magalhães no outro dia olhei para cima e deu para perceber que aquilo já dá reflexo de vidro. Já tem a caixilharia?
  2.  # 24

Sim já tenho vidro , quase 3 toneladas de vidro para ser mais preciso ....
  3.  # 25

E sim a minha carteira está muito depressiva desde que comecei a construir... e os cabelos brancos aumentaram.
    • emad
    • 8 fevereiro 2018

# 26

Colocado por: enf.magalhaesSim já tenho vidro , quase 3 toneladas de vidro para ser mais preciso ....

Quando olho para lá lembro-me sempre do meu tormento e do que tem pela frente.
    Continuação de boa sorte.
  4.  # 27

Sim o tormento tem sido algum ... todos se atrasam excepto um ou outro .. um dia de cada vez . Um tormento de cada vez ... porque se não for assim estava tramado.
  5.  # 28

E obrigado emad
  6.  # 29

Colocado por: pauloagsantos

mesmo tirando a questão do IVA, porque o cliente fala em preço com IVA e os profissionais falam todos em preço sem IVA, ou seja o mfa17 pode ter tido 100k ao arquitecto, a pensar que o IVA estava incluído, e o arquitecto ter feito para 100k sem o IVA, mas para a casa em questão ser 100k ou 123k é irrelevante já que não chocava a ninguém o preço ficar pelo dobro, prontos, chocava pelo menos ao mfa17

eu daqui a uns tempos vou ter que passar tb por esta fase, respondam-me os arquitectos que andam pelo forum, como é possivel este desfasamento de valores? será que o arquitecto quer apenas ganhar o dele e diz o que o cliente quer ouvir, para receber pelo menos do projecto de arquitectura? e depois a obra fica a meio, ou é acabada às 3 pancadas sem qualidade nenhuma?
    Concordam com este comentário:MRK

Como arquitecto coloco agora a questão ao contrário. Será que os (futuros) donos de obra querem realmente saber a verdade ? Ou procuram apenas YESmans/ladys que digam sempre que sim ao que pensaram/sonharam?

Da minha experiência, sempre que sou abordado por algum potencial cliente, tenho fornecido sempre estimativas um bocado mais cautelosas e inclusivé orçamentos detalhados de obras concluídas recentes e semelhantes ao que os clientes procuram antes de se começar qualquer projeto. O resultado prático e real, é que a esmagadora maioria dos potenciais clientes prescinde voluntariamente desse rigor e vai atrás de quem lhes diz que é tudo possível a baixo preço sem qualquer tipo de prova real da veracidade/rigor do que é dito.

Qual é o incentivo para os profissionais serem minimamente rigorosos e profissionais num ambiente destes?
    Creio que actualmente as pessoas têm expectativas muito acima das suas possibilidades e uma enorme dificuldade em ouvir e entender a palavra NÃO...

A questão é bastante mais complexa do que parece e convém não esquecer que também não temos uma bola de cristal. Não sabemos se a economia vai acelarar, travar, se vão haver crises ou euforias económicas, etc...
    Nos últimos 6 meses/1 ano os preços de construção aumentaram bastante e não é fácil controlar preços de centenas de items em processos de projeto/construção que demoram 2/3/4 anos.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  7.  # 30

antes de mais agradecer a todos as vossas opiniões

como disse inicialmente por erro da minha parte, devia ter tomado conhecimento destas coisas bem antes de avançar para o arquitecto... até posso acrescentar que em relação ao arquitecto lhe tinha falado inicialmente entre 80k e 100k só para a casa... preferi nem dizer porque pela informação recente que vou recolhendo aqui e ali já percebi perfeitamente que isto não é casa só para 100k... como já li algures aí, se o valor máximo que quer gastar é 200k projecte uma casa para 150k por ex, no meu caso disse 80-100k mas o valor real será os 120-130k já para dar alguma margem, mas mesmo assim pelo que dizem parece muito difícil...
    outro pormaior sobre o desenho do arquitecto, de inicio r/c era apenas garagem e lavandaria de 9m2, por sugestão aumentou-se mais aquele salão de 34m2 para se aproveitar o "desaterro", e supostamente não aumentar muito o custo por causa do isolamento ser menos importante nessas áreas..
    - o facto das sapatas não estarem alinhadas com a restante estrutura acha que será problema, ou apenas estético?
    - ao arquitecto paguei quase 5k (celebração contrato, entrega proj. de arquitectura, entrega dos proj. especialidades e licença de utilização) ele falou-me em 1700 para PE, o mapa de quantidades devem andar dentro dos mesmo valores não?
    - os muros de pedra que se ve nos 3d, vai levar muro mas nunca em pedra, e praticamente só de um dos lados e frente do terreno
    - segundo o pré certificado energético a casa tem 196m2 de área útil de pavimento, não percebo este termo porque se somar as áreas pela planta tenho r/c 80m2 1º piso 147m2..
    - quanto ao fiscal de obra, é o DO que o contrata de forma independente correcto?

