Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Schlüter-PortugalPergunte ao Dias que tipo de etics está a aplicar neste momento.

E por cá. Quem é que aplica lã? Ng quer pagar...
    A realidade é que somos tesos.
  2.  # 82

Colocado por: Pedro Azevedo78
    E por cá. Quem é que aplica lã? Ng quer pagar...
    A realidade é que somos tesos.

Antes de abordar a questão económica, o reflexo deveria passar primeiro (e estamos a fugir ao tópico) por e quem sabe aplicar lã e depois quem sabe vender com lã.

Numa reunião do conselho de administração da Inovar, foi levantada essa questão e um sistema de lã dos membros da Inovar nem fica assim muito mais caro que um de EPS curriqueiro.

O mais raro é ainda ver malta a aplicar com xps a pensar que é melhor, mas é o que temos
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  3.  # 83

Colocado por: Schlüter-Portugal

Que exagero!

Pergunte ao Dias que tipo de etics está a aplicar neste momento.
    Só quis mostrar que não se pode resumir aquelas desvantagens. O bom sistema é aquele que melhor serve o cliente na sua vivência e acho que dos 1000 tópicos que já houveram não se pode afirmar só porque sim que o sistema x é pior do que os outros todos
  4.  # 84

Colocado por: JoelM

Quando quiser usar argumentos, pelo menos verifique os factos, o prédio que ardeu tinha uma fachada em alumínio com núcleo em poliestireno (ou coisa do genero), vulgo Alucobond ou similar. Por essa ordem de ideias, nao use nenhum tipo de poliestireno porque sao todos inflamáveis caso nao saiba! E comparar um edifício com 10 ou 12 pisos odne o que falhou foi o sistema contra incêndio, com uma moradia de 2 pisos... enfim! coitados dos que constroem em madeira entao...
    O etics com xps ou eps tem maior riso de combustão que uma parede dupla ou não se houver um incêndio no exterior? e com isto não digo que o etics não é uma boa solução, as vantagens da parede dupla é que não se resumem ao que você disse
  5.  # 85

Colocado por: Schlüter-Portugal

Antes de abordar a questão económica, o reflexo deveria passar primeiro (e estamos a fugir ao tópico) por e quem sabe aplicar lã e depois quem sabe vender com lã.

Numa reunião do conselho de administração da Inovar, foi levantada essa questão e um sistema de lã dos membros da Inovar nem fica assim muito mais caro que um de EPS curriqueiro.

O mais raro é ainda ver malta a aplicar com xps a pensar que é melhor, mas é o que temos
    Concordam com este comentário:Pedro Azevedo78

Pode quantificar esse mais caro quanto significa em %? Ou valores por M2?

De QQ forma do que se tem lido por aqui, é que há dificuldade em encontrar aplicadores de lã Rocha em condições. Eu não tinha problema em optar de lã de rocha se estivermos a falar de diferenças até uns 15 a 20% em relação ao EPS e o trabalho fosse executado em condições.
  6.  # 86

Para mais uma ajuda de como fazer melhor uma parede dupla. (com imagens e tudo para mostrar aos trolhas!)
    http://www.civil.ist.utl.pt/~joaof/tc-cor/18%20Execucao_%20paredes%20alvenaria%20tijolo%20e%20blocos%20-%20COR.pdf
  7.  # 87

Colocado por: Anonimo16062021
    Lol..
    Tensos? Casas com piscinas, torneiras de casas de banho a custarem 500€ cada é sei lá mais o que.m

Dias, parece lhe que isso é a regra por cá? Eu não acho...
  8.  # 88

Nem de propósito! imagem tirada do manual do Pedro Azevedo7, contudo e mais uma vez, em relação a pontes térmicas, fica aquém do esperado.
      1.PNG
    Na minha formação técnica e específica em relação a panos duplos exteriores não existia ventilação do pano, o que existia apenas é só era canal de drenagem, drenos para o exterior e pingantes metálicos em forma de s para que as condensações ocorram no pingante e caia directamente na caleira
  9.  # 89

Se é regra ou não isso não sei,só sei que a maioria das casas novas em Portugal que tem piscina essas mesmas casas se formos a ver o isolamento térmico que tem é do mais barato (EPS)

Porra, devo morar numa zona mesmo muito pobre!
    Vejo as piscinas nos projectos todos, agora depois na realidade...
  10.  # 90

Ó Pedro.. até parece que nunca viu aqui pelo fórum projetos de casas com piscinas..

Vejo. Em todos quase! Mas depois construídas são muito poucas!
    Pelo menos na minha zona.
    Mas estou completamente de acordo que as prioridades estão muito trocadas. Só importa o que se vê!
  11.  # 91

Colocado por: Anonimo18072022APara uma mesma obra, que recentemente orçamentei, para uma espessura de 8cm, 27,30€/m2+IVA para sistema EPS e 36,35€/m2+IVA com lã de rocha.

Ok, ainda é cerca de 35%.
  12.  # 92

Entao e o sistema de isolamento interior nao é considerado parede dupla?
    O isolamento fica entre o gesso cartonado Também...
  13.  # 93

Gesso cartonado é um revestimento não um pano de parede!
    Então por exemplo uma parede de tijolo+isolamento+tijolo e uma de tijolo+isolamento+grsso cartonado nao é a mesma coisa no que diz respeito a himidades, condensações, etc...?
  14.  # 94

Colocado por: JoelMTendo em conta que estes edifícios são todos aprovados pela. Engenharia térmica, eu diria que tem alguma vantagem...

