Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: pcspinheiroSim, consigo tirar foto, mas porquê essas duas?

    Para vermos a parte "escondida", q está por debaixo do beiral das telhas, da caleira.
  2.  # 82

    A caleira não é metálica, certo? foi feita no sitio e impermeabilizada com telas ou outro produto?
  3.  # 83

    As platibandas deveriam ter um rufo metálico, normalmente de secção em U invertido, para a água não acumular e entrar nesses muretes horizontais. Qualquer rachinha ou imperfeição e a água depositada sobre o murete vai infiltrando.
  4.  # 84

    Colocado por: nunos7A caleira não é metálica, certo? foi feita no sitio e impermeabilizada com telas ou outro produto?


    Não, a caleira é em cimento/betão e está revestida por uma tela maleável (sente-se que é mole se tentar espetar a unha). Esta tela cobre até debaixo das telhas de um lado e até cerca de 30-40 cm do muro de betão que faz a fachada. Pensando que era daqui, há 2 anos estive a limpar as caleiras todas e a pintar com um vedante à base de borracha com fibras. Agora está com lodo outra vez, mas esse trabalho todo que fiz adiantou exactamente zero...
  5.  # 85

    Colocado por: ClioIIAs platibandas deveriam ter um rufo metálico, normalmente de secção em U invertido, para a água não acumular e entrar nesses muretes horizontais. Qualquer rachinha ou imperfeição e a água depositada sobre o murete vai infiltrando.


    Desculpe mais uma vez a ignorância, mas não percebo a que se refere... os muros em betão que fazem toda a volta da fachada tem uma cobertura metálica, que até se vê um pouco numa foto. São em U invertido mas com umas abas para fora, para afastar a água das paredes. É a isso que se refere?
  6.  # 86

    @ nunos7, fica a foto. Estava a chover e não fui lá de imediato. Para além da água que escorreu de imediato das telhas de cima, está seco. Apenas cheio de pó... Dá também para ver o quanto a tela fica por baixo das telhas (aquela zona que tem um padrão quadrado pequenino. Acho que a entrar do telhado tinha que ser mais acima...
      IMG_20201106_155243.jpg
  7.  # 87

    Pois, pelo menos aí está tudo ok... tens aí em mãos um berbicacho do catano...
    Pelas fotos anteriores q publicaste dá para ver q existe infiltração já para o exterior, como referiu o @ClioII...
  8.  # 88

    Colocado por: pcspinheiro

    Desculpe mais uma vez a ignorância, mas não percebo a que se refere... os muros em betão que fazem toda a volta da fachada tem uma cobertura metálica, que até se vê um pouco numa foto. São em U invertido mas com umas abas para fora, para afastar a água das paredes. É a isso que se refere?


    Sim, na fotografia parecia-me tudo cimento, mas agora que vc diz que tem uma cobertura metálica para fora já consigo ver.

    Como é que está fixada essa cobertura? Há uns artistas que se lembram de furar o plano horizontal e meter parafusos sem vedante, sem nada... E soldaduras, tem? Estão em bom estado ou têm furinhos e/ou podres? Aquela ferrugem pode ser de água que anda debaixo dessas chapas.
  9.  # 89

    ??? É da minha vista, ou são só os meus super óculos que detetam uma frincha que parece a falha de St André a todo o comprimento da caleira onde ela encosta ao murete branco?
    Alguém tem dúvidas que aquela coisa não está a vedar, muito pelo contrário.
    E a caleira tinha de fazer meia cana, além de dobrar sobre o murete.
    Óh Pinheiro, Tanto tempo a pesquisar e não foi logo ver na caleira?! Caramba.
    Concordam com este comentário: O.Martins
  10.  # 90

    Efectivamente já andou água por baixo das chapas porque furaram no meio para fixar, o que criou covas que acumulavam água e que ia entrando... e não puseram vedante. Mas este verão andei a tapar tudo com vedande, incluindo as zonas de encontro de chapas. São de alumínio e não tem soldaduras, estão apenas sobrepostas nas pontas e tem vendante entre elas, que reforcei também. Água para baixo das chapas já não entra, porque dantes sentia-se a água por baixo ao mexer com elas. E mesmo que entrasse, é um muro de betão maciço, não acredito que era essa água que ia causar a infiltração de tanta água para dentro...Há outras zonas de ferrugem mais abaixo, até ao chão (em tordo de janelas e outras esquinas do prédio), por isso penso que essa humidade entra pela tinta... ou escorre até baixo.
  11.  # 91

    Como kduvidas já adiantou, algo estranho se passa nessa caleira.
    Você não pode confiar na sua aplicação de tinta aborracha pois impermeabilizar uma caleira, não é apenas espalhar a tinta.