cumps
  8.  # 31

Colocado por: enf.magalhaesEu também fui crente e fui na onda ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mfa17

O seu arquitecto projectou-lhe uma casa muito acima do valor que se tinha proposto e você seguiu com isso? como resolveu no seu caso?

cumps
    • emad
    • 8 fevereiro 2018

# 32

Colocado por: mfa17

O seu arquitecto projectou-lhe uma casa muito acima do valor que se tinha proposto e você seguiu com isso? como resolveu no seu caso?

cumps

Lembra-Se de um assalto a um banco há uns tempos? Foi o Magalhães. 😂
  9.  # 33

Colocado por: tiagot

Da minha experiência, sempre que sou abordado por algum potencial cliente, tenho fornecido sempre estimativas um bocado mais cautelosas e inclusivé orçamentos detalhados de obras concluídas recentes e semelhantes ao que os clientes procuram antes de se começar qualquer projeto.

uma boa prática sem duvida, evitaria muitos problemas.

cumps
    Concordam com este comentário: mhpinto
  10.  # 34

Pois .... pois estive em negação até acabar a estrutura, achava que ia fazer mais barato..... acreditei que ia fazer melhor que todos , que arranjaria forma de andar nos 500 ou 600 euros o m2 ... pois sim , doce ilusão.
    Agora ... depois de perder 3 noites de sono decidi ouvir o meu sogro que me disse : um problema de cada vez ... vai-se andando um dia de cada vez.
  11.  # 35

Não fui crítico : eu agora olho para o desenho da casa e pergunto ? Como acreditei .....
  12.  # 36

Colocado por: mfa17almente por erro da minha parte, devia ter tomado conhecimento destas coisas bem antes de avançar para o arquitecto... até posso acrescentar que em relação ao arquitecto lhe tinha falado inicialmente entre 80k e 100k só para a casa... preferi nem dizer porque pela informação recente que vou recolhendo aqui e ali já percebi perfeitamente que isto não é casa só para 100k... como já li algures aí,se o valor máximo que quer gastar é 200k projecte uma casa para 150kpor ex, no meu caso disse 80-100k mas o valor real será os 120-130k já para dar alguma margem, mas mesmo assim pelo que dizem parece muito difícil...
    outro pormaior sobre o desenho do arquitecto, de inicio r/c era apenas garagem e lavandaria de 9m2, por sugestão aumentou-se mais aquele salão de 34m2 para se aproveitar o "desaterro", e supostamente não aumentar muito o custo por causa do isolamento ser menos importante nessas áreas..
    - o facto das sapatas não estarem alinhadas com a restante estrutura acha que será problema, ou apenas estético?
    - ao arquitecto paguei quase 5k (celebração contrato, entrega proj. de arquitectura, entrega dos proj. especialidades e lic

Pois. Problema n.º1 que já aprendi a resolver há muito tempo. O diz que disse, conversas de vendedores, de amigos, experts de ocasião, treinadores de bancada e afins, valem tanto como nada. Quando a batata fica mais quente desaparecem todos. Resolve-se apagando e desconsiderando todas as conversas que não venham seguidas de provas físicas e concretas e o mais rigorosas possíveis do que se está a dizer.
    Se tem alguém que diz que fez algo por um preço fantástico, óptimo! Peça para ver o mapa de quantidade por extenso, as facturas, confirme se está lá tudo e se não há descontos excepcionais e não referidos em algum item. Perguntar sempre por referências construídas e se possível falar com anteriores clientes, que já saberão o que a casa gasta.

