Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: CMartinBoa noite constcasa,
    Os seus arquitectos são bons, tem referências de donos de obra, ou trabalhos deles que o constcasa tivesse visto e gostado ?
    No fundo, a par da discussão bastante técnica das pontes térmicas e afins que decorre neste momento no seu tópico, gostaria que o constcasa avaliasse o desenho da sua casa.
    Consegue visualizar em abstracto a casa com base nas plantas e nos alçados ? Foi nesta perspectiva que eu mencionei a arquitectura.


    PS. Não sou muito a favor de alterar caixilharias ou tijolos (para térmicos) contra as opções dos engenheiros da sua casa, a não ser que os engenheiros não tenham responsabilidade sobre as suas (deles) decisões para a obra. Uma construção são todas as partes que fazem o todo. Questionar uma parte, é questionar todo o projecto. Há falta de confiança ?


    Boa tarde CMartin,

    Gosto das plantas da casa, e parece-me que a casa ficará funcional, com exceção da cozinha, que não me tinha apercebido do que o mhpinto me chamou atenção (triângulo funcional).
    Apenas as escadas me deixam algumas dúvidas, se não seria possível construí-las de forma a ocupar menos espaço para o interior da casa, colocando-as por exemplo a subir ao longo da parede, pois tenho visto casa com as escadas dessa forma, e pode ser uma ilusão de ótica, mas parece-me que dessa forma ocupam menos espaço.
    Outra coisa são as varandas, que como já disse, apenas as do sul terão real utilidade, mas as de nascente e poente serão apenas para embelezamento das fachadas. Se não existissem, penso que as fachadas não teriam graça, e ao colocar mais "ricócós" para as substituir, provavelmente iriam encarecer a obra.

    Quanto à experiência dos arquitetos, sim, têm muitos anos de experiência, e sempre muito ocupados com bastantes trabalhos.
    O mesmo acontece com os engenheiros.

    A troca dos tijolos do pano exterior, fui apenas uma ideia que tive ao pesquisar na net, e falei com os arquitetos, que me disseram que não veriam problema em fazer a substituição, mas como não costuma usar tijolo térmico, não sabiam se traria vantagens.
    O orçamentista, engenheiro civil, por acaso aconselhou-me a fazer a troca.

    Por exemplo em relação às paredes, foi aqui dito que ao contrário do que está previsto, o pano interior é que devia ser o mais largo, e não o exterior, mas o que é certo, é que em todas as obras que tenho visto com parede dupla, o pano exterior é sempre o mais largo.

    Também falei com eles sobre a caixilharia, e eles apenas aconselharam o aluminio por uma questão de estética, por ter perfis mais finos que o pvc, e ser o que costumam usar em obras próprias, e não por uma questão de conforto térmico.

    Obrigado.
  2.  # 102

    Boa tarde mhpinto,

    Eu acho que uma casa deve ter algumas áreas de circulação entre as divisões.
    Pode-se considerar espaço desperdiçado, mas na minha opinião, sem corredores e hall, uma casa pode parecer claustrofóbica.

    Por exemplo, à entrada, a versão inicial da planta teria um vão aberto ao lado das escadas, do r/c até ao 1º andar, e confesso que gostava disso, pois gosto disso em casas que tenho visitado.
    Mas precisamente por uma questão de aproveitamento de espaço, optei por colocar um wc desse lado no 1º andar, e fazer um closet na suite, que era onde antes estava previsto esse wc.

    A garagem será feita na cave, para aproveitar a inclinação do terreno, e só terá dois lados enterrados, e sinceramente, espaço para arrumar tralha nunca é demais.
    Posso dizer-lhe por exemplo que no apartamento onde moro, tenho 2 arrecadações, e acredite que se tivesse mais uma não se perdia nada.
    E num apartamento não tenho alguns utensílios como irei ter numa moradia, como sejam máquina de cortar relva, máquina de lavar com pressão, etc..

