Iniciar sessão ou registar-se
    • marq
    • 17 junho 2018

# 121

Boa noite, apesar de não ter lido grande parte dos comentários, vou dar a minha opinião.
    A caixa de escadas deveria ser redesenhada, ocupa muito espaço, e não vejo grande utilidade que a mesma vá até a cobertura acessível sendo que não vai tirar partido da cobertura; só se for para montar um solário, para mais não possui guardas pelo que não vejo utilidade. Neste pormenor já poupa dinheiro. Alias, o edifício fica muito alto, deve ser para compensar algo no seu...
    Ás pequenas palas decorativas, também são deitar dinheiro fora, "brincos" que iram dar dores de cabeça no futuro próximo, quando tiver que lavar as paredes todos os anos por causa do lixo que se vai depositar nelas e quando chover vão deixar umas belas marcas nas fachadas.
    A cave também pode ser reduzida significativamente ou deve pensar em aproveitar melhor este espaço.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  1.  # 122

Colocado por: antonylemosnos alçados poente nascente é que não se percebe mesmo a razão das varandas... para gastar €€..

Afinal, também sobre as varandas, até já tinha sido dito, constcasa.
  2.  # 123

E as palas e palinhas, sem uma boa solução de isolamento térmico (revestimento integral, destacamento com ligadores estruturais ad-hoc tipo Halfen, ou algo do género) são ótimas alhetas de dissipação de calor e logo, das melhores fontes de condensações dentro de casa.
    Concordam com este comentário: CMartin, Anonimo16062021, Pedro Barradas, marq
  3.  # 124

Colocado por: constcasa

Boa tarde Build2Being,

Em 1º lugar, dizer-lhe que me sinto um lisonjeado por ter sido o 1º user a receber um comentário da sua parte.
    Muito obrigado.

A cave, sinceramente não me parece excessiva, pois é o aproveitamento da inclinação do terreno, e dessa forma até dá para nivelar o r/c. Será que se tivesse menos 2 ou 3mts de comprimento, pouparia assim tanto dinheiro? E como já referi ao mhpinto, no apartamento onde resido atualmente, tenho 2 arrecadações, e se tivesse uma 3ª, provavelmente teria "tralha" para lá colocar lol.
    Quando refere que "procuraria aproveitar a área exterior sob o terreno, permitindo o acesso à lavandaria e uma relação com as zonas de lazer do piso superior", não sei se quer dizer que colocaria aí umas escadas para o exterior nessa zona, pois nessa zona a garagem está enterrada (é a parte mais alta do terreno). Se é essa a ideia, não gosto.

A escada também me parecia melhor em L, ou U, mas como disse anteriormente, os arquitetos fizeram essa simulação, mas disseram que como as escadas vão desde a garagem até à cobertura, que vamos aproveitar para terraço, não existia espaço, e ia ocupar mais espaço do que com o formato como ficou.
    Na versão inicial as escadas até saiam 50 cm para fora da casa, mas a Câmara rejeitou, por não cumprir os 3mts para o terreno do vizinho.

A porta da sala para o hall agora está com cerca de 1mt, mas provavelmente ficará com 2mts, e na mesma de correr, e tem mesmo de existir, porque senão, quando se entrasse pela porta principal, para se ir para a sala teria que se ir primeiro até à cozinha, o que não é funcional.

A cozinha já me demonstraram que efetivamente não está funcional desta forma, e vamos corrigir depois já durante a obra quando se encomendar os móveis. Não gostamos de open space da cozinha para a sala.
    No desenho que gentilmente apresentou, a parte do despenseiro iria retirar muito espaço ao quarto/escritório. Não é?

Quanto à varanda de sul do r/c ser mais larga, para colocar uma mesa e cadeiras, vai ser no deck das traseiras da casa que vamos colocar mesa e cadeiras, e uma pequena churrasqueira. É por isso que depois pretendo avançar um pouco mais esse deck, para o lado sul, para ficar com mais espaço disponível, e se puder, alagar também mais um pouco para o muro do nascente.
    Inicialmente o deck ia bater mesmo junto ao muro, mas por causa das escadas, a Câmara rejeitou dizendo que nessa parte o muro tinha mais de 1,50mts de altura, e então teve se afastar do muro.
    Essas escadas ainda vou pensar se não ficarão melhor em L, descendo ao longo da casa, para ver se não ocupa tanto espaço no deck, até porque era nessa zona onde agora estão previstas, que gostava de colocar a churrasqueira, para ficar mais afastada da casa, e evitar fumo para a minha casa e dos vizinhos.
    Considero essas escadas essenciais, para ter acesso à parte de baixo, porque de outra forma, para ir para a parte de trás do terreno, teria que entrar em casa, descer até à garagem, e sair pela porta de acesso das viaturas, e ir para trás.
    Por acaso em tempos fui visitar uma casa que nesse aspeto era idêntica à minha, era um terreno inclinado, em que a cozinha ficava nas traseiras, e ficava à altura de um 1º andar, e tinha um deck como o meu. Mas não tinha escada. Então, para depois irmos ver o quintal, tivemos de entrar em casa, descer até à garagem, e então sair para ir para o quintal. Nada prático.
    Nessa parte do terreno das traseiras, não vamos colocar relva, mas sim aproveitar para ter uma pequena horta.
    Ah, quanto à privacidade do quarto do r/c, essa divisão vai ser o escritório, os quartos a serem usados como esse efeito, serão mesmo os do 1º andar.

