Iniciar sessão ou registar-se
    • NPRP
    • 10 agosto 2020

# 361

Colocado por: M.....

Não explicou nada ......explique la mais uma vez ....é que eu vivo ao pé do mar tenho uma construcao melhorzinha e preciso de arrefecimento

Esqueça. Se lhe custa tanto entender o meu raciocínio, ou é falta de vontade, de capacidade ou simplesmente porque lhe apetece contrapor se calhar nem sempre da melhor forma.. SE optar pela caldeira + RC a água, depois apareço para contar. Ou então são níveis de exigência diferentes, há gente que gosta de maduro tinto ao natural e há outra que o põe no frigorífico...
  1.  # 362

Colocado por: NPRP
    Esqueça. Se lhe custa tanto entender o meu raciocínio, ou é falta de vontade, de capacidade ou simplesmente porque lhe apetece contrapor se calhar nem sempre da melhor forma.. SE optar pela caldeira + RC a água, depois apareço para contar. Ou então são níveis de exigência diferentes, há gente que gosta de maduro tinto ao natural e há outra que o põe no frigorífico...

A segunda, mas já acreditei na terceira ;)
    • M.....
    • 10 agosto 2020 editado

# 363

Colocado por: NPRP

Voçê o que diz é mentira em relação as necessidades de arrefecimento e esta provado , quando ao seu sistema quem o dimensionou que assuma ........eu percebi que não consegue explicar....

Os estudos estão e são feitos por físicos , os cálculos não enganam , agora querer arranje soluções de recurso como ja alguém disse e dizer que é o melhor do mundo é simplesmente mentira...
    • eu
    • 10 agosto 2020

# 364

Colocado por: DR1982Nhaaa

A ventilação durante a noite tem duas enormes vantagens:

-Arrefece a casa de forma natural, sem gastar energia;

-Melhora a qualidade do ar, mais uma vez sem gastar energia ou precisar de VMC;

As melgas são de facto um enorme problema, mas as redes resolvem o problema. São de facto inestéticas, mas extremamente eficazes. E amigas do ambiente, pois não são usados químicos nem as melgas são mortas.

É uma solução perfeita para as zonas onde a temperatura noturna é baixa.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
    • eu
    • 10 agosto 2020

# 365

Os moderadores do fórum não podem expulsar estes trolls ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
    • eu
    • 10 agosto 2020

# 366

Outra coisa que dava jeito era uma ignore list.
    Concordam com este comentário: DuarteM, M....., ricardo.rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteM, M.....
    • NPRP
    • 10 agosto 2020

# 367

Colocado por: DuarteM

A segunda, mas já acreditei na terceira ;)
    🤯
  2.  # 368

Resolvido.
    • NPRP
    • 10 agosto 2020

# 369

Colocado por: Administração FórumResolvido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NPRP

Note-se, da minha parte não estou a tentar “provar” nada, só discutir alternativas.. obrigado a todos que tem contribuído com elevação.
    •  
      Mk Pt
    • 10 agosto 2020 editado

# 370

Colocado por: M.....

Não explicou nada ......explique la mais uma vez ....é que eu vivo ao pé do mar tenho uma construcao melhorzinha e preciso de arrefecimento

Eu tenho uma construção piorzinha, e não preciso de arrefecimento nunca.
    E mesmo no verão, de noite até fecho a porta que dá para a cave para não fazer circulação de ar com a janela da cave, que deixo aberta.

Vá, naquela meia dúzia de dias mais quentes do ano, o sótão/escritório aquece um bocado demais durante o dia, porque tem porta de sacada virada a sul sem nenhuma protecção solar.
    Mas o resto da casa mantém temperatura bem confortável.

Em >900km de costa, só no continente, o clima 'ao pé do mar' varia bastante.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    • NPRP
    • 11 agosto 2020

# 371

Colocado por: Mk Pt
    Eu tenho uma construção piorzinha, e não preciso de arrefecimento nunca.
    E mesmo no verão, de noite até fecho a porta que dá para a cave para não fazer circulação de ar com a janela da cave, que deixo aberta.

Vá, naquela meia dúzia de dias mais quentes do ano, o sótão/escritório aquece um bocado demais durante o dia, porque tem porta de sacada virada a sul sem nenhuma protecção solar.
    Mas o resto da casa mantém temperatura bem confortável.

