Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 741

    Colocado por: MJLPNa saúde, na justiça, na educação. Os encargos são iguais para todos


    Pois são, a diferença é que enquanto para uns o que pagam nisso corresponde a 10% dos seus orçamentos, para outros corresponde a 90%.
    Igualdade jamais foi sinónimo de justiça.
    •  
      MJLP
    • 1 setembro 2016

     # 742

    Colocado por: Bricoleiro

    Pois são, a diferença é que enquanto para uns o que pagam nisso corresponde a 10% dos seus orçamentos, para outros corresponde a 90%.
    Igualdade jamais foi sinónimo de justiça.


    Mas eu concordo consigo, aliás para mim os EUA não são exemplo para ninguém. Vê se bem como funciona o método de eleições lá. Para o bem e para o mal, ao contrário dos nossos partidos que recebem financiamento dos contribuites, lá recebem financiamento privado, por isso é perfeitamente normal e até aceitável os beneficios que algumas industrias tem quando os seus candidatos ganham. É corrupção transparente.
  2.  # 743

    Colocado por: MJLPÉ corrupção transparente.


    Ou não! Se ganhar o idiota do Trump fica bem visível...
    •  
      MJLP
    • 1 setembro 2016

     # 744

    eheh por acaso eu nem sei que pensar naquele país, de um lado temos o mau do outro o muito mau. E eu não sou muito apologista de optar pelo mal menor. Não queria estar na pele dos eleitores, a optar pelo menos mau e a pensar estou a lixar me.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, Bricoleiro
  3.  # 745

    Quando a segunda figura de estado vem falar de justiça no início do ano judicial.
    https://www.publico.pt/politica/noticia/ferro-alerta-para-riscos-da-crise-de-confianca-1742834

    Figura essa que anos antes, juntamente com a actual primeira figura do governo, falavam assim de "justiça"...
    https://www.youtube.com/watch?v=y9yIDxJ2fE4
    • emad
    • 1 setembro 2016

     # 746

    Colocado por: MJLPeheh por acaso eu nem sei que pensar naquele país, de um lado temos o mau do outro o muito mau. E eu não sou muito apologista de optar pelo mal menor. Não queria estar na pele dos eleitores, a optar pelo menos mau e a pensar estou a lixar me.
    Concordam com este comentário:21papaleguas,Bricoleiro

    O grande problema de ganhar o trump, e que as consequências negativas nao são so para os EUA, são para o mundo inteiro.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, Bricoleiro
    •  
      MJLP
    • 1 setembro 2016

     # 747

    Ai isso não tenha dúvida daí considera lo o mal maior. No entanto não estamos agora a sofrer as consequencias da presidencia e vice presidencia actuais (que por sua vez está a candidatar se contra o trump - mal menor). Já perdi a conta às guerras promovidas por aquele pais e pensei na altura com a saida do Bush que isto ia melhorar. No entanto tivemos mais 3 em paises diferentes. Por isso por ai também não sei que lhe diga.
  4.  # 748

    Colocado por: emadO nosso sistema de saúde e de educação são melhores.

    Educação é melhor?Melhor em quê?

    Colocado por: MJLPPara o bem e para o mal, ao contrário dos nossos partidos que recebem financiamento dos contribuites, lá recebem financiamento privado

    Como é?
    Ah então os privados não são contribuintes?Quem são esses privados?As empresas?E acha que aqui é diferente.
    A diferença está na transparência. Aqui fazemos de conta, lá é normal.
    • emad
    • 1 setembro 2016 editado

     # 749

    Andre você so houve falar em havard, yale e princeton. O resto e paisagem. O nosso ensino e melhor.
    As oportunidades e que são diferentes la. Quem for bom nos EUA tem as portas abertas para prosseguir na carreira. Em Portugal se fores bom, emigras.
    As oportunidades estão la porque as grandes empresas estão la.
    Esta cena retrata o que foram e o que são os EUA.
    https://m.youtube.com/watch?v=VMqcLUqYqrs
  5.  # 750

    Colocado por: emadAndre você so houve falar em havard, yale e princeton. O resto e paisagem. O nosso ensino e melhor.

    Existem outras como sabe. E além disso qual a universidade portuguesa conhecida em todo o mundo?
    Ainda assim, não percebi em quê que a nossa é melhor.

    Colocado por: emadAs oportunidades estão la porque as grandes empresas estão la.

