Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Ola a todos.
    Sou nova aqui no fórum. Tenho um terreno Na abóboda (Cascais) para construção de moradia t4+1 sem cave.
    O projecto de arquitectura foi aprovado faltam apenas as especialidades que serão submetidas em breve.

    Procuro um empreiteiro de confiança. O que tinha declarou insolvência e estou muito reticente em voltar a confiar.

    Alguém me pode recomendar, algum nesta zona? De preferência alguém que já tenha construído com esse empreiteiro.

    Obrigada pela preciosa ajuda.
  2.  # 82

    Colocado por: ginasimoesqui no fórum. Tenho um terreno Na abóboda (Cascais) para construção de moradia t4+1 sem cave.
    O projecto de arquitectura foi aprovado faltam apenas as especialidades que serão submetidas em breve.

    Procuro um empreiteiro de confiança. O que tinha declarou insolvência e estou muito reticente em voltar a confiar.

    Alguém me pode recomendar, algum nesta zona? De preferência alguém que já tenha construído com esse emprei


    Boa tarde, peço desculpa estar a incomodar e a fugir ao topico mas tambem tenho um terreno em trajouce (Cascais) o projecto vai ser submetido na camara para a semana que vem mas atraves de PIP, a minha pergunta era, quanto tempo demorou a aprovarem lhe o projecto? esse é o meu maior receio com a camara de cascais.

    Obrigado,
    Tiago.
  3.  # 83

    Gina e Tiago - Se puderem partilhar dados sobre os vossos empreiteiros agradecia.


    Cheguei de férias a semana passada e ainda me falta a autorização da camara reduzir de 6 metros para 3 a distancia da construcao para o muro ou qualquer coisa parecida. Para já a Camara por email informou-me que tal assunto terá que ser levado À assembleia da camara para aprovacao e que nao se comprometem com datas nem com o sentido de voto. Para a semana vou tentar falar com alguém da camara e falar com o Arq.º.

    Enfim queria começar a construir até Dezembro

    Aproveito a minha estadia cá para ter algumas reunioes com empreiteiros (alguns recomendados) para recolher impressoes orçamentos muito por alto e sobretudo saber quais as garantias que me dao.

    entretanto já tenho as plantas de Arq.º da casa. Manda-se aqui para o forum para opiniões ou nao se deve fazer?
  4.  # 84

    Colocado por: freewilieentretanto já tenho as plantas de Arq.º da casa. Manda-se aqui para o forum para opiniões ou nao se deve fazer?
    pode fazê-lo, mas convém iniciar um novo tema para isso...

    Isso de reduzir de 6 para 3 do limite do terreno é porquê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  5.  # 85

    Colocado por: freewilieroveito a minha estadia cá para ter algumas reunioes com empreiteiros (alguns recomendados) para recolher impressoes orçamentos muito por alto e sobretudo saber quais as garantias que me dao.

    entretanto já tenho as plantas de Arq.º da casa. Manda-se aqui para o forum para opiniões ou nao se deve fazer?


    Bom dia freewillie, a empresa que me vai fazer a obra é a easyconcept, adjudiquei tudo com eles chave na mao( projectos licenças taxas camararias) todas as despesas incluidas excepto a TMU, essa sou eu a suportar.
    Para ter uma ideia area construida bruta 187m2 mais piscina muros e vedaçoes, paineis solares pre instalações de AC AQ e aspiração central pronta a habitar 164.000,00€ mais IVA.
    A minha ideia tambem é iniciar até Dezembro mas nao sei se irei conseguir.
    Gostava de saber timings da camara de Cascais, supostamente eles a um PIP deveriam responder em 30 dias, vale o que vale,depois se houver lugar a algumas alterações terei de aguardar pelo menos mais 30 dias pelo segundo parecer, se alguem tiver conhecimento de causa agradecia que me dissessem e depois do parecer favoravel ao PIP aí sim entrava com a comunicação previa, mas iria demorar mais mes e meio até ter as especialidades prontas pelo menos. mas pronto é mais seguro assim e demora menos tempo que os licenciamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  6.  # 86

    Colocado por: antonylemos


    está relacionado com a divergência entre o a licencia de loteamento da rua onde está o terreno que permite a construçao respeitando os 3m de distancia para os muros (e todas as casas la existentes seguiram essa margem) e o PDM que obriga a 6. Mas segundo o Arq.º sao questoes de interpretacao e depois de vários pedidos de reuniao e de me dizerem que em principio estaria ok - estou a espera que vá a assembleia de camara há 3 meses para ser aprovado
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  7.  # 87

    Colocado por: Tiago79


    Tiago agradecido

    Janeiro "comprei" o terreno (contrato promessa) e único construtor que falei (amigo familiar) ofereceu-se para fazer o projecto chave na mao por 2000 e tal €/m2 (Sem IVA) pelo que os valores do Tiago me parecem bem mais realistas.

