Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 13 abril 2019

     # 101

    Eu relativamente a lei não lhe sei responder, até é provável que tenha razão.
    O que lhe têm respondido é que mesmo que legalmente tenha razão, a lei não faz sentido (para algumas pessoas, é claro).
    O proprietário do imóvel pagou-lhe por um produto e como tal deveria adquirir a propriedade e utilizar o produto para aspectos relacionados com o imóvel em causa.

    Já viu se o direito de autor se aplicar aos engenheiros, canalizadores, trolhas, etc ninguém consegue ser dono do que paga.

    Mas é um alerta importante para quem contrata este tipo de serviços, ver bem as cláusulas do contrato de prestação de serviços.
    • AMVP
    • 13 abril 2019

     # 102

    E não acho que os arquitectos sejam desconsiderados. Todos querem ver edifícios e locais agradáveis. Agora, se o orçamento é curto é algo de que as pessoas abdicam pq precisam é mesmo da casa, um pouco mais feia talvez mas continua a ser uma casa.

    Depois se calhar há arquitectos a mais para a procura.

    A esse nível, parece que agora promover casas remodeladas com projeto de arquitetura é uma mais valia. Eu até concordo que o seja mas já vi cada absurdo. Repare, vi uma vez uma casa a venda numa zona nos arredores de Lisboa, num bairro social e com 37m2 cuja mais valia para justificar o preço de venda era a remodelação ter sido idealizada por arquiteto. Isto para mim não faz sentido. Não é coerente.
  1.  # 103

    É bastante difícil entender onde o sr arquitecto ficou prejudicado.
    Existiu perjúrio nessa divulgação?
    Está errada, não foi o sr arquitecto?
    Agora dizer que quer uma indemnização por terem fotografado uma planta sua é idiota. A sua obra não é a casa? Ou é uma planta? Se você a si colocava um processo em tribunal e via no que dava. Abraço
  2.  # 104

    Há pessoas trabalhadoras por aqui. Ainda bem.
  3.  # 105

    .
  4.  # 106

    Colocado por: ARQ_NM

    Caro Sirruper,
    não sei qual é o seu problema nem o porquê da sua imensa agressividade. Mas digo-lhe que o senhor não poderia estar mais longe da verdade.
    Há muitos anos que a minha experiência em arquitectura em Portugal é praticamente inexistente, precisamente, porque os arquitectos são maltratados até dizer chega. Aliás, arrisco-me a dizer que são das classes, se não A Classe, mais espezinhada neste país.
    Como colegas meus - quase todos fora do país ou noutras áreas - costumam dizer, os arquitectos são masoquistas que perdem tempo em hobbies muito mal remunerados.

    E talvez por isso, é que me posso dar ao luxo (luxo!!), de pedir que me respeitem e ao meu trabalho como arquitecto.

    "Os arquitectos são como os funcionários publicos. Só tem direitos." Deve estar a confundir a profissão de arquitecto com uma outra qualquer.
    Concordam com este comentário:José Barnabé

    A classe mais espezinhada?? Não sei não. A sociedade hoje em dia só se preocupa com o seu bem estar individual , todos os outros são calaceiros e deviam ganhar uma malga de sopa como ordenado ....

    Olhe no meu caso : insultos QB, pontapés bastantes ! Ameaça com faca de Mato 1 x; arma de fogo também só uma vez(so uma vez ! Lol) Tudo por situações que nem sequer tinham nada a ver com a minha prestação profissional !... mas o povo gosta de disparar para todos os lados e muitas das vezes sem razão! Mas é a sociedade que temos...
  5.  # 107

    Colocado por: enf.magalhaes
    A classe mais espezinhada?? Não sei não. A sociedade hoje em dia só se preocupa com o seu bem estar individual , todos os outros são calaceiros e deviam ganhar uma malga de sopa como ordenado ....

