Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Mariasevera
    Só?

    Eu só com o meu pago 250€ de impostos/ano.


    Carros já velhitos (pré 2007) e de pequena cilindrada são capazes de pagar uns 30€ de IUC, sim. É preciso ter cuidado porque mais cedo ou mais tarde vai ser preciso comprar um outro carro.
  2.  # 22

    Colocado por: ClioIIDurante poucos anos, mas na verdade paga um IMT à cabeça na compra equiparável à isenção.


    Quer explicar-se melhor?

    Na realidade o imt até tem isenção até aos 92.407€
    Se comprar um apartamento de 120k vai pagar cerca de 600€ de imt.

    Paga ISelo.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 23

    Colocado por: NTORION

    Quer explicar-se melhor?

    Na realidade o imt até tem isenção até aos 92.407€
    Se comprar um apartamento de 120k vai pagar cerca de 600€ de imt.

    Paga ISelo.


    Pegando no seu exemplo:

    Imagine que a casa tem IMI de 200€. 3 anos de isenção são 600€. Mas à cabeça está a pagar esses 600€ no IMT.
    Isto são valores a olhómetro, o que interessa é perceber que independentemente de se chamar IMI ou IMT, os impostos como um bolo estão lá.
  4.  # 24

    Eu sou a favor de comprar, sobretudo quando as rendas estão aos preços que estão...
    A minha sugestão é que faça um crédito pelo maior número de anos possível, por forma a poder baixar ao máximo a mensalidade, eu fiz um crédito por 40 anos, pago ao banco menos de 5% do meu salário e isso deixa-me bastante tranquilo...
    Do dinheiro que dispõe atualmente conte com algum para mobilar e equipar a casa, com despesas do crédito e escritura, e não convém ficar a zeros, eu no seu ponto nao dava mais de 20/25000 euros de entrada!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 25

    Colocado por: ClioIIIMT

    Se o imóvel custar menos de 92,407 mil euros há isenção de IMT para HPP
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  6.  # 26

    Tankian, faça o CH pelo máximo de anos de conseguir. A vida muda imenso e a menos que sejamos ricos não vejo necessidade nenhuma de ter pressa para pagar a casa toda, até porque, sendo jovens, muito provavelmente vamos bater as asinhas pra uma outra oportunidade qualquer e vamos ter que vender a casa pra comprar outra. Máximo de anos possíveis nisso. O restante já todos os users disseram muito bem por isso não tenho mais a acrescentar.
  7.  # 27

    Colocado por: ClioII

    Pegando no seu exemplo:

    Imagine que a casa tem IMI de 200€. 3 anos de isenção são 600€. Mas à cabeça está a pagar esses 600€ no IMT.
    Isto são valores a olhómetro, o que interessa é perceber que independentemente de se chamar IMI ou IMT, os impostos como um bolo estão lá.


    Sim e não... É preciso diferenciar ambos, pq são diferentes e um é pago uma vez enquanto o outro é anual.

    O imi será mais para os 400€se o vpt corresponder tb ao preço de aquisição (normalmente é mais baixo), mas desde q o vpt seja abaixo dos 125k, tem 3 anos de isenção.
  8.  # 28

    Antes de mais parabéns pelo pé de meia, pois a grande maioria é chapa ganha chapa gasta!

    Eu apostava num periodo superior e ia amortizando à medida que tivesse mais disponibilidade. Faça as contas a possivelmente ter de suportar praticamente o dobro da mensalidade, pois há pessoas a pagar metade do que pagavam há 10 anos.
  9.  # 29

    Tankian,

    Se tem 26 anos e sua namorada tem 29 anos, devem comprar o imóvel com escrituras separadas.
    Tankian 50% financiamento a 49 anos
    Namorada 50% financiamento a 46 anos

    Se o namoro não resultar, um dois dois deve comprar a metade do outro. Se casarem um bem está na mesma em nome dos dois.

    Os banco emprestam até os 75 anos, tem de pedir sempre o prazo máximo e garantir o mínimo de renda mensal sem aceitar deixar ficar um valor residual para o fim do empréstimo.