    Tem aí uma transição, tem de colocar uma banda em tudo o que seja transições, etc.
    Eu apontava mais a causa disto tudo estar na caleira. Ou no murete acima da caleira.
  12.  # 92

    Acho que não percebeu o que eu quis dizer. Nem que seja banhada a ouro, aquela frincha longitudinal não pode estar ali. Aquilo tem de estar vedado bullet proof ponto! Ou então leva com toda a água que o telhado descarrega e depois como é que você consegue atestar para onde a água vai?! É claro que ela procura caminho...
    Além de não estar bem vedada, essa caleira.está mal feita logo na origem. Se isso fosse meu não estava assim já lhe digo.
  13.  # 93

    Kduvidas é esta frincha q te referes?
    pensei q fosse sujidade na caleira... será mesmo as telas/ tintas levantadas?
      Screenshot_10.png
  14.  # 94

    Não acho que seja uma frincha profunda senão a fachada estaria cheia de bolhas e os danos seriam maiores. Acho que foi um sitio onde a membrana foi mal dada, e abriu.

    Eu resolvo estas singularidades com banda e um impermeabilizante cimenticio.

    Agora não dá porque já lá tem a membrana. Ou se raspa tudo e faz como deve ser ou põe aí uma caleira em zinco e todo o Contorno.

    Tem de se ter atenção às membranas sobre caleiras. A maioria delas não suporta água acumulada. Numa caleira é raro isso não acontecer.
  15.  # 95

    Se for levantado com uma tela asfaltica resolvia-se o problema.....

    mas se for dai penso que o pinheiro já teria dado conta.
  16.  # 96

    Colocado por: KduvidasE a caleira tinha de fazer meia cana, além de dobrar sobre o murete.
    Óh Pinheiro, Tanto tempo a pesquisar e não foi logo ver na caleira?! Caramba


    Mais uma vez estou perdido com o comentário... Ou são as fotos que estão a enganar-vos ou as palavras do que descrevo. Vamos lá por partes sem ninguém se enervar.

    - Não há "falha" de st André nenhuma na tela. Ela vai desde a zona por baixo das telhas até cerca de 30 cm de altura ou mais no muro contrário (aquela linha branca ao longo do muro de betão na foto que o nunes7 voltou a colocar) é a tela.

    - A linha verde ao fundo, que o nunes7 aponta, é só lodo, ou verdete ou o que quisermos chamar.
  17.  # 97

    Já percebi a questão, parece que há falha por causa do brilho da água. Mas não há, vi bem quando limpei há 2 anos com a máquina de pressão e vi este ano quando voltei a pintar com membrana de borracha, just in case.

    Este não é o único local onde há humidade no sótão, só ainda não encontrou caminho para baixo. Mas para quem não viu, o quarto por baixo está neste estado...
      IMG_20201106_143131.jpg
  18.  # 98

    No próximo dia de bom tempo há-de lavar aquela zona muito bem e ver se aquele sulco entre a superfície horizontal da cadeira, e o murete, desaparece.
  19.  # 99

    Colocado por: O.MartinsNo próximo dia de bom tempo há-de lavar aquela zona muito bem e ver se aquele sulco entre a superfície horizontal da cadeira, e o murete, desaparece.


    Como disse não é fissura nem sulco, é só o reflexo da água que engana.
  20.  # 100

    Essa infiltração está bem localizada.

    Repito o que lhe disse em cima. Contrate um bom profissional para lhe isolar a caleira. Se possivel em zinco. O zinco deve ter uma pestana que lhe sobe até ao topo do murete. Nunca mais tem problemas.
 
0.0313 seg. NEW