Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

    Neste momento há casas grandes usadas nas zonas serranas à venda por menos de 50k.
    Como não há procura o preço está abaixo do custo.Apesar de serem velhas, com alguns arranjos ficavam espectaculares.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 602

    Colocado por: PicaretaNão contesto isso, mas se a mão de obra da construção sobre, o preço das casas vai subir, e isto você não pode negar...era isso que estávamos a discutir.

    Não confundir causas com efeitos.

    O custo da mão de obra só sobe porque há mais procura de imóveis. Havendo mais procura de imóveis há pressão para que haja mais oferta, logo mais construção e reabilitação, logo mais procura de profissionais da construção, logo subida da remuneração destes.
    Concordam com este comentário: manelvc
  3.  # 603

    Colocado por: jorgferrFaz algum sentido desvalorizar quem optou por ficar e aguentar o barco?!

    A economia também beneficiou e muito de quem saiu: menos despesa social, menos desemprego e algumas remessas de poupanças para bancos nacionais, por exemplo.
  4.  # 604

    Colocado por: J.Fernandes
    A economia também beneficiou e muito de quem saiu: menos despesa social, menos desemprego e algumas remessas de poupanças para bancos nacionais, por exemplo.
    E também beneficiou do meu e de muitos IRS a 100%, poderiam ter taxado só a 50% já que havia crise
  5.  # 605

    Colocado por: JoelM

    Acho especial "piada" a essa do "optaram ficar a aguentar o barco", como se alguem optasse nao emigrar pelo bem do país! AS pessoas emigram ou nao com vista no melhor para elas e para as suas famílias, o resto é treta!

    Acha que alguem vai voltar por causa de 50% de desconto no IRS?! Segundo as contas que fizeram, no final o "desconto" praticamente nao existe!

    Mas mesmo que existisse desconto, nunca vi, por exemplo, ninguém reclamar por nao serem cobrados impostos (0 euros) aos reformados de outros países da Europa que decidam mudar-se para portugal, mas aos reformados tugas cobram normalmente...
    É isso, quem emigrou foi porque procurou o melhor para si mesmo e deve voltar quando quiser sem precisar de favores.
  6.  # 606

    Colocado por: JoelM

    o senhor está é a ver o favor ao contrário, o favor em muitos emigrantes voltarem é para o estado, sao milhões que foram investidos na formação deles (principalmente profissões como enfermeiros, médicos, etc) e que estao a ser aproveitados por outros países e nao por Portugal, é muito know-how que faz falta, é dinheiro que vao trazer dos países onde se encontram, etc etc etc! Esse é o tipo de mentalidade que nao consegue ver mais além... Nao é por acaso que muitos países têm muito melhores incentivos que esse para estrangeiros que queiram ir para lá trabalhar (sao chamados de exemplos e visionários), o Costa quis apresentar uma medida populista e que em nada vai mudar (ninguem vai voltar por causa disso) e mesmo assim o problema é que nao deve haver incentivo nenhum a quem quiser voltar...
    Eu entendo o que está a dizer, não concordo é agora quererem atalhar caminho.

    Vamos então dar condições a que se pare com a sangria de emigração. A minha cunhada é enfermeira e há 2 anos que continua a trabalhar a recibos verdes (5 a 6 euros à hora). Então o estado quer reduzir 50% de IRS a um enfermeiro que regresse e oferece recibos verdes a um que esteja cá?! isto faz sentido? que crie então boas condições a todos os profissionais sejam eles emigrantes, pretendentes a emigrantes, etc
    Concordam com este comentário: manelvc, emad, zeuza, andcalvario
  7.  # 607

    Finalmente mais alguém aqui que conhece a realidade dos enfermeiros além dos do público.
  8.  # 608

    Eu no publico não conheço nenhum enfermeiro assim. Nas ipss são à patada.
    Não quer dizer que não haja mas são a excepção. No privado são a regra...
  9.  # 609

    Até eu já estive assim, nem ganhava mal, mas o estado pagava à minha entidade patronal 3x o que eu recebia, ou seja o estado pagava 1x para mim e 2x para a entidade patronal. Isto sim é ridiculo.
  10.  # 610

    Colocado por: NTORIONAté eu já estive assim, nem ganhava mal, mas o estado pagava à minha entidade patronal 3x o que eu recebia, ou seja o estado pagava 1x para mim e 2x para a entidade patronal. Isto sim é ridiculo.