    Quanto à zona de refeições na sala, terá mesmo de haver, pois é o sitio onde comemos quando recebemos visitas.
    Acho que qualquer casa deve ter.
    Por acaso atualmente costumamos fazer as refeições na sala, e temos a mesa da cozinha para servir de extensão da bancada lol, mas na moradia penso que retomaremos a fazer as refeições na cozinha, pelo menos é essa a nossa ideia.
    E não gostamos de open space da cozinha para a sala...

    Obrigado pelas suas dicas sobre a disposição da cozinha, com exceção do open space lol

    Apesar de ter restrições orçamentais, porque não sou rico, nesta fase ainda não estou a pensar em fazer cortes na casa.
    Primeiro tenho de receber os orçamentos dos empreiteiros, e só depois verei se tenho de os fazer.

    O que exemplifiquei ao Nuno Gouveia, foi apenas porque lhe disse que queria gastar menos do que os 225k€ que ele indicou, e exemplos do que faria se os orçamentos ultrapassarem o montante que tenho em mente como sendo limite.

    Obrigado.
  3.  # 103

    Olá,
    Não consigo rever os alçados, o meu telemóvel está a reparar, e este de substituição não me permite pdfs..A arquitectura está aprovada, pronto, deixe apenas que diga por exemplo que não concordo à partida com isto
    "Outra coisa são as varandas, que como já disse, apenas as do sul terão real utilidade, mas as de nascente e poente serão apenas para embelezamento das fachadas. Se não existissem, penso que as fachadas não teriam graça, e ao colocar mais "ricócós" para as substituir, provavelmente iriam encarecer a obra."

    Porque, a meu ver, uma (falsa) varanda não tem como função (única) o embelezamento duma fachada. Especialmente em construção nova. Ainda em reabilitação podia ser necessário manter características como estas de varandas ou portas "falsas".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: constcasa
  4.  # 104

    Outro exemplo, gosto muito de lareiras, mas penso que, com os meios actuais ao dispor, a sua colocação deve ser estudada de forma a que depois não apresentem um entrave a contornar na disposição do espaço, como acontece muito com o estilo de lareiras como a apresentada na sua planta, em que depois, usualmente, ou muitas vezes, acaba por representar um obstáculo permanente nos interiores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: constcasa
  5.  # 105

    https://goo.gl/images/5yEhFC
    Impecável!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: constcasa
  6.  # 106

    Colocado por: constcasaBoa tarde mhpinto,

    Eu acho que uma casa deve ter algumas áreas de circulação entre as divisões.
    Pode-se considerar espaço desperdiçado, mas na minha opinião, sem corredores e hall, uma casa pode parecer claustrofóbica.

    Por exemplo, à entrada, a versão inicial da planta teria um vão aberto ao lado das escadas, do r/c até ao 1º andar, e confesso que gostava disso, pois gosto disso em casas que tenho visitado.
    Mas precisamente por uma questão de aproveitamento de espaço, optei por colocar um wc desse lado no 1º andar, e fazer um closet na suite, que era onde antes estava previsto esse wc.

    A garagem será feita na cave, para aproveitar a inclinação do terreno, e só terá dois lados enterrados, e sinceramente, espaço para arrumar tralha nunca é demais.
    Posso dizer-lhe por exemplo que no apartamento onde moro, tenho 2 arrecadações, e acredite que se tivesse mais uma não se perdia nada.
    E num apartamento não tenho alguns utensílios como irei ter numa moradia, como sejam máquina de cortar relva, máquina de lavar com pressão, etc..

    Quanto à zona de refeições na sala, terá mesmo de haver, pois é o sitio onde comemos quando recebemos visitas.
    Acho que qualquer casa deve ter.
    Por acaso atualmente costumamos fazer as refeições na sala, e temos a mesa da cozinha para servir de extensão da bancada lol, mas na moradia penso que retomaremos a fazer as refeições na cozinha, pelo menos é essa a nossa ideia.
    E não gostamos de open space da cozinha para a sala...

