Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

medidor orçamentista? Pensava que com BIM esse cargo ia à extinção...
  2.  # 2

Colocado por: ****

Existem bons e maus em todas as profissões !

Lá estão vocês com os bons e maus profissionais. Neste caso o arquitecto pode ser bom. Nao olhou é pelos interesses do cliente.
  3.  # 3

Colocado por: José BarnabéPensava que com BIM esse cargo ia à extinção...
    se a malta usasse o bim como deve ser... hehehehe
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  4.  # 4

Colocado por: ****

Mas explique com argumentos válidos o porquê, passou de laje aligeirada a maciça ?

Eu nao sei se a lage passou de aligeirada a maciça. Só sei que o arquitecto quando estava a tratar da especialidade da estrutura disse ao DO, já temos uma soluçao para nao ter de levar pilares no meio dos pisos. Aquilo para o DO era chinês. O arq. nem sequer explicou que impacto€€€ teria. Decidiu com o engenheiro. Porque assim podia desenhar as divisoes sem limitaçoes de pilares. Nunca disse ao DO que aquela soluçao iria fazer a estrutura mais cara. Ele só deu conta quando o empreiteiro a quem adjudicou com a especialidade da estrutura nas maos, lhe disse que aquela estrutura nao era o orçamento que lhe pediram. Todos os empreiteiros lhe deram orçamento para o mesmo, porque ninguem tinha a especialidade nas maos. O DO foi junto dos outros empreiteiris e todos confirmaram o mesmo. Daquela forma era mais caro e dentro dos 10k. A estrutura tem um orçamento de 55k. É cave+rc+piso. Cerca de 250 m2. Mal começou e já conta com mais 10k do que os 55k iniciais.
    E nao significa 1/3 do grosso. Mas significa 18% a mais no grosso.
  5.  # 5

Colocado por: JoelMmas então que estrutura foi essa que ele orçamentou inicialmente?
    nenhuma, olhou para aquilo e orçamento de cabeça X€/m2 e tal... desta vez deu-se mal no prognóstico

agora se a obra apenas derrapar os tais 10mil o DO pode dar-se por muito satisfeito que a obra correu uma maravilha.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  6.  # 6

Colocado por: SirruperMas significa 18% a mais no grosso.
    18% a mais do que quÊ? isso é que interessa, foi a mais do que o quê? já nos disse que o empreiteiro orçamentou a estrutura sem ter essa especialidade...por isso o que é que ele imaginou que ia ser? a mim parece-me que ele orçamentou o que lhe apeteceu
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Mk Pt
  7.  # 7

Colocado por: Clara SilvaOlá queria saber o preço de um projeto de uma casa de arquitato e engingeiro para uma casa terria com 320m2 num terreno com 1200m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário:htavares73

Depois de ler os comentários, contacte um gabinete de projetos a séria, com arquitetos e engenheiros associados e exija que lhe entreguem:
    1. Honorários completos, incluindo a indicação de cópias a fornecer e a contemplar as versões necessárias até os projetos estar devidamente licenciados - atenção às taxas de entidades licenciadoras que são à parte;
    2. Os projetos para licenciamento;
    3. O projeto de execução;
    4. O mapa de medições para pedir preços a empreiteiros. É um sinal de qualidade de trabalho dos projetistas.

Caso não trabalhem juntos, ou seja, os aquitetos ainda vão contratar especialidades após a conclusão da arquitetura (mau serviço), promova reuniões de coordenação.

Outro conselho que posso dar é contrate um gestor/coordenador de projeto, engenheiro ou arquiteto, que coordene arquitetura e especialidades e outro depois para fazer a fiscalização. Pode gastar mais 5 mil ou 10 mil em projeto/fiscalização mas pode poupar 10 mil ou mais em obra. As indefinições de projeto podem levam sempre a derrapagens de preço. Até os revestimentos deve ter cuidado em escolher, em especial as espessuras.

Lá fora, qualquer trabalho não espeficicado em projeto e que se leve a derrapagens devems ser indeminizados pelos projetistas, por isso, existem os seguros (e que alguns gabinetes já os têm).

As empresas que trabalham em LSF costumam dar orçamento de projetos+construção o que é um sinal de qualidade e de boa gestão de trabalhos imprevistos, no entanto, deve-se sempre separar os campos - quem projeta, quem constroi, quem fiscaliza.
  8.  # 8

Colocado por: htavares73Outro conselho que posso dar é contrate um gestor/coordenador de projeto,

Não necessita, a legislação obriga a que alguém da equipa de projeto assuma essa função.
    Deve é exigir que faça trabalho efetivo e não assinar um mero termo de responsabilidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: htavares73
  9.  # 9

Entre 3500 a 15000€ + IVA.