Quanto às varandas dos 50cm, realmente não me tinha apercebido na planta que estavam tão estreitas; tinha ideia que estavam com 90cm como as outras ao lado.
    Como é arquiteta, aproveito para lhe colocar também as questões que coloquei ainda há pouco ao CMartim:
    Se eventualmente eu decidisse abdicar das varandas de 90cm da parte nascente e poente , e alterar as respetivas portas por janelas (assim ia poupar dinheiro em vidro das guardas das varandas, e nas caixilharias e vidros das janelas), uma vez que seria alteração de fachadas, mesmo sem alterar a volumetria da casa, provavelmente tinha de colocar novo projeto de alterações na Câmara, e esperar novamente mais tempo até serem aprovadas, certo? E provavelmente seria necessário alterar o projeto de estabilidade. Ou bastaria apenas apresentar essas alterações nas telas finais?
    Quanto às varandas de prolongamento das varandas de sul, as tais de 50cm a nascente e poente, se optasse por acrescentá-las 30 ou 40cm, seria também necessário colocar novo projeto de alteração para ser aprovado na Câmara? Tive cerca de 1 anos e 3 mêses para os projetos serem aprovados na Câmara, e sinceramente não me apetece estar mais tempo à espera, até porque já me fui aperebendo que os custos com materiais e dos empreiteiros, hoje estão mais elevados do que estavam à 2 anos atrás, quando começámos a pensar em fazer casa.
    Se eventualmente abdicasse dessas varandas, as de 90cm, e/ou as de 50cm, que sugestão teria para essas fachadas?
    Se abdicasse das varandas de 90cm, teria de substituir as portas por janelas, pois pretendemos ter visão para a frente e traseiras da casa, e não apenas para as laterais.

Por esse motivo, não podemos prolongar o closet até à parede divisória do quarto, pois dessa forma perderíamos a porta (eventualmente janela) para as traseiras da casa.

As chaminés tiveram de ser subidas, pois na versão inicial eram mais baixas, mas foi a Câmara que indicou que tinham de ser mais altas.

Bomba de calor não vamos ter, vamos ter recuperador de calor a peletts na sala.
    O depósito da aspiração central e o depósito da água dos painéis solares ficarão na garagem, mas por acaso nunca perguntei aos arquitetos onde ficarão localizados.
    Os arrumos serão na garagem, sem grande planamento, depois logo se pensa num ou outro armário. Não nos preocupámos muito em construir alguma divisão na garagem específica para arrumos; preferimos uma garagem ampla, e a zona da lavandaria.
    Eu até nem faria a zona da lavandaria, e ficava tudo amplo, e colocava as máquinas na cozinha, como tenho hoje em dia no apartamento, mas a minha esposa e os arquitetos é que me convenceram a fazer a lavandaria na garagem :)

Obrigado.

A cave, no lado poente, não está propriamente enterrada, segundo os desenhos que apresenta, e assim, se recuasse a parede conforme lhe indiquei em planta, ficaria com acesso plano à zona exterior, caso assim entendesse.
    Se pouparia muito? Cave enterrada significa ter muros de betão de sustentação de terras e sistemas de impermeabilização redobrados, não vá a humidade começar a trepar pela casa toda... Na implantação que tem neste momento, nem sei se se justifica ter a cave enterrada, tirando o lado norte, e mesmo este... Além disso com 3 frentes, nascente, poente e sul, poderia ter aí uma sala de entretenimento ou mesmo o escritório tirando proveito das frentes para entradas de luz.
    https://i.pinimg.com/originals/62/2d/cb/622dcb755e37da986fbf04b4ccd6ba5e.jpg - criar entradas de luz com pátios
    https://images.adsttc.com/media/images/59ee/c1e9/b22e/3864/9800/017f/newsletter/087.jpg?1508819413 - libertar a base para ter jardim e acessos à volta, com as varandas projetadas (o sei conceito é mais parecido com este)

Não percebo porque é que a câmara pediu para subir as chaminés, eventualmente por causa do volume da caixa de escadas que vai até à cobertura. E atenção, se há intenção de usar a cobertura como terraço não estão previstas as devidas proteções (guardas) - não se esqueça disso!

A solução que lhe apresentei para cozinha foi com base na planta fornecida, se o escritório não é quarto mas poderia vir a ser, esta solução rouba um pouco de espaço, mas como todas as ideias, elas devem ser estudadas para se obter a melhor solução. Se pretende usar o deck a nascente para o convívio exterior, aconselho a ter uma saída nessa fachada através da cozinha, melhora a praticabilidade do uso do espaço. No entanto, devo referir que o deck a nascente vai ser mais frio, com pouco sol.

Em relação às varandas, todas as alterações em elementos estruturais e fachadas devem ser aprovados pela câmara. Tive uma situação, uma obra de reabilitação que fiscalizei, em que toda a fachada posterior não seria recuperável conforme previsto (licenciado) e a solução seria demolir na íntegra e fazer de novo, com novo desenho. Para não perder tempo à espera de licença, e porque o DO assim pretendia, decidimos avançar com a obra ao mesmo tempo que o processo avançava na câmara. Este procedimento não é boa prática, até porque não é o que a lei prevê nestes casos, mas decidimos arriscar e correu bem :). O que pretendo dizer, no fundo, é que se as alterações forem muito significativas (e julgo ser o caso), não bastarão telas finais, tem mesmo de ir para aprovação, acredito que se fosse apenas para limar aquelas duas varandas, mantendo os limites já definidos, não se justificava a reapreciação (mas também pode depender do município, nem sei onde fica). Quanto a soluções, provavelmente manteria a pala, prolongando para as varandas dos quartos contíguos a nascente e poente, e as restantes, não sei, de qualquer maneira é preciso sombrear os vãos da sala e cozinha voltados a sul, por isso a solução não pode ser somente retirando as varandas.
    Concordam com este comentário: mhpinto

0.0202 seg. NEW