    Obrigado pelas suas dicas sobre a disposição da cozinha, com exceção do open space lol

    Apesar de ter restrições orçamentais, porque não sou rico, nesta fase ainda não estou a pensar em fazer cortes na casa.
    Primeiro tenho de receber os orçamentos dos empreiteiros, e só depois verei se tenho de os fazer.

    O que exemplifiquei ao Nuno Gouveia, foi apenas porque lhe disse que queria gastar menos do que os 225k€ que ele indicou, e exemplos do que faria se os orçamentos ultrapassarem o montante que tenho em mente como sendo limite.


    Como é normal e eu já esperava, a atual planta reflete preferências suas. Nem podia ser de outra forma. Ficou o meu contributo. Se vier a sentir necessidade de cortar nalguma coisa, pode recuperar os meus comentários.

    Deixe-me só dizer que também quanto a arrumações temos opinião distinta.
    Para mim, arrumação a mais equivale a uma muito maior probabilidade de acumular tralha que de outra forma iria diretamente, e bem, para o lixo. E estar a pagar uma valentes milenas para dar abrigo a coisas sem utilidade é algo que a mim me faz extrema confusão. A minha futura arrecadação vai ter 6 m2 e cada m2 desses já tem fim destinado. Depois de lá morar, se chegar à improvável conclusão que o espaço é curto, só então procurarei expandir a capacidade de arrumação, seja expandindo a arrecadação,seja fazendo então a garagem seja fazendo um abrigo de jardim. Para mim é mais uma despesa que nada ganho em fazê-la já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: constcasa
  7.  # 107

    Esta é a minha 1ª participação no fórum, vou tentar ser branda (espero que seja recíproco)...

    Caro constcasa, deixo-lhe a minha apreciação sobre as plantas apresentadas:

    - em relação à cave, não vejo grande proveito em ter uma área tão grande, procuraria aproveitar a área exterior sob o terreno, permitindo o acesso à lavandaria e uma relação com as zonas de lazer do piso superior;
    - em relação ao rés-do-chão, acho que a escada em formato L estabeleceria uma relação melhor com o hall (espaço de receção) evitando corredores comprimidos e claustrofóbicos; porque não abrir portas interiores mais amplas como o do acesso à sala? ou mesmo não ter nenhuma!; esta precisa de ter mais relação com o exterior, por exemplo, um deck mais largo ao invês de varanda que não dá para colocar uma mesa exterior; em relação à cozinha, essa disposição não funciona, o frigorífico e a arca estão muito longe da zona de confecção - proponho que coloque uma ilha com relação visual com a sala, com lugares sentados, armários na parede posterior e uma pequena bancada de apoio e ainda um espaço de despensa; não vejo necessidade da escada exterior no lado nascente, uma plataforma sem acessos ao redor dá mais privacidade ao quarto;
    - em relação ao 1º, os bochechos de varanda com 50cm nas laterais poente e nascente são de difícil acesso, não consegue limpar as guardas em vidro e não têm qualquer utilidade; pode aumentar a área do closet estendendo-o até à parede divisória com o quarto, esta não faz falta, o próprio armário faz de divisão; não sou muito apologista de varandas, por isso...
    - as chaminés parecem-me excessivamente altas;
    - onde fica a zona técnica/máquinas (bomba de calor, depósito aspiração, outros..)? e arrumos? uma casa tão grande...

    Att,
    Arqª Marta Andreso.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, MargaridaOVaz, constcasa
      Res do chao_a.jpg
      Garagem_a.jpg
  8.  # 108

    Colocado por: CMartin
    Porque, a meu ver, uma (falsa) varanda não tem como função (única) o embelezamento duma fachada. Especialmente em construção nova. Ainda em reabilitação podia ser necessário manter características como estas de varandas ou portas "falsas".


