Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: emadAgora é preciso 1000€/mes para acompanhar a obra?

O emad está a confundir acompanhamento de obra pelo projectista, com a direcção de obra, o director de obra é responsável pelos prazos, o acompanhamento de obra não tem nada a ver com prazos.

Colocado por: emadSe arquitecto tivesse de ir à obra uma vez por mês era preciso pagar 1000€/mês?

Ninguém se responsabiliza pelos prazos de uma obra, indo lá uma vez por mês, um director de obra, aquele que se responde pelos prazos da obra, tem que ir à obra pelo menos dia sim, dia não. Eu sou o responsável pelos prazos das minhas obras, e estou lá quase todos os dias, às vezes mais do que uma vez por dia.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • ik
    • 26 junho 2018

# 102

Emad,

Cómo está a temperatura aí? Vai comprar as máquinas do AC?
    • emad
    • 26 junho 2018

# 103

Colocado por: ikEmad,

Cómo está a temperatura aí? Vai comprar as máquinas do AC?

Nestes dias há noite a temperatura dentro de casa varia entre os 23 e 24. Tenho mantido as brisas solares fechadas todo o dia. Há noite quando chegamos a casa abrimos.
    Cada vez me convenço que os AC nao serão para já.
    Vamos indo e vamos vendo.
    • ik
    • 26 junho 2018

# 104

Colocado por: emad
    Nestes dias há noite a temperatura dentro de casa varia entre os 23 e 24. Tenho mantido as brisas solares fechadas todo o dia. Há noite quando chegamos a casa abrimos.
    Cada vez me convenço que os AC nao serão para já.
    Vamos indo e vamos vendo.

Se não passou dos 24 e com a temperatura que esteve, não está nada mal
  2.  # 105

Colocado por: ****Porquê está a denegrir

Eu? Indique onde é que escrevi uma coisa dessas?!
  3.  # 106

Caro Sousa Tavares,

Arquitetura não são só desenhos bonitos para cumprirem a legislação e serem aprovados pelas câmaras. Naturalmente que um arquiteto fará um projeto de uma determinada maneira e diferente do projeto do arquiteto seu vizinho, porque são cabeças diferentes, logo, ideias diferentes, experiências diferentes.

E o que é o projeto afinal? Como escolher o arquiteto com a ideia melhor para nós? Que garantias posso ter que escolhi o melhor profissional?

Ainda hoje existem muitos profissionais que fazem arquitetura apenas desenhando. Desenham uma sala, uma cozinha, dois quartos e um wc, não importa se há espaço para passar condutas e tubajens em espaços técnicos próprios, ou se tem espaço para ter um compartimento adequado para tais infraestruturas.
    Arquitetura é construção! Projeto é construção!
    Mesmo em fase de licenciamento, em que os desenhos não têm tanta informação, é preciso perceber que, por exemplo, a espessura da parede exterior apresenta tal dimensão porque será construída com determinados elementos, previamente escolhidos para dar resposta à composição da fachada, aos requisitos de isolamento térmico e acústico, e à sustentabilidade estrutural. E tudo isto definido antes do projeto de execução ou mesmo obra.
    Se não houver estas pré-definições, quando se for para projeto de execução ou mesmo obra, a sala, a cozinha, os dois quartos e o wc irão perder espaço, porque afinal as paredes exteriores são mais espessas, é preciso contemplar os espaços técnicos, e porque a estrutura começou a invadir os mesmos compartimentos, e no final, o projeto licenciado teve que ser modificado por todos estes elementos e o DO terá que aceitar todas estas surpresas.

Arquitetos há muitos... Se não os conhece, peça feedbacks, converse com eles, observe o trabalho deles tanto em papel como obra construída.
    Embora, isto é muito ingrato porque as obras construídas não são para os arquitetos, são para o DO, o cliente, e este acaba por ter mais peso uma vez que é o financiador, portanto, o resultado poderá ser uma obra que nada teve a ver com o que o arquiteto projetou. E isto não significa de que o profissional não é bom ou que a ideia dele não era boa, simplesmente há DOs e DOs, e mesmo que o arquiteto escolha materiais e soluções adequadas ao orçamento disponível, gostos não se discutem...