    Para a semana vou reunir com + construtores e queria já identificar um e ter orçamentos provisórios para avançar assim que a camara aprovar.

    Aproveitava para perguntar ao Tiago que garantia as construtoras estao a dar pelas construcoes. Eu confesso que é me muito dificil aceitar garantias de sociedades unipessoais de capital minimo e chego a conclusao que temos que confiar no construtor e fé em deus porque se existir algum defeito ou os Tribunais nao dao reposta ou as sociedades unipessoais já foram fechadas.

    Quanto aos timings da camara de Cascais - Nao percebo nada daquilo pelo que estou a seguir o que o Arq me indica mas para mim é uma anarquia o facto de as camaras nao estarem obrigados a cumprir prazos e nao final tudo fica envolto em suspeições menos claras.
  8.  # 88

    Boa tarde, caso queira falar comigo, envie um email para [email protected] talvez consiga ajudar melhor...
    Em relçaão aos preços esta empresa que escolhi esta na ordem dos 1000.00€/m2 acho que é o preço justo para os tempos que correm, tudo acima disto é demasiado. com uma grande vantagem, nao terei mais despesas com nada. tudo incluido, os materias tambem sao de gama media e ate a data foram super profissionais mas temos de estar sempre em cima das coisas, eu tentei encurtar os tempos de espera ao maximo e optei pelo pedido de informação previa juntamento com o projecto de arquitetura e quando estiver tudo ok irei entrar com comunicação previa sem haver risco de o projecto ser reprovado, pois o PIP é vinculativo. mas claro uma coisa é os timings que supostamente a camara tem de cumprir a resposta deles é outra coisa o que realmente vai acontecer nao sei... esse é o meu maior receio. por lei sao obrigados a responder em 30 dias mas ja me garantiram que a camara de cascais nao esta a dar resposta atempada. esses 30 dias provavelmente serao 90.
  9.  # 89

    Boa tarde, Freewillie. Estive a ler o seu tópico pois achei curioso o facto de eu também estar nesta altura da minha vida a iniciar um projecto de construção de moradia como o sr no mesmo concelho mas em freguesias diferentes pelo que entendi. Também já passei pela missão impossível nesta altura como está o mercado arranjar um terreno que não custe os olhos da cara pois está uma especulação tremenda (houve terrenos a subir 50.000€ no preço que estavam desde Dezembro passado).

    Após tanta procura lá consegui comprar um terreno de 315m2 (eu queria perto dos 400m mas como referi atrás os valores aumentaram e também anda toda a gente a fazer o mesmo) de gaveto para construir moradia isolada na Freguesia de São Domingos de Rana, num bairro onde só há moradias. Comprei particularmente (graças ao meu construtor que conhece varias comissões de moradores dos vários bairros de vivendas e através destes soube que haveria a possibilidade de 2 ou 3 proprietários venderem) pois os que existem nas agências estão a preços malucos ou então há sempre algum aspecto negativo para estar abaixo da média tipo estrada nacional próxima, ou zona, medidas, localizados num buraco, etc...

    Vejo que está com grandes questões sobre qual o construtor a entregar a obra e o gabinete de arquitectos. Nestes temas posso dar lhe uma ajuda se quiser. Posso indicar lhe o meu construtor que me vai fazer a casa o qual constrói muito bem mesmo pois tenho acompanhado varias obras dele e também construiu uma moradia a um familiar meu. Posso dizer também que o valor do m2 que pratica não está nada mau para o mercado em geral; 850€ m/2, e o valor da cave cerca de 500€ o m/2 com certos patamares na escolha depois dos material (cozinhas, mosaicos etc...) como os outros construtores fazem e no final tem uma casa A+ com painéis, muros, portões automáticos, etc. Quanto ao gabinete de arquitectos também o posso ajudar, conheço um ideal para o sr e que a nível de câmara em questão estão mesmo á vontade.