    Boa tarde CMartin,
    Se eventualmente eu decidisse abdicar das varandas de 90cm da parte nascente e poente , e alterar as respetivas portas por janelas (assim ia poupar dinheiro em vidro das guardas das varandas, e nas caixilharias e vidros das janelas), uma vez que seria alteração de fachadas, mesmo sem alterar a volumetria da casa, provavelmente tinha de colocar novo projeto de alterações na Câmara, e esperar novamente mais tempo até serem aprovadas, certo? E provavelmente seria necessário alterar o projeto de estabilidade. Ou bastaria apenas apresentar essas alterações nas telas finais?
    Quanto às varandas de prolongamento das varandas de sul, as tais de 50cm a nascente e poente, se optasse por acrescentá-las 30 ou 40cm, seria também necessário colocar novo projeto de alteração para ser aprovado na Câmara?

    Obrigado.
  9.  # 109

    Colocado por: CMartinOutro exemplo, gosto muito de lareiras, mas penso que, com os meios actuais ao dispor, a sua colocação deve ser estudada de forma a que depois não apresentem um entrave a contornar na disposição do espaço, como acontece muito com o estilo de lareiras como a apresentada na sua planta, em que depois, usualmente, ou muitas vezes, acaba por representar um obstáculo permanente nos interiores.


    A lareira será um recuperador a peletts, ou eventualmente salamandra.
    No projeto está no centro da parede, e pensamos colocar a tv na chaminé, mas ainda estamos a pensar se eventualmente poderá fica no canto, precisamente para não ocupar tanto espaço.
    Os arquitetos disseram-nos que não gostam de ver lareiras de canto, mas já temos visto em algumas casas, e não desgostamos; depois logo se vê.
    A minha esposa até preferia que ficasse uma caldeira na garagem, mas eu até gosto de ter a chama na sala, até porque a casa dos meus pais tem lareira, e eu gosto bastante de estar em frente à lareira. Apesar da chama dos peletts não ser a mesma coisa que a chama da lenha, dá alguma semelhança. O inconveniente poderia ser o barulho deste tipo de equipamentos, mas como será recuperador hidráulico, por causa do aquecimento central, estes recuperadores não fazem tanto barulho como os outros a ar.

    Obrigado.
  10.  # 110

    Colocado por: ratodecasahttps://goo.gl/images/5yEhFC
    Impecável!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:constcasa


    Boa tarde ratodecasa,
    Esta é bonita,mas também não deve ser nada barata lol.
    A minha será um recuperador a peletts, algo mais simples.

    Obrigado.
  11.  # 111

    Colocado por: mhpinto

    Como é normal e eu já esperava, a atual planta reflete preferências suas. Nem podia ser de outra forma. Ficou o meu contributo. Se vier a sentir necessidade de cortar nalguma coisa, pode recuperar os meus comentários.

    Deixe-me só dizer que também quanto a arrumações temos opinião distinta.
    Para mim, arrumação a mais equivale a uma muito maior probabilidade de acumular tralha que de outra forma iria diretamente, e bem, para o lixo. E estar a pagar uma valentes milenas para dar abrigo a coisas sem utilidade é algo que a mim me faz extrema confusão. A minha futura arrecadação vai ter 6 m2 e cada m2 desses já tem fim destinado. Depois de lá morar, se chegar à improvável conclusão que o espaço é curto, só então procurarei expandir a capacidade de arrumação, seja expandindo a arrecadação,seja fazendo então a garagem seja fazendo um abrigo de jardim. Para mim é mais uma despesa que nada ganho em fazê-la já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:constcasa


    Boa tarde mhpinto,
    Claro que agradeço muito os seus comentários.
    Não concordamos realmente quanto a espaço para arrumação :)
    A sua observação sobre a cozinha foi muito útil, pois como já disse, olhando para uma simples planta não me tinha apercebido da falta de funcionalidade por causa da disposição dos armários. Vai ser uma coisa fácil de alterar.
    Antes de pensar já em cortar, vou ter de esperar pelos orçamentos, e espero não me assustar lol.