Tudo pode acontecer quando o projeto sai do papel. Mais importante que tudo é ter um arquiteto que o acompanhe e o ajude nas tomadas de decisões, e acima de tudo, com respeito. Se confiar no seu profissional ele estará sempre para si e consigo. Se confiar no seu profissional, peça um bom projeto de licenciamento (com pré-execução e compatibilidade de todas as especialidades, ou mesmo projeto de execução se vir que tem dinheiro para o pagar), o MQT, o CE e acompanhamento a 100% em obra.

Att,
    Arqª Marta Andreso
  4.  # 107

****- então se o terreno é meu , se a obra é minha , se eu pago tudo .. e não posso entrar na minha obra sem autorização??? Só faltava isso.
    Se eu não fosse lá para evitar alguns erros ... uiu
  5.  # 108

Colocado por: enf.magalhaesnão posso entrar na minha obra sem autorização???

Não!
    Ainda que o terreno seja seu e a obra tb, o responsável pelo estaleiro é o empreiteiro.
    Só entra na obra com a autorização dele.

Colocado por: enf.magalhaesSe eu não fosse lá para evitar alguns erros ...

O DO não tem que ir à obra para evitar erros.
    Essa é uma função do DT, é para isso que o empreiteiro o contratou.
  6.  # 109

O DT está lá todos os dias ou a todas as horas ? Não... se não passo lá a avisar/ lembrar alguns aspectos estava bem tramado .
    Na minha obra entro quando eu quiser , claro que tenho de seguir as indicações de de segurança dadas por o empreiteiro.
    Claro que era melhor para o empreiteiro que ninguém aparecesse...
    Se não gostam , lamento ...
    Concordam com este comentário: sousa tavares, Anonimo06082021, zinna, Pedro Azevedo78
  7.  # 110

Colocado por: enf.magalhaesO DT está lá todos os dias ou a todas as horas ?

Deveria estar.
    No seu contrato o no CE não tem uma clausula do género:
    – A Direção técnica da obra deverá ser executada por profissional devidamente habilitado para os trabalhos em causa, sendo a sua função dirigir e orientar a obra com uma periodicidade diária para que esta seja corretamente executada.
    - O empreiteiro elegerá e indicará, nos quinze dias subsequentes aos da data da contratação da empreitada, um diretor de obra e submeterá a sua escolha à aprovação do dono da obra (ou da fiscalização).
    - Se outras não se encontrarem estabelecidas no termo contratual, o diretor da obra deverá deter no mínimo formação superior em engenharia civil.
    • emad
    • 26 junho 2018

# 111

É só iluminados. Isso era se todos os profissionais fossem sérios, honestos e profissionais.

Joelm ainda bem que 5k sao trocos para si. É melhor nao vir para Portugal trabalhar, senao vai passar fome.
    Concordam com este comentário: zinna
  8.  # 112

Colocado por: JoelMfaz ideia quanto custaUMAlicensa para o software de desenho...

Depende, tanto pode custar 380€ + IVA, Como 6000€ não chegar.
    Não sec ompra um software topo de gama, se os clientes não pagam, se não há trabalhos que justifiquem o mesmo, e/ ou o técnico não tem os conhecimentos para usufruir de todas as vantagens do mesmo ( ou ter ainda que ir efectuar uma formação especializada, á suas custa e do seu tempo, havendo outras coisas muito mais prioritárias). também não menos verdade, e no caso dos BIM, em diversos projectos é dificl tirar partido do BIM... e ainda arranjar os parceiros ( especialidades) que utilizem os dados da arquitectura, levando um preço simpático...
    Na verdade, este tema depende da realidade...
    Temos depois ainda a existência das licenças pirata.