    Se herdar dinheiro ou ganhar o euro milhões pode sempre amortizar o seu crédito e até pedir mais tarde para reduzir o prazo de 49 anos.
    Concordam com este comentário: DR1982
  10.  # 30

    Olá a todos e obrigado pelas opiniões, realmente existem algumas lacunas nas contas, vou tentar corrigir/justificar.

    -160€ combustíveis - Neste momento por mês gasto 80€ de gasóleo e a minha namorada 120€, mas faço 30km durante a semana todos os dias e ela faz cerca de 40km, existindo a hipótese de vivermos a 10km (ou seja 20km cada um) existiria uma poupança a longo prazo. De salientar que nestes 80€ que eu gasto e 120€ que ela gasta já incluímos a típicas voltas e passeios da praxe.

    -60€ despesas com 2 carros a nível de impostos - Aqui esqueci-me de colocar a vertente inspecção mas que não vai mudar muita coisa, passo a justificar, sem contar oficina e sem contar a possibilidade de comprar outro carro, baseando as coisas no que neste momento temos, um Fiat 500 de 2011 1.2 gasolina e um Alfa Romeo 147 de 2003 1.9 diesel os impostos são relativamente baixos, o que acaba por ser o mais caro é o seguro do Alfa Romeo que são 300€ anuais, mas que porventura baixará com o passar do tempo.

    Relativamente ao IMI, uma das opções que estamos a "namorar" é um apartamento T2 + Duplex (águas furtadas) custa 112000€, encontra-se num condomínio fechado juntamente com mais três apartamentos e segundo o anúncio o IMI é de ~190€ e aparentemente já estará mobilado, pelo menos se as fotos corresponderem a 100% à venda.
    Quanto ao condomínio foi uma estimativa baseado no que o meu irmano paga e pelo que vi online.

    Realmente o que me custa-me mais é "enfiar" na cabeça que tenho de pagar um empréstimo até aos 75 anos, se calhar é uma ideia que tenho de me acostumar...
    Quanto à vertente profissional, neste momento a pessoa com quem ainda trabalho ganha um ordenado de 1300€ limpos e tem 25 anos de experiência na área da pintura automóvel, e segundo o que se diz, existe um défice de mão de obra especializada desta área, algo que vejo com bons olhos uma vez que eventualmente as coisas podem vir a sorrir para mim. Mas como tudo na vida, eu prefiro fazer as coisas por baixo e pelo pior cenário, ainda para mais que irei de mudar de local de trabalho, nunca sabemos se as coisas vão ou não correr bem.


    Obrigado a todos!
    Cumprimentos,
    Tankian
    • *cc
    • 16 maio 2019

     # 31

    Parabéns pela proeza de ter esse capital propio com esta idade e com os vossos vencimentos.

    Ja não existe crédito habitação em Portugal superior a 40 anos.

    No seu orçamento acho que considera pouco orçamento para a alimentação e carros

    Como mencionado por alguém a taxa fixa é muito boa solução para rendimentose mais baixos, hoje a swap 30 anos esta a 0.999 com uma euribor 1/1.1 ficasse com uma taxa fixa muito boa. Não é quando a euribor tiver alta que vão querer fixar a taxa porque essa estará ainda mais alta.

    Não consigo perceber como pessoas que trabalham no mundo da banca desaconselham totalmente a taxa fixa, sabendo que meados dos anos 2000 a euribor também estava em valores baixos (1%) e depois houve o que todos sabem. Não é por acaso que os países mais desenvolvidos trabalham com taxas fixas e outros como Portugal domina a euribor, e todos na crise dos finais dos anos 2000 foram quase todos a banca rota (Portugal, Espanha, Grécia....). As famílias tinham prestaçoes sufocantes, muitos deixaram as suas casas para trás... não percebo como já não se lembram disso e aconselham um casal com rendimentos de 1400€ a irem para uma taxa variável. Agora ficavam com uma prestação de 300€ mas daqui uns anos podem pagar 600/700€, como viverá esse casal na altura com esse encargo? Fica a reflexão

    Na minha opinião aconselho sim a taxa fixa.
    • eu
    • 16 maio 2019 editado

     # 32

    Caro tankian, eis os meus comentários:

    -Não compre a casa a pensar que vai viver ali para sempre; a vida dá muitas voltas, por isso compre apenas a casa que precisa para agora.

