Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Não! tem que ter porta de correr se a projecção desta coincidir com a circunferência de manobra
  2.  # 102

zedasilva estava à espera da resposta contrária :) no fundo já estava a ver, mas não queria ter a certeza.
    obrigado
  3.  # 103

Pois acredito Fernando
    Até nós que estamos já habitudos a isto ás vezes fazemos figas para que haja alguem que nos venha dizer aquilo que gostariamos de ouvir
    : )))
  4.  # 104

Colocado por: Fernando Gabrieluma pergunta ingénua e preguiçosa, podemos sobrepor circunferência de manobra com projecção de porta ou seja abertura?
    cumprimentos

Oh Fernando Gabriel, está a precisar de pedir uma cadeira de rodas emprestada a alguém e dar umas voltinhas a fazer experiências! ;-)
  5.  # 105

Colocado por: lobitoOh Fernando Gabriel, está a precisar de pedir uma cadeira de rodas emprestada a alguém e dar umas voltinhas a fazer experiências! ;-)

lobito eu sou apoiante da lei, até já converti uns quantos, na questão que falo é que podia existir uma margem como nos wcs e o lavatorio, se existir sentidos para manobra ortogonal, acho que se podia ter a porta a sobrepor raio de manobra circula isto em espaços pequenos.
  6.  # 106

O que eu quero dizer é que, embora ache que a lei é um bocadinho excessiva (eu, por exemplo, sei perfeitamente que não preciso de 1,5m para usar uma casa de banho com a minha cadeira de rodas), acontece que abrir uma porta (para o nosso lado) é uma das situações problemáticas... coisa que você entenderia perfeitamente se fizesse a experiência ;-)

E antes que mal pergunte, está por acaso prevista a possibilidade de uma porta estilo saloon, que se possa empurrar para abrir, de um lado e do outro, em vez de puxar? Isso podia resolver o problema (embora a porta ficasse riscada em 3 tempos ao nível do apoio dos pés, mas isso...).

Fora isso, de facto as portas de correr (ou em harmónio?) facilitam realmente as manobras.
  7.  # 107

Colocado por: lobitoO que eu quero dizer é que, embora ache que a lei é um bocadinho excessiva (eu, por exemplo, sei perfeitamente que não preciso de 1,5m para usar uma casa de banho com a minha cadeira de rodas), acontece que abrir uma porta (para o nosso lado) é uma das situações problemáticas... coisa que você entenderia perfeitamente se fizesse a experiência ;-)

mas é isso que eu estou a dizer, existir espaço para manobra para trás e frente suficiente, se for porta de projecção semi-circular vai existir sempre esse problema de manobra frente/trás, se fossem portas de correr isso sim ajudaria imenso, mas numa porta de entrada é complicado ter uma porta de correr, agora interiores no meu caso opto bastante por portas de correr, pelo espaço e manobra.
  8.  # 108

Sim, numa porte de entrada, não se está a ver. Claro que se houver espaço para a cadeira se colocar paralelamente à parede onde está a porta (do lado do fecho, claro) é perfeitamente possível e fácil abrir a porta. mas não sei se a legislação contempla essa possibilidade porque é mais fácil fazer uma regra simples e igual para todas as circunstâncias. Nomeadamente porque há imensa gente que tem muita dificuldade em visualizar a situação.
  9.  # 109

Colocado por: lobitoO que eu quero dizer é que, embora ache que a lei é um bocadinho excessiva

eu não acho excessiva no geral, para mim em edificios publicos até acho que se podia fazer mais, em habitação penso que está bem, mas poderiam existir acertos para mais e menos rigor.
    lobito agora sinceramente eu não sou daqueles que não penso nos outros pelo contrário mesmo, estou é tentar conjugar lei e prática.
    lobito os arquitectos no geral, apesar de ainda pouco daquilo que deveria ser, penso que são das pessoas que mais defendem acesso universal a espaços.
  10.  # 110

Não estou de todo a criticar! Constato é que muitas pessoas, mesmo cheias de boa vontade, são incapazes de imaginar os problemas que se põem e é por isso que o desenho unversal tende a ser uma disciplina em si.

Já agora, deixo-lhe aqui um pequeno truque: quando desenhar escadas, se fizer os degraus sem nariz (é assim que se diz, não é?), o que quer dizer um espelho vertical ou, se quiser, para deixar mais espaço para o cobertor (outra vez, é este o nome, não é?), se fizer o espelho em ângulo agudo com o cobertor, não imagina o que facilita a vida a alguém que arraste um ou os pés ;-)
  11.  # 111

e só estou a falar nisto porque é um caso de uma recuperação, se fosse uma construção de raiz nem colocava a pergunta.
  12.  # 112

Colocado por: lobitoJá agora, deixo-lhe aqui um pequeno truque: quando desenhar escadas, se fizer os degraus sem nariz (é assim que se diz, não é?), o que quer dizer um espelho vertical ou, se quiser, para deixar mais espaço para o cobertor (outra vez, é este o nome, não é?), se fizer o espelho em ângulo agudo com o cobertor, não imagina o que facilita a vida a alguém que arraste um ou os pés ;-)

porquê lobito, pelo aumento de espaço do cobertor?
  13.  # 113

Experimente subir uma escada com degraus com nariz, como se tivesse uma perna engessada, ou um joelho bloqueado, e já vai ver. É um minúsculo pormenor, mas vai ver a dificuldade que 1 ou 2 centímetros de nariz lhe causam, com a biqueira do sapato a empancar, a obrigá-lo a afastar a perna para trás ou para o lado ;-)
  14.  # 114

Colocado por: lobitoExperimente subir uma escada com degraus com nariz, como se tivesse uma perna engessada, ou um joelho bloqueado, e já vai ver. É um minúsculo pormenor, mas vai ver a dificuldade que 1 ou 2 centímetros de nariz lhe causam, com a biqueira do sapato a empancar, a obrigá-lo a afastar a perna para trás ou para o lado ;-)

há aqui um desentendimento, lobito então está a falar mesmo de projecção do cobertor para fora um ou dois cms, mesmo em ângulo, claro que isso é um entrave, mesmo para quem não tenha alguma deficiencia, mesmo sem nenhum nariz, basta estarmos cansados para tropeçar no espelho.
    cumps
  15.  # 115

Boas

E que tal estas portas?

cumps
    José Cardoso
  16.  # 116

Em ângulo não faz diferença, a biqueira "desliza".

Portas inteligentes! Parecem-se um bocado com estas, não?

http://www.okultus.com/page4/page4.html
  17.  # 117

Colocado por: j cardosoBoas

E que talestasportas?

cumps
    José Cardoso

não conhecia, um hibrido entre rotativa e deslizante, e para entrada há? estive no site mas não vi.
  18.  # 118

Boas

Não sei se há, ainda não vi o sítio com atenção.

cumps
    José Cardoso
  19.  # 119

lobito

a lei das acessibilidades proibe os tais "narizes" focinho.
  20.  # 120

Colocado por: marco1lobito

a lei das acessibilidades proibe os tais "narizes" focinho.

Óptimo! :-)

0.0300 seg. NEW