Não resolve tudo, mas afasta muitos amadores e vendedores de banha da cobra da equação.
    Concordam com este comentário: VabVieira
    • emad
    • 8 fevereiro 2018 editado

# 37

Os primeiros líricos são os arquitectos.
    E essa dos clientes entrarem em negação é boa.
    Leia os relatos por aqui. Parece que existe um denominador comum.
  13.  # 38

Colocado por: enf.magalhaesPois .... pois estive em negação até acabar a estrutura, achava que ia fazer mais barato..... acreditei que ia fazer melhor que todos , que arranjaria forma de andar nos 500 ou 600 euros o m2 ... pois sim , doce ilusão.
    Agora ... depois de perder 3 noites de sono decidi ouvir o meu sogro que me disse : um problema de cada vez ... vai-se andando um dia de cada vez.

Problema n.º 2 (talvez o maior) achar que se é especial, que se é diferente e que se vai dar a volta "ao sistema".

Resolve-se com um teste simples. Ir ao supermercado encher um carro de mercadorias e tentar sair sem pagar. Se conseguir trazer tudo sem pagar, secalhar é mesmo especial (é possivel que a Madonna consiga fazer isso por cá, o Cristiano Ronaldo e mais uns quantos).

Se o/a obrigarem a pagar tudo, secalhar é só especial num contexto de mais de 7.000.000 de pessoas. Não deixa de ser especial, mas é uma especialidade mais pequenina. As casas/construções não custam 500 nem 600 euros por m2. O custo das casas é o somatório de tudo o que os futuros donos quiserem num determinado momento. Os empreiteiros, carpinteiros, serralheiros, pedreiros, canalizadores, arquitetos, engenheiros, fiscais, etc não têm obrigação de trabalhar de borla ou de pagar partes da casa aos seus futuros proprietários.

Se não há muito dinheiro é melhor fazer menos e bem do que tentar fazer muita quantidade a baixo preço.

Estar em negação/não saber ouvir não ajuda em nada, porque depois os projetos vão para o lixo, as construções ficam incoerentes e surgem problemas em cima de problemas.
    Concordam com este comentário: two-rok, VabVieira, Vasco Bento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vasco Bento
    • tiagot

# 39

Colocado por: emadOs primeiros líricos são os arquitectos.
    E essa dos clientes entrarem em negação é boa.
    Leia os relatos por aqui. Parece que existe um denominador comum.

Sim, também há arquitetos culpados obviamente. São profissionais como quaisquer outros. Há bons, maus, esforçados, preguiçosos, rigorosos, aldrabões e por aí fora.
    Clientes em negação não é boa. É uma situação mesmo muito má.
    Se me permite também tenho a minha experiência profissional partilhada com a de muitos outros colegas, não é algo que me tenham contado.
    Quanto aos clientes em negação é uma situação muito comum infelizmente. Não faz ideia do que é ver constantemente pessoas com orçamentos de 100 a 200 mil euros a enviar todos os dias referências que apanham no pinterest de casas de milhões para nos inspirar a fazer "parecido", e em negação durante meses quando tentamos demonstrar de todas as maneiras e mais alguma que aquilo que pedem está muito para além do orçamento disponível. Os clientes são tão humanos como os arquitectos, com todos os defeitos e virtudes. Acho que não vale a pena ir por aí. Não se evolui assim.

Numa situação dessas o que faria o EMAD se fosse arquiteto ? Batia nos cliente? Ralhava ?
    • emad

# 40

Tiagot,
    Eu discuti com o meu arquitecto muitas vezes e cheguei a estar quase a tira-lo do acompanhamento da obra. Ele atrasou a obra e quando eu queria abandonar acabamentos idealizados por ele por falta de orçamento, vinha com a chantagem, agora alterar isso vai atrasar. Quando a obra já está atrasada por natureza com isto só pensamos que pior só a sagrada família.
    Então fui cedendo e nos acabamentos aquilo ficou melhor e mais caro do que aquilo que eu queria. A culpa não foi só dele, a minha esposa também tem culpa. Foi intransigente em muitas opções.
    Podia ter feito uma casa por menos de 50k.
    Mas há piores. A sorte dele é que o resultado ficou bom, caso contrário já tinha caído acidentalmente numa das varandas.
    Concordam com este comentário: tiagot

0.0257 seg. NEW