    Olhe no meu caso : insultos QB, pontapés bastantes ! Ameaça com faca de Mato 1 x; arma de fogo também só uma vez(so uma vez ! Lol) Tudo por situações que nem sequer tinham nada a ver com a minha prestação profissional !... mas o povo gosta de disparar para todos os lados e muitas das vezes sem razão! Mas é a sociedade que temos...

    Os arquitectos tambem correm riscos. Podem ir à obra e o DO pode empurra-lo pela varanda sem protecçoes, porque é um esquisito e só arranja problemas com o empreiteiro e com o resto.
  6.  # 108

    ataques ataques ataques

    como se valesse a pena estar a discutir isto num fórum, sim não vale a pena, as "dimensões" da questão jurídica e ética não são uniformes e informação esclarecida e consensual.. Uns são profissionais e outros clientes comuns que não são obrigados a perceber nada disto.

    respondendo diretamente á questão inicial, uma coisa é o cliente com o seu terreno e o "seu" projeto" fazer a divulgação precisamente ao seu terreno, outra é aproveitar esse projeto e fazer a divulgação do projeto para outros terrenos. portanto o projeto foi feito para aquele terreno.

    cada caso é um caso, e em caso de duvida consultar as respetivas ordens e com os dados especificos de cada caso. O assunto não é consensual e tem variantes, dai que não vejo como se possa discutir o assunto por aqui com a devida ponderação e conhecimento. Eu não o tenho para alem de um tal artigo que vem na lei.
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  7.  # 109

    A informação inicial também não é muito clara, mas fiquei com a ideia que quem está a usar o projecto é quem o pagou e para vender a casa construída com esse mesmo projecto.
    Concordam com este comentário: hangas
  8.  # 110

    Esta discussão é trágico-cómica. Lembra a AR em que se fala, injuria, fala e nada se diz.
    Vai em 7 separadores.


    Post inicial:
    Colocado por: ARQ_NMBoa tarde

    Recentemente vi um projecto meu a acompanhar a venda de uma casa numa publicidade na internet.
    O cliente nunca me contactou nesse sentido.

    Ele pode divulgar o trabalho sem a minha autorização?
    Os direitos de autor não se aplicam a este caso?



    Algumas das respostas:

    Colocado por: Sirruper
    Como diz o ditado, meta o projecto pelo c@ a acima.


    Colocado por: Palhava
    É arquitecto(a)?

    Tem formação Universitária?

    E não consegue extrapolar..
    .


    Colocado por: PicaretaTodos os dias são colocados neste forum projectos e casas à venda com publicação do prjecto também vejo todos os dias


    Colocado por: zedasilva
    Certo!
    O que na prática para o DO é exactamente a mesma coisa.
    Borrifa-se para o arquiteo e ele se quiser que repudie à vontade.


    Colocado por: Sirruper
    Nao há fome que nao dê em fartura. Aproveitem.
    Quando inverter depois não estará preocupado com o roubo do seu trabalho. Vai desejar ter quem lhe pague para trabalhar.
    Os arquitectos são como os funcionários publicos. Só tem direitos. Quando é para arcar com as responsabilidades, aí já não têm obrigações.



    Colocado por: Sirruper<
    A minha agressividade vem com a minha experiencia.
    Sei o que foi trabalhar com um arquitecto. E revolta-me estarem sempre a queixarem-se e defenderem-se como se fossem a classe mais importante de todas e a mais desrespeitada.
    Se trabalhassem para dignificarem o vosso trabalho, nao estariam aqui sempre a lamentarem-se.



    Colocado por: jorgferrA malta já achava que pagava muitas vezes aos arquitectos para projectar casas que muitas vezes mais parecem para eles, com este tópico atinge outro nível. Você faz-me lembrar um arquitecto que tira os projectos da gaveta e o DO paga uma vez espécie de licença tipo software. O DO pagou-lhe para lhe fazer um projecto para ele, não lhe comprou uma licença.