    Era interessante perceber porquê.
    Aqui as grandes empresas são todas exploradoras e cujos patrões são uns lambões e corruptos.
    • emad
    • 1 setembro 2016

     # 751

    O andre fez ensino superior?
    • emad
    • 1 setembro 2016 editado

     # 752

    Nos EUA existe a meritocracia, em Portugal existe a cunha.
    Quando os nossos profissionais estão a trabalhar la fora são tao bons ou melhores que os outros. Porque reconhecem o mérito. Em Portugal as grandes empresas tem uma gestão em forma de lobbys familiares ou amigos recomendados. São fechadas.
    EDP, PT, BES, BPN, TAP, CP, EP, etc
    As grandes empresas nao tem gestao fechada. Sobrevivem a várias gerações. Existem sempre algumas excepçoes a regra.
  6.  # 753

    Colocado por: André BarrosA diferença está na transparência. Aqui fazemos de conta, lá é normal.

    Exactamente. Lá, fazer lobby é uma actividade como outra qualquer, não é feita como aqui, debaixo da mesa. Temos muitas lições a aprender no que toca a transparência.
  7.  # 754

    Colocado por: emadO nosso ensino e melhor.

    É uma afirmação perfeitamente gratuita e que não está minimamente baseada em factos. Compare o nível de escolaridade das respectivas populações e tenha a primeira (infeliz) surpresa.

    Depois, veja um ranking das melhores universidades do mundo - um europeu ou japonês para não vir dizer que é parcial - e tente descubrir alguma universidade portuguesa na floresta de universidades americanas e inglesas.

    A seguir tente descobrir de onde são os melhores, maiores e mais avançados centros de investigação científica do mundo.

    Colocado por: emadAs oportunidades estão la porque as grandes empresas estão la.

    Obviamente, que é o sítio certo para estar, dadas as vantagens competitivas que atrás referi, entre muitas outras.
  8.  # 755

    .
    • dmrs
    • 2 setembro 2016

     # 756

    O nosso sistema de ensino e sistema de saúde é melhor que o dos USA, são os dados e sistemas de classificação internacionais que o demonstram.

    É que nem na Europa ficamos na cauda. Não estamos ao nível da Suiça ou da Finlândia ou no top 5 mundial mas somos bons e os EUA estão muito abaixo de nós nas cotações internacionais.
    E ao nível do ensino superior temos mais do que uma universidade na lista das 100 melhores universidades do mundo.

    Na América não conta só a meritocracia e isso é bem explicito quando as maiores universidades do país são privadas e são pagas a peso de ouro. Não é só ter cabeça e média para entrar, é preciso ter poder e riqueza também. As bolsas de mérito atribuídas não são assim tantas e poucos são os pobres que mesmo tendo capacidades acima da média conseguem entrar/pagar determinadas universidades. Aliás o próprio ensino com "majors" e "minors" é muito diferente do nosso/europeu.
    Em termos de ensino em níveis inferiores de escolaridade é preciso saber o que eles ensinam e a forma de avaliação para se perceber a verdadeira exigência (que não é grande coisa), além da não existência de um programa obrigatório que leva a que muitos ensinem que os dinossauros nunca existiram, que o criacionismo é a explicação mais válida para a nossa existência, o gozo para com a teoria de Darwin, etc.
    Há escolas boas, principalmente as pagas a preço de ouro, mas a qualidade do ensino no global não é de topo. Se for para imitar algum país gostaria que Portugal imitasse os de topo da lista mundial que com esses sim poderíamos aprender umas coisas.

    Os EUA dão mesmo muitas oportunidades ao nível do emprego mas haverá muitas pessoas a considerar que é o sitio certo para estar por não saberem como funciona todo o sistema no geral. Acho que existem no mundo imensos países onde se tem boas oportunidades, aliadas a um bom sistema de saúde, educação e com muito menos problemas a todos os níveis. O Canadá é um bom exemplo disso mesmo e mesmo na Europa existem países com essas características que são países, a meu ver, muito mais atractivos para se viver do que os EUA).
    • emad
    • 2 setembro 2016 editado

     # 757

    Muito bonita a sua dissertação. A questão aqui nunca foi ter os EUA como termo de comparação optimo. Apenas um exemplo de comparação de um país mais rico, mas que não coloca a sua riqueza em beneficio dos seus. E um país como Portugal quando comparado em algumas vertentes, é melhor que um dos psises mais desenvolvidos do mundo.
    Esta comparaçao apenas partiu da comparação do sistema judicial, e que Portugal perdia e muito para os EUA.
    O nosso sistema judicial é lento com quem tem dinheiro e muito pouco eficaz a condenar a corrupção ou gestão danosa. Os EUA são mais eficazes. Ve-se o caso madof e os nossos banqueiros falidos. Nenhum foi para a prisão e com tantas provas.
    É a isto que me refiro.
    Em Portugal alguem bebado a conduzir mata alguém e nao vai preso. Nos EUA isso nao acontece. Quando é provada a negligencia e a mesma provoca morte a terceiro, mesmo sendo involuntaria existem consequências penais graves. Aqui em portgual nao. É tudo condenado, e quando são, a penas suspensas.
    Eu não sou a favor de penas capitais ou perpétuas, ai somos melhores e mais evoluídos, mas falta mais responsabilidade criminal em portugal.
    • dmrs
    • 2 setembro 2016