    Obrigado.
  12.  # 112

    Colocado por: Build2BeingEsta é a minha 1ª participação no fórum, vou tentar ser branda (espero que seja recíproco)...

    Caro constcasa, deixo-lhe a minha apreciação sobre as plantas apresentadas:

    - em relação à cave, não vejo grande proveito em ter uma área tão grande, procuraria aproveitar a área exterior sob o terreno, permitindo o acesso à lavandaria e uma relação com as zonas de lazer do piso superior;
    - em relação ao rés-do-chão, acho que a escada em formato L estabeleceria uma relação melhor com o hall (espaço de receção) evitando corredores comprimidos e claustrofóbicos; porque não abrir portas interiores mais amplas como o do acesso à sala? ou mesmo não ter nenhuma!; esta precisa de ter mais relação com o exterior, por exemplo, um deck mais largo ao invês de varanda que não dá para colocar uma mesa exterior; em relação à cozinha, essa disposição não funciona, o frigorífico e a arca estão muito longe da zona de confecção - proponho que coloque uma ilha com relação visual com a sala, com lugares sentados, armários na parede posterior e uma pequena bancada de apoio e ainda um espaço de despensa; não vejo necessidade da escada exterior no lado nascente, uma plataforma sem acessos ao redor dá mais privacidade ao quarto;
    - em relação ao 1º, os bochechos de varanda com 50cm nas laterais poente e nascente são de difícil acesso, não consegue limpar as guardas em vidro e não têm qualquer utilidade; pode aumentar a área do closet estendendo-o até à parede divisória com o quarto, esta não faz falta, o próprio armário faz de divisão; não sou muito apologista de varandas, por isso...
    - as chaminés parecem-me excessivamente altas;
    - onde fica a zona técnica/máquinas (bomba de calor, depósito aspiração, outros..)? e arrumos? uma casa tão grande...

    Att,
    Arqª Marta Andreso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin,constcasa
      Res do chao_a.jpg
      Garagem_a.jpg


    Boa tarde Build2Being,

    Em 1º lugar, dizer-lhe que me sinto um lisonjeado por ter sido o 1º user a receber um comentário da sua parte.
    Muito obrigado.

    A cave, sinceramente não me parece excessiva, pois é o aproveitamento da inclinação do terreno, e dessa forma até dá para nivelar o r/c. Será que se tivesse menos 2 ou 3mts de comprimento, pouparia assim tanto dinheiro? E como já referi ao mhpinto, no apartamento onde resido atualmente, tenho 2 arrecadações, e se tivesse uma 3ª, provavelmente teria "tralha" para lá colocar lol.
    Quando refere que "procuraria aproveitar a área exterior sob o terreno, permitindo o acesso à lavandaria e uma relação com as zonas de lazer do piso superior", não sei se quer dizer que colocaria aí umas escadas para o exterior nessa zona, pois nessa zona a garagem está enterrada (é a parte mais alta do terreno). Se é essa a ideia, não gosto.

    A escada também me parecia melhor em L, ou U, mas como disse anteriormente, os arquitetos fizeram essa simulação, mas disseram que como as escadas vão desde a garagem até à cobertura, que vamos aproveitar para terraço, não existia espaço, e ia ocupar mais espaço do que com o formato como ficou.
    Na versão inicial as escadas até saiam 50 cm para fora da casa, mas a Câmara rejeitou, por não cumprir os 3mts para o terreno do vizinho.

    A porta da sala para o hall agora está com cerca de 1mt, mas provavelmente ficará com 2mts, e na mesma de correr, e tem mesmo de existir, porque senão, quando se entrasse pela porta principal, para se ir para a sala teria que se ir primeiro até à cozinha, o que não é funcional.

    A cozinha já me demonstraram que efetivamente não está funcional desta forma, e vamos corrigir depois já durante a obra quando se encomendar os móveis. Não gostamos de open space da cozinha para a sala.
    No desenho que gentilmente apresentou, a parte do despenseiro iria retirar muito espaço ao quarto/escritório. Não é?