    -Uma casa não precisa de ser muito grande ou ter muitos luxos; não vale a pena endividar-se num valor muito elevado para comprar algo que não precisa.

    -Sobre o empréstimo, a opção mais flexível é fazer o empréstimo pelo período máximo e depois, caso exista vontade e disciplina, fazer amortizações anuais.

    -Sobre as despesas, o seu exercício é útil mas também algo fútil, porque na realidade aparecem sempre MUITAS despesas que nós não previmos. Eu acrescentaria entre 300 a 400 euros mensais às suas contas.

    -Sobre estar endividado até aos 70 anos, qual é o problema? Desde que a taxa de juro seja baixa (o que é verdade atualmente) , isto é fantástico, pois permite-nos aproveitar a vida enquanto ainda temos saúde! A vida é para ser vivida enquanto somos vocês são novos!
    Concordam com este comentário: DR1982, desofiapedro
  11.  # 33

    Colocado por: *ccParabéns pela proeza de ter esse capital propio com esta idade e com os vossos vencimentos.

    Ja não existe crédito habitação em Portugal superior a 40 anos.

    No seu orçamento acho que considera pouco orçamento para a alimentação e carros

    Como mencionado por alguém a taxa fixa é muito boa solução para rendimentose mais baixos, hoje a swap 30 anos esta a 0.999 com uma euribor 1/1.1 ficasse com uma taxa fixa muito boa. Não é quando a euribor tiver alta que vão querer fixar a taxa porque essa estará ainda mais alta.

    Não consigo perceber como pessoas que trabalham no mundo da banca desaconselham totalmente a taxa fixa, sabendo que meados dos anos 2000 a euribor também estava em valores baixos (1%) e depois houve o que todos sabem. Não é por acaso que os países mais desenvolvidos trabalham com taxas fixas e outros como Portugal domina a euribor, e todos na crise dos finais dos anos 2000 foram quase todos a banca rota (Portugal, Espanha, Grécia....). As famílias tinham prestaçoes sufocantes, muitos deixaram as suas casas para trás... não percebo como já não se lembram disso e aconselham um casal com rendimentos de 1400€ a irem para uma taxa variável. Agora ficavam com uma prestação de 300€ mas daqui uns anos podem pagar 600/700€, como viverá esse casal na altura com esse encargo? Fica a reflexão

    Na minha opinião aconselho sim a taxa fixa.
    E ha bancos que fixam a taxa durante a duração de todo o crédito ? É que no meu caso no BCP quando pedi para simularem taxa fixa disseram me que apenas fixavam por 5 anos!
    • eu
    • 16 maio 2019

     # 34

    Colocado por: DR1982É que no meu caso no BCP quando pedi para simularem taxa fixa disseram me que apenas fixavam por 5 anos!

    É a chamada taxa fixa variável. ;)
  12.  # 35

    Colocado por: eu
    É a chamada taxa fixa variável. ;)
    No meu caso eram apenas mais 20€ mensais, mas custa me a crer que o banco fixe uma taxa durante determinado tempo e perca dinheiro!
  13.  # 36

    Colocado por: *ccParabéns pela proeza de ter esse capital propio com esta idade e com os vossos vencimentos.

    Ja não existe crédito habitação em Portugal superior a 40 anos.

    No seu orçamento acho que considera pouco orçamento para a alimentação e carros

    Como mencionado por alguém a taxa fixa é muito boa solução para rendimentose mais baixos, hoje a swap 30 anos esta a 0.999 com uma euribor 1/1.1 ficasse com uma taxa fixa muito boa. Não é quando a euribor tiver alta que vão querer fixar a taxa porque essa estará ainda mais alta.