Em >900km de costa, só no continente, o clima 'ao pé do mar' varia bastante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NPRP

E onde fica essa construção “piorzinha”? 😉
    • NPRP
    • 14 agosto 2020

# 372

Colocado por: callinasSe para si faz sentido....

Callinas, na próxima semana vou estar perto de Bragança e, caso seja possível e haja disponibilidade da sua parte, convidava-o para um café. Gostava de falar pessoalmente consigo sobre esta temática do PRH.
    É possível?
    • NPRP
    • 14 agosto 2020

# 373

Colocado por: Anonimo06082021

Vou para lá hoje.

Faça boa viagem! Se quiser ir a Miranda do Douro comer a posta para a semana, eu ofereço o digestivo!
    • NPRP
    • 14 agosto 2020

# 374

Colocado por: Anonimo06082021Para não julgar que estou na brincadeira como você...

Ofereco-lhe uma caldeirada de Borrego.

Garanto-lhe que é muito bom,dificilmente encontra melhor.

Melhor não posso fazer....É consigo.

Epaaa, você é um mãos largas, a oferecer caldeiradas a quem não conhece!
    Ou pelo menos só daqui do FDC. 👍
    Agradeço o convite. Vamos ver. 😉
    • NPRP
    • 5 outubro 2020

# 375

Juventude Forista,
    Reactivando o tópico...

Depois de vários avanços e recuos, em estudar as várias fontes de calor como a biomassa, o gás e as caldeiras de condensação (que será uma forte possibilidade ter à porta mas sem certezas absolutas), o solar, a electricidade das Bombas de Calor, ... e a possibilidade de soluções conjuntas ou isoladas, a forma manual ou automática de todas funcionarem, confesso que já me decidi:

PRH + Bomba de Calor (a fazer AQS)

Agora a minha grande dúvida é:
    A) Junto à solução acima uns paineis solares (e eventual sobredimensionamento dos mesmos) para que numa solução integrada com um permutador de calor consiga ter também aquecimento duma piscina de 4X8 virada a Sul
    B) Junto à solução acima uns paineis fotovoltaicos (com eventual acrescento de mais unidades no futuro) que não só me ajudarão no consumo energético de Toda a casa durante todo o ano como também me podem ajudar nos consumos de uma bomba de calor a adquirir à posteriori e dedicada apenas ao aquecimento da piscina.

Nota: Tenho ideia que a manutenção e o payback dos paineis solares face aos fotovoltaicos é claramente superior em ambas as situações..

Tenho de me decidir rapidamente para discutir o assunto com o Eng. da Térmica...as especialidades estão em andamento... mas apreciarei muito os v/ inputs... Obrigado!
  3.  # 376

Boas,

alguém conhece/utiliza estes novos tipos de painéis para AQS? Estava prestes a decidir por um painel com circulação forçada, mas foi-me aconselhado este novo painel e gostara de ter opiniões. Para mim à partida tem uma grande vantagem que é não ter de arranjar um local para meter o depósito...
      ego-numbers-en1.png
  4.  # 377

Se gosta de tomar banho de manhã, escolha outro.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 378

Colocado por: rjmpiresSe gosta de tomar banho de manhã, escolha outro.

Porquê? Isto em comparação com um painel de circulação forçada...
  6.  # 379

Colocado por: martinina

Porquê? Isto em comparação com um painel de circulação forçada...

Porque esse se encontra no exterior, muito exposto à temperatura mais baixa durante a noite.
    Esses sistemas tem uma boa eficiência na permuta, aquecem bem, mas também arrefecem bem.
  7.  # 380

Colocado por: rjmpires
    Porque esse se encontra no exterior, muito exposto à temperatura mais baixa durante a noite.
    Esses sistemas tem uma boa eficiência na permuta, aquecem bem, mas também arrefecem bem.

já compreendi...De qualquer forma efetivamente os banhos são tomados ao final do dia, e é no Inverno que realmente à mais necessidade de água quente. Portanto esta seria uma boa solução para o meu caso certo?

é que não conheço este sistema, nem encontro muita informação sobre ela na internet (só para tubos de vácuo, mas que não é a mesma coisa que isto) e gosto de estar informada antes de decidir

0.0673 seg. NEW