Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: ****Já me viu acobardar a alguém? Por acaso ando ocupado e não vi a sua , mas torno a dizer , talvez o arquiteto que contratou seja exigente e o seu preço , de acordo com o serviço prestado , pode ser muito bom , agora dizer que não presta é muito mau , eu sou contra vasculhar o lixo e nem na minha casa , em termos de empreiteiro, discuti preços fiz o meu orçamento e negociei dentro da minha fasquia !

Obrigado por ter respondido!

Atenção!! Eu não contratei o arquiteto que exige fazer sempre um PE no seu projeto de execução. Apenas o consultei!

Além disso, não me parece que alguma vez tenha criticado ou denegrido o arquiteto em causa. Apenas coloquei este assunto em debate neste fórum.

A ideia seria saber se, na verdade, é indispensável um PE para se levar a bom porto a construção de uma moradia.
  2.  # 122

Acho que a necessidade do PE se resume assim:
    Isto é assim se quer fazer uma casa minimalista , em que todo o detalhe e alinhamento é fundamental, SIM. Se quer uma casa não sendo minimalista, mas tem muita personalização, recorrendo a soluções não standard, tem gosto e desejo de definir até ao infimo detalhe tudo e não irá haver alterações de monta durante a obra SIM precisa.
    Se por outro lado.
    A sua casa é uma moradia Tipica/ corrente/ tradicional ( com telhado) ou equivalente, mas com cobertura plana... utiliza soluções tipificadas/ standartizadas e comumente utilizadas por qq Empreiteiro. Igualmente se depois os acabamntos logo se vÊ, pois a esposa tem um ideia agora, mas lá mais para a frente, a IS, que estava pensado ser revestida a pastilha,afinal já não irá ser, pois apaixonou-se por um ambiente que viu num showroom e irá então alterar tudo para um porcelanico rectificado a imitar marmore estremoz...NÃO, não precisa.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Anonimo1710, CMLS265, antonylemos
  3.  # 123

Colocado por: ****as casas que por aqui se vê não se chama arquitetura, mas sim umas habitações, talvez fica-se com uma casa a sério ,
    para nao falar em uma casa que pode valorizar..
  4.  # 124

Colocado por: enf.magalhaes****- então se o terreno é meu , se a obra é minha , se eu pago tudo .. e não posso entrar na minha obra sem autorização??? Só faltava isso.
    Se eu não fosse lá para evitar alguns erros ... uiu
    claro que n\ao!
  5.  # 125

Colocado por: Pedro BarradasPelo menos eu acho que para a nossa utilização não compensa.
    neste ponto vou ter de concordar com o Joel. BIM compensa quase sempre. se n\ao compensou foi por outras raz\oes, o funcionamento da equipe de projectos tem de ser alterada. n\ao se trabalha da mesma forma que se trabalha com cad. at]e mesmo para pequenos escritorios compensaria se n\ao fosse o pre;o. J]a trabalhei com vectorworks tb, tem alguns problemas de compatibilidade. mas era mt bom. trabalhei muitos anos com revit. em bim ]e muito mais intuitivo.. quase como trabalhar com maquetas, e depois quanto mais se faz com bim , mais facil fica o proximo projecto.. pois vamos alargando as bibliotecas.. de inicio parece dificil pois tem de se trabalhar mais, mas depois vai simplificando. O que digo sempre (da minha experiencia) ]e que o trabalho em BIM tem de ser levado como a constru;\ao verdadeira.....n\ao fosse o custo das licencas e hardware ...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  6.  # 126

Fiz já uma pequena abordagem ao conceito BIM e de fato é uma mais-valia não só para o projeto mas igualmente para o processo produtivo.
    No mercado do projeto/construção da moradia para o DO comum, é uma ferramenta que ainda vai levar muitos anos a ser utilizada.
    Como muito bem disse o antonylemos, essa utilização requer a reformulação de toda a equipa, quer projetistas quer executantes quer futuros usuários.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Pedro Barradas
  7.  # 127

Colocado por: zedasilvaNo mercado do projeto/construção da moradia para o DO comum, é uma ferramenta que ainda vai levar muitos anos a ser utilizada.
    sem d]uvida
  8.  # 128

Colocado por: jorgferrEu felizmente dei conta a tempo que me ia f@der no processo todo que é construir uma casa, processo esse que claramente se tornou demasiado complexo mesmo para um DO informado como eu até me considerava

O problema é mesmo, um DO demasiado informado sobre algo que não vai conseguir controlar... Resultado insónias, irritação, mau humor....

