Colocado por: enf.magalhaesDr 1982 , mas também ter um encosta daquelas a seguir á sala se puto caísse da varanda só parava na autoestrada no fundo do vale ... 😁Ahahahah, tinha de meter umas guardas claro! Mas sim gosto mais que as casas tenham acesso ao jardim de forma fácil, caso nao seja assim acaba-se por uase nao usar o jardim...
Colocado por: enf.magalhaesOutra perpectiva
Colocado por: enf.magalhaesSim já tenho vidro , quase 3 toneladas de vidro para ser mais preciso ....
Colocado por: pauloagsantos
mesmo tirando a questão do IVA, porque o cliente fala em preço com IVA e os profissionais falam todos em preço sem IVA, ou seja o mfa17 pode ter tido 100k ao arquitecto, a pensar que o IVA estava incluído, e o arquitecto ter feito para 100k sem o IVA, mas para a casa em questão ser 100k ou 123k é irrelevante já que não chocava a ninguém o preço ficar pelo dobro, prontos, chocava pelo menos ao mfa17
eu daqui a uns tempos vou ter que passar tb por esta fase, respondam-me os arquitectos que andam pelo forum, como é possivel este desfasamento de valores? será que o arquitecto quer apenas ganhar o dele e diz o que o cliente quer ouvir, para receber pelo menos do projecto de arquitectura? e depois a obra fica a meio, ou é acabada às 3 pancadas sem qualidade nenhuma?
Colocado por: enf.magalhaesEu também fui crente e fui na onda ...
Colocado por: mfa17
O seu arquitecto projectou-lhe uma casa muito acima do valor que se tinha proposto e você seguiu com isso? como resolveu no seu caso?
cumps
Colocado por: tiagot
Da minha experiência, sempre que sou abordado por algum potencial cliente, tenho fornecido sempre estimativas um bocado mais cautelosas e inclusivé orçamentos detalhados de obras concluídas recentes e semelhantes ao que os clientes procuram antes de se começar qualquer projeto.
Colocado por: mfa17almente por erro da minha parte, devia ter tomado conhecimento destas coisas bem antes de avançar para o arquitecto... até posso acrescentar que em relação ao arquitecto lhe tinha falado inicialmente entre 80k e 100k só para a casa... preferi nem dizer porque pela informação recente que vou recolhendo aqui e ali já percebi perfeitamente que isto não é casa só para 100k... como já li algures aí,se o valor máximo que quer gastar é 200k projecte uma casa para 150kpor ex, no meu caso disse 80-100k mas o valor real será os 120-130k já para dar alguma margem, mas mesmo assim pelo que dizem parece muito difícil...
outro pormaior sobre o desenho do arquitecto, de inicio r/c era apenas garagem e lavandaria de 9m2, por sugestão aumentou-se mais aquele salão de 34m2 para se aproveitar o "desaterro", e supostamente não aumentar muito o custo por causa do isolamento ser menos importante nessas áreas..
- o facto das sapatas não estarem alinhadas com a restante estrutura acha que será problema, ou apenas estético?
- ao arquitecto paguei quase 5k (celebração contrato, entrega proj. de arquitectura, entrega dos proj. especialidades e lic
Colocado por: enf.magalhaesPois .... pois estive em negação até acabar a estrutura, achava que ia fazer mais barato..... acreditei que ia fazer melhor que todos , que arranjaria forma de andar nos 500 ou 600 euros o m2 ... pois sim , doce ilusão.
Agora ... depois de perder 3 noites de sono decidi ouvir o meu sogro que me disse : um problema de cada vez ... vai-se andando um dia de cada vez.
Colocado por: emadOs primeiros líricos são os arquitectos.
E essa dos clientes entrarem em negação é boa.
Leia os relatos por aqui. Parece que existe um denominador comum.