    Um conselho de amigo não entregue ás empresas solução chave na mão. Se for pelo construtor o acompanhamento é diferente, interage com ele na obra, fala com ele directamente e as coisas resolvem-se na hora etc, a questão dos valores, preços, facturamento tudo é negociável...
    Se quiser contacte me e dou lhe os contactos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  10.  # 90

    Garantem casa A+ por 850 euros , sem anda ter arquitectura e as especialidades
  11.  # 91

    Colocado por: enf.magalhaesGarantem casa A+ por 850 euros , sem anda ter arquitectura e as especialidades


    Meus Srs gostava de esclarecer uma situação:

    Caro enf.magalhaes nunca disse que o valor do m2 já incluía a arquitectura. Claro que arquitectura+especialidades e taxas da câmara, etc é sempre á parte. Assim como o ramal de água e da luz no fim... Quanto á arquitectura+especialidades pode contar sempre com cerca de 5000€ a 5500€ P.final +/- ( em que 3000€ arquitecto + 2000€ especialidades) depende do projecto em si...

    Caro **** NÃO é publicidade. Se o sr assim o entende temos pena. Simplesmente já estive na situação em causa, tive sorte no geral, e sei que construir casa assim como todo o seu processo não é fácil! É um verdadeiro desafio.

    Simplesmente partilhei a experiência que estou a passar e caso o usuário em questão esteja interessado posso indicar lhe as pessoas e pede um orçamento para o que bem entender e analisa. Se não quiser ajuda não quer. Amigos como de antes :-) Não ganho NADA com isso. Como referi sou apenas uma pessoa que está a iniciar construção e que se estivesse na mesma situação também gostava de ser ajudado ou receber algumas referencias...

    Cumprimentos,
  12.  # 92

    Colocado por: ****
    Publicidade!!


    E se for, qual é que é o problema? Com tanta malta amiga no forum sempre pronta a “ajudar”, qual é que é o problema se este também for o caso?
    Se fosse para “ajudar” a reparar soalho, a titulo de exemplo, vc também escrevia “publicidade!!”?
    Concordam com este comentário: ricat
    • CALS
    • 7 agosto 2018

     # 93

    Snuffles pode indicar o empreiteiro/contactos? Também preciso de construtor e gostava de orçamento. Obrigado.
  13.  # 94

    Boa tarde,

    Qual o seu e-mail?

    Cumprimentos,
  14.  # 95

    Colocado por: enf.magalhaesarquitectura+especialidades


    Viva

    Arq + especialidades paguei - € 3000 + IVA - o resto das despesas administrativas é por minha conta (+/- €25k)


    Reuni ontem com o primeiro empreiteiro e o orçamento provisório para construçao para o que quero é €700 m2 (projecto chave na mao) e pedi um orçamento exagerado para ter qualidade de construçao "livre de defeitos para 100 anos".

    Como nao tenho lista de materiais eles vao me fornecer um orçamento com varios plafons para eu saber o que vou gastar (preço fixo)

    Chave na mao - estou a tentar perceber como fico mais protegido em termos de garantias e embora "de mais trabalho" penso ser mais seguro pedir a estrutura da casa com todas as pré instalacoes feitas e depois ser eu próprio a adquirir os materiais + instalacao directamente aos fornecedores (com supervisão do empreiteiro).

    Gostei da conversa do empreiteiro (que vale o que vale) mas coisas como pagar IVA's, contrato de empreitada, garantia de 5 anos ou outras que eu quizer se pagar mais) - claro que na prática é tudo diferente e percebi que em portugal é tudo muito informal e funciona tudo contra o dono da obra pois os Tribunais nao funcionam e os empreiteiros sao pequenas empresas ou unipessoais pelo que no final ficamos por nossa conta.

    So nao gostei de saber que vai levar 1 ano para a obra ficar pronta

    Pretendo mitigar os riscos contratando um fiscal de obras - se tiverem recomendaçoes agradeço.

    Quando chegar aos valores finais actualizo
  15.  # 96

    Colocado por: enf.magalhaes


    A+ por 850 euros - "A+" é a certificação energética ????
  16.  # 97

    Colocado por: freewilie

    A+ por 850 euros - "A+" é a certificação energética ????



