Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

    Eu enquanto alguém que deu e nada quer de volta a não ser a criança com saúde, fui acompanhando o facebook e a única coisa que tenho a apontar, está relacionada com o antes e o depois, relativamente à conta bancária.

    Os extractos bancários foram sempre mostrados enquanto o dinheiro entrou e sempre que anunciaram mais alguma ajuda não o fizeram e a bem da transparecia, poderiam ter feito, mas o que disse antes, também uso aqui em defesa dos pais - não são tempos para pensar nisso ou estar a resolver.

    A criança foi medicada ontem, mas é um processo que pode não resultar e mesmo resultando não é de um dia para o outro.
    • Carvai
    • 29 agosto 2019 editado

     # 282

    E o Estado está sempre atento ao saque…
    Qualquer dia põem um contador no chapéu dos pedintes.
    https://ionline.sapo.pt/artigo/669437/caso-matilde-fisco-diz-que-doacao-e-agora-um-caso-diferente?seccao=Portugal_i
  2.  # 283

    Meus estimados, confesso que este assunto tem-me passado um pouco ao lado, e para o qual não contribui, confesso, não porque me falte um pingo de solidariedade, mas porque, aquando do surgimento desta corrente um "passarinho" confidenciou-me qual seria a posição e intervenção das autoridades públicas, logo, não fazia sentido "contribuir para este peditório"...

    Neste concreto - e se não me falha a memória -, os pais começaram por pedir ajuda para a compra de uma vacina com um custo - mais do que incomportável, verdadeiramente escandaloso (isto não será a excepção mas uma regra que há tempos se vem impondo - ainda que sem esta visibilidade), e não recordo (porventura por mea culpa) que pedissem dinheiro para a vacina e cumulativamente para tratamentos futuros...

    Após a confirmação que a referida seria integralmente suportada pelas nossas autoridades de saúde pública, aqueles prontificaram-se a esclarecer - repetidamente, qual solene promessa de honra - que o dinheiro seria canalizado para apoiar outros bebés em iguais ou análogas situações...

    Agora parece que ponderam reter uma determinada verba, sem a quantificarem, para futuras despesas, sejam elas quais forem. Não critico gratuitamente, mas também não acompanho este desiderato (nestes termos, sou de sublinhar)...

    E porque estive umbilicalmente ligado à constituição de duas associações de solidariedade, sendo mesmo o responsável pela conceptualização da segunda (com a qual ainda colaboro voluntariamente - e nunca presidi qualquer delas) -, faço aqui uma sugestão a estes pais: querem de facto dar bom uso a esses milhões? Constituam uma IPSS que apoie todas as famílias com bebés que lamentavelmente padecem desta rara doença...

    Para essa associação, eu contribuiria monetariamente de mui bom grado!!!
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Lupan, jcfcid
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NdaMadeira
  3.  # 284

    Infelizmente nem as IPSS escapam á vigarice e corrupção, vide caso Raríssimas e outras.
    Concordam com este comentário: JotaP
  4.  # 285

    Colocado por: CarvaiInfelizmente nem as IPSS escapam á vigarice e corrupção, vide caso Raríssimas e outras.
    IPSS em muitos casos servem para mais uns tachos para amigos infelizmente
    Concordam com este comentário: JotaP
  5.  # 286

    É como a maioria dos peditórios que andam por aí.
    • RCF
    • 29 agosto 2019

     # 287

    Colocado por: happy hippyConstituam uma IPSS que apoie todas as famílias com bebés que lamentavelmente padecem desta rara doença...

    seria uma eventual forma de branquear a situação e legitimar o que acaba por ser ilegítimo...
    A raríssimas, não obstante a obra que têm feita, começou mais ou menos assim. A senhora, mãe de uma criança doente, que começou por sensibilizar o país e obter ajudas de vários quadrantes, acabou por criar uma IPSS, nomeando-se Presidente da mesma e fazendo-se pagar principescamente pelo exercício da função... até um dia, em que a bolha rebentou.

    Mas, agora, perante a atual situação, que acredito não ter estado nos planos destes pais, não será fácil geri-la e haverão sempre críticas. Concordo com o Joel:
    Colocado por: JoelMSeja qual for a decisão que tomem, não vai faltar gente a criticar.

