Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas...

este ano conto começar a construção da minha moradia constituída por:
    rés do chão/cave meia enterrada com garagem lavandaria e um espaço multi usos (escritório, ginásio, arrumos)
    piso superior com cozinha sala, wc serviço, 3 quartos 1 deles suite, + 1 wc.
    estou na fase de pedir orçamentos aos empreiteiros e é aqui que começam a surgir muitas duvidas.
    Como muitos, acho que devia ter conhecido este fórum algum tempo antes de começar esta aventura... tal tivesse acontecido teria definido muito melhor o trabalho feito pelo arquitecto. Posso dizer que reunimos com ele umas 3 vezes mais umas conversas telefónicas e já estamos com as especialidades em mão... a casa está aos nossos gostos em termos de desenho sem duvida, mas faltam-lhe pormenores como duas claraboias nos WC's, os materiais a ser usados (que constam no pré certificado energético), os donos não deviam ser consultados sobre os mesmos?
    Acrescentar que inicialmente falamos ao nosso arquitecto em 100k como tecto máximo para a construção (já temos o terreno)

deixo aqui link com umas imagens das plantas e 3d para terem ideia...
    https://drive.google.com/open?id=1zot1aT8ws8P8uUNZObDZ4pl6E2DfDyir

como disse já tenho em mão as especialidades com as quais vou começar a pedir orçamentos (falam muito aqui da importância do projecto de execução, mas o trabalho do arquitecto não contempla isso, já lhe falei ao qual me pediu +- 1700€) que me dizem em relação à importância do projecto de execução? Já me disseram que por muito que tenha o projecto de execução senão tiver um fiscal de obra não me valerá de muito... que acham?
    Uma das minhas prioridades é o isolamento térmico/humidades da casa, e nisso não quero poupar, nem ser aldrabado por arquitecto/empreiteiro para mais tarde ter dores de cabeça! Se puderem dar uma opinião sobre os materiais que vão ser usados (está no pré certificado energético).

fico-me por aqui para já :)

cumps
  2.  # 2

Se não quer problemas a nível de humidade vai ter de ter cuidado deste muito cedo... Em relação à cave veja bem o que está previsto em questões de impermeabilização e drenagem e não facilite, é das zonas mais complicadas de resolver um trabalho mal feito, em relação ao resto de certo outros membros o puderam ajudar melhor.
    Boa sorte e muita paciência para o seu projecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  3.  # 3

porque é que as sapatas não alinham com a restante estrutura nos cortes?

a WC comum é gigante, dava para fazer uma WC normal e uns arrumos.
    os quartos tem vãos enormes

de resto parece uma casa bem simples e sem grandes problemas construtivos.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 4

Colocado por: mfa17Uma das minhas prioridades é o isolamento térmico/humidades da casa, e nisso não quero poupar, nem ser aldrabado por arquitecto/empreiteiro para mais tarde ter dores de cabeça!

Desde já boa sorte. Se já percebeu que deveria de ter encontrado este fórum mais cedo, não se esqueça de ir colocando fotos da obra (quando começar) para que os mais e menos entendidos dêem a sua opinião acerca do que está a ser feito e de como.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 5

100K vai ser apertado para essa casa na minha opinião.
    O Projecto de execução pode ser importante, tal como um mapa de quantidades. mas terá de esperar por eles para poder pedir os orçamentos pois os orçamentos serão baseados no mapa de quantidades.

No seu caso a não ser que seja muito picuinhas com o nível e a qualidade dos detalhes construtivos da casa apenas pedia um mapa de quantidades rigoroso. Pessoalmente acho que são ambos importantes, mas muitos dos meus colegas darão mais importância ao Mapa de quantidades do que ao PE.