    Colocado por: SnufflesBoa tarde, Freewillie. Estive a ler o seu tópico pois achei curioso o facto de eu também estar nesta altura da minha vida a iniciar um projecto de construção de moradia como o sr no mesmo concelho mas em freguesias diferentes pelo que entendi. Também já passei pela missão impossível nesta altura como está o mercado arranjar um terreno que não custe os olhos da cara pois está uma especulação tremenda (houve terrenos a subir 50.000€ no preço que estavam desde Dezembro passado).

    Após tanta procura lá consegui comprar um terreno de 315m2 (eu queria perto dos 400m mas como referi atrás os valores aumentaram e também anda toda a gente a fazer o mesmo) de gaveto para construir moradia isolada na Freguesia de São Domingos de Rana, num bairro onde só há moradias. Comprei particularmente (graças ao meu construtor que conhece varias comissões de moradores dos vários bairros de vivendas e através destes soube que haveria a possibilidade de 2 ou 3 proprietários venderem) pois os que existem nas agências estão a preços malucos ou então há sempre algum aspecto negativo para estar abaixo da média tipo estrada nacional próxima, ou zona, medidas, localizados num buraco, etc...

    Vejo que está com grandes questões sobre qual o construtor a entregar a obra e o gabinete de arquitectos. Nestes temas posso dar lhe uma ajuda se quiser. Posso indicar lhe o meu construtor que me vai fazer a casa o qual constrói muito bem mesmo pois tenho acompanhado varias obras dele e também construiu uma moradia a um familiar meu. Posso dizer também que o valor do m2 que pratica não está nada mau para o mercado em geral; 850€ m/2, e o valor da cave cerca de 500€ o m/2 com certos patamares na escolha depois dos material (cozinhas, mosaicos etc...) como os outros construtores fazem e no final tem uma casa A+ com painéis, muros, portões automáticos, etc. Quanto ao gabinete de arquitectos também o posso ajudar, conheço um ideal para o sr e que a nível de câmara em questão estão mesmo á vontade.

    Um conselho de amigo não entregue ás empresas solução chave na mão. Se for pelo construtor o acompanhamento é diferente, interage com ele na obra, fala com ele directamente e as coisas resolvem-se na hora etc, a questão dos valores, preços, facturamento tudo é negociável...
    Se quiser contacte me e dou lhe os contactos.
  17.  # 98

    Diz 850 euros o m2 ... como garante certificado A+ ? Sem projectos ? Que recuperador? Que rendimento ? Que vidros ? Etc ...
    Era isso que queria dizer
  18.  # 99

    Colocado por: freewilie

    Viva

    Arq + especialidades paguei - € 3000 + IVA - o resto das despesas administrativas é por minha conta (+/- €25k)


    Reuni ontem com o primeiro empreiteiro e o orçamento provisório para construçao para o que quero é €700 m2 (projecto chave na mao) e pedi um orçamento exagerado para ter qualidade de construçao "livre de defeitos para 100 anos".

    Como nao tenho lista de materiais eles vao me fornecer um orçamento com varios plafons para eu saber o que vou gastar (preço fixo)

    Chave na mao - estou a tentar perceber como fico mais protegido em termos de garantias e embora "de mais trabalho" penso ser mais seguro pedir a estrutura da casa com todas as pré instalacoes feitas e depois ser eu próprio a adquirir os materiais + instalacao directamente aos fornecedores (com supervisão do empreiteiro).

    Gostei da conversa do empreiteiro (que vale o que vale) mas coisas como pagar IVA's, contrato de empreitada, garantia de 5 anos ou outras que eu quizer se pagar mais) - claro que na prática é tudo diferente e percebi que em portugal é tudo muito informal e funciona tudo contra o dono da obra pois os Tribunais nao funcionam e os empreiteiros sao pequenas empresas ou unipessoais pelo que no final ficamos por nossa conta.

    So nao gostei de saber que vai levar 1 ano para a obra ficar pronta

    Pretendo mitigar os riscos contratando um fiscal de obras - se tiverem recomendaçoes agradeço.

    Quando chegar aos valores finais actualizo


    Para a fiscalização fale com o riscos aqui do forum!

    Bom rapaz e é ele que vai começar a minha para a semana! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  19.  # 100

    Colocado por: enf.magalhaesDiz 850 euros o m2 ... como garante certificado A+ ? Sem projectos ? Que recuperador? Que rendimento ? Que vidros ? Etc ...
    Era isso que queria dizer


    E o normal :)

    Pede-lhe qual é que é o Alvará e depois diz à malta! :)
 
0.0332 seg. NEW