Por isso, aqui é Autocad LT2010, (estamos a pensar migrar para ZWcad) + SketchupPRO (desde 2004)...
  9.  # 113

Colocado por: JoelMeu saí de Portugal por isso mesmo, toda a gente espreme preços, o cliente acha sempre caro, o arquitecto começa com licenças piratas e acaba com estagiários a fazer o trabalho de arquitectos... e assim vai Portugal! (descrição real do que aconteceu no gabinete onde trabalhei)

Joel, depois anda aí a comer sandes ao almoço, se tiver tempo, né!!!? ;)

Agora a sério, saiu, procurou melhores condições de trabalho/ vida, se encontrou ou não, ainda não percebi... esté sempre a queixar-se ;) A vida não é perfeita... Aqui pode-se não ganhar muito , mas temos muitas outras coisas boas... que talvez aí não tenha.
  10.  # 114

A culpa disto tudo é dos DO e não estou a gozar, porque para o bem ou mal são eles que escolhem os profissionais. Eu felizmente dei conta a tempo que me ia f@der no processo todo que é construir uma casa, processo esse que claramente se tornou demasiado complexo mesmo para um DO informado como eu até me considerava. Mais vale muitas vezes dar uma passo atrás para um dia dar dois para a frente.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  11.  # 115

Sr. arquiteto ****,

Fez-me uma acusação sem a fundamentar. Creio que já terá visto a minha pergunta, até porque já fez um comentário a seguir. Aguardo que se manifeste.

Ou acobardou-se??
  12.  # 116

Colocado por: JoelMporque a médio prazo, um pessoa só com BIM faz o trabalho de 2 ou 3 em CAD no mesmo tempo.

Depende do tipo de trabalho e do que pretende extrair do mesmo, e das tipologias que costuma fazer.. não é directo... Em reabilitação com tudo torto, não serve... Desenhos de sobreposição, também não os acho como boas ferramentas...
    Para isso faço a modelação em 3D no SU.. e tratamento 2D em ACAD e/ ou vice-versa...
    Já fui a seminários BIM, já tive VECTORWORKS...
    Bem como os custos associados face o rendimento obtido, não compensa.. Pelo menos eu acho que para a nossa utilização não compensa.
  13.  # 117

Colocado por: jorgferrA culpa disto tudo é dos DO e não estou a gozar, porque para o bem ou mal são eles que escolhem os profissionais. Eu felizmente dei conta a tempo que me ia f@der no processo todo que é construir uma casa, processo esse que claramente se tornou demasiado complexo mesmo para um DO informado como eu até me considerava. Mais vale muitas vezes dar uma passo atrás para um dia dar dois para a frente.

O que é que correu mal? Mesmo assim ainda pensa um dia construir a sua casa?
  14.  # 118

Colocado por: JoelMortugal tem muitas coisas boas, principalmente para quando vou aí de férias! para trabalhar? (para já) nao obrigado!

Trabalhar por conta de outrem, é sempre outro descanso... ;)
  15.  # 119

Colocado por: sousa tavares

O que é que correu mal? Mesmo assim ainda pensa um dia construir a sua casa?
    Penso um dia construir mas começando tudo ao contrário. Ou seja, primeiro encontrar um construtor de total confiança e depois ir a partir dai. Claramente para mim o construtor é a chave para tudo correr bem ou mal.
    Concordam com este comentário: VCAC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  16.  # 120

Colocado por: JoelMBIM faz exactamente o mesmo que CAD se assim quiser mas multiplica por 20 o resto das potencialidades. Ao fazer modelação em SU e 2D em cad está basicamente a fazer duas vezes o mesmo trabalho, em BIM ao fazer um, o outro fica automaticamente feito. Mapas de quantidades é uma maravilha... tem é de saber trabalhar com o software para bater tudo certo.

Vectorworks está uns passos a trás de Archicad ou Revit... tanto em ferramentas como em bibliotecas.

Bem sei.. quanto às quantidades geradas.. sou um muito céptico, em particular em projectos de reabilitação com aproveitamentos e areas definidas para tratar, outras para fazer outra coisa, etc...é para esquecer, O desenho face a geometria de certos edifícios seria tão trabalhoso que não compensaria.. ( a menos que fosse prática aqui explorar algum arquitecto júnior, arquitecto estagiário, estudante de arquitectura, que como é obvio já deveria ser mestre no software, trazer o seu proprio portátil e software pirata)

Outro problema destes softwares BIM, é que necessitam de um investimento elevado também ao nível de hardware.... não vai lá com Portáteis de 1200€, e muito menos terem que durar pelo menos 5 anos.

0.0368 seg. NEW