    Acho q depende dos valores q estamos a falar...
    Pois em outsourcing a empresa paga ao seu empregador por x horas de trabalho semanais/ mensais, enquanto q a sua empresa a si tem q lhe pagar 14 meses, mais todos os outros impostos... Assim como se no final de um projecto, por exemplo, a empresa q o contratou já não precisar dos seus serviços, a sua empresa tem q lhe conseguir trabalho ou então despedir e pagar o q a lei diz.
  11.  # 611

    Colocado por: JoelM
    só nao entendo a indignação com uma medida avulsa que NADA vai mudar, quando já existem medidas que criam muito mais desigualdade (por exemplo a que mencionei dos reformados, o facto de estrangeiros nao pagarem IRS de TODO "regime fiscal dos residentes não habituais (RNH)") mas que ninguém quer saber... agora os 50% (hipotéticos) a quem voltar é que nao... (mais uma vez, segundo contas feitas por um jornal, esses 50% de "desconto" na realidade nem sequer sao reais e nem sao para todos, é para quem emigrou nos últimos 2 anos e está dentro de uma certa faixa etária)div>


    Os estrangeiros que estão cá reformados não pagam impostos sobre as suas reformas... que não são pagas pelo estado português de qualquer maneira. Se um reformado estrangeiro quiser cá abrir uma empresa ou começar um negócio paga impostos como toda a gente. Paga impostos quando compra casa, quando vai jantar fora, quando compra um bilhete de avião, etcetcetc... que é aliás a razão pela qual é um bom negócio para o estado Português. Em vez de estarem a gastar dinheiro no país deles, gastam no nosso.

    E é uma opção que aliás está disponível aos reformados portugueses que se disponham a sair de Portugal e ir para países com condições idênticas...
    • AMVP
    • 6 setembro 2018

     # 612

    Desculpem mas o tópico é mesmo sobre bolha imobiliária. Essa que não existe mas que não para de crescer.

    independentemente de tudo eu continuo a achar que não é normal, em mercado nenhum a não ser em situações sociais/políticas/económicas muito particulares, algum bem subir aos milhares de euros ao mês, sobretudo quando não se encontra na economia o mesmo ritmo de crescimento.

    Vale o que vale e experiências são experiências mas eu ainda me lembro, pareço o anúncio do continente, de que no pico da crise mais recente na urbanização onde residia metade das casas ficaram vazias por falta de pagamento. Como agora estão substancialmente mais caras e não dei conta que os rendimentos das pessoas tenham subido assim tanto, não sei não.

    Sei que na área metropolitana de Lisboa tem vindo a registar-se movimento da cidade de Lisboa para a área metropolitana mas também sei que nessa mesma urbanização em 2001 ocorreu exatamente o mesmo movimento e não foi por isso que anos mais tarde várias pessoas perderam as casas, os carros foram redizídos a metade ou menos, foram substituídos por bem mais velhos e a maior parte dos que existiam passaram a ficar dias estacionados.

    enfim.. se calhar viramos mesmo o paraíso e eu não dei conta.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  12.  # 613

    Ou seja não vão voltar por uma migalha que representa pagar menos impostos.
    Se na realidade,voltassem os salários eram mais baixos e as condições de trabalho piores cá.
    Ou na pior das hipóteses nem sequer haver um trabalho,o que é o mais certo.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  13.  # 614

    Irei voltar dentro do prazo do meu plano, não porque algum governo o decreta. Assim que o meu rebento entrar na faculdade e estabilizar sua vida, estarei de volta de armas e bagagens á Republica de Bananas. Irei vender o meu imovel em LX, mover o «graveto» para Gibraltar (longe das garras da AT e sistema bancário em pt) e iniciar um projecto agricula. Será junto á fronteira entre pt e es, o Guadiana tem um projecto 2020 para novos 'cerebros' expatriados que queiram explorar e trazer novos recursos turisticos e explorações locais. É aqui que me irei focar. Com a verba da venda do imovel em LX, longe dos garrotes financeiros em pt, será iniciado projecto sem recurso a ajudas estatais, sem a mama da da banca nacional.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 615

    Gibraltar é um paraíso fiscal?
    No questions asked?
    LOL



    O que é que uma pessoa comum pode beneficiar em investir,de que modo e em quê nos paraísos fiscais?

    https://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/guia-fiscal/2018/paraisos-fiscais.html
  15.  # 616

  16.  # 617

    • JOCOR
    • 12 setembro 2018 editado

     # 618

    Colocado por: hangasHá opiniões para os dois lados...

    É verdade que há opiniões diferentes e contrárias uma às outras, mas nestes dois casos apresentados nos dois últimos posts (o #676 e o 677) trata-se de artigo de âmbito "restrito" versus artigo de âmbito "geral/mundial".
    Até podem ambos ter um certo grau de "verdade" ... ou não.
    Daqui a uns tempos (ou anos) veremos.
    Concordam com este comentário: hangas
    • hangas
    • 12 setembro 2018 editado

     # 619

    De acordo, muito embora o artigo mais global faça um ponte entre os dois.
    O meu raciocínio era portanto se não estaremos a negar/ignorar o problema local contribuindo assim também para o de maior escala.

    [...]grande parte desse dinheiro criou bolhas de especulação imobiliária e está a minar a capacidade de milhões de trabalhadores, incluindo da classe média, de pagar habitação condigna próxima dos seus locais de trabalho (um fenómeno agravado pelo aumento dos fluxos de turismo, que ao mesmo tempo ajuda as economias locais).[...]
  17.  # 620

    Colocado por: hangaspara Gibraltar (longe das garras da AT e sistema bancário em pt)


    Como vai fazer isso? Levantar em nota, e depositar em Gibraltar? E vai ser residente onde? Há formas de o fazer de forma legal e ilegal, ambos com vantagens e desvantagens.
 
0.1981 seg. NEW