     # 758

    emad eu concordo até certo ponto. Acho que em termos de justiça as nossas leis são efectivamente muito brandas e são claramente muito disfuncionais (basta ver os policias que são condenados pelo facto de morrerem menores quando os pais os levam para assaltos e recusam seguir as indicações policiais)

    Mas os EUA também têm muitos problemas a esse nível. Há imensos casos de situações judiciais de bradar aos céus por lá também: há dias um ex-atleta da equipa de natação olímpica decidiu violar de forma violenta uma estudante na sua universidade e foi condenado a uns míseros 6 meses de cadeia porque o incidente já lhe teria destruído a vida... a ele...que a violou. Os pais dele são pessoas influentes...os pais dela não.
    Há professores que após serem apanhados em flagrante a maltratar alunos são simplesmente transferidos de escola.
    Há não muito mais tempo uma juíza simplesmente ignorou o facto de uma prisioneira ter sido violada por um guarda prisional dentro do próprio tribunal quando aguardava o julgamento.
    E já houve penas suspensas nos EUA em casos de morte por negligencia, há crimes hediondos que levam penas tão insignificantes que quase parece que estamos a falar de Portugal...

    E eu, por acaso, sou a favor de penas perpétuas em casos extremos por considerar que nem todas as pessoas são passíveis de serem reabilitadas sendo sempre um perigo para a sociedade.
    Concordam com este comentário: emad
  9.  # 759

    Colocado por: dmrsO nosso sistema de ensino e sistema de saúde é melhor que o dos USA, são os dados e sistemas de classificação internacionais que o demonstram.

    É que nem na Europa ficamos na cauda. Não estamos ao nível da Suiça ou da Finlândia ou no top 5 mundial mas somos bons e os EUA estão muito abaixo de nós nas cotações internacionais.
    E ao nível do ensino superior temos mais do que uma universidade na lista das 100 melhores universidades do mundo.

    O nosso sistema de ensino em termos de população que acaba o ensino secundário, é o pior da UE com a excepção de Malta, são apenas 45,1% da população, está ao nível do 3º mundo, na OCDE só a Turquia e o México estão ao nosso nível. Este valor nos EUA em 2001, era de 88%.

    Pelo Pordata (fonte Eurostat):
    http://www.pordata.pt/Europa/Popula%c3%a7%c3%a3o+entre+os+25+e+os+64+anos+que+completou+pelo+menos+o+ensino+secund%c3%a1rio+(ISCED+3)+total+e+por+sexo+(percentagem)+-1349

    Portanto, falar de universidades aqui, é completamente extemporâneo, a maioria da população portuguesa nem sequer tem habilitações para concorrer a uma universidade.

    E dizer que no ensino é que nos destacamos, só por piada. Na verdade destacamo-nos, mas pela negativa.
    • emad
    • 2 setembro 2016 editado

     # 760

    Nao me venha com taxas de abandono escolar. Nao é por falta de condições de ensino que esse abandono escolar existe.
    A malta jovem quando tem um desafio pela frente e que exige sacrificio e trabalho fogem e desistem.
    Porque esse caminho é o mais fácil e dá menos dores de cabeça.
    Eu estudei no publico do início ao fim. Eu aproveitei os recursos disponíveis. Nao escolhi o caminho da desistencia.
    Esta malta jovem quer um smartphone de 600€ e um bmw aos 18 anos. E os pais ainda tem de lhes arranjar um emprego de 1000€. Porque nao trabalham por menos, porque valem muito no trabalho.
    É preciso abrir os olhos a esta malta jovem.
    Nos temos um bom sistema de ensino e exigente é preciso tirar partido dele. E comparado com os países que elencou nao fica atrás, muito pelo contrario.
    O defeito dele é que é gratuito. Porque se fosse a pagar já era bom e tinha qualidade. Aquilo que em gratuito tem tendência neste país a ser classificado como mau ou sem qualidade.
    O problema de Portugal está nos portugueses.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
 
0.2323 seg. NEW