    Quanto à varanda de sul do r/c ser mais larga, para colocar uma mesa e cadeiras, vai ser no deck das traseiras da casa que vamos colocar mesa e cadeiras, e uma pequena churrasqueira. É por isso que depois pretendo avançar um pouco mais esse deck, para o lado sul, para ficar com mais espaço disponível, e se puder, alagar também mais um pouco para o muro do nascente.
    Inicialmente o deck ia bater mesmo junto ao muro, mas por causa das escadas, a Câmara rejeitou dizendo que nessa parte o muro tinha mais de 1,50mts de altura, e então teve se afastar do muro.
    Essas escadas ainda vou pensar se não ficarão melhor em L, descendo ao longo da casa, para ver se não ocupa tanto espaço no deck, até porque era nessa zona onde agora estão previstas, que gostava de colocar a churrasqueira, para ficar mais afastada da casa, e evitar fumo para a minha casa e dos vizinhos.
    Considero essas escadas essenciais, para ter acesso à parte de baixo, porque de outra forma, para ir para a parte de trás do terreno, teria que entrar em casa, descer até à garagem, e sair pela porta de acesso das viaturas, e ir para trás.
    Por acaso em tempos fui visitar uma casa que nesse aspeto era idêntica à minha, era um terreno inclinado, em que a cozinha ficava nas traseiras, e ficava à altura de um 1º andar, e tinha um deck como o meu. Mas não tinha escada. Então, para depois irmos ver o quintal, tivemos de entrar em casa, descer até à garagem, e então sair para ir para o quintal. Nada prático.
    Nessa parte do terreno das traseiras, não vamos colocar relva, mas sim aproveitar para ter uma pequena horta.
    Ah, quanto à privacidade do quarto do r/c, essa divisão vai ser o escritório, os quartos a serem usados como esse efeito, serão mesmo os do 1º andar.

    Quanto às varandas dos 50cm, realmente não me tinha apercebido na planta que estavam tão estreitas; tinha ideia que estavam com 90cm como as outras ao lado.
    Como é arquiteta, aproveito para lhe colocar também as questões que coloquei ainda há pouco ao CMartim:
    Se eventualmente eu decidisse abdicar das varandas de 90cm da parte nascente e poente , e alterar as respetivas portas por janelas (assim ia poupar dinheiro em vidro das guardas das varandas, e nas caixilharias e vidros das janelas), uma vez que seria alteração de fachadas, mesmo sem alterar a volumetria da casa, provavelmente tinha de colocar novo projeto de alterações na Câmara, e esperar novamente mais tempo até serem aprovadas, certo? E provavelmente seria necessário alterar o projeto de estabilidade. Ou bastaria apenas apresentar essas alterações nas telas finais?
    Quanto às varandas de prolongamento das varandas de sul, as tais de 50cm a nascente e poente, se optasse por acrescentá-las 30 ou 40cm, seria também necessário colocar novo projeto de alteração para ser aprovado na Câmara? Tive cerca de 1 anos e 3 mêses para os projetos serem aprovados na Câmara, e sinceramente não me apetece estar mais tempo à espera, até porque já me fui aperebendo que os custos com materiais e dos empreiteiros, hoje estão mais elevados do que estavam à 2 anos atrás, quando começámos a pensar em fazer casa.
    Se eventualmente abdicasse dessas varandas, as de 90cm, e/ou as de 50cm, que sugestão teria para essas fachadas?
    Se abdicasse das varandas de 90cm, teria de substituir as portas por janelas, pois pretendemos ter visão para a frente e traseiras da casa, e não apenas para as laterais.

    Por esse motivo, não podemos prolongar o closet até à parede divisória do quarto, pois dessa forma perderíamos a porta (eventualmente janela) para as traseiras da casa.

    As chaminés tiveram de ser subidas, pois na versão inicial eram mais baixas, mas foi a Câmara que indicou que tinham de ser mais altas.