    Não consigo perceber como pessoas que trabalham no mundo da banca desaconselham totalmente a taxa fixa, sabendo que meados dos anos 2000 a euribor também estava em valores baixos (1%) e depois houve o que todos sabem. Não é por acaso que os países mais desenvolvidos trabalham com taxas fixas e outros como Portugal domina a euribor, e todos na crise dos finais dos anos 2000 foram quase todos a banca rota (Portugal, Espanha, Grécia....). As famílias tinham prestaçoes sufocantes, muitos deixaram as suas casas para trás... não percebo como já não se lembram disso e aconselham um casal com rendimentos de 1400€ a irem para uma taxa variável. Agora ficavam com uma prestação de 300€ mas daqui uns anos podem pagar 600/700€, como viverá esse casal na altura com esse encargo? Fica a reflexão

    Na minha opinião aconselho sim a taxa fixa.


    Eu também posso dizer muitas coisas sobre a sua opinião.
    Eu não trabalho na banca, trabalho com a banca, e se perguntar a quem trabalha na banca e faz créditos, quase todos terão interesse em lhe vender taxa fixa!! Mas se forem seus amigos vão-se rir e dizer "deixa-te disso"!
    https://www.pordata.pt/DB/Portugal/Ambiente+de+Consulta/Tabela
    Veja a tabela e diga-me onde é que alguém que tenha feito taxa fixa nos últimos 20 anos poupou o que quer que fosse?? Pode ter poupado 2 ou 3 anos, mas depois chorou... Será que esses defaults todos não tiveram nada a ver com desemprego??? Foi devido a 2 ou 3 anos a pagar mais 100€ ou 200€/mês????? Claro que não!!! 10% pode ter sido, mas 90% das familias perderam a casa devido a desemprego!!! Se tivessem taxa fixa tinham conseguido ficar com a casa??? Claro que não!!! Não conseguiriam pagar na mesma!!
    Mais, o estado Português não chegou a entrar em falência, mas quase, mas não confunda o estado português com as familias. Eles aumentam os impostos e safam-se...as familias...podem tentar trabalhar mais!!!
    Se quer dar opiniões tão fortes e julgar os outros, informe-se melhor e sobretudo analise os assuntos de uma forma mais aprofundada e global. Agora que só quer mandar bitaites...ok, respeito!
    A minha opinião, individual, como economista e sem ligação profissional a qualquer banco (como já expliquei trabalho externamente com vários, mas sem qualquer ligação interna aos mesmos) é de que a taxa fixa só serve para os ansiosos/nervosos dormirem melhor, e digo isto com total respeito! A probabilidade de lucrar ao optar por taxa fixa aproxima-se, na minha opinião, do zero, e só falharei o meu prógnóstico se algo muito grave se passar no nosso mundo, tão grave que o raio das taxas ou pagar a prestação da casa será a menor das nossas preocupações!
  14.  # 37

    Eu conheço pessoas cuja mensalidade duplicou há uns anos. De um mês para o outro tiveram que andar a pedir dinheiro a toda a gente, meteram pais e sogros a mantê-los porque iam todos ter a vida estragada se não pagassem.

    Com os ordenados miseráveis e contas à justa? Não sei como é que as pessoas se metem em taxas variáveis.. mas cada um sabe de si.
    E fiz uma simulação há cerca de 5/6 anos e o spread iam para quase 5% de juros... Ou era o banco a tentar aproveitar-se ou não sei. Esse mesmo banco deu-nos uma simulação de 5% com taxa fixa há quase 3 anos e ficaram muito estupefactos qd conseguimos uma taxa fixa que era praticamente igual à taxa variável que nos apresentaram... Obviamente perderam um cliente.