    Colocado por: callinasA minha opinião que nada tem a ver com a lei.
    O arquitecto projecta algo para o DO. O projecto é do dono de obra, que o mostre que o divulgue que faça o que quiser. É normal e devemos aceitar que um do tenha vaidade num projecto da sua casa. Se esse é bom, então nada a dizer.
    Não pode alguém copiar esse projecto e dá-lo como sendo da sua autoria.
    Se o projecto é bom, irão ter com ele e tentar saber quem o fez. Se o projecto é bom, é alguém quer algo a sua semelhança irá ter com o arquitecto que o fez.


    Colocado por: Picareta
    Ainda não percebi este problema, mas isso não é aquilo que eu vejo todos os dias nos anúncios de casas que estão à venda? ou está a falar de outra coisa?



    Colocado por: hangasLá está.. a meu ver a planta é apenas uma representação do projecto, e não o projecto.

    Como na informática uma coisa é o executável e outra é o código fonte, algoritmos, etc.


    Colocado por: JoaoPinaEstou curioso por saber a opinião dos seus "colegas". Isto é um bom esteriotipo da classe.



    Colocado por: ****Agora o que não acho correto é se o cliente pagou um serviço , neste caso ao arquiteto, qual o problema de usar o que pagou , sendo que para o cliente o projeto é uma necessidade para todas as fazes da obra, licenciamento, construção , venda.
    Concordam com este comentário:callinas,jorgferr


    Colocado por: Sirruper
    Os arquitectos tambem correm riscos. Podem ir à obra e o DO pode empurra-lo pela varanda sem protecçoes, porque é um esquisito e só arranja problemas com o empreiteiro e com o resto.



    Colocado por: bettencourtÉ bastante difícil entender onde o sr arquitecto ficou prejudicado.
    Existiu perjúrio nessa divulgação?
    Está errada, não foi o sr arquitecto?
    Agora dizer que quer uma indemnização por terem fotografado uma planta sua é idiota. A sua obra não é a casa? Ou é uma planta? Se você a si colocava um processo em tribunal e via no que dava. Abraço
  9.  # 111

    Lendo na diagonal o mais importante.. Não me parece ter havido qq tipo de usurpação do "projecto".. .
    O colega parece-me que está a exagera...
    De qq forma, se acha que es´ta no direito de reclamar. Peça aconselhamento juridico á secção regional da OA que pertença...
    Concordam com este comentário: Picareta
  10.  # 112

    Colocado por: marco1ataques ataques ataques

    como se valesse a pena estar a discutir isto num fórum, sim não vale a pena, as "dimensões" da questão jurídica e ética não são uniformes e informação esclarecida e consensual.. Uns são profissionais e outros clientes comuns que não são obrigados a perceber nada disto.

    respondendo diretamente á questão inicial, uma coisa é o cliente com o seu terreno e o "seu" projeto" fazer a divulgação precisamente ao seu terreno, outra é aproveitar esse projeto e fazer a divulgação do projeto para outros terrenos. portanto o projeto foi feito para aquele terreno.

    cada caso é um caso, e em caso de duvida consultar as respetivas ordens e com os dados especificos de cada caso. O assunto não é consensual e tem variantes, dai que não vejo como se possa discutir o assunto por aqui com a devida ponderação e conhecimento. Eu não o tenho para alem de um tal artigo que vem na lei.


    Eu discordo.
    Este caso parece uma reunião de condomínio. Não se discute porque "não vale a pena" porque dá trabalho esclarecer porque não é comigo logo não quero saber ou meto-me mesmo sem poder e depois cada um tem a sua ideia de lei. Pelo meio insultam-se uns aos outros. Uns decidem não pagar, outros de fazer as obras mais disparatadas, outros de mandar nas fracções dos outros, etc.
    Qualquer discussão é benéfica. As partes têm é de se focar nos assuntos, limitar-se aos seus conhecimentos e não vaguear como aconteceu aqui. Haja civilidade.
  11.  # 113