A ignorância é uma benção. Quando terminei a minha casa, eu, como muitos dizem, 'agora é tava pronto para começar uma casa', nada mais errado, preferia manter toda a inocência que tinha antes.

Agora fazer o quê?
  9.  # 129

Colocado por: NTORIONA ignorância é uma benção

Por um lado concordo, por outro não. Por um lado, sinto que já tenho demasiada informação e isso confunde as opções que tenho de tomar; por outro lado,

gosto de estar bem informado para não ser um totó no que a este assunto diz respeito e que é bem sério, tendo em conta os valores envolvidos.
  10.  # 130

Claro, é esse o problema, eu mesmo digo uma coisa é faço outra, queremos tomar as melhores decisões e por procuramos saber mais qq coisa, só que a informação é tanta, que é difícil filtrar, como também será difícil controlar tudo no processo de construção.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  11.  # 131

Se o DO é o responsável em última instância pela segurança no local da obra , mas não é permitido que este aceda á mesma .... caricato
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  12.  # 132

Colocado por: PicaretaUm corte construtivo de um projecto de licenciamento com o corte térmico? .... só se for no Alentejo :-)) Eu nem nos projectos de execução costumo ver isso.

Aqui do gabinete..(processo de 2017/11)
    Crop de uma folha com um pormenor do projecto de arquitectura em fase de licenciamento...
    Concordam com este comentário: antonylemos
      CV2.JPG
  13.  # 133

Colocado por: ****Os DO , precisam de deixar de se armar em espertos, que sabem tudo e respeitar os outro, agora o arquitecto, ou o engenheiro tem de ser os maus da fita, as esposas chegam a obra e começa o corta e cose, se querem prazos e tudo dentro do orçamento , façam como em certos países , só entram para ver a casa com acompanhamento do arquitecto e do empreiteiro e não podem sequer la entrar sozinhos, e piam fininho, porque senão começam a pagar horas de arquitecto , a torto e direito, e não existe muda isto ou muda aquilo.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,pauloagsantos,jorgealves,antonylemos

E só tem chave da obra no final da obra e quando está tudo pago, pelo menos conheço alguns casos em que trabalham assim.

Só quem conhece a realidade de outros países é que sabe a sorte que os DO portugueses tem.
  14.  # 134

E como é a taxa de DO errabu nos outros países? Igual ou superior a taxa de enrrabu em Portugal??

Don't think so!

Aqui um DO tem que ser tipo suricata, e desconfiar até da sua própria sombra! E chegar as reuniões de caçadeira sempre em punho!
  15.  # 135

Colocado por: jamespondeE como é a taxa de DO errabu nos outros países? Igual ou superior a taxa de enrrabu em Portugal??

Don't think so!

Aqui um DO tem que ser tipo suricata, e desconfiar até da sua própria sombra! E chegar as reuniões de caçadeira sempre em punho!

O que nós chamamos de problemas noutros países chamam-lhe obras de arte, já vi coisas em obra que não lembram a Cristo e o DO nem para elas olhava, os parâmetros de qualidade são diferentes.

Por exemplo em França um trolha normal tem um custo á empresa de perto de 200€ dia a trabalhar 7H acha que dá para floreados, floreados só para os ricos.
  16.  # 136

Vocês estão a falar de moradias em terrenos do DO ? Não me parece.
  17.  # 137

Sim Enf.magalhaes, ve o caso daquela casa da Nova Zelandia que ai andava, A DO dizia que só podia la ir com o empreiteiro procura por casa preta ou coisa assim
  18.  # 138

Ou seja vocês barram a entrada ao DO ? Claro que Sim!
  19.  # 139

Colocado por: larkheo caso daquela casa da Nova Zelandia que ai andava, A DO dizia que só podia la ir com o empreiteiro

Cá é exatamente a mesma coisa. O pessoal é que não liga nenhuma a isso.
  20.  # 140

Como pode o DO de obra ser responsável final pela obra e sua segurança se não tem acesso à obra ???

0.0358 seg. NEW