    Pessoalmente acho que convém fazer muito bem as contas e perceber as diferenças e os objetivos. Pessoalmente só faria taxa variável se tivesse intenções de pagar a casa num curto espaço de tempo.
    Concordam com este comentário: *cc
    • *cc
    • 16 maio 2019

     # 38

    Colocado por: luisDS

    Eu também posso dizer muitas coisas sobre a sua opinião.
    Eu não trabalho na banca, trabalho com a banca, e se perguntar a quem trabalha na banca e faz créditos, quase todos terão interesse em lhe vender taxa fixa!! Mas se forem seus amigos vão-se rir e dizer "deixa-te disso"!
    https://www.pordata.pt/DB/Portugal/Ambiente+de+Consulta/Tabela
    Veja a tabela e diga-me onde é que alguém que tenha feito taxa fixa nos últimos 20 anos poupou o que quer que fosse?? Pode ter poupado 2 ou 3 anos, mas depois chorou... Será que esses defaults todos não tiveram nada a ver com desemprego??? Foi devido a 2 ou 3 anos a pagar mais 100€ ou 200€/mês????? Claro que não!!! 10% pode ter sido, mas 90% das familias perderam a casa devido a desemprego!!! Se tivessem taxa fixa tinham conseguido ficar com a casa??? Claro que não!!! Não conseguiriam pagar na mesma!!
    Mais, o estado Português não chegou a entrar em falência, mas quase, mas não confunda o estado português com as familias. Eles aumentam os impostos e safam-se...as familias...podem tentar trabalhar mais!!!
    Se quer dar opiniões tão fortes e julgar os outros, informe-se melhor e sobretudo analise os assuntos de uma forma mais aprofundada e global. Agora que só quer mandar bitaites...ok, respeito!
    A minha opinião, individual, como economista e sem ligação profissional a qualquer banco (como já expliquei trabalho externamente com vários, mas sem qualquer ligação interna aos mesmos) é de que a taxa fixa só serve para os ansiosos/nervosos dormirem melhor, e digo isto com total respeito! A probabilidade de lucrar ao optar por taxa fixa aproxima-se, na minha opinião, do zero, e só falharei o meu prógnóstico se algo muito grave se passar no nosso mundo, tão grave que o raio das taxas ou pagar a prestação da casa será a menor das nossas preocupações!

    Não quis de todo ofender ninguém. Mas diga-me como é sustentavel um agregado com rendimentos de 1200/1400€ por mês levar com um aumento de 200€ durante 3 anos como mencionou? Não é preferível pagar 40€ mensais a mais e dormir descansado como mencionou?

    Eu não sou nem a favor,nem contra taxa fixa simplesmente na minha opinião rendimentos baixos em que o orçamento já é muito limitado não deve arriscar na lotaria russa das taxas variável. É a minha opinião.

    Pessoas que fizeram taxas fixas nos últimos 20 anos claro que não pouparam. Há 20 anos as taxas fixas rondavam entre os 4 /7 %. Não podemos comparar uma família que tenha feito uma taxa fixa de 5% há 15 anos com alguém que faça uma taxa fixa atualmente de 2/3%. Claro que quem tenha feito taxa fixa de 5% até à data perdeu. Agora quem faz hoje uma taxa fixa de 2% analisando a média dos últimos 20 anos secalhar já compensava.....
    Concordam com este comentário: Saki
    • *cc
    • 16 maio 2019

     # 39

    Colocado por: DR1982E ha bancos que fixam a taxa durante a duração de todo o crédito ? É que no meu caso no BCP quando pedi para simularem taxa fixa disseram me que apenas fixavam por 5 anos!
    uci, bankinter, CGD e BPI fazem 30 anos, e novo banco e Santander 25 anos se não estou em erro
    • eu
    • 16 maio 2019 editado

     # 40

    Se eu fosse um banco, só ofereceria uma taxa fixa aos clientes que salvaguardasse os meus interesses, ou seja, cujo valor fosse superior à taxa média esperada/prevista para aquele período. E considerando tudo o que aconteceu na banca nos últimos tempos, a esta estimativa ainda seria acrescentado um valente "factor de c@gaço".

    Simplificando: a probabilidade de um cliente fazer um bom negócio com taxa fixa é ínfima.
    Concordam com este comentário: DR1982
 
0.0272 seg. NEW