    É proibido tirar fotos à Torre Eiffel em Paris.
    Porquê?
    Por causa dos direitos de autor.
    Mas, sempre?
    Não, só à noite.
    Porquê?
    Porque a obra que está protegida por direitos de autor é a iluminação da torre e não a torre em si.
    A torre em si tem direitos na mesma mas, os mesmos já expiraram. Porém, os direitos sobre a iluminação ainda não expiraram.
    Mas, se eu for ao Instagram, vejo fotos da torre durante a noite, todas essas pessoas pagaram direitos para tirar fotos à noite?
    Não. Uma coisa é ter direitos sobre uma obra, outra coisa é exercer esses direitos.
    Se vender fotos da Torre Eiffel à noite, é capaz de ter problemas, se tirar uma selfie, talvez não tenha.

    Vejamos... se tirar fotos a um edifício público é ofender os direitos de autor, porque é que mostrar um projecto para vender um terreno não deverá ser?
    Acho muito bem que defenda os seus direitos.
    Criou uma obra, é um artista, merece um altar. Nesse altar deve-lhe ser prestada vassalagem por ter enriquecido a humanidade com o seu génio.
    Também se pode dar o caso de ter uma qualquer malapata com o seu cliente e queira, através de legislação avulsa, dificultar-lhe a vida.
    Mas, não, um artista não se daria a esse trabalho, a sua ética, a sua humanidade, a ligação da arte com a vida não lhe permitiria esse tipo de mesquinhez.
    O artista é um ser supremo, alguém maior que a vida. Não se dá a minudências como essa.

    Tirar fotos a pratos de comida de restaurante para por no Facebook ou no Instagram? E os direitos do autor? O contrato foi para comer a comida não para tirar fotos. Há que agir e impedir esta apropriação do trabalho de alguém.

    Abaixo a apropriação, viva o autor.
  12.  # 114

    Esta discussão é no minimo surreal demais independentemente da parte jurídica. Eu não acredito que haja um DO neste fórum a exemplo que entregue um projecto a uma arquitecto que ponha este tipo de entraves. Portanto um arquitecto que comece com estas tretas arrisca-se a não ter clientes, nada contra se não precisar do dinheiro dos clientes para comer. E basta ver a reação dos poucos "colegas" que participaram, nenhum assumiu uma posição extrema como o autor do tópico provavelmente pensaria que ia ter.

    Outra coisa completamente diferente seria se o projecto fosse utilizado para promover outro terreno, utilizado por outro arquitecto, copiado por outro DO, alterado, etc, o que até agora não parece ter sido o caso.
    Concordam com este comentário: marco1
  13.  # 115

    Nando
    Força, se tem algo acrescentar de concreto e com rigor de lei , pois com debate baseado em senso comum e opiniões pessoais , penso que não se avançará muito mais de forma elucidativa
  14.  # 116

    Sinceramente os animos exaltaram-se, mas não percebi o motivo, nem a pergunta concretamente.
    Já foi respondido que existem direitos de autor e que não, não pode divulgar.

    Independentemente de estarmos mais ou menos de acordo ou desacordo, com mais ou menos extremo, muitas das situações que acontecem quotidianamente estão descritas na lei...

    Em que é que se pode ajudar mais?
  15.  # 117

    Colocado por: ADROatelierJá foi respondido que existem direitos de autor e que não, não pode divulgar.

    Ai não? então eu não posso colocar na net uma planta de uma casa que tenho à venda, quando a casa está no inicio de construção?
  16.  # 118

    Pode, mas tem que acender uma velinha no altar.
  17.  # 119

    Colocado por: ****Isto são leis .

    Alguém tem conhecimento de um caso concreto em que o dito autor tenha impedido "legalmente" o DO de fazer o que lhe der na real gana com o projeto?
  18.  # 120

    Em teoria o arquiteto tem direitos de autor, na prática, muito pouco pode fazer para fazer valer esses direitos.
 
0.0347 seg. NEW