    Bomba de calor não vamos ter, vamos ter recuperador de calor a peletts na sala.
    O depósito da aspiração central e o depósito da água dos painéis solares ficarão na garagem, mas por acaso nunca perguntei aos arquitetos onde ficarão localizados.
    Os arrumos serão na garagem, sem grande planamento, depois logo se pensa num ou outro armário. Não nos preocupámos muito em construir alguma divisão na garagem específica para arrumos; preferimos uma garagem ampla, e a zona da lavandaria.
    Eu até nem faria a zona da lavandaria, e ficava tudo amplo, e colocava as máquinas na cozinha, como tenho hoje em dia no apartamento, mas a minha esposa e os arquitetos é que me convenceram a fazer a lavandaria na garagem :)

    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Build2Being
  13.  # 113

    Colocado por: constcasaEu até nem faria a zona da lavandaria, e ficava tudo amplo, e colocava as máquinas na cozinha, como tenho hoje em dia no apartamento, mas a minha esposa e os arquitetos é que me convenceram a fazer a lavandaria na garagem :)

    E convenceram muito bem. Uma área generosa para tratamento de roupa faz muita falta. Se tiver acesso directo ao exterior melhor.
    Concordam com este comentário: Build2Being
    Estas pessoas agradeceram este comentário: constcasa
  14.  # 114

    Colocado por: constcasa

    Boa tarde CMartin,
    Se eventualmente eu decidisse abdicar das varandas de 90cm da parte nascente e poente , e alterar as respetivas portas por janelas (assim ia poupar dinheiro em vidro das guardas das varandas, e nas caixilharias e vidros das janelas), uma vez que seria alteração de fachadas, mesmo sem alterar a volumetria da casa, provavelmente tinha de colocar novo projeto de alterações na Câmara, e esperar novamente mais tempo até serem aprovadas, certo? E provavelmente seria necessário alterar o projeto de estabilidade. Ou bastaria apenas apresentar essas alterações nas telas finais?
    Quanto às varandas de prolongamento das varandas de sul, as tais de 50cm a nascente e poente, se optasse por acrescentá-las 30 ou 40cm, seria também necessário colocar novo projeto de alteração para ser aprovado na Câmara?

    Obrigado.

    Eu pessoalmente se estivesse no seu lugar reequacionava de facto essas varandas, aliás, constcasa permita dizer-lhe que não deveria ver assim com facilidade varandas para enfeitar a fachada..como não servem para utilidade nenhuma, servem apenas, como o constcasa disse e bem, empatar nisso dinheiro.
    Sim, necessita de aprovação, no meu entendimento do seguinte : " a lei 60/2007 no seu artigo 6º na sua alínea b refere que isenta de licença:
    b) As obras de alteração no interior de edifícios ou suas fracções, à excepção dos imóveis classificados ou em vias de classificação, que não impliquem modificações
    na estrutura de estabilidade, das cérceas, da forma das fachadas e da forma dos telhados;"

    No seu lugar, e apesar de não lhe estar a apetecer mais tempo à espera de aprovações agora por alterações, eu preferia isso do que manter as varandas. Uma casa é para a sua vida. No entanto, esta é a minha visão do que eu quereria para mim.
    Não faço ideia se precisaria de novo projecto de estabilidades por alterações ao retirar as varandas, os arquitectos saberão do seu projecto, mas, repito, eu não teria ido para a frente com as varandas nesses moldes, logo, preferiria fazer bem, nem que para isso precisasse de dar 2 passos atrás e pedir aprovação camarária pela alteração do que construir uma casa a pensar que afinal as varandas dela de nada servem.