    Mesmo não sendo uma solução isenta de críticas, talvez uma boa saída seja entregar o dinheiro, na totalidade, a uma instituição já existente. Ou, eventualmente, ao próprio Hospital de Santa Maria, onde a criança está a ser tratada, até porque o Hospital tem várias iniciativas no campo da solidariedade a necessitarem de ajuda.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo1710
    • RCF
    • 29 agosto 2019

     # 288

    Colocado por: RCFMesmo não sendo uma solução isenta de críticas, talvez uma boa saída seja entregar o dinheiro, na totalidade, a uma instituição já existente. Ou, eventualmente, ao próprio Hospital de Santa Maria, onde a criança está a ser tratada, até porque o Hospital tem várias iniciativas no campo da solidariedade a necessitarem de ajuda.

    A isto, não deixo de fazer uma ressalva, de caráter jurídico. Quem fez donativos, tem a possibilidade de exigir a devolução. Os donativos foram para pagar o medicamento. Como acabou por não haver necessidade de o pagar, o contrato subjacente à doação pode ser resolvido por quem doou.

    Mas, também isto, não ajuda nada. Apenas torna a situação ainda mais complexa.
  6.  # 289

    Vi agora a entrevista dos pais.
    Afinal e segundo eles, sempre disseram que era para o tratamento, pos tratamento e para ajudar outras crianças com o mesmo problema.
    Tenho ideia que nunca disseram isto, mas não estou para ir confirmar.
    A uma pergunta se não seria melhor terem alguém a ajudar nas questões das ajudas a outras famílias, responderam que eles são as melhores pessoas para gerirem as ajudas, uma vez que estão em contacto com as outras famílias.
    • AMVP
    • 29 agosto 2019

     # 290

    Colocado por: JotaP

    A sua argumentação agora funciona em sentido inverso...

    Explique já agora como se doa dinheiro ao SNS.


    O que funciona em sentido contrário?
    • AMVP
    • 29 agosto 2019

     # 291

  7.  # 292

    • AMVP
    • 29 agosto 2019

     # 293

    Colocado por: Reduto25

    Não disseram nada não apresentaram nada , muita parra pouca uva

    Concordo e admiro que com vários filhos, uma bebé doente, ainda tem energia para serem eles a controlar as faturas.
    Enfim... Tudo isto deve estar certo eu é que não tenho capacidade para ver isso.
  8.  # 294

    Colocado por: CarvaiInfelizmente nem as IPSS escapam á vigarice e corrupção, vide caso Raríssimas e outras.
    Concordam com este comentário:JotaP


    Meu estimado, em bom rigor, não nos compete palpitar sobre o que podem ou não podem fazer os autores desta petição, se bem que, possamos emitir opiniões, com as devidas reservas. Na minha mui parcial óptica, deviam aqueles publicamente informar que face à posição do SNS, iriam devolver os donativos a quem o solicitasse com o remanescente a ser integrado numa associação cujo escopo seria apoiar esta e outras crianças que padeçam desta rara doença.

    Quanto à sua opinião sobre as associações, e porque belisca uma causa que me é muita cara, sou de observar que, a "vigarice" e a "corrupção" são "cancros" transversais a todos os sectores da nossa sociedade, logo, por que razão haveria o sector social haver-se imune? Existem em Portugal mais de 30 000 associações e 400 000 dirigentes, pelo que uma árvore, ou uma dezena (ou algumas mais) não fazem a floresta!

    Pese embora alguns maus exemplos, defendo o movimento associativo pela solidarização para com o próximo, porquanto a própria sociedade resulta da interligação de um conjunto indivíduos, interdependentes mas solidários, que vivendo em comunhão cooperam para um fim comum levados por uma tendência natural e instintiva, pela qual procuram aperfeiçoar-se e realizar-se o mais completamente que lhes e possível, porque sentem que, sós, são impotentes para alcançarem o seu próprio fim. Como disse Heródoto «Um só homem não e auto-suficiente: se tem uma vantagem, outra lhe falta»!