Por norma um projecto de execução e mapa de quantidades sai igual ou mais caro que o projecto de licenciamento pelo trabalho que esses documentos implicam (essa relação depende de quanto pagou pelo projecto). Um bom projecto, feito com rigor, pode demorar cerca de 2 meses a elaborar (ou mais), 1700 parece-me barato. fiscal de obra tem sempre de ter.
  6.  # 6

Não acredito K faça a casa por esse valor. Só a nível de caixilharia não lhe deve chegar 20 mil e para estrutura uns 45 mil a vontade e com esses muros em pedra ui ui...
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  7.  # 7

Colocado por: HedcostaNão acredito K faça a casa por esse valor. Só a nível de caixilharia não lhe deve chegar 20 mil e para estrutura uns 45 mil a vontade e com esses muros em pedra ui ui...

com dois vidros planiclear de 6 e caixa de 10? então não faz :) só não sei como a térmica funciona
  8.  # 8

Comece a pedir orçamentos chave na mão e a nivel de especialidades individual e você vai ver...
  9.  # 9

Colocado por: mfa17100k como tecto máximo para a construção

Esqueça.

Colocado por: mfa17Já me disseram que por muito que tenha o projecto de execução senão tiver um fiscal de obra não me valerá de muito... que acham?

Ter ou não um fiscal, não é opção. É obrigatório.
  10.  # 10

100k × 2 ... e a ter cuidado
  11.  # 11

Tem de ser crítico...
    100k para essa casa não parece demasiado bom ? Se parece é porque é.
    Eu também fui na estimativa do arquitecto e tramei-me
    Concordam com este comentário: Flavita
  12.  # 12

Eu também fui crente e fui na onda ...
  13.  # 13

Isto é coisa para ter quantos m2?

Ja agora, na minha opinião este tipo de casas, são as que melhor se enquadram num terreno inclinado, pena permitirem pouca comunicação comno exterior...
  14.  # 14

Eu tenho a casa numa encosta, grande desnível E tenho a uma saida da sala para o jardim superior com 4, 75 m dividida em 3 folhas... mas isso envolve custos , muros de contenção e comprar terra .
    Um dos muros foi este :
      20161127_115122.jpg
  15.  # 15

Outra perpectiva
      received_1128990313816317.jpeg
  16.  # 16

Colocado por: mfa17Acrescentar que inicialmente falamos ao nosso arquitecto em 100k como tecto máximo para a construção (já temos o terreno)

mesmo tirando a questão do IVA, porque o cliente fala em preço com IVA e os profissionais falam todos em preço sem IVA, ou seja o mfa17 pode ter tido 100k ao arquitecto, a pensar que o IVA estava incluído, e o arquitecto ter feito para 100k sem o IVA, mas para a casa em questão ser 100k ou 123k é irrelevante já que não chocava a ninguém o preço ficar pelo dobro, prontos, chocava pelo menos ao mfa17

eu daqui a uns tempos vou ter que passar tb por esta fase, respondam-me os arquitectos que andam pelo forum, como é possivel este desfasamento de valores? será que o arquitecto quer apenas ganhar o dele e diz o que o cliente quer ouvir, para receber pelo menos do projecto de arquitectura? e depois a obra fica a meio, ou é acabada às 3 pancadas sem qualidade nenhuma?
    Concordam com este comentário: MRK, Flavita
  17.  # 17

Colocado por: enf.magalhaesEu tenho a casa numa encosta, grande desnível E tenho a uma saida da sala para o jardim superior com 4, 75 m dividida em 3 folhas... mas isso envolve custos , muros de contenção e comprar terra .
    Um dos muros foi este :
      20161127_115122.jpg
    No fundo você se nao quisesse ter acesso ao jardim a partir da sala nao precisava de muros de suporte de terra!
    Com isso resuzia em muito os custos.
  18.  # 18

A minha opinião:
    Se as estimativas dos arquitectos fossem reais 50 % das obras não iam para a frente. Logo não haviam clientes nem portfólio.
    Concordam com este comentário: MRK, 21papaleguas, two-rok, Flavita, Marcopom
  19.  # 19

Dr 1982 , mas também ter um encosta daquelas a seguir á sala se puto caísse da varanda só parava na autoestrada no fundo do vale ... 😁
  20.  # 20

.... e ainda há os que apesar da estimativa dos arquitectos e ainda metem a concurso com menos 20%... depois dizem que têm o concurso deserto

0.0247 seg. NEW