    Para ajudar se puder por os pdfs dos alçados antes como imagem para se conseguir ver neste meu telemóvel era bom.
    Gostava de os poder ver de novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: constcasa
  15.  # 115

    Colocado por: constcasa

    A lareira será um recuperador a peletts, ou eventualmente salamandra.
    No projeto está no centro da parede, e pensamos colocar a tv na chaminé, mas ainda estamos a pensar se eventualmente poderá fica no canto, precisamente para não ocupar tanto espaço.
    Os arquitetos disseram-nos que não gostam de ver lareiras de canto, mas já temos visto em algumas casas, e não desgostamos; depois logo se vê.
    A minha esposa até preferia que ficasse uma caldeira na garagem, mas eu até gosto de ter a chama na sala, até porque a casa dos meus pais tem lareira, e eu gosto bastante de estar em frente à lareira. Apesar da chama dos peletts não ser a mesma coisa que a chama da lenha, dá alguma semelhança. O inconveniente poderia ser o barulho deste tipo de equipamentos, mas como será recuperador hidráulico, por causa do aquecimento central, estes recuperadores não fazem tanto barulho como os outros a ar.

    Obrigado.

    Eu também gosto muito de lareiras e tenho duas. Uma num canto do escritório. A outra é daquelas enormes onde nos podemos sentar dentro, ocupando uma parede inteira da sala. A minha casa é de arquitectura popular, portanto um pouco diferente.
    Numa construção de arquitectura actual, pessoalmente optaria por uma lareira, e repare que até pode ser a meio da parede que não acho nem sugeri que fosse de canto, mas que não condicionasse a disposição das zonas e da distribuição de móveis.
      900CR_Diamond.jpg
      ce90dad6badfe6395c73bf8f6cde5f7d.jpg
    • DR1982
    • 16 junho 2018 editado

     # 116

    Eu sempre me fez alguma confusão ver a TV e o recuperador/lareira na mesma parede, fica estranho na minha opinião, a solução que mais gosto é como tenho em casa atualmente, TV em frente ao sofá e recuperador de lado, gosto bastante desta forma!
    Assim:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: constcasa
      66EF4898-7224-4093-BBD8-3483A0ECCA8A.jpeg
  16.  # 117

    Colocado por: CMartin
    Para ajudar se puder por os pdfs dos alçados antes como imagem para se conseguir ver neste meu telemóvel era bom.
    Gostava de os poder ver de novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:constcasa


    Seguem os alçados em JPEG.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      Alçado Sul.jpg
      Alçado Nascente.jpg
      Alçado Poente.jpg
  17.  # 118

    Colocado por: constcasa

    Seguem os alçados em JPEG.
      Alçado Sul.jpg
      Alçado Nascente.jpg
      Alçado Poente.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      Alçado Norte.jpg
  18.  # 119

    Colocado por: DR1982Eu sempre me fez alguma confusão ver a TV e o recuperador/lareira na mesma parede, fica estranho na minha opinião, a solução que mais gosto é como tenho em casa atualmente, TV em frente ao sofá e recuperador de lado, gosto bastante desta forma!
    Assim:
    Estas pessoas agradeceram este comentário:constcasa
      66EF4898-7224-4093-BBD8-3483A0ECCA8A.jpeg


    Boa noite DR1982,

    Nós já vimos 2 ou 3 casas com a tv na chaminé da lareira, e não desgostámos.
    Tenho é algum receio que o calor danifique a tv, mas neste caso, como é a peletts, e será recuperador hidráulico, em casas da especialidade disseram-me que não haveria problema, pois não sai tanto calor como sairia se fosse um recuperador com circulação de ar.
  19.  # 120

    Colocado por: constcasa

    Boa noite DR1982,

    Nós já vimos 2 ou 3 casas com a tv na chaminé da lareira, e não desgostámos.
    Tenho é algum receio que o calor danifique a tv, mas neste caso, como é a peletts, e será recuperador hidráulico, em casas da especialidade disseram-me que não haveria problema, pois não sai tanto calor como sairia se fosse um recuperador com circulação de ar.
    Se gostam entao nao ha problema, tem é de ver se depois a tv não fica muito alta...
 
0.0417 seg. NEW