Colocado por: Clara SilvaOlá queria saber o preço de um projeto de uma casa de arquitato e engingeiro para uma casa terria com 320m2 num terreno com 1200m2
    Concordam com este comentário: htavares73
  10.  # 10

Colocado por: zedasilva
    Não necessita, a legislação obriga a que alguém da equipa de projeto assuma essa função.
    Deve é exigir que faça trabalho efetivo e não assinar um mero termo de responsabilidade
    O Zé sempre a brincar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: htavares73
  11.  # 11

Não é bem assim, "para elaboração do projeto, os respetivos autores constituem uma equipa de projeto, a qual inclui um coordenador que pode, quando qualificado para o efeito, acumular com aquela função a elaboração total ou parcial de um ou mais projetos", embora não seja aconselhável a acumulação, mesmo deontologicamente, mas neste caso falamos de uma obra pequena.
    A minha intenção neste propósito é na contratação de uma pessoa que trate de tudo, como um representante, um assessor.
  12.  # 12

Colocado por: htavares73mas neste caso falamos de uma obra pequena.

A legislação não distingue obras pequena de obras grandes.
    Os deveres do CP estão descritos no artigo 9º da lei 40/2025
    O que o htavares descreve é uma interpretação da OA certo?
    Concordo quando diz que o CP deveria ser alguém isento e não acumular com a autoria de um dos projetos. O CS deveria ser o braço direito do DO.
    Infelizmente não é isso que acontece
  13.  # 13

Colocado por: JoelM

há de dizer-me onde é esse "lá fora"!

o resto da sua intervenção, de acordo!

O "lá fora" parece que foi bem entendido, diz respeito a fora do país.
  14.  # 14

CS?

Concordo quando diz que o CP deveria ser alguém isento e não acumular com a autoria de um dos projetos. O CS deveria ser o braço direito do DO.
  15.  # 15

Colocado por: ADROatelierCS?

Não CP
    Coordenador de projeto
  16.  # 16

Exacto.
    Não CP
    Coordenador de projeto
  17.  # 17

A legislação distingue as obras por tipo de trabalhos e classe de valores. O meu ponto de vista é dos engenheiros.
    Onde queria chegar, no caso, uma moradia de 320m2, é humanamente possível e torna-se mais barato o coordenador acumular uma ou mais especialidades.
  18.  # 18

Colocado por: Tiago1993Boa tarde, também estou à procura de um arquitecto para fazer um projecto de construção de um lote que adquiri recentemente. Neste caso seria nos Açores - Ilha de S. Miguel.
    De momento, estou a pedir orçamentos para decidir qual Arquitecto irei escolher.
    Gostava também de contactar o pessoal, que ajuda aqui no fórum, caso estejam interessados em enviar uma proposta.

Vale para si também, exija que lhe entreguem:
    1. Honorários completos, incluindo a indicação de cópias a fornecer e a contemplar as versões necessárias até os projetos estar devidamente licenciados - atenção às taxas de entidades licenciadoras que são à parte;
    2. Os projetos para licenciamento;
    3. O projeto de execução;
    4. O mapa de medições para pedir preços a empreiteiros. É um sinal de qualidade de trabalho dos projetistas.

É um conselho importante: contrate gente da sua terra, que possa conhecer o local, disponível para fazer as viagens necessárias para o efeito, se para a arquitetura é importante o enquadramento na paisagem, em engenharia é necessário que se conheça o terreno onde se vai fundar a obra. Já tenho visto vários erros em projeto por não ter conhecimento no local.
  19.  # 19

Colocado por: Tiago1993Boa tarde, também estou à procura de um arquitecto para fazer um projecto de construção de um lote que adquiri recentemente. Neste caso seria nos Açores - Ilha de S. Miguel.
    De momento, estou a pedir orçamentos para decidir qual Arquitecto irei escolher.
    Gostava também de contactar o pessoal, que ajuda aqui no fórum, caso estejam interessados em enviar uma proposta.

Boa tarde Tiago,
    Se ainda necessitar de arquitecto poderei formalizar uma proposta face às suas necessidades.

Muito obrigado.
    Cumprimentos,
    SMG, arq

Site: smgarquitecto.com
    [email protected]
    facebook: https://www.facebook.com/smgarquitectos/

0.0308 seg. NEW