E cá como acha que é!!? ;)
  15.  # 95

Boa noite constcasa,
    Os seus arquitectos são bons, tem referências de donos de obra, ou trabalhos deles que o constcasa tivesse visto e gostado ?
    No fundo, a par da discussão bastante técnica das pontes térmicas e afins que decorre neste momento no seu tópico, gostaria que o constcasa avaliasse o desenho da sua casa.
    Consegue visualizar em abstracto a casa com base nas plantas e nos alçados ? Foi nesta perspectiva que eu mencionei a arquitectura.

PS. Não sou muito a favor de alterar caixilharias ou tijolos (para térmicos) contra as opções dos engenheiros da sua casa, a não ser que os engenheiros não tenham responsabilidade sobre as suas (deles) decisões para a obra. Uma construção são todas as partes que fazem o todo. Questionar uma parte, é questionar todo o projecto. Há falta de confiança ?
  16.  # 96

Colocado por: Anonimo06082021não tem nada a ver uma coisa com a outra,são coisas diferentes,parecidas mas diferentes.

Uma coisa é uma parede dupla, outra coisa é uma fachada ventilada.

O objetivo é o mesmo (isolamento térmico da fachada), mas a sua construção é substancialmente diferente.
  17.  # 97

Colocado por: constcasaDiga-me sff o que alteraria nas plantas.
    Obrigado.

Isto são questões bastante subjetivas mas havendo constrangimentos orçamentais, creio que deveria ter tentado aplicar o princípio que eu procurei adotar no meu projeto: que cada m2 tenha uma função clara e, como tal, venha a ser intensivamente usado. Por outras palavras, que cada m2 investido venha a ter um forte retorno em termos de uso. Nesse conceito, espaços "para o caso de" ou redundantes e áreas excessivas ou desperdiçadas é para esquecer.

No seu caso concreto, veja por exemplo que no piso 1 tem 1/4 (!) da área dedicada a mera circulação (hall+corredor+escadas). No piso 1 são mais 11 m2 para circulação (galeria+vestíbulo) cuja função parece que poderia ser assegurada com pouco mais de metade disso. A cave parece ser gigantesca, tem uso para isso tudo? Aproveitando que o terreno tem algum declive não bastaria fazer 2/3 disso?
    Em termos de redundância, fica a impressão de que vai ter uma zona de refeições na sala para usar raramente, mas aqui poderá haver dinâmicas familiares que me escapam pelo que não serei tão assertivo.

Por aqui me fico que agora não tenho tempo para mais, a ver se cá volto para dar a minha opinião sobre os outros pontos que me pediu.
  18.  # 98

Continuando,

Colocado por: constcasaComo as varandas (...). Penso que ainda vou a tempo de as aumentar 20 ou 30cm, certo? Se eliminasse essas partes, parece-me que a casa perderia beleza, não acha?

Talvez perca se não fizer mais nada para além de eliminar. Mas não tem de perder. Cabe ao arquiteto resolver isso de forma a que o resultado final seja apelativo. É para isso que lhe paga.

Uma coisa para mim é certa, não me parece nada lógico que só para ter ganhos estéticos, se construa algo que i) não tem utilidade, ii) encarece a obra e, iii) pior ainda, aumenta o risco de ficar com coisas mal executadas (varandas no geral para mim são uma séria fonte de risco de infiltrações, entre outras coisas, se não forem muito bem executadas). Quanto às varandas em concreto, há por aí muita casa de vários pisos sem varanda nenhuma que merece elogios. Honestamente, para mim, salvo raras exeções, varandas só fazem sentido em apartamentos, que não têm outra hipótese de se sair facilmente à rua.
  19.  # 99

Colocado por: constcasaJá agora, se não fosse abusar da sua boa vontade, qual seria a sua sugestão/desenho para esta cozinha?

Não abusa nada, a malta se anda aqui a mandar bitaites é porque gosta ;) Alguns é que gostam de se armar em difíceis.

Adiante. Honestamente, tenho alguma dificuldade em dar dicas para uma cozinha com ilha ou península que não seja aberta para a sala. Simplesmente para mim é um contrasenso.
    Tentando ultrapassar essa resistência inicial, parece-me que o mais simples aí é encaixar o frigorífico no canto sudeste. A arca fica na mesma deslocada mas isso já não é tão grave pois mais raramente se usa. O frigorífico ainda fica algo longe da placa.
    Outra opção seria meter a placa do fogão no mesmo alinhamento do lava-loiça e encaixar então na parede norte o frigorífico e a arca, "amparados" por uns móveis altos. Mas mesmo assim o "triângulo maravilha" fica com um dos lados muito grande.
    Para cumprir bem a regra, creio que a opção mais interessante era meter a placa já na península. Só que para isso talvez tenha de alongar um pouco mais a península para manter aí uma zona de refeições que não fique "em cima dos tachos".

Se fosse para mim: metia a placa na península só com dois lugares sentados para quem quiser admirar os meus dotes culinários (que é o que vou ter), abdicava da parede da sala e usava a "sala de jantar" para todas as refeições (é minha logo quem mais tem direito a usá-la sou eu) e com isso aproveitava e encolhia toda a casa um par de metros do lado nascente, encolhendo logo aí a enorme cave e, em cima, a zona dos quartos, que para mim podiam ser mais pequenos.
  20.  # 100

Colocado por: constcasaPor fim, não entendi o que quis dizer com o seu último comentário.
    Pode esclarecer sff?

Queria dizer que, se metesse em prática os meus vários comentários (ou outros com o mesmo fim de maior racionalização de áreas), ficaria com uma casa com a mesma funcionalidade mas mais pequena e barata, podendo poupar umas boas milenas que poderia investir em acabamentos de maior qualidade, em vez de ter de estar já a pensar em poupar nos acabamentos. Ou então podia gastar o dinheiro numa construção de maior qualidade, tipo sem pontes térmicas ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: constcasa

0.0439 seg. NEW