    O homem deve associar-se assim na procurar do bem individual, mas só o encontrará sacrificando o seu egoísmo em proveito da colectividade, sem no entanto deixar de ser ele próprio, na sua individualidade, porque quando as necessidades a satisfazer são idênticas devem solidarizar-se por semelhança, e por isso cada homem tem o dever de contribuir para o bem comum da sociedade, conforme as suas capacidades e aptidões, porquanto o egoísmo esta fora do contexto social, pois aquele que se da aos outros é o que realiza o seu máximo de vida, como alias refere Edgar Morim «Quando aparece o sapiens, o homem ja e socius, faber, loquens»!

    Àqueles que laboram nesta nobre causa, partilho este pensamento de Goethe «Procura cumprir o teu dever, e saberás o que vales!»
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NdaMadeira
  9.  # 295

    Colocado por: AMVP

    Já aqui o escrevi. O dinheiro foi pedido para a aquisição do medicamento, o medicamento foi pago pelo sns assim doar o valor recolhido ao sns seria a forma de devolver o dinheiro aqueles que contribuíram generosamente.


    mas alguem tem duvidas que se o caso não tivesse ganho todo este mediatismo, o estado e o sns se iriam chegar a frente?

    Se não tivessem arranjado o dinheiro tão rapido na totalidade, nunca mas nunca, o SNS se tinha chegado a frente e mexido cordelinhos para o administrar!

    Se esse foi o preço do valor que doei, doaria amanhã outra vez!!!!
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Caravelle, JotaP
    • AMVP
    • 3 setembro 2019

     # 296

    Colocado por: jcfcid

    mas alguem tem duvidas que se o caso não tivesse ganho todo este mediatismo, o estado e o sns se iriam chegar a frente?

    Se não tivessem arranjado o dinheiro tão rapido na totalidade, nunca mas nunca, o SNS se tinha chegado a frente e mexido cordelinhos para o administrar!

    Se esse foi o preço do valor que doei, doaria amanhã outra vez!!!!


    Até pode ter toda a razão sobre o SNS, agora há um facto... o peditório foi feito para um determinado fim, que veio a demonstrar-se que já não se justifica.


    Que não queira o dinheiro de volta, é direito seu mas não é isso que coloquei em causa. Apenas e tão só o facto de ter sido pedido para um fim que na verdade não se mostrou necessário.

    Ainda ontem li algures que já há quem tenha pedido o dinheiro de volta. Obviamente cada pessoa pensa do seu modo.
  10.  # 297

    Colocado por: AMVP

    Até pode ter toda a razão sobre o SNS, agora há um facto... o peditório foi feito para um determinado fim, que veio a demonstrar-se que já não se justifica.


    Que não queira o dinheiro de volta, é direito seu mas não é isso que coloquei em causa. Apenas e tão só o facto de ter sido pedido para um fim que na verdade não se mostrou necessário.

    Ainda ontem li algures que já há quem tenha pedido o dinheiro de volta. Obviamente cada pessoa pensa do seu modo.


    Percebo o que diz, mas conforme disse, se não houvesse donativo nao havia vacina.

    O que eles fazem ao dinheiro, é agora com eles e acredito, que venham a ajudar outras crianças. Acho que a criação de uma IPSS seria uma solução.
    • AMVP
    • 3 setembro 2019

     # 298

    Colocado por: ****Por muito que nos custe aquele dinheiro será todo roubado , só não sabemos por quem , a família vai ficar a ver navios, e com o mesmo dinheiro que começou . São uns ingénuos num mundo de mafiosos.


    Roubado? Não percebo como.
    • AMVP
    • 3 setembro 2019

     # 299

    Colocado por: ****

    Já dizia alguém «  a arte da finança é fazer passar o dinheiro de mão em mão até desaparecer «

    Já vai aparecer impostos e mais alguém a guardar a esquerda e à direita e no final já era .


    Há ok, entendi.
  11.  # 300

    Donativo
    Definição de donativo:
    "Fruto de uma doação. Ou seja, é algo doado sem ónus, de um indivíduo a outro, sem compromissos de continuidade.
    Concordam com este comentário: NdaMadeira, damned, Sirruper, jcfcid, leandro_m, desofiapedro
 
0.0700 seg. NEW